É o chamado Teleférico do Horto, localizado em Juazeiro do Norte, o santuário das missões e das promessas. Inaugurado em 28 de março de 2022, liga a Praça dos Romeiros à área onde fica a estátua de Padre Cícero, um dos símbolos do Cariri.
É o chamado Teleférico do Horto, localizado em Juazeiro do Norte, o santuário das missões e das promessas. Inaugurado em 28 de março de 2022, liga a Praça dos Romeiros à área onde fica a estátua de Padre Cícero, um dos símbolos do Cariri.
Quarenta anos depois de um dos capítulos mais marcantes da história política do Recife e do país, o Centro Debate, escritório político do ex-governador e ex-senador Jarbas Vasconcelos, promoverá um grande encontro para celebrar a eleição municipal de 1985 – ano que marcou o retorno do voto direto e a eleição de Jarbas como prefeito do Recife. O evento será realizado amanhã, às 17h.
Com o tema “Esse cara é a cara da democracia”, o encontro reunirá antigos colaboradores, lideranças políticas e personalidades que participaram ativamente da reconstrução democrática em Pernambuco. Será um momento de memória e reconhecimento ao papel desempenhado por Jarbas durante os anos de resistência ao regime militar, período em que emergiu como uma das vozes mais firmes em defesa da democracia.
Meu podcast Direto de Brasília, em parceria com a Folha de Pernambuco, abre o debate da ferrovia Transnordestina. O nosso convidado de hoje é o advogado Alex Azevedo, diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que acompanha o projeto de perto junto ao Ministério dos Transportes.
O ‘Direto de Brasília’ vai ao ar hoje, das 18h às 19h, com transmissão pelo YouTube da Folha de Pernambuco e do meu blog, e também em cerca de 165 emissoras de rádio no Nordeste. Retransmitem ainda o programa a Gazeta News (Grupo Collor) em Alagoas; a Rede Mais Rádios, com 25 emissoras na Paraíba; a Mais-TV, sob o comando do jornalista Heron Cid; e ainda a Rede ANC, no Ceará, com mais de 50 emissoras, além TV LW, de Arcoverde.
Entram como parceiros na mídia institucional o Grupo Ferreira, de Santa Cruz do Capibaribe, a Autoviação Progresso, o Grupo Antonio Ferreira Souza, a Água Santa Joana, a Faculdade Vale do Pajeú e o grupo Grau Técnico.
Leia menos
O prefeito de São José do Egito, Fredson Brito, anunciou que o município receberá mais dois ônibus escolares, ampliando para cinco o número de veículos novos destinados ao transporte dos estudantes da rede municipal. A chegada dos novos ônibus é resultado direto da articulação do deputado estadual Gustavo Gouveia, que apresentou a demanda ao Governo de Pernambuco e foi atendido pela governadora Raquel Lyra. O investimento reforça a parceria entre o município e o Estado, garantindo mais segurança, conforto e qualidade no deslocamento dos alunos das zonas urbana e rural.
O prefeito Fredson agradeceu publicamente o apoio recebido. “Esses dois novos ônibus representam mais avanço para a educação do nosso município. Já são cinco ônibus conquistados, graças ao empenho do nosso amigo e deputado Gustavo Gouveia e à sensibilidade da governadora Raquel Lyra. É São José do Egito recebendo cada vez mais apoio e mostrando que, quando se trabalha com união e responsabilidade, os resultados chegam”, disse.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou, hoje, da cerimônia que marcou o início da expansão da capacidade operacional da Refinaria Abreu e Lima, localizada em Ipojuca, no Grande Recife. Na ocasião, o presidente afirmou que a primeira-dama, Janja da Silva, pediu a ele que assumisse a responsabilidade de uma luta mais dura no combate à violência contra a mulher.
Também estiveram presentes a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. Segundo a Petrobras, após a ampliação, a refinaria terá capacidade para atender 17% da demanda nacional de diesel, além de produzir gasolina, gás liquefeito de petróleo (GLP) e nafta. As informações são do portal G1.
Leia maisConsiderada a refinaria mais moderna da estatal, a Refinaria Abreu e Lima deve receber cerca de R$ 12 bilhões em investimentos para acrescentar 130 mil barris por dia à sua capacidade de processamento. A estimativa é que em 2029, o total processado chegue a 260 mil barris diários.
A ampliação também deve aumentar a produção de derivados, como por exemplo o diesel S-10, que terá incremento estimado de 88 mil barris por dia. A expectativa do governo é reduzir a necessidade de importação desses produtos.
Leia menos
Por Larissa Rodrigues – repórter do Blog // Foto: Márcio Didier-Cortesia
O prefeito do Recife, João Campos (PSB), discursou no evento em alusão à ampliação da capacidade operacional da Refinaria Abreu e Lima, em Ipojuca, no Grande Recife, no início da tarde de hoje. Apesar de não ter relação com a prefeitura da capital pernambucana, João está no local acompanhando o presidente por ser aliado de Lula (PT) e ter prometido que sempre receberia o petista em todas as suas agendas em Pernambuco.
Ao dispor da palavra, Campos afirmou que existe um Pernambuco antes e depois de Lula. “A decisão de fazer a refinaria no Estado de Pernambuco, de trazer para cá uma geração de emprego, de renda, de oportunidade, é uma decisão que, se não fosse um nordestino e pernambucano na Presidência do Brasil, certamente a gente não estaria vivendo esse tempo”, declarou Campos.
Leia mais“A gente sabe que o Brasil passou por um grande risco de perder toda essa sua conquista. E precisou o presidente Lula voltar para reafirmar que o Nordeste é parte da solução do Brasil”, afirmou o prefeito. O prefeito ainda lembrou que a refinaria produzia 28 mil barris de petróleo, mas passou para 130 mil, atualmente. Com a ampliação, a expectativa é chegar em 260 mil barris por dia.
“Isso significa oportunidade, emprego, renda, que mostra que o Nordeste é parte da solução do Brasil. Então, presidente, eu queria aqui dizer um muito obrigado e dizer que o que é feito aqui tem um impacto muito grande em todo o Estado, na nossa cidade do Recife, na capital do Estado. Eu tenho certeza de que é só o início de uma caminhada, porque quando Lula é presidente, o povo que mais precisa sai beneficiado, porque a oportunidade chega”, destacou Campos.
Leia menos
O município de Paudalho, na Zona da Mata Norte, sediou, há pouco, a palestra seguida da sessão de autógrafos do meu livro ‘Os Leões do Norte’, pela editora Eu Escrevo. O encontro foi realizado no Teatro Camarotti e contou com o apoio e a presença da prefeita, Paulinha da Educação (Podemos), do ex-prefeito e presidente da Amupe, Marcelo Gouveia, e do deputado estadual Gustavo Gouveia (SD).

O lançamento foi prestigiado também pelos vereadores Valquíria de Gustavo (PSDB), Alceu Gusmão (PDT), Mino de Mussurepe (PSDB), Taty da Assistência (PDT) e Dr. Mikael Sá (PSD).
Leia mais
Do primeiro escalão municipal, compareceram os secretários Jorge Alberto (Autarquia de Trânsito e Transportes de Paudalho – ATTP), Túlio Vieira (Administração e Finanças), Sérgio Nazário (Agricultura, Abastecimento, Pecuária e Pesca), João Batista (Cultura, Turismo, Lazer e Juventude), Bruna Dias (Desenvolvimento e Assistência Social), José Dionizio (Educação e Juventudes) e André Luiz (Serviços Públicos).

O evento foi prestigiado também por alunos das escolas Técnica Estadual Senador Wilson Campos, Colégio Municipal do Paudalho, Escola de Referência em Ensino Médio Confederação do Equador, Escola de Referência em Ensino Médio Monsenhor Landelino e Escola Municipal Eufrasio Campos Gouveia.

‘Os Leões do Norte’ é resultado de uma extensa pesquisa jornalística e historiográfica, envolvendo 22 minibiografias de ex-governadores de Pernambuco, que exerceram mandatos entre 1930 e 2022. Trata-se de uma contribuição essencial para a preservação da memória política e institucional do Estado, destacando o papel de Pernambuco como berço de lideranças que marcaram a história nacional.

O livro ainda conta com design gráfico, capa e caricaturas de Samuca Andrade, além de ilustrações de Greg. “Os Leões do Norte” homenageia os líderes que ocuparam o Palácio do Campo das Princesas e também promove o debate sobre seus legados, suas contradições e o impacto de suas gestões.
Por Larissa Rodrigues – repórter do Blog
O presidente Lula (PT) acaba de subir ao palco do evento em Ipojuca, no Grande Recife, onde vai participar da cerimônia alusiva à ampliação da capacidade operacional da Refinaria Abreu e Lima.
Lula subiu ao palco acompanhado da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), e do prefeito do Recife, João Campos (PSB), adversários políticos e que devem se enfrentar nas eleições para o Governo do Estado, em 2026.
Leia maisTambém chegaram com o presidente os ministros da Previdência, Wolney Queiroz (PDT); da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos (PCdoB); de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (RP); da Casa Civil, Rui Costa (PT); de Integração e Desenvolvimento, Waldez Goes (PDT); e de Minas e Energia, Alexandre da Silveira (PSD).
Ainda estão no palco os senadores Humberto Costa e Teresa Leitão, ambos do PT, e os deputados federais Pedro Campos (PSB), Maria Arraes (SD), Carlos Veras (PT) e Luciano Bivar (UB).
Leia menos
Por Larissa Rodrigues – repórter do Blog
O presidente Lula (PT) já está na Refinaria Abreu e Lima, em Ipojuca, no Grande Recife, onde vai participar da cerimônia alusiva à ampliação da capacidade operacional da indústria. Lula desembarcou às 10h30 na Base Aérea do Recife. Ele deu uma entrevista para uma TV local e saiu de helicóptero em direção à Refinaria, por volta das 11h30.
O presidente ainda não chegou ao palco principal do evento porque está tirando fotos com trabalhadores na área interna do espaço. Vários políticos já estão aguardando Lula, como os prefeitos de Jaboatão (Mano Medeiros, do PL), de Olinda (Mirella Almeida, do PSD) e de Serra Talhada (Márcia Conrado, do PT).
Por Larissa Rodrigues – repórter do Blog
A primeira agenda do presidente Lula (PT) em Pernambuco, hoje, atrasou e segue sem previsão de início. A pauta estava marcada para as 11h, em Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife.
Lula participará da cerimônia alusiva à ampliação da capacidade operacional da Refinaria Abreu e Lima, na Rodovia PE-60, Km 10, no Parque Industrial de Suape. Em seguida, vai para Cupira, no Agreste, para a inauguração da barragem Panelas II, construída através de uma parceria entre os Governos Federal e Estadual.
Em Ipojuca, alguns deputados estão no local aguardando o presidente. Entre eles, João Paulo (PT) e Romero Sales Filho (UB). Também está presente a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT).
Folha de Pernambuco
Os ministros André de Paula, da Pesca e Aquicultura, e da Saúde, Alexandre Padilha, assinarão, hoje, um acordo para modernizar e expandir as Equipes de Saúde da Família voltadas para comunidades ribeirinhas e fluviais.
A agenda também será acompanhada pela primeira-dama Janja Lula da Silva. O evento será realizado em Itapissuma, no Litoral Norte, a partir das 13h. Os três lançarão, ainda, a ação +Saúde dos Povos das Águas para fortalecer o cuidado e o acesso à saúde das comunidades ribeirinhas.
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro respondeu, hoje, às críticas que recebeu dos enteados, após condenar publicamente uma articulação do PL com o ex-governador Ciro Gomes para a disputa ao Senado pelo Ceará em 2026 – movimento conduzido por lideranças do partido no estado. As informações são do portal G1.
Michelle diz ter se posicionado contra a articulação porque Ciro Gomes foi adversário direto de Jair Bolsonaro nas eleições de 2022, e permanece um crítico frequente do ex-presidente. Após a manifestação, ela foi alvo de críticas dos filhos de Bolsonaro. O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) entendeu que Michelle atropelou o marido ao se manifestar sobre o caso, e foi endossado por Carlos e Jair Renan.
Leia maisEduardo Bolsonaro (PL-SP) também entrou na discussão, afirmando que Michelle foi “desrespeitosa”. Na manifestação desta terça, a ex-primeira-dama defendeu seu direito de discordar da articulação que vem sendo feita pelo partido, ainda que essa não seja a vontade do marido.
“Eu respeito a opinião dos meus enteados, mas penso diferente e tenho o direito de expressar meus pensamentos com liberdade e sinceridade. Antes de ser uma líder política, sou uma mulher, sou mãe, sou esposa, e se tiver que escolher entre ser política, ser mãe, ser esposa, fico com as duas últimas opções”, escreveu.
“Aqueles que defendem essa aliança são livres para continuar com ela, mas não deveriam me criticar por não aceitá-la. Eu tenho o direito de não aceitar isso, ainda que essa fosse a vontade do Jair (ele não me falou se é)”, prosseguiu.
Ela também pediu que os enteados “a entendam e a perdoem”. “Não foi minha intenção contrariá-los. Eu, assim como eles, quero o melhor para o nosso herói, seu pai”. Considerando o cenário de crise atual dentro da família, Michelle Bolsonaro conseguiu implodir qualquer expectativa de ser a candidata da família Bolsonaro a uma vice-presidência em 2026.
Os filhos de Bolsonaro deixaram claro, de forma pública e registrada, que quem dá as cartas na política da família são eles. A avaliação interna é que Michelle, que vinha buscando protagonismo no espólio político do marido, errou a mão, principalmente nas falas e articulações do último final de semana, durante evento no Ceará.
Leia menos
Ontem foi um dia de intensas negociações de interlocutores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), para acertar uma conversa entre os dois e colocar um fim na guerra do chefe do Executivo com o comandante do Congresso.
No fim do dia, um desses interlocutores revelou que “a conversa está sendo construída”. O presidente Lula já teria concordado em buscar um entendimento com Alcolumbre, algo a que ele resistia até o fim de semana. As informações são do Blog do Valdo Cruz.
Leia maisA avaliação da equipe de Lula é que o clima de tensão alcançou seu ponto máximo no domingo (29), depois de Alcolumbre reagir às informações de que ele estaria negociando a presidência do Banco do Brasil em troca da aprovação do nome do advogado-geral da União, Jorge Messias, para substituir Luís Roberto Barroso no Supremo Tribunal Federal (STF).
A ministra Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais), e o ministro Sidônio Palmeira (Secretaria de Comunicação) entraram em campo para acalmar os ânimos, negando a amigos de Alcolumbre que o governo estivesse divulgando esse tipo de informação.
“A conversa está sendo construída. Avançamos bastante, acreditamos que a conversa entre os dois acontecerá nos próximos dias. Mesmo porque tem de acontecer ainda nesta semana, porque a sabatina do Messias está agendada para a semana que vem [10 de dezembro]”, disse um dos interlocutores do presidente Lula ao blog.
Enquanto isso, Jorge Messias segue buscando se reunir com todos os senadores antes de sua sabatina. Ele tem tido o apoio de senadores evangélicos. Messias frequenta uma igreja evangélica. Publicamente, porém, poucos senadores estão assumindo que irão votar pela aprovação do nome do advogado-geral da União. Aliados de Messias contam com o voto secreto para ganhar apoio até de senadores da oposição, principalmente os evangélicos.
Leia menos