Sudene articula avanço da Transnordestina em Pernambuco

A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) reuniu, nesta quarta-feira (2), autoridades federais, estaduais e representantes do setor ferroviário no evento “Diálogos do Desenvolvimento: Transnordestina e Pernambuco”, com o objetivo de destravar investimentos e acelerar a conclusão do trecho pernambucano da ferrovia. O encontro foi marcado por anúncios sobre novos editais, estratégias de financiamento e a criação de uma comissão multissetorial para acompanhar o andamento das obras. O superintendente da Sudene, Danilo Cabral, destacou que a Transnordestina é estratégica para a infraestrutura, a logística e o desenvolvimento do Nordeste.

O trecho entre Salgueiro e o Porto de Suape, com 544 quilômetros, já tem 38% das obras concluídas. O Ministério dos Transportes informou que os editais dos lotes SPS 04 e SPS 07 serão lançados ainda em 2025, com início das obras previsto para o primeiro semestre de 2026. A Sudene já investiu R$ 4,2 bilhões no projeto, sendo R$ 400 milhões liberados em janeiro deste ano. Segundo o secretário nacional de Fundos do MIDR, Eduardo Tavares, o governo estuda novos modelos de concessão e acesso a incentivos fiscais e fundos para garantir a viabilidade da obra.

Durante o evento, também foi discutida a integração da ferrovia com a malha ferroviária nacional. A economista Tânia Bacelar e o secretário nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Cezar Ribeiro, defenderam a conexão com a Ferrovia Norte-Sul, como forma de ampliar a competitividade da produção nordestina. A nova comissão anunciada pela Sudene terá o papel de fortalecer o monitoramento e acelerar a tomada de decisões, com participação de diversos setores.

Veja outras postagens

Jaboatão dos Guararapes - Outubro Rosa 2025
Petrolina - Destino
Toritama - Tem ritmo na saúde

Uma pesquisa AtlasIntel divulgada ontem (24) aponta que o presidente Lula (PT) tem o maior índice de imagem positiva entre 16 líderes políticos brasileiros. O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), por outro lado, amarga a última colocação.

O instituto entrevistou pela internet, via Recrutamento Digital Aleatório, 14.063 eleitores entre 15 e 19 de outubro. A margem de erro é de um ponto percentual, com um nível de confiança de 95%. As informações são da revista Carta Capital.

Confira os resultados:

Caruaru - Super Refis
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Palmares - Festival do Livro
Olinda - Refis últimos dias 2025

Depois de uma breve pausa, retomo na próxima semana a jornada de lançamentos do meu livro “Os Leões do Norte” pelo interior de Pernambuco. Desta vez, o destino é o Agreste Meridional. Em parceria com as prefeituras e lideranças locais, vou percorrer cinco municípios em três dias.

A agenda começa na terça-feira (28), em Águas Belas, no Colégio Nicolau Siqueira, às 19h, com o apoio do prefeito Elton Martins. Na quarta-feira (29), será a vez de Capoeiras, onde o lançamento ocorrerá na Câmara Municipal, também às 19h, com a presença do prefeito Nêgo do Mercado, do secretário Clécio Farias, vereadores e representantes do governo municipal.

Já na quinta-feira (30), o roteiro inclui três paradas: Angelim, às 10h, na Escola Miguel Calado Borba, com o prefeito Carlos Henrique (Caíque); Caetés, às 15h, no Colégio Monsenhor Callou, ao lado do prefeito Nivaldo Tirri e da secretária de Educação Giselda Correia; e, encerrando o dia, Garanhuns, às 19h, no auditório da AESGA, com o prefeito Sivaldo Albino, o secretário Ronaldo César e demais integrantes do governo municipal. A cidade de Brejão também deve integrar o circuito, com data a ser confirmada.

“Os Leões do Norte” é o resultado de uma ampla pesquisa jornalística e historiográfica que reúne 22 minibiografias de ex-governadores de Pernambuco, de 1930 a 2023, traçando um panorama da política estadual ao longo de quase um século. A obra resgata episódios pouco lembrados, reconstrói contextos e convida o leitor a refletir sobre a trajetória dos líderes que moldaram a história do Estado, de Agamenon Magalhães e Etelvino Lins a Miguel Arraes, Marco Maciel, Eduardo Campos e Paulo Câmara.

Minha corridinha diária de 8 km, hoje, foi bem diferente, para lubrificar os olhos de beleza: saí do belíssimo Novotel, no Cais de Santa Rita, passei pela ponte Maurício de Nassau, o Marco Zero e fui até o final da avenida que dá acesso ao Porto do Recife.

Foi uma espécie de prévia para a Corrida da OAB, em 9 de novembro, para a qual já fui convidado pela presidente Ingrid Zanella. As belezas do Recife Antigo incluem a riqueza arquitetônica de construções coloniais, o Patrimônio Histórico como a Rua do Bom Jesus (considerada uma das mais bonitas do mundo) e o Marco Zero, além de importantes centros culturais como o Paço do Frevo, o Museu Cais do Sertão e o Parque das Esculturas Francisco Brennand.

O bairro, revitalizado e com um grande polo cultural, oferece uma experiência única que combina história, arte, gastronomia e lazer em um só lugar.

A Associação dos Empresários do Brasil (AEBR) marcou presença na Fenalaw 2025, em São Paulo, o maior evento jurídico da América Latina. O presidente Dr. Fernando Mendonça e o advogado e empresário Dr. Agenor Ferreira de Lima Neto representaram a entidade, participando de encontros e visitas a empresas que lideram a transformação tecnológica no setor jurídico.

No primeiro dia, a comitiva conheceu o estande da Expedit Lawtech, dos empresários Elder, Elton e Francisco, referência em inteligência artificial aplicada à gestão e produtividade jurídica. Já no segundo dia, visitaram a Jusbrasil, destaque nacional em tecnologia e inteligência de dados voltadas ao Direito.

O encerramento contou com a presença do empresário Sérgio Kurier, criador de um sistema de IA jurídico pernambucano, ao lado do Dr. Leonardo Duque (Duque Advogados) e da Dra. Carol (Ferreira de Lima Advogados).