A militância de Miguel Coelho, candidato a governador de Pernambuco pelo União Brasil, coloriu de azul, literalmente, cor do candidato, a Praça do Derby, centro do Recife, faltando três dias para as eleições.
A militância de Miguel Coelho, candidato a governador de Pernambuco pelo União Brasil, coloriu de azul, literalmente, cor do candidato, a Praça do Derby, centro do Recife, faltando três dias para as eleições.
A primeira-dama Janja da Silva expulsou Lurian da Silva, filha de Lula, da sala reservada ao presidente no camarote da prefeitura do Rio de Janeiro no Sambódromo. As informações são da coluna de Mônica Bergamo para a Folha de S. Paulo.
As duas se desentenderam na noite de domingo (15), quando o petista foi homenageado pela Acadêmicos de Niterói.
Autoridades do governo, amigos e familiares de Lula foram convidados para ir ao camarote para ver o desfile. O presidente, no entanto, estava em uma sala reservada e de circulação restrita. Para entrar nela era preciso a autorização do presidente e de Janja.
Leia maisAs duas se desentenderam na noite de domingo (15), quando o petista foi homenageado pela Acadêmicos de Niterói.
Autoridades do governo, amigos e familiares de Lula foram convidados para ir ao camarote para ver o desfile. O presidente, no entanto, estava em uma sala reservada e de circulação restrita. Para entrar nela era preciso a autorização do presidente e de Janja.
De acordo com relatos feitos à coluna, Lurian entrou no ambiente reservado para cumprimentar o pai. Ela estava com Thiago, neto do presidente —ele é filho de Marcos, o primogênito de Lula.
Ao ver que a filha pretendia ficar mais tempo no espaço, Janja falou que o momento não era para conversas mais longas, mas sim para dar um beijo e ir embora.
Lurian então reagiu, afirmando que queria conversar com o pai. Janja replicou e, segundo ainda relatos, afirmou, subindo o tom: “Aqui não é lugar para isso”. E pediu que Lurian saísse da sala.
As duas então começaram a discutir, diante do presidente, do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e da mulher dele, Lu Alckmin.
Lurian também subiu o tom. Em resposta, disse que Janja não sabe o que é uma estrutura familiar e não entende a relação entre pais e filhos.
Como a porta estava aberta, a discussão pôde ser ouvida por diversos assessores, da Presidência e da prefeitura.
Pai e filha se despediram, e Lurian voltou à área onde estavam os ministros.
Apesar da tentativa de manter a discrição, a história se alastrou pelo camarote. Lurian foi vista com lágrimas nos olhos.
O clima estava ruim também do lado de fora, com diversos ministros esperando para falar com Lula, sem conseguir. O ambiente, segundo um deles, estava pesado. A explicação que recebiam era a de que a primeira-dama não queria tumulto na sala em que o casal estava, que era pequena.
Eles conseguiam falar com o presidente quando ele saía do espaço reservado e circulava pela área mais ampla do camarote.
A situação mais delicada foi a da ministra da Cultura, Margareth Menezes.
Ela foi estimulada por outros colegas a falar com o presidente, mas sua entrada na sala, como a de quase todos os outros ministros, não foi autorizada.
O problema, no caso dela, é que o secretário-executivo da pasta, Marcio Tavares do Santos, estava na sala reservada o tempo todo. Ele é amigo pessoal de Janja. Marcio inclusive descia com Lula na avenida para que o presidente cumprimentasse integrantes das escolas de samba que desfilavam.
A assessoria da Cultura enviou uma nota à coluna afirmando: “A ministra Margareth estava de férias e o Márcio estava a trabalho. Ele foi a pessoa que conduziu o presidente para cumprimentar as quatro escolas que desfilaram nesse dia. As entradas na sala privada eram para essa função. Sobre a decisão de quem entra na sala privada do presidente, sugerimos checar com a presidência, já que não é função do Ministério da Cultura”.
Procurada, Lurian afirmou à coluna: “Eu nem vi a Janja. Só vi o meu pai. Ela não estava na sala quando eu entrei”.
A assessoria da primeira-dama, que está em viagem com Lula, não foi encontrada para comentar.
Leia menos
A Polícia Federal vai abrir um inquérito para investigar suposta arapongagem — isto é, monitoramento ou espionagem — praticada por agentes da Polícia Civil de Pernambuco contra integrantes da prefeitura de Recife.
No fim de janeiro, o ministro Gilmar Mendes, do STF, determinou que a corporação analisasse a “existência de elementos mínimos que indiquem a possível prática de infrações penais”. A partir dessa análise, agora foi decidido formalizar a investigação.
Leia maisA determinação do ministro veio devido a uma denúncia de que o secretário de Articulação Política e Social do Recife, Gustavo Queiroz Monteiro, teria sido alvo de rastreamento pela Polícia Civil.
O episódio ganhou destaque no cenário político porque o prefeito João Campos (PSB) deve se lançar candidato ao governo de Pernambuco, e sua principal adversária na disputa é a atual governadora Raquel Lyra (PSD).
Leia menos
O ex-príncipe Andrew, irmão do rei Charles III, foi solto nesta quinta-feira (19) após ser preso sob suspeita de má conduta no exercício de cargo público. Ele foi fotografado pela agência Reuters no banco de trás de um carro, com as mãos cruzadas, ao sair de uma delegacia no Reino Unido.
Andrew permaneceu detido por cerca de 11 horas. As autoridades afirmaram que o ex-príncipe “foi liberado enquanto as investigações continuam”. Segundo a polícia, buscas continuam em um endereço ligado a ele. As informações são do g1.
A prisão ocorreu uma semana após autoridades britânicas abrirem investigação para apurar se Andrew enviou relatórios confidenciais a Jeffrey Epstein enquanto atuava como representante especial do Reino Unido para o Comércio Internacional.
Leia maisPrisão
A polícia informou que realizou buscas em dois endereços ligados ao ex-príncipe: um em Berkshire, a oeste de Londres, e outro em Norfolk, no leste da Inglaterra. Agentes locais confirmaram apoio às operações.
“Após uma avaliação minuciosa, abrimos uma investigação sobre esta alegação de má conduta no exercício de cargo público. É importante proteger a integridade e a objetividade da apuração enquanto trabalhamos com nossos parceiros”, afirmou o subchefe de polícia Oliver Wright.
Durante a manhã, a polícia do Vale do Tâmisa informou que prendeu um homem na casa dos 60 anos com “motivos razoáveis para suspeitar que um crime ocorreu”. O nome do suspeito não foi divulgado oficialmente, sob a justificativa de proteger a identidade do preso.
Mais tarde, a BBC publicou uma reportagem afirmando que o preso era o ex-príncipe Andrew. A informação também acabou sendo confirmada pela família real britânica.
Em comunicado, o rei Charles III afirmou ter recebido a notícia “com preocupação”, mas declarou que a polícia tem o apoio da família real e que “a lei precisa seguir seu curso”. Segundo a BBC, o monarca não foi avisado previamente sobre a prisão.
O príncipe William e a princesa Kate também apoiam a posição do rei, de acordo com o serviço de imprensa real.
Ainda de acordo com a BBC, caso o ex-príncipe seja considerado culpado de má conduta no exercício de cargo público, ele pode ser condenado à prisão perpétua.
Família real sob pressão
Os laços entre Andrew e Epstein, revelados por arquivos do caso divulgados nos Estados Unidos, colocaram a família real britânica sob pressão. O príncipe William e a princesa Kate disseram na semana passada que estão “profundamente preocupados” com as revelações.
Leia menos
A prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, inaugurou nesta quinta-feira (19) a reforma e ampliação da Escola Municipal José Rufino Alves, no bairro da Caxixola. Segundo a gestão municipal, a unidade nunca havia passado por uma remodelação dessa dimensão desde a inauguração. Com a intervenção, o número de vagas foi ampliado e a escola passou a contar com sete novas salas de aula climatizadas, além de novos banheiros para alunos e funcionários, secretaria, sala de professores, direção, coordenação, cozinha, refeitório, depósitos, almoxarifado e parquinho infantil.
“A entrega da reforma e ampliação da Escola José Rufino Alves demonstra o respeito com quem estuda, com quem ensina e com quem acredita na educação”, afirmou a prefeita. O secretário de Educação, Edmar Júnior, informou que, com a ampliação, será implantado o Ensino Fundamental II na unidade. “Isso significa que nossos meninos e meninas não vão mais precisar sair daqui para continuar seus estudos”, declarou.
O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto, reuniu-se nesta quinta-feira (19), no Recife, com o ministro de Portos e Aeroportos e deputado federal licenciado, Silvio Costa Filho. Segundo informações divulgadas, o encontro abordou assuntos de interesse do Estado e questões políticas relacionadas à formação do projeto majoritário em Pernambuco.
Álvaro Porto e Silvio Costa Filho exerceram mandatos simultâneos na Alepe e, em 2022, atuaram em dobradinha em alguns municípios, quando o atual ministro disputava a reeleição para a Câmara dos Deputados e o presidente da Assembleia concorria a novo mandato no Legislativo estadual.
O ex-prefeito de Goiana, Eduardo Honório, teve seu Fiat Toro roubado nesta quarta-feira (18), próximo ao restaurante Buraco da Gia, localizado no Centro da cidade da Mata Norte de Pernambuco. Câmeras de seguranças registraram o momento em que os suspeitos descem de outro veículo, anunciam o assalto e pedem para que Eduardo e uma mulher saiam do veículo.
Nas imagens, ainda é possível ver o momento em que os dois assaltantes entram no Fiat Toro e ligam o veículo. O carro utilizado na ação, que aconteceu por volta das 20h20, segue pela Rua Padre Batalha após o ex-prefeito e a outra vítima deixarem o veículo. As informações são do Diario de Pernambuco.
Leia mais
Segundo a Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), agentes do 27º BPM localizaram o veículo abandonado em uma área de canavial do Engenho Itapirema, na cidade de Itaquitinga, após diversas incursões a pé.
Após a localização do veículo, os policiais seguiram até a delegacia de plantão para que fossem adotadas as medidas cabíveis.
Por meio de nota, a Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) informou que a 44ª Delegacia de Goiana está investigando a ocorrência e que um inquérito policial foi instaurado para apurar todos os fatos.
A PMPE ainda informou que o policiamento na localidade do ocorrido é realizado por guarnição tática e trio de motopatrulhamento ostensivo (MO), com apoio de equipes especializadas do Grupo de Apoio Tático Itinerante (GATI).
Leia menos
O prefeito de Toritama, Sérgio Colin (PP), reuniu-se nesta quinta-feira (19) com o senador Fernando Dueire (MDB) para discutir investimentos estruturais no município. Entre os temas abordados estiveram as obras da travessia urbana e da variante da BR-104, além de melhorias no sistema de abastecimento de água. Segundo a prefeitura, a agenda teve como objetivo articular apoio junto ao Governo Federal e ao Senado para viabilizar intervenções de mobilidade e infraestrutura hídrica.
Durante o encontro, também foram tratadas demandas nas áreas de saúde e esporte. O prefeito agradeceu a liberação de recursos para a reforma e ampliação do Estádio Municipal e solicitou apoio para a construção do novo Hospital Municipal de Toritama. De acordo com a gestão, o senador sinalizou apoio às pautas apresentadas.
“Saímos desse encontro muito otimistas, pois o senador Dueire entende a urgência dos nossos projetos. Estamos em ação permanente para garantir que o novo Hospital Municipal e as obras da BR-104 se tornem realidade o quanto antes. Por isso seguimos em ação cumprindo agendas que são de suma importância para o povo de Toritama”, afirmou Sérgio Colin.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) atualizou seu aviso de chuvas intensas, na manhã desta quinta-feira (19). 113 municípios do Sertão e, grande parte do Agreste, estão na zona de “Perigo Potencial”.
Em Pernambuco, ficam de fora da previsão, com validade para toda a quinta, a Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte e Mata Sul, e alguns municípios do Agreste. As informações são do Diario de Pernambuco.
Leia maisConforme a classificação do Inmet, “Perigo Potencial” significa chuva com acúmulo de água entre 20mm e 30mm, hora, ou 50mm, dia. Além de ventos entre 40 e 60km/h.
Confira os 113 municípios com alerta de chuva, conforme o Inmet:
Afogados da Ingazeira
Afrânio
Agrestina
Águas Belas
Alagoinha
Altinho
Angelim
Araripina
Arcoverde
Belém do São Francisco
Belo Jardim
Betânia
Bezerros
Bodocó
Bom Conselho
Brejão
Brejinho
Brejo da Madre de Deus
Buíque
Cabrobó
Cachoeirinha
Caetés
Calçado
Calumbi
Canhotinho
Capoeiras
Carnaíba
Carnaubeira da Penha
Caruaru
Cedro
Correntes
Cupira
Custódia
Dormentes
Exu
Flores
Floresta
Frei Miguelinho
Garanhuns
Granito
Iati
Ibimirim
Ibirajuba
Iguaracy
Inajá
Ingazeira
Ipubi
Itacuruba
Itaíba
Itapetim
Jataúba
Jatobá
Jucati
Jupi
Jurema
Lagoa do Ouro
Lagoa dos Gatos
Lagoa Grande
Lajedo
Manari
Mirandiba
Moreilândia
Orocó
Ouricuri
Palmeirina
Panelas
Paranatama
Parnamirim
Pedra
Pesqueira
Petrolândia
Petrolina
Poção
Quipapá
Quixaba
Riacho das Almas
Salgueiro
Saloá
Sanharó
Santa Cruz
Santa Cruz da Baixa Verde
Santa Cruz do Capibaribe
Santa Filomena
Santa Maria da Boa Vista
Santa Maria do Cambucá
Santa Terezinha
São Benedito do Sul
São Bento do Una
São Caetano
São João
São Joaquim do Monte
São José do Belmonte
São José do Egito
Serra Talhada
Serrita
Sertânia
Solidão
Surubim
Tabira
Tacaimbó
Tacaratu
Taquaritinga do Norte
Terezinha
Terra Nova
Toritama
Trindade
Triunfo
Tupanatinga
Tuparetama
Venturosa
Verdejante
Vertente do
Vertentes
O deputado federal Luiz Carlos Hauly (Podemos) publicou nas redes sociais uma manifestação sobre a Campanha da Fraternidade 2026, que tem como tema a moradia. No texto e em material gráfico divulgado, o parlamentar afirma que, em 2000, 87,7% dos brasileiros viviam em casa própria, percentual que teria caído para 78,1% em 2025, segundo dados da PNAD/IBGE citados na publicação. Ele também aponta que o número de pessoas morando de aluguel passou de 21 milhões para 46,5 milhões no mesmo período.
Na publicação, Hauly afirma ainda que mais de 6 milhões de famílias vivem em moradias inadequadas e que cerca de 328 mil brasileiros estão em situação de rua. “Em 25 anos, os programas habitacionais de todos os governos falharam. Prometeram em campanhas eleitorais. Não entregaram resultados estruturais”, escreveu. O deputado afirma receber a campanha da Igreja com “respeito e seriedade”, mas defende que o tema seja tratado também como pauta de política pública.
O parlamentar propõe enfrentar o que chama de causas estruturais do problema e sugere a criação de um “Fundo Rotativo Permanente e exclusivo para Habitação e Saneamento, com recursos suficientes e gestão eficiente”. Ao final da publicação, declarou: “Moradia não pode ser slogan. Precisa ser política pública eficaz. Quem prometeu e não entregou já teve 25 anos. O Brasil precisa virar essa página.”
Pré-candidato à Presidência da República, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) embarcou novamente para os Estados Unidos em viagem cuja programação não foi divulgada por sua assessoria. A ida ao exterior ocorre após o parlamentar passar o feriado de carnaval no Brasil e marca sua terceira agenda internacional desde que passou a se colocar como opção do bolsonarismo para a eleição presidencial de 2026.
A nova viagem acontece dias após o senador concluir um giro internacional que incluiu passagens por Israel, países do Oriente Médio e pela França. Durante o roteiro, Flávio participou de conferência em Jerusalém, reuniu-se com autoridades do Bahrein e se encontrou com representantes da direita europeia, além de conceder entrevistas nas quais fez críticas ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao Judiciário brasileiro. As informações são do jornal O GLOBO.
Leia maisAliados interpretaram o movimento como tentativa de apresentar o senador como interlocutor do conservadorismo brasileiro no cenário internacional. Já no início de janeiro, esteve nos Estados Unidos com seu irmão, o ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro.
Dentro do PL, interlocutores avaliam que o parlamentar tem buscado equilibrar a projeção externa da pré-candidatura com uma atuação mais controlada no debate político interno. O desempenho recente em pesquisas de intenção de voto reforçou, entre aliados, a leitura de que uma exposição pública mais limitada no país pode favorecer sua consolidação eleitoral.
A frequência das viagens, contudo, passou a gerar cobranças dentro do partido. Dirigentes relatam demora na definição de palanques estaduais e na mediação de disputas regionais, decisões que seguem dependendo da interlocução entre Flávio e o ex-presidente Jair Bolsonaro, preso na Papudinha, em Brasília.
Nesta quarta-feira, o senador Carlos Portinho (PL-RJ) esteve com Bolsonaro para tratar de sua pré-candidatura ao Senado no Rio de Janeiro e aguarda o retorno de Flávio ao país para o avanço das negociações. Integrantes do PL afirmam que postulantes bolsonaristas nos estados tentam vincular suas campanhas à imagem do senador, aumentando a pressão por maior presença do pré-candidato nas articulações internas.
Até o momento, não há informações públicas sobre compromissos oficiais da agenda de Flávio Bolsonaro nos Estados Unidos. Em sua ida anterior aos Estados Unidos, tentou uma agenda com o secretário de Estado, Marco Rubio, mas não obeteve sucesso. Interlocutores apontam que novas tratativas neste sentido podem ocorrer nos próximos dias.
Leia menos
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez a primeira reunião de seu Conselho da Paz, lançado há um mês em Davos, nesta quinta-feira (19).
O encontro, segundo a Casa Branca, conta com delegações de mais de 20 países. Trump o iniciou fazendo elogios aos líderes dos países que aceitaram fazer parte do conselho, entre eles o argentino Javier Milei. As informações são do g1.
Ao exaltar a paz conquistada no Oriente Médio, além de falar sobre o acordo mediado pelos EUA entre Israel e o Hamas para dar fim à guerra na Faixa de Gaza, o presidente americano também citou o Irã. Relembrou o ataque feito às instalações nucleares do país em junho do ano passado e afirmou:
Leia mais“Boas conversas estão sendo mantidas, temos que fazer um acordo significativo. Descobrirei o que fazer em cerca de 10 dias. Eles não podem ter uma arma nuclear. Agora é a hora do Irã se juntar a nós em um caminho para paz. O Irã precisa fazer um acordo ou coisas ruins acontecerão”.
Sobre Gaza, havia expectativa de que Trump anunciasse o envio de tropas para o território, porém ele falou que não acredita que a presença de soldados será necessária.
Segundo o republicano, “parece que o Hamas vai se desfazer de suas armas” e “Gaza não é mais um foco de radicalismo e terrorismo”.
Trump também revelou que vários aliados dos EUA contribuíram com mais de US$ 7 bilhões para os esforços de ajuda em Gaza:
“Tenho o prazer de anunciar que o Cazaquistão, o Azerbaijão, os Emirados Árabes Unidos, Marrocos, Bahrein, Catar, Arábia Saudita, Uzbequistão e Kuwait contribuíram com mais de US$ 7 bilhões para o pacote de ajuda”.
Ainda segundo ele, o escritório de assistência humanitária da ONU está arrecadando US$ 2 bilhões para apoiar Gaza e os Estados Unidos contribuirão com US$ 10 milhões para o Conselho da Paz. Além disso, a Fifa planeja ajudar a arrecadar US$ 75 milhões para projetos relacionados ao futebol no território palestino.
Nickolay Mladenov, diplomata búlgaro e ex-enviado da ONU para o Oriente Médio, diretor-geral do conselho, anunciou que 2 mil palestinos se inscreveram para integrar a nova força policial que irá cuidar da segurança em Gaza no governo de transição.
O Conselho da Paz surgiu com o objetivo de ajudar na estabilização de Gaza após o cessar-fogo entre Israel e o grupo terrorista Hamas. No entanto, após declarações do presidente americano, surgiram preocupações de que o órgão tente atuar em outros conflitos e funcione como uma “ONU paralela”.
Nesta quinta, Trump fez elogios às Nações Unidas. Disse que a organização é “muito importante” e tem um “enorme potencial”, e que irá garantir sua “viabilidade”.
Reconstrução
Em janeiro, durante o lançamento do Conselho da Paz, Trump apresentou os planos de reconstrução de Gaza. O presidente dos Estados Unidos mostrou um mapa com a divisão do território em áreas residenciais, industriais e turísticas.
O projeto prevê a construção de 180 arranha-céus ao longo de toda a faixa litorânea, voltados ao turismo. O plano também inclui 100 mil unidades habitacionais em Rafah, no sul da Faixa, na fronteira com o Egito.
“A prioridade número um será a segurança, obviamente. Estamos trabalhando em estreita colaboração com os israelenses para encontrar uma maneira de reduzir a tensão, e a próxima fase é trabalhar com o Hamas na desmilitarização”, disse Jared Kushner, conselheiro e genro de Trump.
Leia menos
A prefeita de Casinhas, Juliana Chaparral, recebeu o apoio de cinco vereadores do município de Jatobá, no Sertão de Itaparica, à sua pré-candidatura a deputada federal. Declararam apoio os vereadores Nilson do Galo, Tonhinho de Valu, Éder Rodrigues, Darinha Pankararu e Romário de Maria do Bairro. A suplente Helenilda também manifestou adesão ao grupo político.
