PF identifica financiadores de atos terroristas e mira líderes políticos que articularam convocações

A Polícia Federal já identificou um grupo de financiadores dos atos golpistas de domingo (8) e, agora, quer ir além na apuração.

O novo foco dos investigadores está na ligação dos terroristas com líderes políticos que tenham articulado a vinda de bolsonaristas radicais a Brasília, no último fim de semana.

A equipe do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) trabalha com a informação de que políticos bolsonaristas vinham mantendo contato com os empresários que bancaram as caravanas de radicais que desembarcaram em Brasília.

Esses apoiadores radicais de Bolsonaro, no domingo, invadiram e depredaram o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal.

“Não podemos apenas punir quem invadiu, mas também quem financiou e quem articulou politicamente. Esse é um movimento golpista, político, não é algo de um grupo isolado que agiu espontaneamente”, disse ao blog do Valdo Cruz um assessor de Lula envolvido nas investigações.

Apesar das cenas trágicas de domingo, a avaliação do governo Lula é que o “tiro saiu pela culatra”, isolando os bolsonaristas radicais, já que houve um condenação dos atos golpistas até por aliados do ex-presidente da República.

Agora, segundo a equipe de Lula, o governo ganhou aval para atuar de forma rigorosa contra os golpistas.

Até os militares – que antes resistiam a retirar os bolsonaristas radicais acampados em frentes aos quartéis do Exército –, agora, terão que mudar de posição.

A ordem vinda do Palácio do Planalto é para que não sejam mais permitidos acampamentos em frente a nenhum quartel no país.

Veja outras postagens

Petrolina - Destino
Toritama - Tem ritmo na saúde
Camaragibe - Refis 2025
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Toritama - Tem ritmo
Palmares - Forró Mares
Ipojuca - No grau

O prefeito de Toritama, Sérgio Colin (PP), esteve nesta terça-feira (2) no Palácio do Campo das Princesas, no Recife, onde se reuniu com o secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça, e o secretário de Infraestrutura e Mobilidade, André Teixeira. A agenda tratou de pautas estratégicas para o desenvolvimento da cidade, entre elas o abastecimento de água, a duplicação da BR-104, o andamento das obras da rodovia e a finalização do projeto da variante e da travessia urbana.

Segundo o gestor, os temas são prioritários para garantir mais infraestrutura, mobilidade e segurança hídrica e viária em Toritama e em municípios vizinhos. “Estamos atentos em cada detalhe que impacta o dia a dia da nossa gente. Trabalhamos em sintonia com a nossa governadora Raquel Lyra, para que Toritama continue crescendo com planejamento, obras estruturadoras e soluções que melhorem a vida da população”, afirmou Sérgio Colin.

Se o leitor não conseguiu assistir a exibição ao vivo do podcast ‘Direto de Brasília’ com o deputado federal e ex-governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg (PSB), clique no link abaixo e confira. Está imperdível!