Noite de autógrafos bastante concorrida em Garanhuns

A noite de autógrafos do livro “O Estilo Marco Maciel” que realizei, há pouco, em Garanhuns, foi bastante concorrida por políticos, influenciadores locais e admiradores do ex-vice-presidente. O lançamento aconteceu na Câmara de Vereadores e foi prestigiado pelo presidente da Casa, Luizinho Roldão, e pelo prefeito Sivaldo Albino. 

Veja outras postagens

Estadão

O ministro da Previdência, Carlos Lupi, passará novo “teste de fogo” e encontrará um “ambiente hostil” em audiência marcada para a próxima quarta-feira, 7, no Senado, para questioná-lo sobre o escândalo do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), preveem parlamentares.

Senadores afirmam que irão questioná-lo sobre medidas concretas para ressarcir os aposentados e pensionistas que sofreram deduções indevidas em benefícios no esquema fraudulento apontado pela Polícia Federal (PF).

A composição da Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor, que aprovou convite para Lupi se explicar, é desfavorável ao ministro. São membros titulares senadores de oposição como Sergio Moro (União-PR), Flávio Bolsonaro (PL-RJ), Jorge Seif (PL-SC), Eduardo Girão (Novo-CE) e Cleitinho (Republicanos-MG).

Mesmo entre parlamentares moderados que compõem o colegiado, a avaliação é de que a permanência de Lupi no governo ficou insustentável. O Palácio do Planalto, contudo, ainda não avalia uma demissão, para não criar crise com o PDT, partido do ministro da Previdência.

Com a intenção de aliviar o clima, segundo apurou a Coluna, Lupi ligou nesta terça-feira, 29, para o presidente da comissão, Dr. Hiran (PP-RR), e se disponibilizou a ir por conta própria ao colegiado na semana que vem se explicar. A convocação do ministro, então, foi transformada em convite.

Também na terça-feira, Lupi participou de audiência em comissão da Câmara. Na ocasião, defendeu o fim dos descontos diretos nos benefícios de aposentados e pensionistas e sugeriu que o Congresso aprove uma lei com esse objetivo.

No mesmo dia, a oposição na Câmara conseguiu as assinaturas necessárias para protocolar o requerimento de instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito sobre o escândalo do INSS. Como mostrou a Coluna, a CPI é um dos principais temores do governo Lula, pelo potencial de desgaste público para a gestão petista, que tenta evitar a volta da “marca da corrupção”.

Dulino Sistema de ensino

Há pouco, vivi um momento de emoção ao visitar a galeria dos ex-presidentes do Comitê de Imprensa da Câmara dos Deputados, inaugurada recentemente pelo primeiro-secretário Carlos Veras (PT-PE). Convidado, não pude comparecer.

Fui eleito presidente do Comitê de Imprensa em 1997, por ampla maioria dos jornalistas credenciados. Sucedi a José Maria Trindade, brilhante e premiado âncora da Jovem Pan. Presidente da Casa no tempo em que estive à frente da instituição, o então deputado Michel Temer (MDB) nos deu amplas e efetivas condições de trabalho.

Havia, inclusive, já na época, uma proposta para mudança do local do Comitê, projeto que avançou e se consolidou, infelizmente, na gestão de Arthur Lira (PP-Al). Liderei uma resistência ao projeto e contamos com a compreensão e solidariedade de Temer.

Barramos, mas a mudança aconteceu e foi para pior. O local onde funciona hoje o Comitê ocupa um espaço bem menor, as reclamações dos jornalistas são crescentes por mais espaço, principalmente quando ocorrem posses ou eventos concorridos, gerando uma demanda de jornalistas credenciados três vezes a mais do número que cobre o dia a dia do Congresso.

Petrolina - O melhor São João do Brasil

O Ministério Público de Pernambuco, através da Promotoria de Justiça Criminal de Pesqueira, requereu, ontem, a prorrogação do afastamento do prefeito de Pesqueira, Marcos Xukuru (Republicanos). Ele é mais 12 pessoas viraram réus outros no processo que investiga os crimes de corrupção passiva, impedimento, perturbação ou fraude de concorrência.

Segundo o documento do TJPE, Marcos Xucuru, na época das investigações, ocupava o cargo de Secretário Municipal, “porém seria de fato o chefe do Poder Executivo Municipal”. Confira abaixo a solicitação do MPPE na íntegra.

Ipojuca - IPTU 2025 - Vencimento 30 Abril

No texto “Ingratidão, a marca de Raquel”, postado na última segunda-feira, cometi um equívoco em relação ao processo de escolha do advogado Armando Monteiro Bisneto para Suape. Em nenhum momento, seu pai, o ex-senador Armando Monteiro Neto, se envolveu no processo.

Também não indicou. Foi uma escolha pessoal da governadora, que, aliás, acertou em cheio. Conheço Bisneto há muito tempo. É um jovem advogado preparado, capacitado, experiente e articulado no plano nacional. Tem tudo para dar certo.

Quanto à postura do pai, não me surpreende. Acompanho sua trajetória desde quando chegou em Brasília. Aqui, foi deputado federal, senador, ministro e presidente da Confederação Nacional da Indústria, a poderosa CNI. É um político de elevado espírito público, teve papel extremamente importante na eleição de Raquel, mas nunca pleiteou cargos, mantendo-se fora da área pública por opção.

Caruaru - São João na Roça

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), enviou, hoje, para análise da Procuradoria-Geral da República, um pedido de concessão de prisão domiciliar apresentado pela defesa do ex-presidente Fernando Collor.

Collor está preso desde a última sexta-feira (25) por decisão de Moraes, que foi confirmada pela maioria do STF na segunda-feira (28). O ex-presidente foi condenado, em 2023, a 8 anos e 10 meses de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro em um processo sobre desvios na BR Distribuidora derivado da operação Lava Jato.

A defesa de Collor pediu ao STF que a pena seja cumprida em casa. Os advogados alegam que Collor tem comorbidades graves e idade avançada: 75 anos. Como é de praxe, pedidos como esse são encaminhados à PGR para que o órgão opine sobre a possibilidade de concessão de prisão domiciliar humanitária. O prazo para a manifestação é de 5 dias.

Camaragibe - Cidade trabalho 100 dias

O Globo

A federação entre União Brasil e PP foi lançada, ontem, com acenos a um projeto de oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e sinalizações em direção ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Juntos, os dois partidos têm quatro ministérios. O evento contou com a participação do presidente do PL, Valdemar Costa Neto, e do líder do partido de Bolsonaro na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ).

Ao chegar na cerimônia que marcou o anúncio da federação, ACM Neto, vice-presidente do União Brasil, elogiou o ex-presidente. “Bolsonaro é um personagem político com um tamanho e densidade eleitoral inegável no campo da direita. Ninguém pode querer construir um projeto de enfrentamento ao PT sério, competitivo e vitorioso sem considerar isso. Tem que considerar o peso e o tamanho de Bolsonaro, é preciso dialogar”, disse.

Além disso, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), que tenta se viabilizar como candidato a presidente de oposição ao PT, fez um discurso no palco do evento em que citou diretamente a disputa eleitoral. “É isso que precisamos nesse momento, da classe política entender o recado que deve ser dado. Hoje nessa federação dos dois grandes partidos, que transferem a todos nós a responsabilidade sobre nossos ombros de sabermos ganhar o processo eleitoral de 2026. Esse é o desafio, estamos aqui construindo um novo rumo para o país”, afirmou.

A federação será inicialmente presidida de forma conjunta pelos presidentes do PP, Ciro Nogueira, e do União Brasil, Antônio Rueda. Os dois são próximos do bolsonarismo e tentam construir com o ex-presidente um acordo para 2026. Um dos nomes que poderia representar o campo da direita na disputa é o do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

O evento também contou a participação de representantes das alas governistas dos dois partidos, como os ministros André Fufuca (Esporte), do PP, e Celso Sabino (Turismo), do União Brasil, que não discursaram.

Os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), também estiveram no evento. Após o Republicanos recusar fazer parte da federação, Hugo Motta fez um aceno aos dois partidos.

“Enquanto presidente da Câmara fico feliz não só de estar aqui presente, mas no que eu puder colaborar para que a federação possa se fortalecer, nós estamos prontos para isso. Nosso partido, o Republicanos, é parceiro, também se coloca, como o Progressistas e o União Brasil, como um partido de centro-direita. Temos toda uma afinidade, temos toda a condição de seguir trabalhando juntos em favor do país”, disse.

Já Alcolumbre mencionou as dificuldades internas nos dois partidos, mas minimizou os atritos. “Muitas vezes somos chamados a decidir por um lado ou por outro lado, mas o caminho do equilíbrio, da ponderação, do diálogo, do entendimento é o que faz um país do tamanho do Brasil seguir em frente. Com tantas dificuldades, peculiaridades, problemas e visando o bem comum sai hoje a federação Progressistas e União Brasil”, concluiu.

Cabo de Santo Agostinho - IPTU 2025 prorrogado

O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Ricardo Paes Barreto, foi homenageado com o 2º Prêmio Qualidade Nordeste Orgulho de Pernambuco, na categoria Destaque do Poder Judiciário.

A homenagem foi feita, na última segunda-feira, pela Academia Brasileira de Ciências Criminais (ABCCRIM). O presidente nacional da entidade, professor Cristiano Carrilho, esteve no Gabinete da Presidência do TJPE para entregar a placa ao desembargador.

Carrilho veio acompanhado da presidente do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural da Secretaria de Cultura do Estado, Ana de Fátima Braga Barbosa. As homenagens foram conferidas a pessoas e instituições que apoiam as metas da Agenda 2030 da ONU.

Toritama - FJT 2025

Jornal do Commercio

Na Ilha de Itamaracá, município do Litoral Norte de Pernambuco, a esperança da população é de que o lugar que já foi um cartão-postal no estado volte a receber atenção do poder público e de empresários locais. Após 51 anos de funcionamento, a Penitenciária Professor Barreto Campelo, que impactou o turismo na região e a vida da população, foi desativada. Apesar da saída do equipamento, o município ainda tem a Penitenciária Agroindustrial São João, que funciona com o regime semiaberto.

Além das belezas naturais, o município também guarda a história do estado, com equipamentos como o Engenho São João. Lá, em 12 de dezembro de 1835, nasceu o Conselheiro João Alfredo Corrêa de Oliveira, que foi ministro do Império e um dos redatores da Lei Áurea.

Apesar de ser tombado como patrimônio histórico de Pernambuco desde 1983, o casarão onde o abolicionista viveu seus primeiros dias está em ruínas. Sem uso ou conservação, o equipamento apresenta as marcas do tempo e, mais ainda, do abandono.

O imóvel, que deveria ser preservado pelo Governo de Pernambuco, não pode ser destruído ou descaracterizado por causa do tombamento. Porém, o casarão que um dia teve elementos arquitetônicos marcantes está destelhado, com rachaduras nas paredes, sem janelas e tomado pelo mato.

A placa que daria as boas-vindas aos visitantes está apagada, quebrada e enferrujada. A fachada da casa grande é quase inexistente e o piso original é revelado em alguns pedaços quebrados.

As últimas intervenções realizadas pela gestão estadual foram medidas emergenciais de contenção da degradação do bem: em 2007, a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) realizou a obra de restauro da coberta da moita e, no ano seguinte, a estabilização das paredes da Casa Grande.

Em 2012, a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) colaborou com a elaboração do projeto para a implantação do Centro de Referência Cultural e Ecológico do Engenho São João, contratado pelo extinto Prodetur, programa do Ministério do Turismo. O projeto ainda não saiu do papel.

Para Ricardo Cabral, 70 anos, advogado e morador de Itamaracá, o engenho representa “a história do Brasil e de Itamaracá, que estava destruída e esquecida”. Por meio de ação civil pública, pediu ao Governo do Estado a reconstrução da casa grande para que o equipamento passasse a ter uso voltado para o turismo.

“Nós estamos resgatando a história do Brasil feita em nosso município e estamos com abertura voluntária do Governo do Estado”, contou o advogado.

Em um dos documentos, Cabral, representando o município da Ilha de Itamaracá, solicita a desativação das três unidades prisionais – a Penitenciária Agro-Industrial São João, a Penitenciária Professor Barreto Campelo e o Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico –, alegando “imensuráveis prejuízos que causavam ao meio ambiente, ao turismo, ao patrimônio histórico e paisagístico e à segurança dos ilhéus e pessoas que frequentam as bucólicas praias da Ilha de Itamaracá”. Além da Penitenciária Barreto Campelo, o Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico também já foi desativado.

Guia turístico e nativo de Itamaracá, Júlio Fernando, de 38 anos, destacou que a desativação da penitenciária e as obras de infraestrutura no entorno, como a reconstrução da ponte de acesso à Vila Velha, da PE-001 e da PE-035, já deram bons sinais para o setor. “Estamos todos esperançosos. A especulação já é muito positiva, a gente vê empresários querendo vir pra Itamaracá”, contou.

Para ele, o próximo passo é revitalizar o Engenho São João. “Há um tempo, eu conseguia trazer gente para cá, mas não consigo mais. Muita gente fica receosa de vir por causa da penitenciária e do regime semiaberto”, relatou. Junto a Ricardo Cabral, o guia turístico também pesquisa a história do abolicionista João Alfredo e luta pela revitalização do equipamento estadual.

O que diz o Governo de Pernambuco

Em nota, o Governo do Estado de Pernambuco esclareceu que tem promovido discussões para viabilizar o uso do prédio e iniciar a restauração com adequações direcionadas para o uso definitivo. A gestão não apresentou nenhuma proposta para o espaço.

Palmares - Pavimentação Zona Rural

A deputada federal Marussa Boldrin (MDB-GO) disse, em entrevista à TV Anhanguera, que chegou a ser enforcada e jogada no chão pelo ex-marido, o advogado Sinomar Vaz de Oliveira Júnior. Segundo ela, as agressões ocorreram várias vezes. “Ele me bateu muito. Ele me bateu com tapa, com soco na cara, enforcando meu pescoço. Me jogou no chão por várias vezes”, afirmou Marussa.

Em nota, a defesa de Sinomar Vaz declarou que as questões do divórcio estão sendo tratadas pela Justiça e que ele acredita que as redes sociais não são o “meio adequado para tratar de questões familiares tão sensíveis”. A OAB afirmou que o caso não teve vínculo com o exercício da advocacia, mas que permanece à disposição para analisar os fatos.

A deputada tornou a denúncia pública ao postar uma carta aberta sobre o caso nas redes sociais, na segunda-feira (28). Na publicação, ela escreveu que decidiu denunciar o marido após ser agredida novamente, com ainda mais intensidade, quando resolveu dar fim ao relacionamento. “Tive coragem de procurar a delegacia, de fazer o boletim de ocorrência e o corpo de delito e pedir uma medida protetiva. Porque não cabe amor onde existe violência”, escreveu na carta.

Marussa também disse que tinha medo até de dormir de costas para o ex-companheiro. Segundo ela, Sinomar chegou a ameaçá-la dizendo que pegaria uma arma que guardava no carro. Sobre a motivação das agressões, Marussa contou que acredita se tratar de um “ciúme profissional”.

“Não era só o fato assim: ‘Minha mulher está com outra pessoa’, [mas ele] tinha ciúme de uma reunião, de eu estar com pessoas fortes politicamente e não era ele que estava lá”, destacou.

O Sextou desta semana abre a sua cortina para a música regional de qualidade: a Banda de Pau Corda. Sérgio Andrade, vocalista e um dos criadores do grupo, vai fundo na sensacional história da banda, da qual é um dos seus principais precursores. O grupo teve seu start no Recife em 1973, com o clássico ‘Vivência’. Marcou uma certa temporalidade pernambucana na historiografia da música brasileira junto com nomes como Quinteto Violado, Alceu Valença e Geraldo Azevedo.

Atualmente, toda a discografia do grupo está disponível nas plataformas digitais pela Sony, que tem os direitos do acervo da RCA Victor, antiga gravadora da banda.

O Sextou vai ao ar na próxima sexta-feira, das 18 às 19 horas, pela Rede Nordeste de Rádio, formada por 48 emissoras em Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Bahia, tendo como cabeça de rede a Rádio Folha 96,7 FM, no Recife. Se você deseja ouvir o Sextou pela internet, clique no link do Frente a Frente no alto da página deste blog ou baixe o aplicativo da Rede Nordeste de Rádio na play store.

Os deputados federais Gilvan da Federal (PL-ES) e Lindbergh Faria (PT-RJ) causaram tumulto durante audiência na Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados, que ouviu, ontem, o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski.

A confusão começou depois que o deputado Lindbergh chamou o parlamentar bolsonarista de “desqualificado”. Gilvan da Federal se exaltou após a fala de Lindbergh e partiu para cima do petista, que também se levantou e partiu em direção a parlamentar do PL.

Foi necessária a intervenção de outros colegas para conter os dois deputados, que com dedo em riste trocaram acusações: “bandido”, “ladrão” e “baixe sua bola” foram algumas das palavras ditas pelos dois. A reunião na comissão foi convocada para discutir o planejamento do Ministério da Justiça para 2025 e para esclarecer declarações recentes do ministro. O encontro atende a um requerimento assinado por dez parlamentares da oposição, incluindo o presidente do colegiado, Delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP).

O Grupo Mulheres do Brasil-Recife, juntamente com a Associação de Empresários do Brasil (AEBR), representada pelo seu presidente, Fernando Mendonça, apoia a reunião solene em homenagem ao senhor Hiroaki Sano, cônsul geral do Japão no Recife. A solenidade, solicitada pela vereadora Flávia de Nadegi, acontece hoje, no Plenário da Câmara Municipal do Recife, às 18h. Ao término do evento, o cônsul recebera os cumprimentos no local.