OAB vai pedir acesso aos inquéritos de Moraes no STF

Após a repercussão de que o ministro Alexandre de Moraes teria usado o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de forma extraoficial, para embasar inquéritos de sua relatoria no Supremo Tribunal Federal (STF) que investigam aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro, a Ordem dos Advogados do Brasil publicou uma nota afirmando que solicitará acesso imediato aos autos de inquéritos que tramitam na Suprema Corte. 

Mesmo não citando nominalmente Moraes, o comunicado publicado nesta quarta-feira (14) pela OAB se refere ao magistrado.

Veja outras postagens

Um raio atingiu as proximidades da Praça do Cruzeiro, em Brasília, onde está previsto o encerramento do ato organizado pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), neste domingo (25).

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, 72 vítimas foram atendidas no local, sendo que 42 estão estáveis, conscientes e orientadas. Ao todo, 30 pessoas foram encaminhadas ao Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) e ao Hospital Regional da Asa Norte (HRAN). Oito vítimas apresentavam condições instáveis. As informações são da CNN Brasil.

Entre os feridos pelo raio, alguns apresentaram queimaduras na mão e na região do tórax, mas o estado de saúde individual ainda não foi detalhado. De acordo com os bombeiros, além dos casos relacionados ao raio, houve registros de torções e episódios de hipertermia, atribuídos às condições climáticas.

A Corporação informou ainda que atuou de forma imediata, empregando 25 viaturas, sendo 10 Unidades de Resgate, para o pronto atendimento às pessoas atingidas.

Jaboatão dos Guararapes - IPTU 2026

O cantor pernambucano Geraldo Maia gravou, no último domingo (18), a canção “Estácio, Holly Estácio”, de Luiz Melodia. Além do compositor da canção, a música ganhou destaque na interpretação de Maria Bethânia, no LP “Drama” (1972), e agora recebe uma nova leitura na voz de Geraldo Maia.

A gravação ocorreu no Estúdio Ninja, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife. Para embalar a interpretação de Geraldo Maia, o arranjo aposta na sobriedade do violão de Daniel Bruno, reforçando o caráter intimista da canção.

Confira:

Toritama - Tem ritmo na saúde

Do g1

Uma briga entre torcedores provocou agressões e correria no entorno do Terminal Integrado do Barro, na Zona Oeste do Recife, e dentro da Estação Barro do metrô, no início da tarde deste domingo (25), horas antes do jogo entre Santa Cruz e Náutico pelo Campeonato Pernambucano.

Imagens enviadas para a TV Globo mostram um grupo de torcedores chegando ao terminal pela rodovia BR-101, a pé e em motocicletas. Pela narração da pessoa que fez a filmagem, a briga envolveu a torcida de um terceiro time do Recife: o Sport.

Caruaru - IPTU 2026

Um raio atingiu as proximidades da Praça do Cruzeiro, em Brasília, deixando 34 pessoas feridas na tarde deste domingo (25). O incidente aconteceu durante o encerramento de um ato organizado pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), que mobilizou apoiadores em uma caminhada rumo à capital federal.

Segundo o Corpo de Bombeiros, as vítimas que estavam no local receberam atendimento imediato das equipes de resgate. As informações são da CNN Brasil.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

A partir de amanhã (26) até 1 de fevereiro, moradores e turistas de passagem pelo Recife poderão fazer uma imersão completa na cultura popular da cidade e desfrutar de múltiplas linguagens e tradições dos brinquedos que fazem do Carnaval da capital pernambucana uma experiência cultural única e singular. De segunda a domingo, ininterruptamente, haverá festa, som e folguedos espalhados por toda a cidade. Confira:

26/01 – Segunda – Concurso de Porta Estandarte – 18h – Pátio de São Pedro

Segunda etapa do concurso de Porta Estandarte, a etapa irá reunir os concorrentes a Porta Estandarte, Porta Flabelo, Mestre Sala e Porta Bandeira. As evoluções são acompanhadas de grupos musicais e orquestras nos ritmos que ditam cada apresentação. Ou seja, bloco de pau e corda, bateria de escola de samba, entre outros.

27/01 – Terça – Terça Negra Especial – 19h – Pátio de São Pedro

Esta será a primeira Terça Negra especial de 2026. A iniciativa é uma parceria com o Movimento Negro Unificado (MNU) e busca difundir e estimular reflexões a respeito da influência afro nas expressões artísticas do Estado. O projeto tem apoio da Prefeitura do Recife e, em tempos de festejos de Momo, o projeto ganha duas edições. A próxima delas acontecerá no dia 10 de fevereiro. No dia 27, as atrações serão DJ Baloo, Afoxé Ylê de Egbá, Ocado do Canal, Edún Àrá Sangô e Caetana.

Palmares - Pavimentação Zona Rural

Do jornal Correio

Um dos shows mais esperados da primeira noite do Festival de Verão Salvador, Caetano Veloso foi o terceiro artista a se apresentar ontem (24). Com a satisfação de cantar em casa, o cantor emocionou o público com tributo a Gal Costa, presença dos filhos e do neto, além de homenagem à banda BaianaSystem.

Zeca e Tom, filhos de Caetano, cantaram com o pai a canção Salvador, composição de Zeca lançada recentemente. O pequeno Benjamin, neto de Caetano, também apareceu no palco para a alegria do avô.

Olinda - Refis últimos dias 2025

Manifestantes ficaram feridos e tiveram de ser levados a hospitais públicos de Brasília, na tarde deste domingo (25), após serem atingidos pela descarga elétrica de um raio. O grupo estava reunido próximo ao Memorial JK, no Eixo Monumental, sob uma forte chuva — eles aguardavam a chegada de uma passeata organizada pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL) de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Pouco antes das 13h, equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas para prestar socorro às vítimas. Imagens que circulam nas redes sociais mostram pessoas sendo carregadas por outros manifestantes em busca de atendimento. As informações são do portal g1.

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL) chegou a Brasília neste domingo (25) depois de percorrer cerca de 240 km. A “Caminhada pela Liberdade”, teve início na segunda-feira (19) em Paracatu (MG). O congressista partiu de uma localidade próxima à divisa entre Minas Gerais e Goiás.

A manifestação, que reúne mais de 100 pessoas, protesta contra as prisões relacionadas aos atos do 8 de Janeiro e contra a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A concentração do grupo na Praça do Cruzeiro para um ato em defesa da anistia começou a partir das 12h. As informações são do Poder360.

Por Osório Borba Neto

Tem dias em que o Diário Oficial parece suplemento de humor.

Abro o jornal do governo esperando alguma epifania administrativa — um hospital novo, médicos contratados, leitos ampliados — e encontro a grande manchete histórica: “Entrega de 48 novas macas”. Quarenta e oito. Confesso: quase procurei o Hino Nacional no Spotify.

Macas. Não remédio. Não cirurgia. Não atendimento. Macas.

A advogada Hérica de Kássia Nunes de Brito, presidente da OAB Subseccional de São José do Egito, avançou mais uma etapa no processo de formação da lista tríplice para o preenchimento da vaga destinada à advocacia no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE). Nesta semana, ela recebeu comunicação oficial do Tribunal, por meio do Ofício nº 638/2026/SEMARE, informando sobre o encaminhamento dos procedimentos necessários à organização e remessa da documentação referente à lista.

Segundo Hérica, a nova fase dá continuidade a um processo conduzido com transparência, responsabilidade institucional e respeito às normas que regem a escolha dos membros da Justiça Eleitoral. “Tenho acompanhado cada etapa com serenidade e compromisso, confiando no trabalho técnico dos órgãos envolvidos. Trata-se de um processo sério, que valoriza a advocacia e fortalece as instituições”, destacou. A presidente da subseccional afirmou ainda que toda a documentação foi apresentada dentro dos prazos estabelecidos e que permanece à disposição do TRE para eventuais ajustes ou complementações.

Natural do Sertão do Pajeú, Hérica integra a lista tríplice ao lado dos advogados Washington Luís Macêdo de Amorim e Gelva Lúcia Barbosa de Araújo, reforçando a representatividade do interior pernambucano nos espaços de decisão. O processo seguirá agora os trâmites previstos, com análise pelas instâncias superiores, até o posterior encaminhamento à Presidência da República, responsável pela nomeação final, mantendo-se a trajetória pautada no diálogo institucional, na valorização da advocacia e no fortalecimento da Justiça Eleitoral.

Por Lauro Jardim
Do jornal O Globo

Lula não está alheio ao Caso Master. No início de dezembro, logo após Dias Toffoli ter decretado sigilo absoluto no processo do banco (o chamado “sigilo master”), Lula almoçou com o ministro do STF na Granja do Torto.

Um encontro, naturalmente, fora de agenda e do qual participou também Fernando Haddad. Nele, o ministro da Fazenda falou bastante. Explicou em detalhes como Daniel Vorcaro operava, seus tentáculos e a toda intrincada teia desse escândalo financeiro.

No final da conversa, Lula disse a Toffoli: “Você tem agora a chance de reescrever a sua biografia”.

Até o momento, no entanto, parece que Toffoli está preferindo anotar um novo e constrangedor capítulo de sua trajetória. A propósito, Toffoli tentou na semana passada marcar um novo encontro com Lula para o início de fevereiro. Não obteve resposta.

Por Mucíolo Ferreira*

O que existe de comum entre o jogador Hulk, ídolo do Clube Atlético Mineiro, e a lendária Martha Rocha (1932-2020), a mais bonita Miss Brasil de todos os tempos? Acertou quem respondeu a fama do tamanho dos quadris de ambos. Só que Hulk leva vantagem na parte do corpo, a preferência nacional dos brasileiros e brasileiras. Enquanto oficialmente a baiana que ficou em segundo lugar no Miss Universo de 1954, tinha 100 cm de bumbum, o paraibano de Campina Grande tem 111 centímetros, 11 a mais do que a mais inesquecível das beldades brasileiras.

Esse assunto bem que poderia pautar algum cronista a construir um artigo, ou até sugerir para tema da redação em algum vestibular. O título poderia até ser: “Martha, Hulk e Hollywood”. “Ôxe!”, exclamaria a jornalista e minha amiga Letícia Lins, editora do Blog #OxeRecife. E me indagaria: “Mucíolo, o que isso tem a ver?”. Mas eu explico. Em 1954, durante o período em que ficou em Long Beach, Los Angeles, Martha Rocha foi aclamada pela imprensa que cobriu o Miss Universo como a favorita, sendo apontada tanto pela crítica especializada quanto pelo público como provável vencedora.