O lançamento de “Os Leões do Norte”, hoje, em Sertânia, vai se transformar numa grande homenagem ao filho mais ilustre da terra: o ex-governador Etelvino Lins, que esteve à frente dos destinos de Pernambuco no período de 1952 e 1955, com uma obra marcada por grandes projetos para o Sertão. Ele é um dos personagens do livro. Foi um homem público de firme caráter, conforme definiu em discurso no Senado o saudoso Marco Maciel.
O lançamento de hoje está marcado para as 19 horas, na Câmara de Vereadores, com apoio da prefeita Pollyana Abreu (PSD) e de todos os vereadores. Coube a Junhão Lins (PSD), sobrinho-neto de Etelvino, tomar a iniciativa da homenagem. Etelvino honrou Sertânia, era uma das paixões da sua vida, o Sertão e sua gente.
Leia maisAdvogado por formação, Etelvino ingressou na vida pública no final da década de 1930, quando o ex-governador Carlos de Lima Cavalcanti, também personagem do livro, o nomeou para promotor de justiça em Goiana e Caruaru. Em 1937, foi escolhido como secretário de Governo e, em seguida, secretário de Segurança Pública.
Foi nomeado interventor em 1945, senador Constituinte em 1946, até chegar ao Governo de Pernambuco em 1952 pelo voto. Agraciado com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo de Portugal durante o mandato, Etelvino foi nomeado ministro do Tribunal de Contas da União pelo presidente Café Filho, após deixar o Governo de Pernambuco.
A partir de 1963, dedicou-se exclusivamente ao Tribunal de Contas da União, assumindo a presidência da corte em 1965, quatro anos antes de pedir a aposentadoria. Etelvino é o autor da lei que fornecia transporte gratuito aos eleitores da zona rural no dia das eleições. Na vida pessoal, Etelvino casou-se com Djanira Falcão em 1933 e teve oito filhos. Ele morreu no Rio de Janeiro, vítima de um aneurisma cerebral, em 1980.
“Os Leões do Norte” é resultado de uma extensa pesquisa jornalística e historiográfica, envolvendo 22 minibiografias de ex-governadores de Pernambuco, que exerceram mandatos entre 1930 e 2022. Trata-se de uma contribuição essencial para a preservação da memória política e institucional do Estado, destacando o papel de Pernambuco como berço de lideranças que marcaram a história nacional.
O livro ainda conta com design gráfico, capa e caricaturas de Samuca Andrade, além de ilustrações de Greg. “Os Leões do Norte” homenageia os líderes que ocuparam o Palácio do Campo das Princesas e também promove o debate sobre seus legados, suas contradições e o impacto de suas gestões.
Leia menos

























