Socorro Pimentel pede nulidade de atos para eleição das comissões da Alepe

A deputada estadual Socorro Pimentel (União) protocolou, nesta sexta-feira (14), um recurso na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) solicitando a anulação dos atos que convocaram a instalação e eleição das lideranças das comissões de Constituição, Legislação e Justiça (CCLJ), Finanças, Orçamento e Tributação e de Administração Pública. A parlamentar alega que a decisão do presidente em exercício da Casa, Rodrigo Farias, foi tomada sem respeito ao Regimento Interno da Alepe e de forma precipitada.

Líder do Governo na Alepe, Socorro Pimentel criticou a convocação e afirmou que o processo desrespeita a institucionalidade do parlamento. “Manter a confiança e o respeito às instituições é a base fundamental da nossa democracia. A convocação foi feita às pressas, surpreendendo os deputados e deputadas, e claramente descumpre o Regimento Interno da Casa de Joaquim Nabuco”, declarou. O pedido de anulação questiona os Atos nº 122/2025 e nº 123/2025, alegando que as indicações para as comissões não seguiram as normas regimentais.

O recurso apresentado conta com a assinatura de outros 12 parlamentares: Joãozinho Tenório, Kaio Maniçoba, Romero Sales Filho, Débora Almeida, Antônio Moraes, Wanderson Florêncio, Henrique Queiroz Filho, Fabrizio Ferraz, Luciano Duque, João Paulo, William Brigido e Joaquim Lira. O grupo argumenta que as decisões não observaram a normatividade interna da Casa e pede que a situação seja revista pela Mesa Diretora.

Veja outras postagens

Jabotão dos Guararapes - Remédio em casa
Ipojuca - No grau
Petrolina - Destino
Toritama - Tem ritmo na saúde
Caruaru - Super Refis

A população de São José do Egito, no Sertão do Pajeú, passou a ter abastecimento diário de água após a ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA), obra executada pela Compesa com investimento de R$ 200 mil. A intervenção aumentou em 20 litros por segundo a oferta de água e beneficiou cerca de 20 mil pessoas na área urbana do município, que antes enfrentavam rodízio de oito dias com água e oito dias sem.

Além da obra principal, foram implantados 5,5 mil metros de rede de abastecimento para o Sítio Muquém, em parceria com a prefeitura, levando água tratada a 100 famílias da comunidade. Segundo o presidente da Compesa, Douglas Nóbrega, a iniciativa só foi possível após a liberação dos recursos pelo Programa Águas de Pernambuco. “A ampliação da oferta foi um passo decisivo para melhorar a qualidade de vida da população, que não depende mais de calendário de abastecimento em sua rotina”, afirmou.

Outra ação está em andamento no Sítio Papagaio, também em parceria com a prefeitura. Com investimento de R$ 180 mil, estão sendo assentados 3,6 mil metros de rede de abastecimento que devem beneficiar 40 famílias da zona rural até o fim de outubro.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Palmares - No ritmo do desenvolvimento
Olinda - Refis Quitou Zerou