Presidente do TCU defende regulação das redes e critica “extrema direita doente”

O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Vital do Rêgo, defendeu a regulação das redes sociais no Brasil e afirmou que o Congresso Nacional não pode se acovardar diante do tema. Em entrevista ao programa Hora H, da TV Manaíra, exibida na segunda-feira (17), o ministro classificou parte da extrema direita brasileira como “radical e doente”, destacando a necessidade de um controle mais rígido das plataformas digitais.

“Eu sou favorável à regulação das redes sociais. O Congresso tem que enfrentar esse tema e não se acovardar. O Judiciário tem que enfrentar esse tema. Já chegamos ao estrangulamento das relações humanas por conta de todo esse contexto desregulado que acontece hoje”, afirmou. Vital também mencionou o episódio do dia 8 de janeiro de 2023, que, segundo ele, foi um movimento golpista frustrado pela resistência dos comandantes do Exército e da Aeronáutica.

O ministro lamentou a existência de grupos que ainda defendem intervenção militar e rejeitam os princípios democráticos. “Eu tenho muita tristeza de ver esse quadro de uma extrema direita radical, doente, desconectada de valores humanos. A democracia é um patrimônio. O Brasil está dando demonstração de que tem compreensão da democracia. O resto são fanáticos que não devem ser nem mencionados”, concluiu.

Veja outras postagens

O senador Humberto Costa (PT-PE) participou, neste sábado (7), da 31ª edição do Grito dos Excluídos e Excluídas, que reuniu sindicatos, movimentos sociais e partidos de esquerda no Recife. O ato, realizado no Parque Treze de Maio, integra a mobilização nacional que ocorre em cerca de 40 cidades brasileiras e que neste ano tem como lema “A vida em Primeiro Lugar”. Entre as principais pautas estão a defesa da democracia, o enfrentamento da crise climática e propostas ligadas à justiça social e tributária.

Durante sua fala, Humberto ressaltou que a mobilização busca reafirmar a soberania nacional e combater a anistia aos envolvidos nos atos golpistas de 2023. Ele destacou ainda a defesa de bandeiras como a isenção do Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil, a redução da jornada de trabalho e o fim da escala 6×1. “É um momento de defender a liberdade e a democracia e de avançarmos para que, no próximo ano, possamos chegar fortes para a reeleição do presidente Lula”, afirmou.

Petrolina - Destino
Toritama - Tem ritmo na saúde
Camaragibe - Refis 2025
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Toritama - Tem ritmo

O frei Rinaldo vai celebrar a missa de Ação de Graças de aniversário de nascimento do ex-ministro, ex-deputado e empresário Armando Monteiro Filho (in memoriam) na quinta-feira (11), às 12h, na Igreja Madre de Deus, que reunirá familiares e muitos amigos. Durante a cerimônia religiosa, haverá apresentação da Orquestra Cidadã. Com informações da coluna de Roberta Jungmann, da Folha de Pernambuco.

Palmares - Forró Mares

Do Poder360

Ipojuca - No grau