Pela 3ª vez, SDS atrasa licitação para compra de câmeras de videomonitoramento

Por Raphael Guerra*

Pela terceira vez, a Secretaria de Defesa Social (SDS) não cumpriu o prazo prometido para a abertura da licitação necessária para a compra de câmeras de videomonitoramento para as principais ruas e avenidas de Pernambuco. Desde 1º de dezembro de 2023, os 358 equipamentos sob responsabilidade da gestão estadual foram desativados. 

No dia 16 de maio, em coletiva de imprensa no Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods), no bairro de São José, área Central do Recife, representantes da SDS chegaram a anunciar que o edital para aquisição de 2 mil câmeras seria publicado até o final do mesmo mês, mas isso não ocorreu – e nenhum novo prazo foi divulgado até agora.

Veja outras postagens

O ministro Dias Toffoli, do STF (Supremo Tribunal Federal), foi o sorteado para relatar a ação movida pelo deputado Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) que pede a instalaçao imediata na Câmara de uma CPI para investigar as fraudes ocorridas entre o BRB e o Banco Master.

O deputado acionou o STF cobrando a instalação da CPI na Câmara dos Deputados. O deputado e ex-governador do Distrito Federal afirma que o requerimento, apresentado anteontem, para implementar a comissão já tem assinaturas necessárias e cumpre todas as formalidades. As informações são do UOL.

Jaboatão dos Guararapes - Coleta de Lixo
Petrolina - Destino

A ex-deputada Marília Arraes, que largou o Solidariedade e vai se filiar ao PDT para disputar o Senado, está em Brasília buscando apoios. Soube que esteve com a governadora Raquel Lyra (PSD), de quem recebeu convite formal para disputar o Senado na chapa governista.

Num encontro ontem com a senadora Teresa Leitão (PT), Marília recebeu um alerta: na chapa de Raquel passaria a campanha se explicando e isso seria avassalador para um postulante majoritário. Até porque, há quatro anos, Raquel impôs uma derrota a Marília numa campanha que as feridas ainda estão abertas.

O presidente nacional do PDT vai, amanhã, ao Recife, anunciar aos jornalistas que Marília será candidata ao Senado pelo PDT, provavelmente na chapa de Raquel.

Ipojuca - IPTU 2026

CNN

O pré-candidato do PL ao Palácio do Planalto, senador Flávio Bolsonaro (PL), subiu nas intenções de voto e apresentou um empate técnico em eventual segundo turno para as eleições presidenciais de 2026 contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Os dados são da pesquisa Genial/Quaest, divulgada hoje. O levantamento simulou sete cenários do segundo pleito. Confira os resultados:

Cenário 1

Em um primeiro quadro, Lula e Flávio empatam com 41% das intenções de voto. Os brancos, nulos ou os que não vão votar somam 16%. Os indecisos são 2%. Na última aferição da Quaest, realizada em fevereiro, o petista estava à frente do filho do ex-presidente Jair Bolsonaro. Lula aparecia com 43% e Flávio, 38%.

Caruaru - IPTU

O deputado federal Fernando Monteiro (PSD) tem se consolidado como uma das principais lideranças do partido em Brasília, resultado de sua forte capacidade de articulação política e do prestígio que conquistou dentro da legenda. Com bom trânsito entre parlamentares e lideranças nacionais, o deputado tem ampliado sua influência e atuado na construção de pontes políticas que fortalecem o projeto do PSD em Pernambuco.

Essa articulação também se reflete na relação próxima com a governadora Raquel Lyra (PSD). Sempre que a gestora cumpre agendas em Brasília, Fernando Monteiro participa das articulações políticas e institucionais em defesa dos interesses de Pernambuco. A sintonia entre os dois tem reforçado a construção de um projeto político conjunto no estado, baseado no diálogo e na união de forças dentro do partido.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

O Departamento de Estado norte-americano disse, hoje, que considera as facções criminosas brasileiras PCC (Primeiro Comando da Capital) e CV (Comando Vermelho) como “ameaças significativas à segurança regional”. As informações são do portal Poder360.

No domingo, o portal UOL afirmou que o governo do presidente norte-americano, Donald Trump (Partido Republicano), deve anunciar o PCC e o CV como Organizações Terroristas Estrangeiras nos próximos dias. A documentação que categoriza os grupos com essa designação já teria sido finalizada.

Palmares - IPTU 2026

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) enviou um requerimento ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), solicitando alteração na data prevista para a visita de Darren Beattie, assessor sênior do governo Donald Trump para políticas relacionadas ao Brasil.

No requerimento feito a Moraes, a defesa de Bolsonaro pediu que, de maneira excepcional, a visita do norte-americano fosse autorizada no dia 16 de março, uma segunda-feira, ou no dia 17, uma terça-feira. As visitas ao ex-presidente, geralmente, são agendadas para quartas e sábados.

Olinda - Refis últimos dias 2025

O publicitário Renato Pereira, conhecido nacionalmente por ter sido marqueteiro do ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral, deve assumir o comando da comunicação da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD). O nome dele passou a circular com força no Palácio do Campo das Princesas após a saída de Raimundo Luedy e depois que profissionais ligados à antiga agência Leiaute, do ministro Sidônio Palmeira, recusaram o convite para assumir a área.

A movimentação expõe mais uma troca em um dos setores mais sensíveis do governo estadual e reforça a percepção, nos bastidores políticos, de dificuldade da governadora em manter estabilidade na equipe responsável pela estratégia de comunicação. Caso seja confirmado, Renato Pereira será o quarto nome a ocupar, ou ao menos ser cotado com força para ocupar, o posto de responsável pelo marketing do governo em menos de quatro anos de gestão.

Em postagem nas redes sociais, há pouco, o ex-prefeito de Petrolina e presidente do União Brasil em Pernambuco, Miguel Coelho, reafirmou a sua pré-candidatura ao Senado. Segundo Miguel, não existe nenhuma outra articulação envolvendo seu grupo político e a federação União-Progressista ainda não foi homologada para que tome decisões em conjunto. Confira:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone, hoje, com o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, sobre o combate ao crime organizado na região. A conversa ocorreu no Palácio da Alvorada, nesta manhã, e contou com a presença do embaixador Celso Amorim, assessor especial da Presidência. O Planalto ainda não divulgou uma nota oficial sobre o telefonema.

Lula tem intensificado a agenda diplomática com países da América Latina em meio a articulações do governo brasileiro para evitar que os Estados Unidos classifiquem o Comando Vermelho (CV) e o Primeiro Comando da Capital (PCC) como organizações terroristas.

Em meio à divisão interna da Federação União Progressista em Pernambuco, o deputado federal Mendonça Filho (União Brasil-PE) solicitou à direção nacional da federação que decida qual candidatura ao Governo do Estado será apoiada nas eleições de 2026: a da governadora Raquel Lyra (PSD), que tentará a reeleição, ou a do prefeito do Recife, João Campos (PSB). O pedido foi encaminhado, por meio de ofício, aos presidentes do União Brasil, Antônio Rueda, e do Progressistas, Ciro Nogueira.

“Sempre pautei minha atuação pela transparência e pela clareza de posicionamentos políticos. Aprendi com meu pai que em política a gente tem que ter lado. Por isso, defendo que a Federação tem que assumir uma posição, em respeito aos seus filiados, aos deputados, prefeitos e aos candidatos ao Governo, afirmou.

O deputado federal Eduardo da Fonte (PP) apresentou, junto com o deputado Lula da Fonte (PP), um projeto de lei que torna obrigatória a utilização de monitoração eletrônica por agressores em casos de violência doméstica e familiar contra a mulher quando houver medida protetiva concedida pela Justiça. A proposta altera a Lei Maria da Penha para ampliar a proteção às vítimas.

O projeto determina que o juiz estabeleça o uso de tornozeleira eletrônica sempre que conceder medida protetiva. O sistema permitirá o acompanhamento em tempo real da localização do agressor e o cruzamento dessas informações com áreas de proteção definidas para a vítima, como residência, trabalho, local de estudo e outros espaços indicados na decisão judicial.