Sudene investe R$ 1 milhão em inovação e desenvolvimento da juventude nordestina

A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) lançará, neste primeiro semestre, o edital Inova Juventudes, com investimento de R$ 1 milhão em projetos voltados para a inovação e desenvolvimento dos jovens na região. A iniciativa, fruto de um acordo de cooperação técnica com a Secretaria Nacional da Juventude, busca estimular soluções inovadoras para desafios enfrentados pela população jovem nos 11 estados de atuação da autarquia. Gestores e organizações interessadas podem enviar sugestões para a construção do edital até o dia 28 de fevereiro, por meio de um formulário online.

O superintendente da Sudene, Danilo Cabral, destacou que o edital integra uma política de inovação que já contemplou projetos voltados para mulheres e proteção social. “Queremos fazer um amplo processo de escuta para que a gente possa induzir a nossa juventude a participar desse processo e encontrarmos os melhores caminhos para responder aos desafios da nossa juventude”, afirmou. Segundo ele, a expectativa é que o edital seja lançado em maio, garantindo oportunidades para os jovens desenvolverem iniciativas inovadoras em suas comunidades.

Durante o webinar Inovação e Desenvolvimento Regional: Perspectivas para as Juventudes do Nordeste, realizado nesta segunda-feira (17), especialistas reforçaram a importância da iniciativa. O secretário nacional da Juventude, Ronald Sorriso, pontuou que, apesar do potencial criativo dos jovens, falta apoio financeiro para impulsionar seus projetos. “Há um processo de criação muito vivo nas mãos dessa juventude, mas falta o instrumental, que é o apoio, o financiamento para acessar boa tecnologia, criar boas iniciativas, potencializar o que o jovem tem de melhor”, declarou.

Veja outras postagens

Jaboatão dos Guararapes - Conexão Cidadã
Petrolina - Destino
Ipojuca - No grau
Camaragibe - Cidade trabalho 100 dias
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Caruaru Avança
Toritama - Tem ritmo
Palmares - Forró Mares

Já estou nos estúdios da Sanharó FM 104,9, em Sanharó, a 196 km do Recife, onde apresento ao vivo, daqui a pouco, o Frente a Frente na companhia de Paulo Muniz, de O Abelhudo, e Alandreck Barbosa, ambos na foto comigo. O programa vai ao ar das 18 às 19 horas, pela Rede Nordeste de Rádio, formada por 48 emissoras em Pernambuco, Alagoas e Bahia, tendo como cabeça de rede a Rádio Folha 96,7 FM, no Recife. Se o leitor quiser acompanhar o programa ao vivo, basta acessar o perfil @radiosanharofm no Instagram.

Na noite de hoje, estarei em Pesqueira, no Agreste, dando seguimento à maratona de lançamentos do meu livro “Os Leões do Norte”, obra que retrata 22 minibiografias de ex-governadores de Pernambuco, que exerceram mandatos entre 1930 e 2023. O evento acontece às 19h, na Câmara de Vereadores, com o apoio do prefeito Marcos Cacique (Republicanos).

Amanhã (7), a noite de autógrafos será realizada Arcoverde, também às 19h, na Câmara Municipal — etapa organizada pelo presidente da Câmara, Luciano Pacheco (MDB).

Para encerrar a semana, levarei o evento a Venturosa, na Câmara de Vereadores, também às 19h. O prefeito Kelvin Douglas (PSD) coordenou o evento e mobilizou professores da rede municipal, reconhecendo a relevância da obra como material de consulta escolar.

“Os Leões do Norte” resulta de extensa investigação jornalística e historiográfica, reunindo 22 minibiografias de ex-governadores de Pernambuco entre 1930 e 2022. A obra oferece um panorama acessível e fundamental à preservação da memória política e institucional do Estado, destacando Pernambuco como berço de lideranças que marcaram a história nacional.