PF realiza busca e apreensão em Cabrobó após denúncias de crimes eleitorais

Veja outras postagens

Jaboatão dos Guararapes - Outubro Rosa 2025

EXCLUSIVO

A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (ADAGRO), órgão do Governo do Estado, está sendo investigada pelo Ministério Público Federal (MPF) por uma conduta inusitada. O MPF acusa a ADAGRO de jogar dejetos no terreno da Procuradoria da República no Município de Serra Talhada. Os resíduos seriam oriundos de uma “fossa séptica localizada em terreno” da ADAGRO. A investigação foi aberta em 24 de outubro.

O procurador Pedro Jorge Costa resolveu abrir um procedimento para acompanhar a resolução da questão. O procurador justifica pela “necessidade de acompanhar as providências que serão adotadas para solucionar o problema sanitário decorrente da existência de dejetos na área da sede da Procuradoria da República no Município de Serra Talhada”. O MPF estabeleceu o prazo máximo de um ano para conclusão do procedimento.

Toritama - Tem ritmo na saúde
Caruaru - Super Refis
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Palmares - Festival do Livro
Olinda - Refis últimos dias 2025

O deputado estadual Waldemar Borges (MDB) apresentou, nesta quarta-feira (29), um pedido de informação na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) para esclarecer a denúncia divulgada com exclusividade pelo blog sobre uma viagem à Estônia supostamente realizada pela secretária de Administração do Estado, Ana Maraíza de Sousa, e integrantes da sua equipe, com custos arcados por uma empresa de tecnologia. A mesma empresa, meses depois, foi contratada pelo Governo de Pernambuco, por inexigibilidade de licitação, para fornecer serviços de desenvolvimento de software no valor de mais de R$ 30 milhões.

O parlamentar questionou se houve pesquisa de mercado, parecer jurídico e comprovação de exclusividade que justificassem a dispensa de licitação. Também pediu informações sobre quem custeou a viagem, quais servidores participaram e se houve uso de recursos públicos. “O que fundamentalmente queremos saber é se essa denúncia que vem a público está alicerçada em fatos, ou seja, se foi contratada uma empresa por inexigibilidade depois dessa empresa ter bancado uma viagem na Europa para integrantes do governo”, afirmou Borges. Assista:

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) iniciou, nesta quarta-feira (29), a 3ª edição da campanha “Juntos Nos Cuidamos: Outubro Rosa, Novembro Azul”, oferecendo atendimentos gratuitos de saúde, bem-estar e cidadania em frente à sede da Casa Joaquim Nabuco, no bairro da Boa Vista, no Recife. A ação segue até o dia 7 de novembro, com consultas médicas, exames de imagem — como ultrassonografia e mamografia —, atendimentos odontológicos e oftalmológicos, além de serviços de documentação e orientação jurídica. “Todos os pernambucanos devem se preocupar com a prevenção, principalmente do câncer de mama e de próstata”, destacou o deputado Francismar Pontes, primeiro-secretário da Alepe.

Uma das novidades desta edição é a parceria entre a Escola do Legislativo (Elepe) e o Senac-PE, que oferece cursos gratuitos nas áreas de gastronomia e beleza pelo projeto Alepe Formação para Todos. As capacitações ocorrem em unidades móveis instaladas na Rua Mamede Simões, com aulas até 4 de novembro. “Os interessados sairão preparados para entrar no mercado de trabalho ou ter seu próprio negócio. É mais uma oportunidade oferecida gratuitamente pela Alepe aos pernambucanos”, afirmou o superintendente da Elepe, Alberes Lopes. O superintendente de Saúde e Medicina Ocupacional da Alepe, Wildy Ferreira, estima que a ação ultrapasse 20 mil atendimentos até o fim da programação

O prefeito de Goiana, Marcílio Régio, visitou nesta quarta-feira (29) a sede da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), no Recife, onde foi recebido pelo superintendente Francisco Alexandre. O encontro teve como pauta a apresentação de projetos estratégicos que deverão ser implantados no município nos próximos meses, com foco em novas parcerias para impulsionar o crescimento econômico local e atrair investimentos.

Durante a reunião, o superintendente destacou os incentivos disponíveis e as possibilidades de cooperação entre a Sudene e a Prefeitura de Goiana, reforçando a importância de uma atuação conjunta voltada à geração de emprego, renda e fortalecimento da economia regional. Segundo Francisco Alexandre, o diálogo com os municípios é essencial para ampliar as oportunidades de desenvolvimento e garantir que os recursos cheguem de forma mais eficiente às cidades.

A visita contou ainda com a presença do procurador-geral do município, Rodrigo Dias, e do secretário de Pesca, Agricultura e Meio Ambiente, Emanuel Farias. Francisco Alexandre assumiu a Superintendência da Sudene em agosto deste ano e tem priorizado reuniões com gestores municipais para discutir projetos de impacto regional.