Raquel descumpre calendário e não nomeia profissionais da Educação

Mesmo com a recomendação do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e tendo a própria gestora anunciado em suas redes sociais que seguiria o calendário proposto, a governadora Raquel Lyra (PSDB) está descumprindo o prazo para nomeação de professores da educação básica aprovados em concurso público realizado em 2022.

Segundo o prazo divulgado pelo TCE, a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE) deveria nomear, até dezembro, 4.951 professores. O plano de ação previa nomeações mensais até o fim do ano, conforme disposição abaixo:

Veja outras postagens

Na frente e bem mais próximo de Lula

A relação política do prefeito do Recife, João Campos (PSB), com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pode se tornar um dos principais ativos eleitorais na disputa pelo Governo de Pernambuco nas eleições de outubro. Em um cenário nacional no qual o Palácio do Planalto mantém forte capacidade de articulação federativa e influência sobre investimentos e políticas públicas, a proximidade entre Lula e João desponta como um fator que tende a influenciar no resultado do pleito.

Afinal, quem não lembra da dobradinha em Pernambuco de Lula com Eduardo Campos? Pelas fotos divulgadas ontem, a proximidade do pai é a mesma do filho. Em evento no Recife, o próprio presidente mencionou que, lá de cima, “Eduardo deve estar muito orgulhoso do filho, que tem tudo para ser muito melhor do que ele”.

O Sextou, programa musical que ancoro às sextas-feiras no lugar do Frente a Frente, recebe nesta semana o Coral Edgard Moraes, grupo vocal formado em 1987 pelas filhas, netas e familiares do compositor pernambucano Edgard Moraes, um dos nomes importantes do frevo e da música carnavalesca de Pernambuco.

O coral tem longa atuação no cenário cultural de Recife e do carnaval pernambucano, apresentando repertórios que exaltam o frevo de bloco e as composições de Edgard Moraes, além de participar de eventos como o Dia do Frevo de Bloco e concertos com orquestras e grupos musicais de destaque na região.

A entrevistada do programa é a professora, flautista e artista Valéria Moraes, integrante do Coral Edgard Moraes, que conduz o grupo em apresentações e projetos culturais, mantendo viva a tradição do canto coral e a herança musical do seu avô Edgard Moraes no contexto do frevo e da cultura pernambucana.

O Sextou vai ao ar das 18h às 19h, pela Rede Nordeste de Rádio, que reúne 48 emissoras em Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Bahia, tendo como cabeça de rede a Rádio Folha 96,7 FM, no Recife. Para ouvir pela internet, acesse o link do Frente a Frente no topo desta página ou baixe o aplicativo da Rede Nordeste de Rádio na Play Store.

Ipojuca - No Zap

Imagens produzidas por drones mostram grande acúmulo de lixo na usina de resíduos sólidos de Fernando de Noronha. Os registros, divulgados em redes sociais nesta semana, repercutiram entre moradores da ilha, que cobram solução para os riscos ao meio ambiente.

Nesta quarta-feira (11), a Administração de Noronha notificou a Ambipar, empresa responsável pela limpeza urbana, devido ao acúmulo de lixo. A medida foi tomada após questionamentos sobre falhas no serviço. O governo determinou que a empresa organize e retire da ilha pelo menos 400 toneladas de resíduos em até 48 horas. As informações são do g1.

Caruaru - IPTU 2026

Um dos momentos mais aguardados pelos pernambucanos e turistas ocorreu nesta quarta-feira (11). O Galo Gigante, localizado na Ponte Duarte Coelho, área central da capital pernambucana, foi erguido com um evento que simboliza a abertura do Carnaval do Recife reunindo música, dança e tradição.

A subida do Galo Gigante já está consolidada no calendário do Carnaval recifense. A cerimônia foi acompanhada pelo prefeito do Recife, João Campos, e milhares de foliões que aguardam a celebração do Galo da Madrugada no Sábado de Zé Pereira. As informações são da Folha de Pernambuco.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) tem demonstrado insatisfação com as crescentes pressões para que ele abra espaço na chapa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2026. Segundo apuração de Larissa Rodrigues, no CNN 360°, o vice-presidente tem sido enfático em conversas com aliados: se não for para continuar no cargo atual, prefere abandonar a vida pública.

Em diálogos recentes, Alckmin teria manifestado o desejo de “voltar para Pindamonhangaba” e “deixar a vida pública” caso não permaneça como vice-presidente, descartando possíveis candidaturas ao Senado ou ao governo de São Paulo, mesmo aparecendo em algumas pesquisas eleitorais para esses cargos. As informações são da CNN.

Palmares - Pavimentação Zona Rural

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve viajar a três capitais durante o feriado de Carnaval, segundo previsão informada pelo Palácio do Planalto nesta quarta-feira (11). A primeira parada será no Recife, onde o presidente desembarca na noite de sexta-feira (13), vindo de Brasília. No dia seguinte, pela manhã, Lula comparece ao desfile do tradicional bloco Galo da Madrugada, um dos maiores eventos carnavalescos do planeta, que costuma reunir um público superior a 2 milhões de foliões nas ruas do centro do Recife. Ele deve ser acompanhado pelo prefeito da cidade, João Campos, e a governadora pernambucana, Raquel Lyra.

Ainda no sábado, Lula embarca para Salvador. Na capital baiana, o presidente deve prestigiar o desfile dos trios elétricos em um camarote oficial do governo do estado, ao lado do governador Jerônimo Rodrigues e outros aliados. As informações são da Agência Brasil.

Olinda - Refis últimos dias 2025

O presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT) chegará ao Recife na noite desta sexta-feira (13) e acompanhará o desfile do Galo da Madrugada, no sábado (14), no camarote oficial do bloco. 

A confirmação do dia da chegada de Lula à capital pernambucana foi informada pelo deputado federal e presidente do PT-PE, Carlos Veras, na reunião solene em homenagem aos 46 anos do PT, na Câmara Municipal do Recife. As informações são do Blog da Folha.

A reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), que ocorreria nesta quinta-feira (12) foi desmarcada. O encontro, que seria voltado à discussão da escala 6×1, deve ficar para depois do Carnaval.

A reunião havia sido solicitada pelo ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos. Conforme Hugo Motta havia detalhado, também participariam o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, e a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann. As informações são da CNN.

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) avalia estipular uma multa de R$ 30 mil em caso de divulgação de fake news com uso de Inteligência Artificial nas campanhas eleitorais deste ano.

A Corte aprovará regras para uso da ferramenta e deve mobilizar uma força-tarefa de peritos para avaliar conteúdos manipulados.

O aprimoramento da vigilância sobre essa tecnologia é uma das prioridades do Tribunal. As informações são da CNN.

O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), deputado Álvaro Porto, reuniu-se nesta terça-feira (11) com representantes do setor sucroalcooleiro e parlamentares, ocasião em que afirmou estar solidário às demandas dos produtores e informou que a Casa está mobilizada para buscar alternativas que ajudem o segmento a superar perdas e ampliar a produção no Estado.

Por sugestão de Porto, um novo encontro foi agendado para esta quinta-feira (12), às 10h, na Alepe, com a participação do secretário estadual de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional, Fabrício Marques Santos. Segundo o presidente, a antecipação da reunião ocorreu devido à urgência do tema, já que inicialmente o grupo pretendia discutir o assunto apenas após o Carnaval.

“Sabemos das dificuldades decorrentes da estiagem, da queda no valor da tonelada da cana e das consequências do tarifaço dos Estados Unidos sobre o açúcar. O setor, que é estratégico para Pernambuco, tanto na geração de divisas quanto na geração de empregos e movimentação de uma forte cadeia produtiva, necessita, urgentemente, de medidas de que solucionem esta crise”, afirmou Porto. Ele também destacou que o setor responde por mais de 70 mil empregos diretos e outros 200 mil indiretos, abrangendo mais de 60 municípios.

O senador Flávio Bolsonaro (PL), pré-candidato à Presidência da República, negou nesta quarta-feira (11), uma eventual desavença com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) e também com a ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro (PL) no contexto da escolha do seu nome para a eleição deste ano.

“Da minha parte é desavença zero [com Tarcísio ou Michelle]. Meu nome está colocado, e todos pediam que o presidente escolhesse o nome, e ele escolheu. Agora a poeira já baixou”, disse em entrevista durante o evento CEO Conference, do BTG Pactual.

O senador reforçou que Tarcísio já manifestou publicamente o apoio à sua candidatura: “ele já manifestou que está com a gente, e eu nunca duvidei que estivesse”. As informações são da CNN.

Por Julia Rocha e Alex Fonseca – Blog da Folha

A governadora Raquel Lyra afirmou, em entrevista concedida à CNN na tarde desta quarta-feira (11), manter diálogo aberto com o presidente Lula e com o presidente do PT, Edinho Silva, com vistas às eleições de 2026. Ela também disse que o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, deu liberdade aos diretórios estaduais da legenda para escolher quem apoiar no pleito presidencial.

“Tenho aberto diálogo com o presidente do PT e com o presidente nacional do meu partido (Gilberto Kassab). Desde que entrei no meu partido, há uma clareza muito grande do presidente Kassab de que a gente tem liberdade para a escolha daquilo que é melhor para Pernambuco”, declarou.