O golpe do batom atômico ameaçou as instituições

Por José Adalbertovsky Ribeiro*

MONTANHAS DA JAQUEIRA – A mundiça da seita vermelha hoje proclama: anistia, never jamais, em relação à mulher do batom atômico aos depredadores do 8 de janeiro. Dizem que o batom atômico tinha uma potência de 15 megaton, mais que a bomba de Hiroshima, capaz de desestabilizar as instituições democráticas de Pindorama.

Fizeram uma coleta de 8 bilhões de denários na algibeira dos aposentados e pensionistas. A explosão, igual aos mísseis de Israel na Faixa de Gaza, aconteceu debaixo das barbas dos cardeais de Brasília (BSB tem mais cardeais que no Estado do Vaticano), mas os piedosos prelados disseram que eram apenas fogos de artifício em homenagem a São João dos carneirinhos. O monarca do Pastoril encarnado disse que se houve estragos a culpa era de Bolsonaro.

Veja outras postagens

Por Antonio Magalhães*

Perseguições e prisões injustas por razões políticas e religiosas fazem parte do registro da natureza sombria da humanidade. Mas a punição dos déspotas também ocupa páginas deste livro da infelicidade. A Bíblia relata diversos casos de prisões e condenações injustas sofridas por profetas, apóstolos e até mesmo por Jesus. E também conta o fim do romano Pôncio Pilatos, que se omitiu e deixou Jesus ser condenado à morte. Tempos depois, Pilatos foi levado a Roma, julgado e condenado à morte pelo imperador. Antes da execução, suicidou-se.

Já o escritor russo Fiódor Dostoiévski (1821-1881) foi vítima da intolerância governamental. Em 1862, publicou um romance em que narra um dos períodos mais difíceis da sua vida: os anos em que passou na prisão. Em 1849, ele foi condenado à morte por debater ideias “revolucionárias”. Porém, minutos antes do fuzilamento, sua pena acabou sendo comutada por quatro anos de prisão e trabalho forçado na Sibéria. Essa fase, de 1850 a 1854, deixaria marcas profundas no escritor, que transformou a dor do confinamento nas Memórias da Casa dos Mortos.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

O prefeito de Vertentes, Israel Ferreira, exonerou Romero Leal, Romerinho e todos os integrantes do grupo político ligado ao ex-prefeito, encerrando a participação da família Leal na administração municipal. A decisão, confirmada por Israel a uma fonte citada pelo Blog do Márcio Fellipe, marca o fim da aliança que atuou de forma conjunta na eleição de 2024. Após a vitória, Romero assumiu a Secretaria de Relações Institucionais e Romerinho, ex-prefeito de Toritama, passou a comandar a Secretaria de Cultura.

Segundo interlocutores, o desgaste teve início após o anúncio da pré-candidatura de Romero Leal a deputado estadual, movimento que não contou com o apoio de Israel, que declarou alinhamento ao presidente da Alepe, Álvaro Porto. A divergência culminou nas exonerações e no rompimento entre os grupos políticos.

Toritama - Tem ritmo na saúde

Voltando de Bonito após o lançamento do meu livro “Os Leões do Norte”, finalmente encontrei uma estrada feita pelo governo Raquel Lyra (PSD): a PE-109, no trecho que liga Bonito a São Joaquim do Monte, requalificada no ano passado pelo programa PE na Estrada.

Segui por esse percurso, que dá acesso ao município do vice-líder do governo na Alepe, Joãozinho Tenório (PRD). O asfalto até está em boas condições, mas a via não tem acostamento nenhum. No vídeo, mostro o risco que isso representa para quem passa por aqui. Prefeitos da região relataram que já ocorreram acidentes pelo mesmo motivo. É essa a “estrada de mudança” entregue por Raquel. Confira!

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

A Prefeitura do Recife divulgou, nesta quinta-feira (4), as primeiras atrações do Carnaval 2026. Iza, João Gomes, Ludmilla, Liniker e Pato Fu estão entre os artistas com shows públicos confirmados durante o período de folia.

No total, foram reveladas 70 atrações. Também estão na lista nomes como Alok, Seu Jorge, Priscila Senna, Gaby Amarantos e outros.

A abertura da programação está prevista para a quinta-feira pré-carnaval, no dia 12 de fevereiro. Os shows seguem até a terça-feira, no dia 17. As informações são da Folha de Pernambuco.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Por Jornal O PODER

Empossado como diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) desde setembro, o paraibano Alex Azevedo tem destacado o trabalho da estatal para ampliar a concessão de ferrovias.

Em entrevista ao podcast Direto de Brasília, conduzido por Magno Martins com participação de jornalistas de diversas regiões, ele ressalta a importância de investimentos para o setor a fim de desenvolver o Brasil do futuro.

Alex reforçou ainda o lançamento da primeira concessão no Nordeste e o cronograma para a retomada das obras da Transnordestina em Pernambuco.

Palmares - Natal Encantado 2025

O ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), disse nesta quinta-feira (4) que a Lei do Impeachment “caducou”. Ele ainda negou que isso se trata de uma proteção ao STF.

Na quarta-feira (3), Gilmar deu liminar para que apenas a PGR (Procuradoria-Geral da República) possa pedir o impeachment de ministros da Suprema Corte. Na prática, a decisão suspende trecho da lei de 1950 que previa a prerrogativa para qualquer cidadão brasileiro. As informações são da CNN.

Olinda - Refis últimos dias 2025

Do G1

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) negou, hoje a existência de problemas do governo com o Congresso Nacional. O petista, porém, criticou as emendas impositivas e disse que o Legislativo “sequestrar 50% do orçamento da União” é um erro histórico.

“Vocês acham que nós do governo temos problema com o Congresso Nacional? A gente não tem. Eu, sinceramente, não concordo as emendas impositivas. Eu acho que o fato do Congresso Nacional sequestrar 50% orçamento da União é grave erro histórico, eu acho. Mas, você só vai acabar com isso quando você mudar as pessoas que governam e as pessoas que aprovaram isso”, disse o petista.

O presidente deu a declaração na 6ª plenária do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável (CDESS), o Conselhão, no Palácio do Itamaraty, em Brasília.

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou, hoje, que a decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que restringe à Procuradoria-Geral da República (PGR) a apresentação de pedidos de impeachment de magistrados da Corte é “fruto da polarização política”.

O deputado deu a declaração durante participação em um fórum sobre segurança jurídica, promovido pelo portal Jota. Ontem, o ministro Gilmar Mendes decidiu limitar apenas à Procuradoria-Geral da República a possibilidade de apresentar denúncias contra ministros do STF.

O município de Bonito, no Agreste pernambucano, sediou, há pouco, a palestra seguida da sessão de autógrafos do meu livro ‘Os Leões do Norte’, pela editora Eu Escrevo. O encontro foi realizado na Câmara dos Vereadores e contou com a presença do prefeito, Ruy Barbosa (PSB), e do presidente da Casa, Eiji Morimura (PSD).

O prefeito de Bonito, Ruy Barbosa (PSB), e sua primeira-dama, Teresa Barbosa.

Além do prefeito e do presidente da Câmara, estiveram presentes a primeira-dama, Teresa Barbosa, e os vereadores Gustavo CD (Avante), Holandinha (PSB), Didi do PAED (PSD), Henrique da Gold (MDB), Carlos Vilela (PSB), Val da Elétrica (Republicanos), João Diniz (PSol) e Valdiane Souza (Avante).

O vereador mais jovem do Estado, Carlos Vilela (PSB)

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino defendeu, hoje, a medida liminar concedida pelo ministro Gilmar Mendes que altera o rito e torna mais difícil o impeachment de ministros do tribunal. Para Dino, a decisão propõe atualização de “lei antiga de 1950” e se deve aos ataques que o STF vem sofrendo, sobretudo o ministro Alexandre de Moraes. As informações são do portal Estadão.

“Questão central não é existência de freios e contrapesos, mas deturpação quando há excesso. Os 81 pedidos, evidentemente, são um óbvio excesso. Basta lembrar que o campeão é apenas um ministro: Alexandre de Moraes. Responde por metade desses pedidos. Ou se cuida de ‘serial killer’, ou vítima de perseguição”, disse o ministro. “Tem gritaria demais e reflexão de menos.”

O plenário do Senado Federal aprovou, ontem, um projeto que reajusta os salários dos servidores da Casa. A proposta também cria penduricalhos para os servidores. Com os reajustes, os supersalários poderão chegar a até R$ 117 mil brutos. As informações são do portal Metrópoles.

O projeto de lei foi votado de forma “simbólica”, ou seja, sem registrar os senadores favoráveis. O relator no Senado foi Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB). O único senador que comunicou voto contrário ao projeto foi Eduardo Girão (Novo-CE). A proposta segue agora para a Câmara dos Deputados.

Jornal do Commercio

O Jornal do Commercio recebe, hoje, junto a outros 12 jornais centenários do Brasil, uma homenagem da Associação Nacional de Jornais (ANJ), pela contribuição dos veículos ao jornalismo e à democracia. As homenagens aos veículos serão entregues durante a cerimônia do Prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa 2025, no auditório da ESPM-TECH, em São Paulo.

Para o presidente do Grupo JCPM, João Carlos Paes Mendonça, a homenagem reconhece o “compromisso do Jornal ao longo de mais de 100 anos” na defesa da sociedade. “Essa homenagem da ANJ é importante ao reconhecer o compromisso do Jornal ao longo de mais de 100 anos e dos demais veículos que também seguem defendendo a sociedade, sem abrir mão do objetivo central: informar de maneira equilibrada, dando voz aos protagonistas da notícia. Os meios se transformam, mas a responsabilidade com nosso principal ativo que é informar à sociedade segue firme”, afirmou.