Clique no link disponível e ouça o Frente a Frente de hoje. Programa ancorado por este blogueiro e transmitido pela Rede Nordeste de Rádio. Ao clicar no link, o leitor deve selecionar a opção “ouvir pelo navegador”.
Clique no link disponível e ouça o Frente a Frente de hoje. Programa ancorado por este blogueiro e transmitido pela Rede Nordeste de Rádio. Ao clicar no link, o leitor deve selecionar a opção “ouvir pelo navegador”.
Uma das principais lideranças do PCdoB no Distrito Federal, o filósofo e político João Vicente Goulart — filho do ex-presidente João Goulart e da ex-primeira-dama Maria Tereza Goulart — participou da propaganda partidária gratuita do partido, veiculada nesta semana. No vídeo, o presidente do Instituto João Goulart e do Movimento em Defesa da Soberania Nacional (MDSN) afirma que o PCdoB “demonstra coerência contra o fascismo no Congresso Nacional” e critica o governo do DF, classificado por ele como “bolsonarista, de elites e grandes negócios”. Goulart também condena as privatizações da CEB, da rodoviária e dos estacionamentos, além da tentativa de privatizar o metrô, destacando que o partido “está ao lado do povo, contra os privilégios desse governo”. Confira:
Chegado a um bom escocês, o prefeito de Belo Jardim, Gilvandro Estrela (UB), inventou uma moda que nem Odorico Paraguaçu, o divertido prefeito da novela O Bem Amado, que passou a gestão inteira a procura de um defunto para inaugurar a sua única obra, o cemitério, seria capaz: serenata para as almas.
O ministro Luís Roberto Barroso confirmou nesta quinta-feira, 9, que vai antecipar a aposentadoria do Supremo Tribunal Federal (STF). O anúncio foi feito em pronunciamento no plenário, após a sessão de julgamentos.
“Sinto que agora é hora de seguir outros rumos. Nem sequer os tenho bem definidos, mas não tenho qualquer apego ao poder e gostaria de viver um pouco mais da vida que me resta sem a exposição pública, as obrigações e as exigências do cargo”, disse o ministro. As informações são do Estadão.
Leia mais“Fora desta bancada, continuarei a trabalhar por um tempo de paz e fraternidade. E reitero a integridade, a civilidade e a empatia vêm antes da ideologia e das escolhas políticas. O radicalismo é inimigo da verdade”, completou Barroso com a voz embargada.
Essa foi a última sessão plenária com a participação do ministro. Ele estará no STF na próxima semana, mas apenas para devolver pedidos de vista e encerrar pendências.
A decisão abre caminho para uma nova indicação ao STF pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que neste mandato já nomeou Cristiano Zanin e Flávio Dino.
Emocionado, Barroso fez várias pausas no discurso para limpar a garganta, recorrendo a pequenos goles de água para conter as lágrimas.
“Deixo o tribunal com o coração apertado, mas com a consciência tranquila de quem cumpriu a missão de sua vida”, seguiu no pronunciamento.
O ministro deixou a presidência do STF em setembro, após um mandato de dois anos, e já havia admitido publicamente que considerava antecipar a aposentadoria. Ele chegou ao tribunal por indicação da presidente Dilma Rousseff (PT), em 2013, e poderia ficar no Supremo até 2033.
Barroso admitiu que levou em consideração o impacto que a exposição pública tem na vida de seus familiares. Segundo ele, a decisão foi “longamente” amadurecida ao longo dos últimos dois anos e “nada tem a ver com qualquer fato da conjuntura atual”.
“Os sacrifícios e ônus da função acabam de transferindo aos familiares e pessoas queridas, que sequer têm qualquer responsabilidade pela nossa atuação”, justificou.
O filho do ministro, Bernardo Van Brussel Barroso, diretor do banco BTG Pactual em Miami, está trabalhando do Brasil desde que o governo de Donald Trump suspendeu vistos de integrantes do STF.
Ao final do pronunciamento, todos os ministros aplaudiram Barroso de pé.
Leia menosAs deputadas estaduais Dani Portela (PSOL) e Rosa Amorim (PT) repercutiram a denúncia do Blog sobre o edital do concurso estadual unificado sem as cotas raciais.
As parlamentares, em videos no Instagram, prometeram judicializar a questão, caso a governadora Raquel Lyra (PSD) não recue.
A Escola Municipal Pedro Vicente de Souza, localizada no distrito de Serrolândia, em Ipubi, foi alvo de vandalismo, segundo informou o prefeito João Marcos Siqueira (PSD) em vídeo publicado nas redes sociais. O gestor comunicou que o caso foi repassado à Polícia Civil e à Polícia Militar, e anunciou medidas imediatas, como a ampliação dos muros e a instalação de câmeras de monitoramento, para prevenir novos episódios. João Marcos classificou o ato como “uma afronta ao município, aos alunos, aos funcionários e a toda a comunidade”.
Após ter conversado com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e estreitado o canal de diálogo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse acreditar que o problema do tarifaço será resolvido. Mesmo assim, o petista renovou as críticas à atitude americana, voltou a defender o multilateralismo e disse que irá continuar fortalecendo a relação do Brasil com a China.
“Nós não temos preferência por países. O que nós queremos é estabelecer uma relação civilizada com o mundo, por isso que nós defendemos o multilateralismo, é por isso que nós não concordamos quando os Estados Unidos tomaram a posição de taxar os produtos brasileiros com base em coisas que não eram verdadeiras”, disse Lula nesta quinta-feira (9). “Acho que nosso problema com os EUA será resolvido”, comentou, dias após ter falado com Trump. As informações são do Valor Econômico.
Leia maisO presidente disse que o Brasil preza por não estar mal com nenhum país do mundo. “A gente quer estar bem com a China, a gente quer estar bem com os Estados Unidos, a gente quer estar bem com a Argentina, a gente quer estar bem com o Uruguai, a gente quer estar bem com Bolívia”, citou.
As declarações de Lula aconteceram durante participação na cerimônia de inauguração da fábrica da chinesa BYD, que aconteceu no Polo Petroquímico de Camaçari, na Bahia, nesta quinta-feira. Projetado para ser o maior complexo industrial da empresa fora da Ásia, o empreendimento recebeu investimentos de R$ 5,5 bilhões. Segundo o governo federal, a nova planta em Camaçari tem capacidade inicial para produzir 150 mil veículos por ano e 300 mil em uma segunda etapa.
Aproveitando a presença chinesa no evento, Lula disse que o Brasil continuará fortalecendo a relação com a China. “Eu me considero amigo do presidente Xi Jinping e tenho certeza que ele se considera amigo do Brasil”, disse. Segundo o petista, essa relação se dá porque ambos os países se tratam como nações importantes do Sul Global e não aceitam que “ninguém meta o dedo no nosso nariz”, em uma referência indireta aos Estados Unidos
“Queremos ser respeitados e tratados com muita decência”, disse o presidente. Segundo ele, a agenda com a BYD representou um “ato de demonstração” de que o Brasil está criando uma pátria soberana.
Leia menosAos que perderam o lançamento do Os Leões do Norte, há pouco, na Bienal do Recife, o livro está disponível para venda no estande Café do Cordel, por sugestão do coordenador do evento, meu amigo Rogério Robalinho, e Samuca, diretor da editora Eu Escrevo. À frente do movimentado espaço, minha amiga Ana Ferraz, que nos atendeu exibindo muita simpatia. Em pouco tempo, autografei seis livros para leitores presentes.
Khalil al-Hayya, chefe do Hamas exilado da Faixa de Gaza, declarou nesta quinta-feira (9) o fim da guerra com Israel e início de um cessar-fogo permanente.
Em discurso televisionado, ele pontuou que o grupo recebeu garantias dos Estados Unidos, mediadores árabes e Turquia de que o conflito terminou definitivamente. As informações são da CNN.
Leia mais“Hoje, anunciamos que chegamos a um acordo para pôr fim à guerra e à agressão contra nosso povo e iniciar a implementação de um cessar-fogo permanente, a retirada das forças de ocupação, a entrada de ajuda humanitária”, anunciou.
Ainda de acordo com al-Hayya, foi acordada a abertura da passagem de Rafah, que fica no sul de Gaza, em ambas as direções. Essa passagem fica na fronteira com o Egito.
O líder do grupo radical acrescentou que 250 palestinos que foram condenados à prisão perpétua serão libertados como parte do acordo, além de 1.700 prisioneiros de Gaza que foram detidos depois de 7 de outubro de 2023, quando o conflito começou.
Uma nota das Brigadas Al-Qassam, o braço armado do Hamas, também citou um pronunciamento de Al-Hayya, no qual ele ressalta que lidaram com o plano apresentado pelos Estados Unidos com “grande responsabilidade”.
“Enviamos uma resposta que atende aos interesses e direitos do nosso povo e inclui nossa visão para acabar com a guerra”, pontua o líder, segundo o braço armado do Hamas.
“O povo da Faixa de Gaza travou uma guerra como nenhuma outra que o mundo já viu, confrontando a tirania do inimigo, a brutalidade de seu exército e seus massacres”, adicionou.
Trump diz que reféns podem ser libertados na próxima semana
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta que os reféns do Hamas serão libertados na segunda (13) ou terça-feira (14).
Ele destacou ainda que pretende viajar para o Oriente Médio para celebrar o acordo para fim do conflito.
“Acho que será uma paz duradoura, espero que seja uma paz eterna. Paz no Oriente Médio”, disse ele no início de uma reunião de gabinete na Casa Branca.
Leia menosA governadora Raquel Lyra (PSD) e o prefeito Rodrigo Pinheiro (PSD) anunciaram, nesta quinta-feira (9), uma série de investimentos voltados à educação e infraestrutura em Caruaru, durante agenda conjunta no município. Entre as ações, está a construção da nova Feira do Gado, que passará a se chamar Parque Pecuário Fernando Lucena, com investimento superior a R$ 10 milhões, em parceria entre a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe) e a Prefeitura. O espaço será erguido às margens da BR-104, em uma área de 42 mil m², e deve ter as obras iniciadas no próximo mês.
Durante a visita, a comitiva também vistoriou as obras do Centro de Educação Infantil (CEI) no bairro Xique-Xique, que recebe investimento de R$ 4,6 milhões do Governo do Estado. Segundo a Prefeitura, o equipamento será o maior da cidade e integra o conjunto de ações voltadas à ampliação da rede de ensino. A governadora ainda assinou a ordem de serviço para a pavimentação de ruas no bairro Indianópolis, com recursos de R$ 659,5 mil, dentro do programa de requalificação viária em curso na cidade.
Além dos anúncios, Rodrigo Pinheiro destacou a continuidade de obras em creches, estradas e cozinhas comunitárias, realizadas em conjunto com o Estado. “Essa parceria tem feito a diferença na vida das pessoas”, afirmou o prefeito. As medidas reforçam a colaboração entre os governos estadual e municipal, com foco na melhoria da infraestrutura e dos serviços públicos em Caruaru.
O secretário de Estados dos Estados Unidos, Marco Rubio, e o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, devem se encontrar em Washington, em breve, para tratarem sobre taxação extra aos produtos brasileiros exportados para aquele país.
Em comunicado, o Itamaraty informou que os dois conversaram nesta quinta-feira (9), por telefone.
“Após diálogo muito positivo sobre a agenda bilateral, acordaram que equipes de ambos os governos manterão reunião proximamente em Washington, em data a ser definida, para dar seguimento ao tratamento das questões econômico-comerciais entre os dois países, conforme definido pelos presidentes”, diz a nota. As informações são da Agência Brasil.
Leia mais“O Secretário de Estado convidou o Ministro Mauro Vieira para que integre a delegação, de modo a permitir uma reunião presencial entre ambos, para tratar dos temas prioritários da relação entre o Brasil e os Estados Unidos”, acrescenta o Itamaraty.
Lula e o presidente estadunidense, Donald Trump, conversaram por videoconferência na segunda-feira (6) e, segundo Lula, as negociações, agora, entram em um outro momento.
Os dois presidentes trocaram seus números de telefone para estabelecer uma via direta de comunicação e, também, devem se encontrar pessoalmente em breve.
Trump ainda designou Marco Rubio para dar sequência às negociações.
Nesta semana, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que o Brasil vai oferecer os melhores argumentos econômicos para os Estados Unidos, para reverter o tarifaço ao Brasil. O principal deles, segundo o ministro, é que a medida está encarecendo a vida do povo estadunidense.
Haddad lembrou ainda que os Estados Unidos já têm superávit comercial em relação ao Brasil e muitas oportunidades de investimento no país, sobretudo voltado para transformação ecológica, terras raras, minerais críticos, energia limpa, eólica e solar.
Tarifaço
O tarifaço imposto ao Brasil faz parte da nova política da Casa Branca, inaugurada pelo presidente Donald Trump, de elevar as tarifas contra parceiros comerciais na tentativa de reverter a relativa perda de competitividade da economia dos Estados Unidos para a China nas últimas décadas.
No dia 2 de abril, Trump impôs barreiras alfandegárias a países de acordo com o tamanho do déficit que os Estados Unidos têm com cada nação.
Como os EUA têm superávit com o Brasil, na ocasião, foi imposta a taxa mais baixa, de 10%.
Porém, em 6 de agosto, entrou em vigor uma tarifa adicional de 40% contra o Brasil em retaliação a decisões que, segundo Trump, prejudicariam as big techs estadunidenses e em resposta ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado por liderar uma tentativa de golpe de Estado após perder as eleições de 2022.
Entre os produtos tarifados pelos Estados Unidos estão café, frutas e carnes. Inicialmente, cerca de 700 itens (45% das exportações do Brasil aos EUA) como suco e polpa de laranja, combustíveis, minérios, fertilizantes e aeronaves civis, incluindo seus motores, peças e componentes ficaram de fora da taxação.
Depois, outros produtos também foram livrados das tarifas adicionais.
Leia menosESTADÃO
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a criticar a decisão da Câmara dos Deputados em retirar de pauta a medida provisória com alternativas à alta do IOF, que acabou caducando na quarta-feira, 8. Na inauguração da fábrica da montadora de carros chinesa BYD em Camaçari (BA), Lula disse uma parte do Congresso votou contra o objetivo do governo em tributar os chamados “super-ricos”.
“Ontem (quarta-feira, 8) foi triste porque uma parte do Congresso Nacional votou contra a taxação que a gente queria fazer dos bilionários deste País, daqueles que ganham muito e pagam pouco”, disse Lula.
Leia maisO presidente disse também que a tributação dos que possuem mais renda será uma “questão de dias” e que a classe trabalhadora “não vai deixar barato” a derrota do governo no Congresso.
“Se um trabalhador pode pagar 27,5%, por que um ricaço não pode pagar 18%? Ainda fizemos um acordo para 12% e eles não quiseram pagar. Eles podem saber que é uma questão de dias, eles vão pagar o imposto que merecem aqui no Brasil, porque o povo trabalhador não vai deixar isso barato”, declarou o presidente.
Lula participou nesta quinta-feira, 9, da inauguração de um complexo da montadora de carros elétricos chinesa BYD, em Camaçari (BA). Segundo a Secretaria de Comunicação Social (Secom), o empreendimento custou R$ 5,5 bilhões e possui o potencial de gerar 20 mil empregos, entre diretos e indiretos.
Leia menosDurante sua viagem ao Brasil no mês no novembro, o príncipe William — herdeiro do trono britânico — fará uma visita a Belém (PA) para participar da Cúpula de Líderes Mundiais da COP 30, em nome do pai, o Rei Charles III.
A reunião será no dia 6 de novembro. A viagem do príncipe ao Brasil para uma série de compromissos ligados a agenda ambiental foi anunciada no início do ano.
Antes de ir a Belém, o Príncipe William irá ao Rio de Janeiro para a cerimônia de premiação do Earthshot Prize, que ocorrerá no dia 5 de novembro. As informações são do g1.
Leia maisA premiação foi criada por ele em 2020 para reconhecer soluções inovadoras para a crise ambiental. O Earthshot Prize é considerado um dos prêmios mais importantes do mundo na área de sustentabilidade.
Em entrevista exclusiva ao Jornal Nacional o Príncipe de Gales anunciou que a cerimônia será realizada no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.
O anúncio foi durante a Semana da Ação Climática, em Londres. Centenas de eventos espalhados pela capital britânica reúnem autoridades, empresários e ativistas para debater medidas concretas contra as mudanças do clima.
Leia menos