Um dos destinos turísticos mais importantes do Litoral Sul de Pernambuco, Porto de Galinhas, localizado no município de Ipojuca, está em pleno avanço com as obras de implantação do sistema de esgotamento sanitário. A iniciativa vai beneficiar cerca de 20 mil pessoas em Merepe e na Vila de Porto de Galinhas, além dos turistas, que duplicam a população local no período de alta estação. A iniciativa conta com investimento de R$ 65 milhões.
Atualmente, o projeto conta com quatro frentes de trabalho simultâneas. Duas delas estão focadas na implantação da rede coletora, com intervenções em ruas centrais da Vila, incluindo a Rua dos Navegantes e a Praça 21, onde estão sendo assentadas tubulações de esgoto, cuja etapa será finalizada no próximo mês. Até o momento, mais de 80% da rede coletora de esgoto já foi executada.
Leia maisOutra frente atua na construção da Estação Elevatória de Esgoto, localizada no entroncamento de acesso a Maracaípe, que será responsável por bombear os efluentes até a estação de tratamento.
A quarta frente se dedica à implantação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Porto de Galinhas, situada às margens da PE-009, nas proximidades da Pousada Atlantic. A nova ETE terá capacidade para tratar até 85 litros de esgoto por segundo. O projeto contempla ainda a recuperação de 2,5 km de tubulações, a construção de três novas estações elevatórias e a requalificação de uma unidade já existente, atualmente operada pela prefeitura. Serão realizadas 2.500 ligações domiciliares, conectando residências e estabelecimentos comerciais à nova rede de esgotamento sanitário.
“A iniciativa representa um marco para o desenvolvimento sustentável do turismo em Ipojuca, elevando a qualidade de vida da população e preservando o meio ambiente em um dos principais cartões-postais do estado”, afirma o presidente da Compesa, Douglas Nóbrega. Ainda segundo o titular da estatal, a previsão é que as obras sejam concluídas até junho de 2026.
Leia menos