O PL, sigla do presidente Jair Bolsonaro, foi o partido que mais cresceu em candidaturas ao cargo de governador este ano, na comparação com 2018. Há quatro anos, a sigla, que ainda se chamava PR, tinha apenas um nome nas corridas estaduais. Agora, são 14 candidatos registrados aos executivos estaduais, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O prazo para registro de candidaturas se encerrou às 19h da noite de ontem, mas ainda é possível que os números sofram atualizações. Ao todo, os partidos contabilizaram até o momento 222 candidatos a governador. Em 2018, foram lançados 202 nomes ao posto. As informações são do O Globo.
Leia maisA maioria dos partidos priorizou candidaturas a deputado federal, que já bateram recorde este ano. Isso porque o desempenho na disputa pela Câmara dos Deputados define quanto cada sigla receberá de recursos públicos nos próximos quatro anos e se conseguiu superar as regras da cláusula de barreira.
Outras siglas do centrão que integram a coligação de Bolsonaro na disputa presidencial também ampliaram espaço na disputa pelos executivos estaduais. O PP conta com cinco candidatos, dois a mais que há quatro anos. Já Republicanos terá três candidatos este ano e não havia lançado nenhum no pleito passado. Ao todo, as três siglas da coligação de Bolsonaro terão 22 nomes nas corridas estaduais.
O PT, do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, contará com 13 nomes para a disputa a governador este ano. Somado aos três candidatos do PV, partido com o qual lançou uma federação com o PCdoB, o número chega a 16 e se iguala ao total de candidaturas registradas pelo PT em 2018. Considerando todas as nove legendas que formam a coligação do petista na disputa presencial, o número de candidatos a governador chega a 55.
O PSD tinha sete candidaturas a governador em 2018. Este ano serão 10. O União Brasil, fruto da fusão entre DEM e PSL, terá menos candidaturas que as duas legendas lançaram há quatro anos. O total passou de 22 para 12, considerando o somatório dos antigos partidos em 2018. Outra legenda com variação negativa é o MDB, da presidenciável Simone Tebet. A sigla lançou 14 candidatos a governador na última eleição e, até o momento, foram registrados nove nomes. Sem candidato a presidente pela primeira vez desde que foi fundado, o PSDB viu o número de candidatos a governador recuar de 12 para 8. Já o PDT, de Ciro Gomes, teve alta nas candidaturas, de 8 para 10.
A Rede, que formou uma federação com o PSOL, também contará com menos candidatos este ano. Em 2018, foram 11. Para o atual pleito, a legenda lançou apenas um nome. Já o PSOL lidera entre os partidos em total de candidaturas em números absolutos, com 20. Em 2018, a sigla lançou 25 concorrentes ao cargo. Completam o ranking de siglas com mais candidatos a governador partidos menores que não costumam se coligar, como PSTU e PCO.
Leia menos