Pernambuco lidera taxa de homicídios dolosos no Brasil por três anos consecutivos, aponta levantamento

Dados do Sistema Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, divulgados pelo jornal Valor Econômico nesta sexta-feira (6), mostram que Pernambuco apresenta a maior taxa de homicídios dolosos do Brasil em 2024. De janeiro a outubro deste ano, o estado registrou 34,4 homicídios por 100 mil habitantes, superando o índice nacional de 16,7 e liderando o ranking entre os estados brasileiros.

O levantamento também revela que a taxa de homicídios em Pernambuco teve um leve recuo em comparação com 2023, quando era de 35. Outros estados do Nordeste, como Ceará (34,3) e Alagoas (30,6) também figuram entre os mais violentos. Em contraste, São Paulo apresentou a menor taxa do país, com apenas 5,1 homicídios por 100 mil habitantes em 2024.

Apesar do número elevado de homicídios, Pernambuco mantém uma das menores proporções de letalidade policial no país, com apenas 1,7% dos homicídios relacionados à ação das forças de segurança. Esse índice é significativamente inferior à média nacional de 17,3% e muito distante de estados como Amapá, onde a letalidade policial corresponde a 64,4% do total de homicídios.

Veja outras postagens

Jaboatão dos Guararapes - Outubro Rosa 2025
Petrolina - Destino

Uma motociclista de 20 anos caiu no canal pluvial da Avenida Agamenon Magalhães, no Recife, na manhã do último domingo (12), após o pneu da moto prender em uma fenda longitudinal no asfalto. O acidente ocorreu por volta das 11h30, no trecho entre o Derby e o Tacaruna, quando a jovem, que preferiu não se identificar, tentava fazer o retorno após descer o viaduto da Avenida João de Barros.

Segundo testemunhas, a condutora perdeu o controle do veículo ao atingir a irregularidade na pista, colidiu com o meio-fio e acabou arremessada dentro do canal. Motoristas e pedestres que passavam pelo local ajudaram a retirar a vítima, que apresentava escoriações.

A motociclista foi socorrida para a UPA da Caxangá, onde permanece em observação. Equipes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros atenderam a ocorrência e prestaram os primeiros socorros.

Toritama - Tem ritmo na saúde
Caruaru - Super Refis
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Palmares - Festival do Livro

Poder360

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou, hoje, que a Defensoria Pública da União (DPU) apresente a defesa prévia do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) no inquérito em que ele é acusado de coação no curso do processo. A denúncia foi apresentada pela Procuradoria Geral da República (PGR) em 22 de setembro.

A medida foi tomada depois de o congressista, que está nos Estados Unidos, não responder à notificação por edital expedida pelo Supremo. O prazo para manifestação se encerrou em 15 de outubro, conforme certificado pela Secretaria Judiciária da Corte.

A denúncia também envolve o jornalista Paulo Figueiredo. Segundo a PGR, ambos atuaram para incentivar sanções comerciais do governo Donald Trump (Partido Republicano) contra o Brasil, a aplicação da Lei Magnitsky e a suspensão de vistos de ministros do STF e de integrantes do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Como Eduardo Bolsonaro não apresentou defesa no prazo legal, Moraes determinou que o defensor público-geral federal apresente a manifestação em até 15 dias.

Olinda - Refis últimos dias 2025

O ex-deputado estadual e conselheiro aposentado do Tribunal de Contas do Estado, Carlos Porto, enviou, há pouco, ao Blog, uma mensagem falando do privilégio que foi ter convivido de perto com o ex-governador José Ramos. Ramos é um dos 22 ex-governadores retratados no meu livro ‘Os Leões do Norte’, que será lançado na noite de hoje em Araripina, sua terra natal. Confira abaixo a mensagem de Porto:

Caro Magno!

Com mais de 50 anos de vida pública, cheguei a Alepe com 27 anos, tive muita sorte, fui vice-líder de Marco Maciel, em uma bancada liderada por José Ramos. Falta adjetivos na língua pátria para defini-lo. Fui durante os 11 meses líder do seu governo. Nutro por José um misto de idolatria e admiração. Justíssima homenagem. Fraterno Abraço.

Carlos Porto

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso recebeu alta, no início da tarde de hoje, após passar a noite internado em um hospital de Brasília. Barroso sentiu uma indisposição, foi ao hospital para realização de exames e permaneceu em observação. A TV Globo apurou que a suspeita é de se tratar de uma virose.

Não foi publicado um boletim médico a respeito da condição de saúde do ministro. O ministro formalizou seu pedido de aposentadoria antecipada na segunda-feira (13). A concessão da aposentadoria foi publicada nesta quarta no Diário Oficial da União, mas passa a valer apenas no próximo dia 18.