Pernambuco e Alagoas dão início a rede de monitoramento e alerta de inundações durante Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos

Foi realizado em Aracaju o XXV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos. O evento aconteceu em paralelo com o 1º Fórum Latino-Americano da Água, que reuniu especialistas do segmento de todo o país, tendo como tema “Água e Sociedade: Resiliência, Inovação e Participação”. 

O secretário de Recursos Hídricos e Saneamento de Pernambuco, Almir Cirilo, esteve presente e comandou a oficina que deu início aos trabalhos da Rede Alagoas Pernambuco de Monitoramento e Alerta de Inundações Urbanas (Realpe), da qual é coordenador.

Veja outras postagens

Por Igor Maciel – JC

A disputa entre Miguel Coelho (União Brasil) e Eduardo da Fonte (PP) por uma vaga na chapa de Raquel Lyra (PSD) finalmente começou a caminhar para uma solução. O entendimento em construção entre o PSD e a Federação União Progressista aponta para Eduardo como candidato ao Senado. O avanço ocorreu depois de uma quinta-feira (23) em que o grupo da governadora tentou resolver duas vagas com três candidaturas avulsas. Algo questionável sob vários pontos de vista e que causou muita estranheza no meio político.

Pela proposta que circulou, Miguel, Eduardo e Túlio Gadelha (PSD) seriam lançados ao Senado pelo mesmo palanque, sem estar no palanque. Depois de meses procurando um nome para completar a chapa, apareceu a alternativa de não escolher ninguém e entregar três nomes ao eleitor. A proposta aumentou a confusão antes de qualquer chance para uma solução. E foi rejeitada.

Sebrae - Fazer dar certo

O governo brasileiro emitiu uma nota na noite desta quinta-feira (23) rechaçando a sobretaxa de 12,5% imposta pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros, medida justificada por Washington no âmbito de uma investigação sobre trabalho forçado. A resposta foi considerada célere e, segundo apuração, já estava preparada pelo Palácio do Planalto, que aguardava o anúncio americano para publicá-la.

O que diz a nota do governo brasileiro

O governo brasileiro argumenta, na nota, que a tarifa imposta pelos Estados Unidos seria, na prática, uma substituição das tarifas derrubadas pela Suprema Corte americana. O Palácio do Planalto critica Washington por utilizar o tema do trabalho forçado — considerado “bastante sensível” — como pretexto para essa substituição tarifária. As informações são da CNN.

Jaboatão dos Guararapes - Trabalho em todo lugar 2026

Raquel só pensa nela!

Diante de tudo que se viu ontem no Palácio das Princesas, depois de vários encontros com lideranças políticas que pleiteam espaço na disputa ao Senado na chapa da governadora Raquel Lyra (PSD), uma única constatação: a gestora não está nem aí para Senado. Sua única preocupação, que perturba noites de sono, é garantir a sua reeleição.

Que se explodam os interessados, leia-se o deputado Eduardo da Fonte e o ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, que travam uma luta titânica pela vaga reservada à federação União Progressista. Raquel criou tamanha expectativa, ontem, que os olhos do mundo político se voltaram para o Palácio, que tremeu, tamanha a torcida dos aliados ansiosos, mas a montanha pariu um rato.

A governadora brinca com o novo esporte que criou: a montagem de uma chapa ao seu bel prazer, passando por cima das convenções e conveniências partidárias. Seria cômico se não fosse trágico propor ao presidente da federação, Eduardo da Fonte, uma candidatura avulsa de Miguel, sendo ele (Eduardo) o candidato oficial do colegiado formado pelo PP e União Brasil, e escolhido por ela.

Caruaru - Transparência 2026

Por Yuri Costa – Blog da Folha

O pré-candidato ao governo de Pernambuco João Campos (PSB) voltou a criticar a gestão da governadora do estado, Raquel Lyra (PSD), nesta quinta-feira (23). Em evento do lançamento da pré-candidatura de Sileno Guedes a deputado estadual, Campos afirmou que o governo persegue os adversários, briga na política e não cuida da população.

“Hoje tem uma gestão no estado de Pernambuco que persegue os adversários, os pequenos, quem trabalha, os loteiros, os toyoteiros, quem está no hospital, quem está na escola pública. Ficam brigando na política e esquecem de cuidar do povo”, disparou.

Ipojuca - Na palma da sua mão

O presidenciável Ronaldo Caiado (PSD) ironizou nesta quinta-feira os movimentos de reconciliação entre o pré-candidato ao Planalto Flávio Bolsonaro (PL) e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL). Sem citar nominalmente os envolvidos, o ex-governador de Goiás comparou os novos capítulos do conflito com o programa de televisão “Casos de família”.

“Enquanto uma família que conhecemos resolve questões internas como se estivesse em um episódio do programa ‘Casos de Família’, eu sigo trabalhando para construir um projeto de futuro que nos liberte, de uma vez por todas, das garras do PT e de qualquer outro projeto ideológico”, escreveu o goiano nas redes sociais. As informações são do jornal O GLOBO.

Olinda - Trabalhando para superar desafios

O pré-candidato ao Governo de Pernambuco João Campos apresentou, nesta quinta-feira (23), uma proposta para triplicar 30 quilômetros da BR-101 entre os terminais integrados de Abreu e Lima e Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes. Orçada em R$ 1,2 bilhão, a intervenção seria executada em parceria com o Governo Federal e prevê quatro viadutos, passarelas e a redução de cerca de um terço no tempo dos deslocamentos.

O projeto foi dividido em três trechos: do Terminal Integrado de Abreu e Lima ao Terminal da Macaxeira; da Macaxeira à Estação do Barro; e do Barro ao Terminal Integrado de Cajueiro Seco. Os viadutos fariam conexões entre Guabiraba e Brejo da Guabiraba, Várzea e Iputinga, Cohab e Jordão, além de Muribeca e Prazeres. Segundo a proposta, cerca de 90 mil veículos circulam diariamente pelo trecho metropolitano da rodovia, enquanto os terminais localizados ao longo do percurso recebem 138 mil passageiros por dia.

A proposta também inclui dois contornos urbanos: um de 14 quilômetros entre Abreu e Lima e Igarassu e outro de quatro quilômetros entre Muribeca e Prazeres. “A BR-101 deixou de exercer apenas uma função rodoviária e passou a operar, na prática, como uma grande avenida metropolitana, margeada por serviços, comércio e moradia”, afirmou João Campos.

Palmares - 147 anos

O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, afirmou nas redes sociais que o apoio do partido à reeleição do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, é incondicional. Segundo ele, a presença do governador na convenção da legenda será uma honra, mas uma eventual ausência será compreendida e não mudará o posicionamento da sigla.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

As negociações para definir a segunda vaga ao Senado na chapa da governadora Raquel Lyra (PSD) seguem sem consenso. Após receber, nesta quinta-feira (23), prefeitos e deputados estaduais do PP em um café da manhã no Palácio do Campo das Princesas e, em seguida, reunir-se separadamente com Eduardo da Fonte (PP) e Miguel Coelho (União Brasil), a governadora deixou o encontro sem anunciar uma definição. Na sequência, os dois pré-candidatos divulgaram vídeos nas redes sociais reafirmando que seguem na disputa pela vaga.

Enquanto Eduardo da Fonte voltou a defender que pretende representar “todo Pernambuco” no Senado e ressaltou sua atuação em todas as regiões do Estado. Por outro lado, Miguel Coelho reafirmou que será candidato, disse contar com o apoio de Raquel Lyra e Priscila Krause e ainda alfinetou o adverário ao afirmar que não faz política “com ameaças ou pelo troca-troca”.

As manifestações ocorreram em meio ao impasse entre União Brasil e Progressistas, que insiste na homologação de Eduardo da Fonte como candidato da Federação União Progressista.

Camaragibe - A prefeitura mudou

O ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) voltou a levantar suspeitas sobre a integridade do sistema eleitoral brasileiro nesta quinta-feira, durante transmissão ao vivo com o consultor político argentino Fernando Cerimedo, indiciado pela Polícia Federal (PF) no inquérito da trama golpista. As declarações ocorrem dois dias após o presidenciável Flávio Bolsonaro (PL) ter citado uma informação falsa sobre as urnas eletrônicas brasileiras ao pedir a uma plateia de representantes diplomáticos estrangeiros que enviem “a maior quantidade de observadores possível” para acompanhar o pleito de outubro. As informações são do jornal O GLOBO.

O ex-deputado afirma que a transmissão ao vivo busca debater a “integridade eleitoral”:

— Essa transmissão é muito importante. Vai tocar num tema sensível que eu tenho certeza de que muita gente no Brasil tem medo até de falar. Porque foi propositalmente criminalizado, a exemplo daquelas picadinhas há uns anos.

O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, será o entrevistado do podcast ‘Direto de Brasília’, projeto deste Blog em parceria com a Folha de Pernambuco, na próxima terça-feira. Na pauta, as propostas de corte nos juros do crédito consignado para aposentados, a meta de zerar a fila do INSS e a devolução do dinheiro dos aposentados surrupiado por uma quadrilha no escândalo do INSS.

Também a abertura de um crédito extraordinário, no valor de R$ 547 milhões, feita pelo presidente Lula (PT), para ressarcimento dos beneficiários do Regime Geral de Previdência Social que sofreram descontos indevidos. A partir de hoje, por iniciativa do Ministério, milhares de aposentados e pensionistas do INSS começam a receber a devolução de valores descontados de forma irregular em seus benefícios.

A devolução é resultado da Operação Sem Desconto, que identificou cobranças indevidas feitas por associações entre março de 2020 e março de 2025. Natural de Caruaru, Wolney se filiou ao PDT em 1992 e, no ano seguinte, se elegeu vereador, onde exerceu a vice-presidência da Câmara Municipal e presidiu a Comissão de Orçamento e Finanças. Em 1994, aos 21 anos, foi eleito deputado federal, tornando-se o parlamentar mais jovem do Brasil a ocupar aquela cadeira.

Já em 1995, foi escolhido vice-líder do PDT na Câmara dos Deputados, iniciando uma longa e destacada trajetória no Congresso Nacional. Com a vitória de Lula nas eleições de 2022, Wolney Queiroz e o PDT integraram a base aliada do novo governo, e ele assumiu o cargo de secretário Executivo do Ministério da Previdência Social, dedicando-se ao avanço dos debates previdenciários com foco na justiça social. Em maio de 2025, Wolney deu mais um passo significativo nessa missão ao ser empossado ministro da Previdência Social.

O Direto de Brasília vai ao ar das 18h às 19h, com transmissão pelo YouTube da Folha de Pernambuco e do meu blog, incluindo também cerca de 165 emissoras de rádio no Nordeste.

Retransmitem o programa a Gazeta News, do Grupo Collor, em Alagoas, a Rede Mais Rádios, com 25 emissoras, na Paraíba, e a Mais-TV, do mesmo grupo, sob o comando do jornalista Heron Cid. Ainda a Rede ANC, do Ceará, formada por mais de 50 emissoras naquele Estado, além da LW TV, de Arcoverde.

Os parceiros neste projeto são o Grupo Ferreira de Santa Cruz do Capibaribe, a Autoviação Progresso, o Grupo Antonio Ferreira Souza, a Água Santa Joana, a Faculdade Vale do Pajeú e o grupo Grau Técnico.

Por Felipe Nascimento – Blog da Folha

A governadora Raquel Lyra (PSD) e o ex-prefeito do Recife e pré-candidato ao governo de Pernambuco, João Campos (PSB), lamentaram, por meio das redes sociais, o acidente envolvendo uma van do Tratamento Fora do Domicílio (TFD) da Prefeitura de Petrolândia e um caminhão-baú, na madrugada desta quinta-feira (23), na PE-360. Segundo a administração municipal, sete pessoas morreram na colisão.

Em nota, a governadora destacou que o governo de Pernambuco permanece mobilizado para prestar assistência ao município e às vítimas, além de manifestar solidariedade às famílias atingidas pela tragédia.

O USTR (Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos) confirmou nesta quinta-feira (23) a aplicação de uma nova tarifa contra 60 países que teriam se beneficiado comercialmente de produtos ligados ao trabalho forçado.

As alíquotas são de 10% para países que, segundo o USTR, “se comprometeram a adotar e a aplicar efetivamente proibições à importação de trabalho forçado”; e de 12,5% para países que não teriam adotado tal proibição. As informações são da CNN.

O Brasil acabou atingido pela alíquota mais elevada, como adiantado pelo analista de Internacional da CNN Brasil, Lourival Sant’Anna.

Alguns produtos foram isentos desse novo episódio de tarifaço. São eles:

  • Materiais informativos, doações e bagagem acompanhada;
  • Todos os artigos e partes de artigos sujeitos às tarifas da seção 232;
  • Matérias-primas que, se sujeitas às tarifas adicionais propostas, poderiam levar à indisponibilidade do fornecimento interno nos EUA;
  • Produtos que poderiam causar perturbações em toda a economia se sujeitos às tarifas adicionais propostas;
  • Certos produtos que não podem ser cultivados ou produzidos em quantidades suficientes nos Estados Unidos ou obtidos de outras fontes;
  • Produtos que, se isentos dessas tarifas, incentivariam as economias a promulgar e aplicar efetivamente uma proibição de importação de trabalho forçado;
  • Artigos para os quais as tarifas adicionais podem não contribuir substancialmente para a eliminação dos atos, políticas e práticas considerados passíveis de ação nas investigações.

A nova alíquota entra em vigor à 01h01, no horário de Brasília, desta sexta-feira (24). Mercadorias que já estejam em trânsito para os EUA poderão entrar no país sem cobrança adicional até terça-feira (28).