Pernambuco tem fim de semana mais violento do ano

Por Juliana Albuquerque – repórter do Blog

Com 53 homicídios em 72 horas, Pernambuco teve o fim de semana mais violento do ano, até o momento. Foram 32 assassinatos no interior e 21 na Região Metropolitana, sendo 5 duplos homicídios em 24h, de acordo com levantamento realizado pelo Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco.

A escala da violência, mesmo diante da implantação do ‘Juntos pela Segurança’, em novembro passado, reflete a falta de eficácia do plano, que foi apresentado com a promessa do governo Raquel Lyra (PSDB) de reduzir a violência no Estado. Contudo, de janeiro até agora, foram 412 assassinatos em Pernambuco.

Veja outras postagens

Por Agência Brasil

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu na última sexta-feira (19) suspender parte da norma do Ministério da Fazenda que impede o cadastro de beneficiários de programas sociais em sites de apostas eletrônicas, conhecidas como bets.

O ministro atendeu ao pedido liminar da Associação Nacional de Jogos e Loterias e determinou o desbloqueio de contas ativas e a reativação das contas que foram encerradas após a publicação da norma, que proibiu o cadastro de beneficiários do Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada (BPC) nas plataformas.

“Considerando a iminência do recesso forense e o risco de irreversibilidade de atos concretos praticados sob a égide dos citados atos normativos, defiro parcialmente o pedido cautelar”, decidiu o ministro.

Com a medida, a proibição continua valendo somente para novos cadastros ou aberturas de novas contas. O ministro marcou uma audiência de conciliação para o dia 10 de fevereiro de 2026.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

No momento em que o PL vive um impasse sobre o apoio a Ciro Gomes (PSDB) no Ceará, uma pesquisa do instituto Ipsos-Ipec divulgada na última sexta-feira (19) mostra o ex-governador e ex-ministro na liderança na disputa pelo governo.

O levantamento aponta Ciro com 44% das intenções de voto, contra 34% do atual governador, Elmano de Freitas (PT), e 7% do senador Eduardo Girão (Novo). Outros 10% dos entrevistados disseram que votariam branco ou nulo e 5% não souberam responder. Na simulação de segundo turno, Ciro venceria Elmano: 49% a 39%, com 8% de votos nulos e 4% de indecisos. As informações são da CNN Brasil.

Toritama - Tem ritmo na saúde

O presidente da Assembleia Legislativa, Álvaro Porto (PSDB), e seu filho Gabriel Porto, pré-candidato a deputado estadual, promoveram, ontem, a maior confra política do Estado. Estive lá com minha Nayla e quando cheguei tomei um susto: o cenário, com uma enorme tenda aberta no alto da sua fazenda em Canhotinho, mais se assemelhava a um comício no interior.

João Campos chegou cedo, ao lado da sua Tabata e do irmão Pedro, após cumprir agenda no município de Jupi e destacou a importância de construir diálogo tanto no Recife quanto no interior. “Isso é fundamental, porque na política você tem que ter união de forças e de projeto para ter uma caminhada que seja vitoriosa. Gosto de fazer política, de reconhecer o trabalho das pessoas, e estou feliz de chegar aqui e ver que mais que um grupo político, uma força de palanque, é saber que há compromisso com a população”, destacou.

Entre os que foram abraçar Álvaro e Gabriel estavam o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), o ex-prefeito de Petrolina Miguel Coelho (UB), a ex-deputada Marília Arraes (Solidariedade), além de deputados federais e estaduais de diferentes partidos. Também marcaram presença prefeitos de municípios do Agreste, Mata Sul e outras regiões, além do prefeito de Ipojuca, Carlos Santana (PSB).

Para Álvaro Porto, a confraternização cumpriu o papel de celebrar o ano, mas a participação do prefeito do Recife trouxe um “impacto político-eleitoral inevitável”. Álvaro lembrou ainda que, no mesmo local, há quatro anos, reuniu lideranças em apoio à atual governadora, de quem foi aliado. “Agora estamos aqui, no mesmo lugar, para pedir desculpas aos pernambucanos, dizer que erramos ao apoiar um projeto que não deu certo e reafirmar nosso apoio a João, que faz política com competência, junto do povo”, afirmou.

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

O Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, tornou-se o primeiro hospital de excelência do Brasil fora do Sistema Unimed a conquistar a certificação HIMSS Nível 7, o mais alto reconhecimento internacional em maturidade digital em saúde. O anúncio foi feito por Paulo Magnus, CEO da empresa de tecnologia em saúde MV, com sede no Rio Grande do Sul e planta operacional em Recife (PE), que participou diretamente do processo de modernização digital da instituição.

A certificação HIMSS Nível 7 atesta que o hospital opera com sistemas clínicos totalmente integrados, prontuário eletrônico avançado, uso intensivo de dados para apoio à decisão médica e elevados padrões de segurança do paciente. Segundo Magnus, a conquista é resultado de uma estratégia iniciada há mais de 20 anos, após contato com o modelo de saúde digital da Kaiser Permanente, nos Estados Unidos, e confirma o impacto da tecnologia na qualificação da assistência e da gestão hospitalar.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Num post, ontem, registrei que a governadora Raquel Lyra (PSD) esteve em Arcoverde, sexta-feira passada, quando a cidade curtiu, numa emoção incrível, com três mil pessoas pelas ruas, o primeiro festival de serestas, mas não deu o ar da sua graça por lá para fazer uma surpresa aos participantes.

Vindo de Ibimirim, preferiu jantar, na companhia de dois assessores, no restaurante Cantana. Fui informado por um leitor. A princípio, não acreditei, até porque o prefeito Zeca Cavalcanti (Podemos), o anfitrião, é aliado e amigo. E ficaria muito feliz em receber uma visita-surpresa dela no evento.

Muita gente também não acreditou, achando ser fake. Mas consegui o registro da governadora no restaurante. Está aí!

Palmares - Natal Encantado 2025

Da Agência Brasil

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu na última sexta-feira (19) anular parte da apuração da Polícia Federal (PF) que investigou o governador do Acre, Gladson Cameli.

Com base nas acusações, o governador virou réu no Superior Tribunal de Justiça (STJ) pelos crimes de corrupção, peculato, lavagem de dinheiro e fraude a licitação.

Olinda - Refis últimos dias 2025

Por Dorrit Harazim
Do jornal O Globo

Tem sido difícil pinçar algo apaziguante sobre o amanhã à nossa espera — o futuro chegou muito antes de 2025 se esvair, e coisa boa não é. Veio a galope, sem pruridos de atropelar a cosmologia anterior. Para o veterano analista Alastair Crooke, ex-agente do serviço de inteligência britânico MI6 e fundador do Fórum de Conflitos com sede em Beirute, o pensamento populista conservador ocidental já conseguiu criar raízes como algo mais bruto, coercivo e radical.

Kaputt o modelo de uma ordem internacional baseada em regras (se é que alguma vez existiu para além da narrativa) — escreve Crooke no ensaio “Uma nova era de domínio coercivo”.

A guerra pelo poder futuro já é travada — sem regras, sem direito, poucos limites e em ostensivo desdém pela Carta das Nações Unidas. Segundo Crooke, a tática adotada pelos aspirantes a donos do futuro é deixar seus adversários atônitos e imobilizados, figuras congeladas no tempo e na ação. São tempos de transgressão deliberada com o propósito de chocar, mover-se depressa e, no caminho, destruir a (des)ordem anterior. Os Estados Unidos de Donald Trump e o Israel de Benjamin Netanyahu acreditam ser a vanguarda da derrocada do liberalismo global e de suas ilusões.

Minha relação com o Governo Raquel Lyra (PSDB), objeto de questionamentos de leitores vez por outra, não é diferente de nenhum outro que a antecedeu. Com Paulo Câmara (PSB), seu antecessor, as dificuldades foram de igual intensidade. Sequer me dava entrevistas. Já Eduardo Campos (PSB), um dos mais explosivos na relação, chegou a ficar sem falar comigo por mais de dois anos, mas antes de perder a vida numa fatalidade reatou um convívio civilizado.

Foi dele que ganhei o apelido de “Maligno”. Jarbas Vasconcelos, que antecedeu Eduardo, na sua primeira gestão perdeu a estribeira, chegando a fazer uma carta de próprio punho cortando completamente qualquer possibilidade de um convívio harmonioso. Miguel Arraes era de altos e baixos. Como contei numa postagem por ocasião do aniversário do habilidoso Adilson Gomes, já me expulsou de um evento.

Por Estadão Conteúdo

A Polícia Federal afirma que o empresário Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como o “Careca do INSS”, seria o “dono de fato” de uma entidade de pescadores responsável por descontos indevidos em aposentadorias, a Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e da Aquicultura (CBPA).

As informações surgiram na quinta fase da Operação Sem Desconto, deflagrada na última quinta-feira (18), para aprofundar as investigações sobre desvios de aposentadorias do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). A defesa do empresário afirmou que não iria se manifestar porque não teve acesso aos autos.

Um avião onde estavam o deputado federal Maurício Carvalho (União) e o vereador Márcio Pacele (Republicanos) fez um pouso forçado e depois pegou fogo em Extrema, distrito de Porto Velho, neste sábado (20). Ninguém ficou ferido.

As informações foram divulgadas pelo próprio deputado nas redes sociais. Ele gravou um vídeo para tranquilizar a população e explicar o que ocorreu. Segundo Maurício, a aeronave sofreu uma pane e o piloto precisou fazer um pouso forçado. Ele, o vereador Márcio Pacele e assessores estavam na região a trabalho. As informações são do portal g1.

Da Folha de S.Paulo

Integrantes do STF (Supremo Tribunal Federal) aceitaram o projeto da redução de penas aprovado pelo Congresso Nacional ainda que tenham feito críticas públicas. Uma das razões é o fato de uma ala da corte entender que os efeitos da proposta não serão automáticos para todos os réus, incluindo Jair Bolsonaro (PL), mas avaliados caso a caso, a critério do relator, ministro Alexandre de Moraes.

A ideia de uma anistia ampla, defendida por apoiadores do ex-presidente, era totalmente rejeitada pelos magistrados. Mas, à medida que essa proposta inicial não teve o apoio necessário para avançar no Legislativo, ministros e parlamentares estabeleceram um diálogo em torno dos contornos do texto que foi aprovado no Congresso.

A confraternização de fim de ano promovida neste sábado (20), pelo presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto (PSDB), e por seu filho, Gabriel Porto (PSDB), pré-candidato à Câmara Federal, acabou se transformando em um ato político em torno da pré-candidatura do prefeito do Recife, João Campos (PSB), ao Governo de Pernambuco. O encontro foi realizado na fazenda da família Porto, em Canhotinho, no Agreste.

A presença de prefeitos, ex-prefeitos, vereadores, deputados federais e estaduais e lideranças de várias regiões do Estado deu ao evento um caráter de confirmação de apoio ao projeto oposicionista liderado por João Campos. Para Álvaro Porto, a confraternização cumpriu o papel de celebrar o ano, mas a participação do prefeito do Recife trouxe um “impacto político-eleitoral inevitável”.