TJPE anula afastamento de Léo do AR e confirma sua permanência na presidência da Câmara de Gravatá

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) suspendeu a decisão que afastava Léo do AR da presidência da Câmara Municipal de Gravatá e anulou a determinação para novas eleições. O relator do caso, desembargador Paulo Augusto, destacou que a sentença de primeira instância contrariava entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) e continha erros ao considerar válida a eleição de 17 de março de 2021, realizada com base em liminar posteriormente revogada.

A defesa de Léo do AR, composta pelos advogados François Cabral e Luís Gallindo, sustentou que a eleição legítima foi a de 1º de janeiro de 2021, o que, segundo o TJPE, garante que o atual presidente da Câmara teve apenas um mandato após o marco temporal fixado pelo STF, estando apto a disputar a presidência para o biênio 2025/2026. Com isso, a Corte garantiu a permanência de Léo no cargo e reconheceu a legalidade de sua eleição.

De Salgueiro, onde participa do congresso da União dos Vereadores de Pernambuco (UVP), Léo do AR celebrou a decisão. “Sempre confiei na Justiça. Essa vitória é do povo de Gravatá e dos 14 vereadores que me elegeram”, afirmou.

Veja outras postagens

Por Aldo Paes Barreto*

Os primeiros ocupantes deste bucólico condomínio, o Bosque Águas de Aldeia, lembram dos eucaliptos que ornavam a entrada do terreno vizinho, proporcionando o cheiro agradável que vem de suas folhas e serviam de alívio para algum problema respiratório.

O tempo e o vento se encarregaram de enviar as árvores para o território das boas lembranças. Viraram passado, mas fazem parte de um dos capítulos mais ricos da economia pernambucana. A era das grandes tecelagens.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

Os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), decidiram não ir ao evento de sanção da ampliação da faixa do Imposto de Renda (IR), marcado para a manhã de hoje, no Palácio do Planalto.

Os dois estão em Brasília e cumprirão outras agendas durante cerimônia. O gesto é considerado um recado ao governo sobre a má relação com o Congresso Nacional neste momento. O Planalto esperava um grande evento e com presença maciça dos parlamentares.

Toritama - Tem ritmo na saúde

O vice-presidente nacional do União Brasil e ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, aparece à frente na disputa pelo governo da Bahia, segundo o primeiro cenário da pesquisa Real Time Big Data divulgada hoje. No levantamento, ACM Neto registra 44% das intenções de voto. Em segundo lugar, está o atual governador, Jerônimo Rodrigues (PT), com 35%.

Outros candidatos citados no primeiro cenário são José Carlos Aleluia (Novo), com 3%, e Kleber Rosa (PSOL), com 2%. Votos brancos ou nulos somam 10%, e não souberam ou não responderam representam 6%. As informações são do portal bahia.ba.

Caruaru - Super Refis

Blog do Fausto Macedo

O Supremo Tribunal Federal (STF) formalizou nesta quarta-feira, 26, a decisão que torna réu o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) por obstrução no processo da trama golpista. O tribunal publicará agora a ata do julgamento que recebeu a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o deputado. A partir de então, começa a contar o prazo para a defesa enviar seus recursos ao STF.

Com o recebimento da denúncia, o processo entra na fase de instrução, em que testemunhas são ouvidas e podem ser produzidas provas complementares. A decisão que tornou o deputado réu foi unânime na Primeira Turma do STF. Os ministros Alexandre de Moraes (relator), Flávio Dino, Cristiano Zanin e Cármen Lúcia participaram do julgamento. A sessão foi virtual.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

O jornalista Marco Chiaretti morreu, na noite de ontem, aos 67 anos, em São Paulo. Internado há 2 anos, em janeiro de 2025 sofreu um AVC. Estava no Einstein Hospital Israelita. Chiaretti estava sedado, depois de ser acometido por uma grave pneumonia, embolia e trombose. Seu corpo será velado no cemitério Gethsêmani, na região do Morumbi, zona sul de São Paulo, a partir das 12h de hoje. O enterro está marcado para as 17h.

Formado em direito e filosofia pela USP (Universidade de São Paulo) e com pós-graduação em jornalismo pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), Chiaretti trabalhou em vários veículos de mídia. Foi editor na Folha de S.Paulo (1986-1994), na Editora Abril (1994-1997) e no portal de notícias UOL (1997-1998). Atuou também como editor-chefe de Conteúdo Digital no Estado de S. Paulo (2007-2009). As informações são do portal Poder360.

Na área acadêmica, deu aulas na Unesp (1984-1987) e na Cásper Líbero (2000-2002). Ele havia passado no exame da OAB, necessário para exercer a profissão de advogado, em novembro de 2024. Sofreu o AVC 2 meses depois. “Marco tinha um grande coração e uma memória impressionante. Detestava perder. Meu irmão mais velho, eu só conheço a vida com ele presente. Viveu muito intensamente. Quem esteve perto dele, sabe. Tinha 3 toneladas de livros e muitos amigos. Era cheio de vida. Era um homem bom”, disse Daniela Chiaretti, também jornalista e irmã de Marco.

Palmares - Natal Encantado 2025

A Prefeitura do Brejo da Madre de Deus, através da Secretaria de Educação, Esportes e Juventude, dá continuidade ao processo de cadastramento para o Auxílio universitário. Os universitários que realizaram o cadastramento para o auxílio universitário anteriormente devem comparecer aos pontos de atendimento designados para a atualização cadastral. O atendimento ocorre na Secretaria de Educação, em Brejo Sede, das 8h às 16h e em São Domingos, na Subprefeitura, das 07:30 às 14h.

Para efetuar a renovação do cadastro, os estudantes devem portar a seguinte documentação: RG e CPF ou CNH, Carteira de Trabalho digital, contracheque atualizado ou declaração de hipossuficiência econômica, comprovante de residência atualizado, Folha resumo de atualização cadastral do CadÚnico – Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, Comprovante de matrícula em instituição de ensino superior ou técnico.

A Secretaria de Educação ressalta a importância do comparecimento e garante o auxílio universitário, que é um benefício crucial para a garantia do acesso e permanência dos estudantes brejenses no ensino superior.

Olinda - Refis últimos dias 2025

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é o único condenado preso permanentemente no edifício da Superintendência da Polícia Federal, em Brasília. Ele passou a cumprir a pena de 27 anos a três meses de prisão ontem, após o Supremo Tribunal Federal (STF) determinar o trânsito em julgado no caso – ou seja, que não cabem mais recursos no processo e a pena começou a ser executada.

A unidade da PF na capital federal tem uma carceragem provisória, pela qual podem passar outros réus. No entanto, Bolsonaro é o único caso de forma permanente. Ele já estava detido no local desde o último sábado (22), após o ministro Alexandre de Moraes decretar a prisão preventiva por dois motivos:

  • risco iminente de fuga a partir da tentativa de violação da tornozeleira eletrônica na madrugada de sábado, o que forçou a troca do equipamento;
  • tentativa de obstrução e fiscalização da prisão domiciliar a partir de convocação pública para uma vigília nas proximidades da residência onde ele estava detido.

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros cinco condenados da trama golpista vão passar por audiência de custódia hoje. Além disso, o Supremo Tribunal Federal (STF) deve concluir a análise da decisão individual do ministro Alexandre de Moraes, que rejeitou recursos e determinou o início do cumprimento da pena do grupo.

Ipojuca - Acerte as contas

A Prefeitura de Goiana sediou, ontem, no auditório da FADIMAB, a última etapa dos Seminários Municipais do Fórum para o Desenvolvimento integrado do Território Estratégico do Litoral Norte. O encontro, promovido pela Agência CONDEPE/FIDEM em parceria com os municípios da região, reuniu lideranças, gestores públicos, instituições e representantes de diversos segmentos para mais uma rodada de construção coletiva do Plano integrado do território Estratégico do Litoral Norte.

A mesa de abertura foi composta pelo presidente da CONDEPE/FIDEM, Diogo Bezerra; pelo representante do prefeito de Goiana e secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Cultural, Ítalo Coco; pela secretária de Planejamento Estratégico de Goiana, Adriana Mola; e pelo secretário executivo estadual de Defesa Civil, Igor Cadena.

A Justiça de São José do Egito proferiu, ontem, a sentença definitiva no mandado de segurança impetrado por Hérica de Kássia Nunes de Brito, então procuradora-geral do Poder Legislativo Municipal, confirmando integralmente a decisão liminar anteriormente concedida e declarando nula a Portaria nº 81/2025, que havia determinado sua exoneração sob a alegação de nepotismo.

A sentença, assinada pela juíza Tayná Lima Prado, reconhece que não houve qualquer prática de nepotismo no caso concreto, afastando expressamente a justificativa usada pelo presidente da Câmara ao exonerar a servidora comissionada.

Nada menos que três oficiais militares foram presos, ontem, e outro teve sua prisão preventiva transformada em definitiva. Nada trivial para um país que já passou por ditaduras militares e que, mesmo assim, oficiais das Forças Armadas tentaram de novo uma aventura golpista.

O Exército estava aliviado com o desfecho das prisões dos oficiais militares. Eles foram presos por soldados de suas Forças, no início da tarde de ontem, e as prisões só foram divulgadas depois de executadas. As informações são do blog do Valdo Cruz.

Aécio Neves sobre eleições de 2014: “Nunca contestei resultado. O Brasil é o país das narrativas”

Por Larissa Rodrigues – repórter do Blog

O deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG) afirmou que nunca contestou o resultado das eleições de 2014, quando perdeu a Presidência da República para Dilma Rousseff (PT), em uma das disputas mais acirradas da história política recente brasileira.

Especialistas e observadores da política nacional atribuem à postura de Aécio Neves, depois de ser derrotado nas urnas, o surgimento do Bolsonarismo. Tudo narrativa, segundo ele. “O Brasil é o país das narrativas. Essa narrativa começou com o presidente Lula (PT) e contaminou boa parte dos brasileiros, até muito bem-intencionados”, declarou o parlamentar.

Durante sua entrevista ao podcast ‘Direto de Brasília’, o futuro presidente nacional do PSDB, Aécio Neves, foi indagado sobre o político pernambucano que mais faz falta ao Estado. Sem querer cravar, fez muitos elogios aos três nomes citados: os ex-governadores Marco Maciel e Eduardo Campos e o ex-senador e ex-deputado federal Sérgio Guerra.

“São três figuras extraordinárias. No meu campo afetivo pessoal, Sérgio foi um amigo fraterno. Eu o sucedi na presidência do PSDB, ele deixou uma obra partidária muito expressiva. Marco Maciel era aquele companheiro perfeito do presidente Fernando Henrique. Discreto, sério, preparadíssimo, firme nas suas posições. Convivi muito com ele no momento da articulação da aliança democrática, em que a frente liberal era construída. Marco era visita diária a meu avô, e Tancredo Neves pensava nele para ser candidato a vice. As circunstâncias levaram ao nome do presidente José Sarney. Mas veja como a história poderia ter sido diferente”, contou.