Pernambuco e Alagoas dão início a rede de monitoramento e alerta de inundações durante Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos

Foi realizado em Aracaju o XXV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos. O evento aconteceu em paralelo com o 1º Fórum Latino-Americano da Água, que reuniu especialistas do segmento de todo o país, tendo como tema “Água e Sociedade: Resiliência, Inovação e Participação”. 

O secretário de Recursos Hídricos e Saneamento de Pernambuco, Almir Cirilo, esteve presente e comandou a oficina que deu início aos trabalhos da Rede Alagoas Pernambuco de Monitoramento e Alerta de Inundações Urbanas (Realpe), da qual é coordenador.

Veja outras postagens

Do Blog da Folha

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra assinou, ontem (9), a autorização para início das obras de infraestrutura, urbanismo e paisagismo do Parque Estadual de Dois Irmãos, no Recife.

O equipamento é um dos maiores símbolos de lazer e preservação ambiental do estado, e contará com investimento total de R$ 17,9 milhões para as intervenções.

O projeto prevê a criação de parque linear, novos recintos para os animais e a reforma do Chalé do Prata para a implantação do Museu da Água. A gerente do Parque, Savia Florêncio, e o deputado estadual Wanderson Florêncio acompanharam a agenda.

A governadora seguiu para entregas em São Vicente Ferrer, no Agreste, e Condado, na Zona da Mata.

Petrolina - Destino

Por Danielle Romani
Da Revista Continente [publicado em 01 de fevereiro de 2011]
Fotos de Léo Caldas

O artista plástico José Bezerra tem um repertório de histórias que deixam o visitante embasbacado, encafifado. Jura já ter avistado – bem em frente à sua casa-ateliê, na estrada que margeia o Parque Nacional do Catimbau – o Motoqueiro sem Cabeça, figura lendária, temida por vários moradores do lugarejo perdido no meio do sertão pernambucano. “Quando ele (o motoqueiro) vem, a gente só vê o farolzão da moto e aquele rastro de fogo. É coisa rápida, depois some!”, conta Bezerra, sem nenhuma cerimônia, como se estivesse comentando sobre um corriqueiro encontro com alguém das redondezas.

O Motoqueiro não é a única entidade a fazer parte desse mundo mágico, com um quê de realismo fantástico, impregnado na pessoa e na obra do artista, que habita a zona rural da pequena vila do Vale do Catimbau, distrito de Buíque, distante 280 km do Recife. Nas suas jornadas pelo mato, garante, ainda, ter se deparado com personagens de um cortejo-fantasma, que aparecem e desaparecem na frente dos passantes num piscar de olhos, e com várias outras entidades lendárias do imaginário nordestino, a exemplo do fogo corredor e dos caiporas.

Ipojuca - IPTU 2026

O município de Condado, na Mata Norte de Pernambuco, viveu uma noite de medo e comoção ontem (9), justamente no mesmo dia em que a governadora Raquel Lyra cumpria agenda oficial na cidade. Enquanto o governo estadual promovia atos institucionais e políticos no município, moradores enfrentavam o impacto de uma chacina que deixou mortos e feridos em diferentes pontos da cidade.

De acordo com informações preliminares, uma menina e um jovem morreram após serem atingidos durante a ação criminosa. Outras três pessoas ficaram feridas e precisaram ser socorridas para unidades de saúde da região. O episódio provocou correria, desespero e ampliou o clima de insegurança entre os moradores, que relatam temor crescente diante da escalada da violência na Mata Norte.

Caruaru - São João na Roça

Olha onde, neste domingo das mães, cumpri meus 8 km da corridinha diária! Na belíssima e aconchegante pousada Vila Mara do Sertão, no coração do Vale do Catimbau, da minha amiga Marília Santos, irmã de Mauro Santos, diretor-presidente do Grupo Bandeirantes Outdoor.

Mara é uma desbravadora. Quando esteve no Catimbau pela primeira vez se encantou. Foi amor à primeira vista. Pegou todas as suas economias e montou uma excelente opção de hospedagem na região, até então extremamente carente em infraestrutura hoteleira.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

O vice-prefeito de São Paulo, o coronel da PM Ricardo Mello Araújo, publicou um vídeo nas redes sociais defendendo o uso de produtos da Ypê. Ele defende que estão fazendo uma “sacanagem” com a empresa.

Na quinta-feira, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que produtos como lava-roupas líquidos, lava-louças líquidos e desinfetantes, de lotes terminados em 1, apresentam risco sanitário. A recomendação foi corroborada pelo Centro de Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo (CVS), subordinado ao governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos). As informações são do jornal O Globo.

Palmares - IPTU 2026

Por Silvino Teles Filho*

Os tratamentos não invasivos vêm revolucionando o cuidado de pacientes com depressão e dores crônicas, oferecendo alternativas modernas, seguras e eficazes sem a necessidade de cirurgias ou longos períodos de recuperação. Entre os principais avanços destacam-se o bloqueio simpático venoso e a Estimulação Magnética Transcraniana, técnicas que atuam diretamente no sistema nervoso promovendo melhora significativa da dor, do humor, da ansiedade e da qualidade de vida.

A Estimulação Magnética Transcraniana utiliza campos magnéticos para estimular áreas cerebrais relacionadas às emoções e à percepção da dor. O procedimento é realizado em consultório, sem anestesia e sem necessidade de afastamento das atividades diárias. Além de apresentar poucos efeitos colaterais, a técnica se torna uma excelente opção para pacientes que não toleram medicamentos ou que não tiveram boa resposta aos tratamentos convencionais.

O primeiro sentimento de amor que tive, o maior de todos, veio de minha mãe Margarida na infância, que em vida se revelou, literalmente, numa flor margarida. Neste domingo das mães, reafirmo que tive uma mãe doce, amável, mas dura no trato.

Que o diga meu pai Gastão, que perdeu alguns votinhos preciosos para sua eleição de vereador pelo afobamento de mamãe. Mas tudo na vida tem lá sua razão e limites. Certa vez, mamãe estava aguando o quintal da nossa casa em Afogados da Ingazeira e se depara com um bêbado intrépido, que exige que ela lave os seus pés por ser eleitor de meu pai.

Nova Pop 110i, linha 2027: veja o que mudou

A Honda Pop já é vendida no Brasil há quase 20 anos. Neste período, chegou a 2,2 milhões de unidades produzidas. Apenas a CG, do final de 1976, e a Biz, de 1998, podem ostentar números maiores. Então, para manter esse sucesso intacto e atender a uma demanda crescente, o modelo chega à sua sexta geração (já como linha 2027) com algumas melhorias. Lançada há dois anos, ela estabeleceu a base para o subsequente aperfeiçoamento apresentado. A receptividade dos usuários ao sistema de transmissão semiautomático de quatro marchas e também à partida elétrica resultou em uma melhora importante na facilidade de pilotagem.

Este é o aspecto que foi evoluído nesta versão 2027, que traz elementos que tornarão o uso do modelo ainda mais fácil, prático e simples, tendo em vista que grande parcela dos clientes – mais de 75% de acordo com pesquisas realizadas junto aos concessionários Honda – estreiam no mundo das duas rodas motorizadas exatamente com uma Pop. A eliminação do pedal de freio é uma das principais características da Pop110i ES 2027. O comando foi substituído pela alavanca operada pela mão esquerda.

Deste modo, a atuação no sistema de freios agora ficou mais intuitiva para a maioria dos novos usuários da Pop — que agora se valem da mesma lógica de frenagem aplicada às bicicletas, na qual se usam apenas as mãos, porém seguindo o esquema de scooters como a Honda Elite: alavanca direita que comanda exclusivamente o freio dianteiro e a esquerda que atua no freio dianteiro e traseiro dentro do conhecido sistema CBS – Combined Brake System. Outra importante inovação da Pop 110i ES 2027 é a adoção de rodas de liga-leve equipadas com pneus sem câmara, o que contribui para uma maior segurança e facilidade de reparação em caso de perda de pressão ocasionada por furo.

O pré-candidato a governador de Pernambuco, João Campos (PSB), cumpriu agenda neste sábado (9) em Surubim, no Agreste Setentrional. Ele esteve na feira da cidade pela manhã, onde conversou com comerciantes, frequentadores e toyoteiros. A atividade também contou com a presença do pré-candidato a vice-governador Carlos Costa (Republicanos) e do senador e pré-candidato à reeleição Humberto Costa (PT), além de apoiadores locais.

“Surubim é uma terra muito especial, um polo na região, que representa o Agreste forte, resiliente, de um povo aguerrido. Fiquei feliz de encontrar o calor humano. Eu pude ouvir histórias bonitas e emocionantes da trajetória do nosso conjunto político, histórias que vêm de um tempo de luta, que vêm da eletrificação rural, do Chapéu de Palha. Então, é uma alegria estar aqui e estar dentro de um conjunto político em que acredito e que tem mais do que história; tem compromisso com o futuro, sobre como trazer uma qualidade de vida melhor para o nosso povo”, afirmou João, em entrevista a uma rádio local.

O pré-candidato à Presidência da República, Ronaldo Caiado (PSD), chamou de um “ataque à democracia e à separação dos Poderes” a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, que suspendeu a chamada Lei da Dosimetria, aprovada pelo Congresso Nacional. Moraes determinou ainda pela manhã a suspensão da aplicação da norma. Na véspera, partidos da base governista já haviam recorrido ao STF para contestar a promulgação do texto.

“É uma decisão deplorável em que o ministro Alexandre de Moraes ultrapassa os limites da relação institucional”, afirmou, em nota à imprensa. Caiado também argumentou que esse tipo de atuação contribui para o aumento da polarização política no país.

Do jornal O Globo

O partido Novo lançou neste sábado (9) a pré-candidatura do comunicador André Marinho, de 31 anos, ao governo do Rio de Janeiro. No evento, também estava presente o ex-governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), pré-candidato à Presidência.

Filho do empresário Paulo Marinho, que já foi aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), André deve enfrentar o ex-prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes e o presidente da Assembleia Legislativa, Douglas Ruas, que tenta assumir o comando do Executivo desde a renúncia do ex-governador Cláudio Castro (PL). Ao jornal O Globo, o comunicador afirmou que enxerga os dois como “adversários diretos” e disse que tem a intenção de reunir uma coalizão de “gente simples, trabalhadora, evangélicos, patriotas, militares, antipetistas e lavajatistas” no estado.

Após a interdição preventiva da Ponte do Cumbe, na PE-50, entre Limoeiro e Feira Nova, o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento (SRHS), informou, neste sábado (9), que as chuvas registradas nas últimas 24 horas não elevaram o nível da Barragem de Carpina até a cota de 110 metros prevista no protocolo de segurança. Segundo a pasta, não há, portanto, necessidade de novas medidas de restrição no local neste momento. “No entanto, esta medição segue sendo feita de hora em hora”, diz a nota.

Veja nota na íntegra:

A Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento de Pernambuco (SRHS) informa que, em função do volume de chuvas registrados nas últimas 24 horas não terem elevado o nível de acumulação de água na Barragem de Carpina até a cota de 110 metros (conforme estabelecido no protocolo de segurança deste reservatório), não é necessária neste momento a interdição da Ponte do Cumbe, localizada na PE-50, sobre o Rio Cotunguba, ligando as cidades de Limoeiro a Feira Nova. No entanto, esta medição segue sendo feita de hora em hora pelas equipes da SRHS, Apac e Compesa e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PE), segue no local mobilizado para operar a interdição tão logo seja necessário.