Pela 3ª vez, SDS atrasa licitação para compra de câmeras de videomonitoramento

Por Raphael Guerra*

Pela terceira vez, a Secretaria de Defesa Social (SDS) não cumpriu o prazo prometido para a abertura da licitação necessária para a compra de câmeras de videomonitoramento para as principais ruas e avenidas de Pernambuco. Desde 1º de dezembro de 2023, os 358 equipamentos sob responsabilidade da gestão estadual foram desativados. 

No dia 16 de maio, em coletiva de imprensa no Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods), no bairro de São José, área Central do Recife, representantes da SDS chegaram a anunciar que o edital para aquisição de 2 mil câmeras seria publicado até o final do mesmo mês, mas isso não ocorreu – e nenhum novo prazo foi divulgado até agora.

Veja outras postagens

O presidente estadual do Podemos, Marcelo Gouveia, disse, há pouco, ao blog, que as tratativas para o ingresso do ex-prefeito de Araripina, Raimundo Pimentel, na legenda ocorreram lá atrás, mas não avançaram. “Não tem mais negociações. Estamos abrindo outros canais para reforçar a nossa chapa, que já é bastante competitiva”, afirmou.

Jaboatão dos Guararapes - IPTU 2026

Estudantes da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco (UPE) iniciaram, nesta sexta-feira (30), uma greve com paralisação total das atividades nos serviços do Complexo Hospitalar da universidade. A decisão foi tomada por unanimidade em assembleia do Diretório Acadêmico Josué de Castro, com a participação de mais de 100 alunos, como resposta aos cortes no fornecimento de alimentação estudantil no complexo.

De acordo com os estudantes, a UPE não dispõe de restaurante universitário, o que restringe o acesso à alimentação a opções consideradas caras e incompatíveis com a realidade socioeconômica de parte do corpo discente. Eles afirmam ainda que, apesar de cumprirem altas cargas horárias em estágios obrigatórios e não remunerados, os alunos não recebem alimentação no complexo hospitalar. A mobilização reivindica que o Governo do Estado volte a financiar o fornecimento de refeições a todos os estudantes que atuam nos serviços do Complexo Hospitalar da UPE.

O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Ricardo Paes Barreto, suspendeu os efeitos de uma liminar que havia impedido o reajuste da tarifa do transporte público na Região Metropolitana do Recife (RMR). As informações são do Blog Cenário.

Segundo a decisão do desembargador, impedir o reajuste poderia levar à redução da frota, diminuição da oferta de ônibus e demissão de trabalhadores, afetando diretamente milhões de usuários.

A decisão atende a um pedido do Governo de Pernambuco, que alegou risco de grave prejuízo à ordem e à economia públicas caso o aumento fosse mantido suspenso.

Caruaru - IPTU 2026

O ex-prefeito de Araripina, Raimundo Pimentel, atualmente sem partido, deve ingressar no Podemos para disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa. As tratativas estão bem avançadas, segundo fontes ligadas a direção do Podemos.

Segundo essas mesmas fontes, a deputada estadual Socorro Pimentel, esposa do ex-prefeito e ainda filiada ao União Brasil, aguarda a janela partidária em abril para decidir por qual partido disputaria um mandato para Câmara dos Deputados. Há chances de acompanhar o marido na travessia para o Podemos.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

Por Anthony Santana – Blog da Folha

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), poderá ser o primeiro chefe do Executivo federal a participar de o maior bloco carnavalesco do mundo de acordo com o Guinness Book: o Galo da Madrugada. Durante a passagem, o gestor ainda deve inaugurar um hospital especializado em prevenção e tratamento oncológico, no Agreste. Em ano de eleição, a visita do líder petista poderá ser um teste de estratégia para a composição do palanque em dos mais importantes colégios eleitorais do Nordeste.

O cenário do estado se desenha para uma possível disputa entre a governadora Raquel Lyra (PSD) e o prefeito do Recife e presidente nacional do PSB, João Campos. O posicionamento do presidente Lula é visto como estratégico no estado. No partido do chefe do Palácio do Planalto, há lideranças que defendem tanto o apoio a Raquel Lyra quanto a João Campos.

Palmares - Pavimentação Zona Rural

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está considerando uma ampla gama de opções militares para utilizar contra o Irã e enfraquecer o regime Khamenei, mas ainda não tomou uma decisão, revelou o jornal norte-americano “The New York Times”.

Segundo o jornal, o conjunto atual de opções inclui bombardeios e até a possibilidade de forças americanas realizarem operações especiais encobertas em locais dentro do Irã.

Nos últimos dias, Trump também vem ponderando se uma mudança de regime seria uma opção viável, afirmou a reportagem. As informações são do g1.

Olinda - Refis últimos dias 2025

Merendeiras que atuam em escolas da rede estadual anunciaram paralisação das atividades a partir da próxima semana, em Arcoverde, no Sertão do Estado, em protesto contra atrasos no pagamento de salários e benefícios. O anúncio foi feito durante reunião realizada na quadra da Escola Supletiva do município, onde as trabalhadoras relataram falta de respostas da empresa terceirizada responsável pelos contratos e ausência de previsão para a regularização dos valores.

Segundo as profissionais, a paralisação foi definida após tentativas de negociação com a empresa, que, de acordo com o relato, atribuiu os atrasos à falta de repasses do Governo do Estado. “Promessa a gente já teve demais. As merendeiras só vão voltar a trabalhar quando estiver tudo em dia, salário e benefícios”, afirmou Elma, merendeira do município de Ibimirim. Ela acrescentou que há divergência de informações sobre os pagamentos e que a categoria busca esclarecimentos formais sobre a origem do problema.

As trabalhadoras informaram ainda que pretendem acionar o sindicato da categoria e buscar providências administrativas e judiciais para garantir o recebimento dos valores em atraso. Caso não haja solução, a paralisação poderá se estender para outras cidades a partir dos próximos dias. “A gente precisa saber onde está a falha nesse caminho, porque sem resposta nenhuma, nenhuma merendeira do Estado vai trabalhar enquanto não receber”, disse a representante do grupo.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou ao hospital nesta sexta-feira, em Brasília, para uma cirurgia de catarata no olho esquerdo. “O presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou, na manhã de quinta-feira (29), exames pré-operatórios para uma cirurgia de catarata no olho esquerdo, que acontecerá amanhã (30). Hoje à tarde, o presidente segue rotina de despacho na Granja do Torto”, diz nota, divulgada pelo governo. As informações são do jornal O GLOBO.

Lula já havia passado por uma cirurgia de catarata em outubro de 2020. Na época, o petista interrompeu a sua atuação como cabo eleitoral da disputa municipal que estava em andamento.

O presidente voltou ao Brasil na noite de quarta-feira depois de viagem ao Panamá, onde participou do Fórum Econômico Internacional do Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF).

O prefeito de Ipojuca, Carlos Santana, entregou, na terça-feira (27), o parque esportivo do distrito de Camela. A solenidade contou com a presença da deputada estadual e primeira-dama do município, Simone Santana, além de moradores, lideranças comunitárias, vereadores e secretários municipais.

O equipamento reúne uma Academia de Saúde, com aparelhos voltados à prática de atividades físicas, e uma praça destinada ao convívio social da comunidade. De acordo com a gestão municipal, a iniciativa integra a política de ampliação de espaços públicos nos distritos, com foco em lazer e promoção da saúde. Durante a cerimônia, Carlos Santana afirmou: “Entregamos um complexo esportivo e um espaço de convivência pensado para atender diferentes faixas etárias e incentivar hábitos saudáveis”.

A Academia de Saúde recebeu o nome de Selemias Tirbutino, profissional de educação física natural de Camela, falecido em setembro do ano passado. O parque está localizado ao lado do Gramadão do distrito, que conta com grama sintética e iluminação em LED. Segundo a prefeitura, já foram entregues quatro gramadões no município, em Vila do Estaleiro, Nossa Senhora do Ó, Camela e Serrambi, ampliando áreas destinadas à prática esportiva.

A articulação para Jair Bolsonaro ir para a prisão domiciliar envolve não apenas a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, mas também conta com o apoio de integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF) que nos bastidores têm manifestado apoio à transferência do ex-presidente.

Segundo relatos obtidos pela equipe da coluna, o ministro Gilmar Mendes ajudou a convencer o relator da trama golpista, Alexandre de Moraes, a receber Michelle em seu gabinete no último dia 15. As informações sãao do blog da Malu Gaspar para o jornal O GLOBO.

Vero Notícias

E-mails enviados em 2012, no Dia Internacional da Mulher (8 de março), revelam declarações racistas explícitas do advogado Yuri Coriolano, recém-nomeado pela governadora Raquel Lyra (PSD) a presidente da Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI).

O portal Vero Notícias teve acesso a mensagens de cunho racista e misógino trocadas por e-mail por Coriolano em 2012 com colegas de faculdade. Dentre as afirmações mais graves, está a frase escrita de forma direta de que “preto é a praga da humanidade”.

Yuri Coriolano foi nomeado em 21 de janeiro deste ano para a presidência do órgão estatal responsável pela “regulação do transporte intermunicipal”. A declaração do advogado se enquadra como crime inafiançável e imprescritível.

Michel Temer como terceira via?

Por Larissa Rodrigues – Repórter do blog

O ex-presidente Michel Temer (MDB), que ocupou a Presidência da República após o golpe de Estado contra a ex-presidenta Dilma Rousseff (PT), não descarta a possibilidade de concorrer à vaga de presidente nas eleições deste ano, embora tenha afirmado que uma nova candidatura presidencial não está em seu horizonte político imediato.

Temer disse, em entrevista à coluna Painel, da Folha de S.Paulo, esta semana, perceber um cansaço da sociedade com o que ele enxerga como polarização política. “Por onde eu ando, eu percebo que as pessoas querem uma alternativa moderada, estão cansadas da polarização. Ser candidato não é algo que faça parte dos meus planos, mas vamos esperar o que vai acontecer”, afirmou.