Silvio Costa Filho: “A Codeam tem papel fundamental no desenvolvimento do Agreste”

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), esteve em Garanhuns neste sábado (22) para a posse da nova diretoria do Consórcio Público para o Desenvolvimento da Região Agreste Meridional de Pernambuco (Codeam). O prefeito de Saloá, Júnior de Rivaldo (PSDB), assumiu a presidência da entidade, que reúne 30 municípios. O evento contou com a presença da governadora Raquel Lyra (PSDB), da vice-governadora Priscila Krause (Cidadania), do ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula (PSD), e outras lideranças políticas.

Durante seu discurso, Costa Filho ressaltou a importância da Codeam para o desenvolvimento regional. “Uma instituição com mais de 58 anos de idade, que representa 30 municípios aqui da região. E ela tem um papel central na agenda do desenvolvimento do Agreste”, afirmou. O ministro elogiou a nova gestão e destacou o potencial da região, especialmente no Turismo de Negócios e de Lazer.

O ministro também defendeu melhorias na infraestrutura aeroportuária do Agreste. “Tenho conversado com a governadora Raquel Lyra para gente fortalecer a aviação aqui da região. O Aeroporto de Garanhuns é estratégico para a cidade, e, junto com o de Caruaru, queremos viabilizar voos para São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília”, disse. Ele destacou ainda a duplicação da BR-423 como um avanço para a mobilidade regional.

Costa Filho ressaltou o compromisso do governo Lula (PT) com Pernambuco e destacou parcerias para investimentos na região. “O futuro do Brasil não está apenas em Brasília, mas nas grandes cidades e nos municípios”, afirmou. Ele citou obras estruturantes em andamento e destacou os esforços para viabilizar a Transnordestina, que, segundo ele, terá impacto significativo em todo o Nordeste.

Veja outras postagens

Jabotão dos Guararapes - Remédio em casa
Ipojuca - No grau
Petrolina - Destino
Toritama - Tem ritmo na saúde

A população de São José do Egito, no Sertão do Pajeú, passou a ter abastecimento diário de água após a ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA), obra executada pela Compesa com investimento de R$ 200 mil. A intervenção aumentou em 20 litros por segundo a oferta de água e beneficiou cerca de 20 mil pessoas na área urbana do município, que antes enfrentavam rodízio de oito dias com água e oito dias sem.

Além da obra principal, foram implantados 5,5 mil metros de rede de abastecimento para o Sítio Muquém, em parceria com a prefeitura, levando água tratada a 100 famílias da comunidade. Segundo o presidente da Compesa, Douglas Nóbrega, a iniciativa só foi possível após a liberação dos recursos pelo Programa Águas de Pernambuco. “A ampliação da oferta foi um passo decisivo para melhorar a qualidade de vida da população, que não depende mais de calendário de abastecimento em sua rotina”, afirmou.

Outra ação está em andamento no Sítio Papagaio, também em parceria com a prefeitura. Com investimento de R$ 180 mil, estão sendo assentados 3,6 mil metros de rede de abastecimento que devem beneficiar 40 famílias da zona rural até o fim de outubro.

Caruaru - Super Refis
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Palmares - No ritmo do desenvolvimento
Olinda - Refis Quitou Zerou