PT bancou nomeação de diretor do Inpa que negou 2ª onda da Covid

O Palácio do Planalto nomeou, na quinta-feira (16), o pesquisador Henrique dos Santos Pereira como novo diretor do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). Ele foi escolhido pela ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, a partir de uma lista tríplice elaborada pelo órgão. A escolha causou polêmica, em razão das posições de Henrique na época da pandemia da Covid-19.

O novo diretor do Inpa é autor de um polêmico artigo publicado em maio de 2020 que negava a possibilidade de uma segunda onda da doença no Amazonas, a qual acabou se confirmando meses depois. As informações são da coluna de Igor Gadelha, no Metrópoles.

Veja outras postagens

Por Tales Faria
Do Correio da Manhã

A avenida Brigadeiro Faria Lima representa o dinamismo econômico de São Paulo. Aquele corredor com torres de lojas e escritórios luxuosos se tornou sinônimo de capital financeira e empresarial do país.

Hoje, na política e na economia, fala-se que “a Faria Lima” pensa, gosta ou quer alguma coisa. Como se fosse um ser vivo com pensamento único. Mas não é bem assim. A Faria Lima, como qualquer outro agrupamento, tem diversas correntes com propostas diversas e até conflitantes. O tom é dado pelo subgrupo hegemônico.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

Do Diário de Pernambuco

O azul e branco do manto da Imaculada Conceição se realça ainda mais nesta segunda-feira (8), data em que o Recife celebra a 121ª Festa de Nossa Senhora da Conceição, uma das maiores manifestações religiosas de Pernambuco.

O Dia de Nossa Senhora da Conceição deve reunir, segundo a expectativa da organização da festividade, 500 mil devotos que irão subir o Morro da Conceição, na Zona Norte da capital pernambucana, para agradecer, pagar promessas e pedir graças à Imaculada Conceição.

Toritama - Tem ritmo na saúde

Por Maysa Sena e Juliano Muta – do Blog da Folha

Nesta segunda-feira (8), durante uma das missas da 121ª Festa de Nossa Senhora da Conceição, a governadora Raquel Lyra participou do momento de fé ao lado da comunidade, celebrando uma das tradições do calendário religioso do Recife.

Em sua saudação, a governadora cumprimentou o Padre Emerson e todos os devotos presentes, destacando a importância de agradecer as bênçãos recebidas ao longo do ano. Ela ressaltou o valor de renovar a esperança e reforçar a fé sob o manto sagrado de Nossa Senhora.

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

Por Anthony Santana – do Blog da Folha

O último dia da festa do Morro da Conceição, na Zona Norte do Recife, deverá ser de disputa por espaço e visibilidade política. A governadora Raquel Lyra (PSD) e o prefeito do Recife, João Campos (PSB), devem comparecer ao encerramento das festividades de Nossa Senhora da Conceição, em busca de marcar território, visando às eleições de 2026.

A gestora divulgou participação apenas na missa das 6h, que deve participar ao lado da vice-governadora Priscila Krause (PSD). Além da ida à celebração, Raquel Lyra tem na agenda a assinatura de autorizações para a construção de batalhão de polícia, um grupamento de Bombeiros, além da requalificação de estradas e construção de um novo campus da Universidade de Pernambuco, todas em Caruaru, no Agreste.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Por José Adalbertovsky Ribeiro*

MONTANHAS DA JAQUEIRA — O tempo é uma curva no espaço, como diria meu colega o gênio Adalbert Einstein, e o 8 de janeiro foi um ponto fora da curva, mas ainda não acabou. O julgamento da intentona direitista acendeu ainda mais a fatídica data. A existência de quatro generais de estrelas gemadas na cadeia é um fato sem precedentes em nosso País desde o golpe da proclamação da República em 1889.

Esta é uma curva ainda não pacificada. Mais que uma fotografia na parede, esses personagens possuem almas, vísceras e coração e somam, cada um, mais de 40 anos dedicados à instituição do Exército. Impossível zerar do dia para noite esses personagens e suas circunstâncias. 20 anos ou mais de cadeia é uma eternidade. Ou haverá anistia, ou indulto ou revisão de penas.

Palmares - Natal Encantado 2025

Teobaldo tem cadeira garantida na Câmara Federal

Tão logo não se reelegeu por uma diferença ínfima de votos, em razão do complicado coeficiente eleitoral e as chamadas sobras de votos, que beneficiaram outros partidos, o então deputado federal Ricardo Teobaldo passou a presidência do Podemos para o ex-prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia, hoje presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe).

E foi viver um novo ciclo em sua vida, dedicando-se aos negócios privados. O tempo, entretanto, se encarregou de mostrar que Teobaldo faz — e continua fazendo — muita falta ao Congresso e a bancada federal de Pernambuco.

Olinda - Refis últimos dias 2025

A postagem do blog, que mostra o presidente do União Brasil apoiando João Campos para o Governo e Miguel Coelho ao Senado, gerou muita repercussão.

Aliados de Eduado da Fonte se apressaram em dizer que quem determina os rumos da Federação é o PP. Porém, o estatuto da federação prevê que em casos de divergência nos estados, quem define é a direção nacional. Ou seja, Rueda e Ciro Nogueira, presidente nacional do PP.

“Salvo disposição estatutária em contrário, as candidaturas majoritárias estaduais serão decididas pela Direção Estadual da Federação. Se as decisões tomadas nas convenções eleitorais dos partidos políticos forem divergentes, a deliberação tomada pela Direção Estadual da Federação deverá ser submetida ao crivo da Direção Nacional, para fins de confirmação”, diz o artigo 27 do texto.

Vim prestigiar, hoje, o Festival Forró de Tacaratu, na Sala de Reboco, no bairro do Cordeiro. O evento, que começou às 16h, foi promovido em parceria com o município de Tacaratu, e teve apresentações de Irah Caldeira, Cezzinha, Cristina Amaral, Silvinho Cavalcanti, Beto Hórtis, Simone Arantes, Josildo Sá e o Quinteto Sala de Reboco. A abertura foi por conta do grupo Xamegões do Forró.

Aproveitei para registrar o momento em foto com Josildo Sá, Rinaldo Ferraz, o dono da Sala de Reboco, e a prometer Branca Góes.

O presidente nacional do Progressistas (PP), Ciro Nogueira, declarou que o deputado federal Eduardo da Fonte será candidato ao Senado pela federação PP/União Brasil. A informação foi confirmada pelo Blog Josélia Maria.

A declaração foi feita à jornalista durante visita ao Festival da Sanfona, em Dom Inocêncio, evento que contou com a participação da ex-deputada federal e ex-vice-governadora Margarete Coelho, da ex-prefeita Virgínia, do prefeito Fernandinho, do deputado estadual Hélio Isaias e de outras lideranças políticas da região.

Do UOL

Dois protestos foram marcados para este domingo (7) na avenida Paulista: um contra os recentes casos de feminicídio no Brasil e outro em prol da anistia do ex-presidente Jair Bolsonaro. Perto das 15h, o primeiro movimento fechou ambos os lados da avenida, em frente ao Masp e ao longo de dois quarteirões próximos. Já a reunião da direita bloqueou apenas um dos lados da avenida.

Grupos começaram a se reunir por volta do meio-dia. Eles ficavam a 650 metros de distância. O entorno do Masp foi escolhido pelo movimento nacional Levante Mulheres Vivas para a concentração do protesto em defesa e proteção das mulheres. Já o prédio da TV Gazeta é a referência para a manifestação que pede a liberdade do ex-presidente Bolsonaro. Próximo às 14h, a concentração do movimento bloqueou a Avenida Paulista para iniciar o protesto.

Por Claudemir Gomes*

“Acabou, acabou, acabou!”. Teria sido maravilhoso para a torcida do Sport, ouvir os célebres gritos do Galvão Bueno, um dos maiores narradores da televisão brasileira, anunciando, no serviço de som do estádio da Ilha do Retiro, o término do Brasileiro da Série A edição de 2025. Alento maior não poderia existir para os rubro-negros após amargar a goleada — 4×0 — imposta pelo Grêmio.

“Não há mal que sempre dure, nem bem que nunca acabe”. O provérbio popular serve de consolo para os leoninos que estão convictos da chegada de um novo tempo, após testemunharem a página mais infeliz da história do Sport na Primeira Divisão Nacional.

Após participar do ato de apoio a João Campos ao Governo do Estado, em Cupira, o pré-candidato ao Senado, ministro Silvio Costa Filho, reiterou, neste domingo (7), a unidade da Frente Popular e avaliou a disposição do grupo em trabalhar pelo Estado e o país. “A nossa geração vai trabalhar ainda mais por Pernambuco e pelo Brasil”, disse Costa Filho .

Durante o ato político, o ministro de Lula fez uma defesa enfática do nome do socialista para o Governo de Pernambuco, atestando que João “será o melhor governador da história de Pernambuco”. Na avaliação do auxiliar do presidente, o estado vive um momento de esperança e renovação.