Na Rádio Pajeú, com o radialista Aldo Vidal, falo neste momento do livro ‘O Estilo Marco Maciel’ e o lançamento em Afogados da Ingazeira, hoje, a partir das 19 horas, na Câmara de Vereadores.
Na Rádio Pajeú, com o radialista Aldo Vidal, falo neste momento do livro ‘O Estilo Marco Maciel’ e o lançamento em Afogados da Ingazeira, hoje, a partir das 19 horas, na Câmara de Vereadores.
Kassab se sente “laranja chupada”
Nos bastidores da política nacional, cresce a percepção de que a governadora Raquel Lyra (PSD) soube utilizar o PSD para ampliar seu espaço político e, agora, tenta distribuir gestos à esquerda. Ao mesmo tempo, mantém ao seu lado o neodireitista Túlio Gadelha, que transferiu da Rede para o seu partido e que atua na articulação junto ao eleitorado de direita e conservador.
A estratégia evidencia o esforço da governadora para tentar dialogar com todos, a qualquer custo. Quem acompanha esse movimento com atenção é o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, além do presidenciável Ronaldo Caiado, que recentemente anunciou Kassab como seu companheiro de chapa em seu projeto nacional.
Entre interlocutores do partido, a avaliação é de que Kassab passou a se sentir como uma “laranja chupada”. A expressão popular é utilizada para definir alguém que foi aproveitado enquanto era útil e, depois de cumprir seu papel, acabou sendo deixado de lado ou descartado.
Na leitura de setores do PSD, essa seria a sensação deixada pela condução política de Raquel Lyra em relação ao partido e ao seu principal dirigente nacional.
O MAIS PREPARADO – No forró do ex-ministro José Jorge, na quarta-feira passada, o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, preferiu silenciar em relação a esse jogo sujo da governadora. Preferiu tratá-la como personagem importante que o PSD agregou aos seus quadros e se mostrou confiante quanto ao projeto da reeleição de Raquel. Sobre a decisão de sair na vice de Caiado, afirmou que foi muito bem pensada. “A chapa está pronta e temos o candidato mais preparado para governar o Brasil”, disse.

Ídolos intocáveis – Do empresário e educador Janguiê Diniz, no artigo “Urna não é arquibancada”, postado ontem no meu blog: “Quando um cidadão escolhe um presidente, um governador, um senador ou um deputado, não está escolhendo um time para torcer durante uma temporada. Está ajudando a definir os rumos do país, da economia, da educação, da saúde, da segurança pública e de inúmeras outras áreas que impactam diretamente a vida de milhões de pessoas. Apesar disso, o que se observa cada vez mais é uma espécie de ‘futebolização’ da política. Candidatos passam a ser tratados como ídolos intocáveis”.
Superlotação 1 – Relatório do Conselho Nacional de Justiça divulgado ontem traz dados inéditos sobre as condições de ambiência e infraestrutura prisional no Brasil, apontando que sete das oito unidades prisionais vistoriadas em Pernambuco apresentam superlotação de até 425%. Além da superlotação, foram identificados racionamento de água, com fornecimento acontecendo em alguns casos por apenas uma hora e meia por dia, e ausência de Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros em todas as unidades visitadas.
Superlotação 2 – De acordo com o CNJ, o 1º Mutirão Nacional de Diagnóstico da Habitabilidade do Sistema Prisional realizou as inspeções entre os dias 21 de outubro e novembro do ano passado. Foram vistoriadas a Colônia Penal Feminina de Abreu e Lima (CPFAL), a Cadeia Pública de Petrolândia, o Presídio de Salgueiro, a Cadeia Pública de Afogados da Ingazeira, a Cadeia Pública de Tabira, o Presídio de Vitória de Santo Antão (PSVA), a Cadeia Pública de Nazaré da Mata e a Cadeia Pública de Carpina. Outras unidades prisionais que apresentam superlotação crítica são a Cadeia Pública de Petrolândia, no Sertão (300%); o Presídio de Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata (291%); a Cadeia Pública de Tabira, no Sertão (240%); e a Cadeia Pública de Afogados da Ingazeira (212,5%), também no Sertão.

Quem mente? – A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro garantiu a integrantes do PL que o ex-presidente Jair Bolsonaro tinha conhecimento sobre o vídeo feito por ela com ataques ao enteado Flávio Bolsonaro na semana passada. Já o candidato à Presidência garante que o pai não tinha conhecimento de que a gravação seria feita. Em relatos a aliados, o senador afirmou que, ao contar ao pai sobre o vídeo, Bolsonaro ficou “extremamente chateado” e se recusou a ver o material.
CURTAS
VITÓRIA – Flávio Bolsonaro disse, ontem, que as tarifas propostas por Lula a Trump dariam ao atual governo brasileiro exatamente a vitória política que ele vem buscando, ao mesmo tempo em que causariam danos à economia norte-americana e aos próprios brasileiros que buscam uma relação mutuamente benéfica com os Estados Unidos.
MAIORIA ACREDITA – Pesquisa Atlas/Bloomberg divulgada ontem mostra que 74,3% dos entrevistados que disseram ter conhecimento da operação da PF contra o senador Jacques Wagner (PT-BA) acreditam que ele recebeu vantagens indevidas do Banco Master. Outros 9,4% disseram não acreditar, enquanto 16,2% afirmaram não saber.
Já 59% acreditam que o envolvimento do senador baiano afeta diretamente o presidente Lula e o governo. Wagner foi alvo, em 18 de junho, da 9ª fase da Operação Compliance Zero, que investiga suspeitas de fraudes financeiras, corrupção e lavagem de dinheiro relacionadas ao Banco Master. O Supremo Tribunal Federal expediu 18 mandados de busca e apreensão na Bahia, em São Paulo e no Distrito Federal. Augusto Ferreira Lima, dono do Banco Pleno e ex-sócio do Banco Master, também foi alvo da operação.
Perguntar não ofende: Afinal, quem são os candidatos de Raquel ao Senado?
O pré-candidato do PSB ao Governo de Pernambuco, João Campos, cumprirá agenda no Agreste nesta sexta-feira (3), com compromissos em Garanhuns e Caetés. A presença do socialista foi confirmada na agenda oficial divulgada na noite desta quinta-feira (2). Às 9h30, ele participará da inauguração do Hospital de Amor, em Garanhuns, e, ao meio-dia, seguirá para Caetés, onde acompanhará a entrega da Casa Azul, espaço voltado ao atendimento de pessoas com autismo e outras neurodivergências. Com informações do Blog do Roberto Almeida.
O Hospital de Amor foi construído com recursos do Governo Federal, enquanto a Prefeitura de Garanhuns doou o terreno e executou a infraestrutura necessária para a obra. A unidade será referência no tratamento oncológico e atenderá pacientes de Garanhuns, de municípios do Agreste e de outras regiões do Estado. O secretário de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Mozart Sales, representará o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na solenidade e também fará a entrega de 100 veículos, entre ambulâncias e ônibus, destinados a municípios do Agreste e de regiões próximas.
Além de João Campos, a inauguração deve reunir o prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino (PSB), que retorna de Brasília para participar da cerimônia, e o prefeito de Caetés, Nivaldo Tirri (Republicanos). Também são esperadas as presenças dos deputados federais Felipe Carreras e Silvio Costa Filho. Segundo Nivaldo Tirri, Caetés será um dos municípios contemplados com uma nova ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Após a agenda em Garanhuns, João Campos e Nivaldo Tirri seguirão para Caetés para a inauguração da Casa Azul. O equipamento será destinado ao atendimento de pessoas com transtorno do espectro autista e outras neurodivergências, como transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), dislexia e discalculia.
O município de Santa Terezinha inaugurou, nesta quinta-feira (2), a Unidade Básica de Saúde (UBS) Luan Alves e recebeu um Odontomóvel para ampliar a oferta de serviços de saúde à população. A solenidade contou com a presença do deputado federal Felipe Carreras, do prefeito Delson Lustosa, do vice-prefeito Dada de Adeval, da representante do Ministério da Saúde, Juliana Costa, do ex-prefeito Teógenes Lustosa e de vereadores do município.
A nova unidade passa a reforçar a rede de atenção básica, enquanto o Odontomóvel ampliará o atendimento odontológico, levando os serviços a diferentes comunidades. Durante a cerimônia, Felipe Carreras destacou a parceria com a gestão municipal. “A UBS Luan Alves e o Odontomóvel chegam para ampliar o cuidado com as pessoas e fortalecer o atendimento no município. Santa Terezinha sabe que pode contar com o nosso trabalho em parceria com o prefeito Delson Lustosa para continuar trazendo investimentos, recursos e novas conquistas para a cidade”, afirmou.
Segundo a gestão municipal, as entregas integram as ações de fortalecimento da rede pública de saúde no município. O parlamentar também ressaltou a atuação conjunta com a Prefeitura de Santa Terezinha para a destinação de recursos e investimentos voltados à área da saúde.
BLOG DA ANA FLOR – G1
Um grupo de mulheres conservadoras que atuam na política avaliam entrar com uma ação nos Estados Unidos contra indivíduos que elas afirmam fazerem parte de um “gabinete do ódio” que vem disseminando ataques nas redes sociais. Elas alegam que os autores são brasileiros ligados ao bolsonarismo.
Um nome citado por elas é do influencer Allan dos Santos, seguidor de Olavo de Carvalho e foragido da justiça brasileira.
Os ataques engrossaram os motivos para Michelle Bolsonaro gravar o vídeo divulgado na semana passada em que também critica o enteado, senador e pré-candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL-RJ).
Leia maisNo vídeo, Michelle chega a citar ataques que recebeu nas redes de pessoas que estão no exterior. A ex-primeira-dama cita um “grupo de maledicência coordenada a partir de quem está no exterior continua agindo e me atacando todos os dias. Alguns deles até continuam aparecendo em fotos com o Flávio”.
O blog ouviu duas integrantes de partidos de direita que confirmam que um advogado nos EUA já foi contactado. Elas reuniram diversos posts em redes sociais diferentes, com ataques a mulheres que atuam na política ou se posicionam publicamente sobre temas sociais.
Elas alegam que os autores são brasileiros ligados ao bolsonarismo. Um nome citado por elas é do influencer Allan dos Santos, seguidor de Olavo de Carvalho e foragido da justiça brasileira.
Os conteúdos caracterizariam calúnia, difamação e injúria, segundo elas, que podem ser considerados crimes também nos Estados Unidos.
Além de Michelle, os alvos mais frequentes são a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) e a governadora do Distrito Federal, Celina Leão. Mas não apenas.
O grupo avalia incluir ataques a mulheres de esquerda também, vindas dos mesmos perfis fora do Brasil.
A reclamação já chegou ao presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, e ao pré-candidato à Presidência Flávio Bolsonaro.
As cobranças já ultrapassaram o universo feminino. Nesta quarta-feira (1º), o deputado Marcos Feliciano fez uma postagem na rede social ‘X’ pedindo que Flávio Bolsonaro “coloque os galos de rinha dentro da caixa”, ou perderia apoio dos evangélicos também.
Leia menos
O Partido Liberal deve manter e utilizar os materiais de propaganda gravados por Michelle Bolsonaro, mesmo após a ex-primeira-dama deixar o comando do PL Mulher.
Ela deixou a presidência da ala feminina da sigla, nesta semana, após atritos com o senador e pré-candidato à Presidência pelo partido, Flávio Bolsonaro (RJ). As informações são da CNN.
Leia maisMichelle, no entanto, já havia gravado vídeos em apoio a pré-candidatos da legenda no Distrito Federal, Rondônia e Acre. A CNN Brasil apurou que a intenção é seguir gravando novos materiais, mas com a saída do cargo a estrutura para isso ainda é avaliada.
No geral, Michelle apadrinha pré-candidatas mulheres, mas também escolheu alguns pré-candidatos homens para apoiar.
O prazo para a veiculação da propaganda partidária acabou na última terça-feira (30). Conforme a legislação eleitoral, a propaganda partidária só pode ser transmitida ao longo do primeiro semestre.
Já a propaganda eleitoral, voltada a divulgar candidatos e suas propostas, passa a ser exibida na TV e no rádio a partir do dia 28 de agosto e se estende até o dia 1º de outubro.
Cotada para uma vaga ao Senado, Michelle tem agora candidatura incerta, após o desgaste envolvendo o desentendimento público com Flávio.
Em conversa com o presidente nacional da sigla, Valdemar Costa Neto, segundo relatos à CNN Brasil, ela teria indicado que não tem vontade de entrar na disputa eleitoral. O chefe da sigla, porém, mantém a expectativa de contar com a ex-primeira-dama em busca de uma vaga ao Senado.
Leia menos
O ex-ministro José Jorge, do Tribunal de Contas da União, promoveu, ontem, mais um excelente forró em Brasília, repetindo o estrondoso sucesso dos anos anteriores. Tudo começou quando Jorge era senador e fazia o forrobodó em seu apartamento, na 309 Sul.
Mas o evento cresceu demais, a partir do segundo ano, levando o anfitrião a transferir para um clube e mais recentemente no salão da Igrejinha, da 109 Sul, que lotou ontem.
Leia maisMinistros, senadores, deputados e velhos amigos de José Jorge, como o presidente nacional do PSB, Gilberto Kassab, o ministro Gilmar Mendes, do STF, e o empresário Paulo Otávio, além do ex-senador Heráclito Fortes, do Piauí, foram bater ponto no forró de José Jorge.
Os convidados ficam encantados com a organização do evento. Os quitutes em geral, como pamonha, canjica, pé de moleque e bolo de Souza Leão, são importados diretamente do Recife.








O Complexo de Suape fomalizou, nesta quinta-feira (2), um convênio de R$ 46,1 milhões, integralmente financiado pela estatal portuária, destinado à execução de obras de saneamento básico em comunidades do entorno.
O investimento beneficiará cerca de 14,8 mil moradores de quatro localidades do Cabo de Santo Agostinho. Com vigência de 24 meses, o convênio firmado com a Compesa e a BRK Ambiental estabelece as responsabilidades de cada instituição na execução das intervenções e reforça a estratégia do Governo de Pernambuco de aliar o crescimento econômico à ampliação da infraestrutura e à melhoria da qualidade de vida da população. As informações são do Blog da Folha.
Leia maisAs obras contemplarão os loteamentos Vila Claudete, Nova Vila Claudete, Nova Tatuoca e Vila Cepovo, no município do Cabo de Santo Agostinho, beneficiando diretamente 3.705 famílias. O projeto prevê a implantação e recuperação de estações de tratamento de esgoto, estações elevatórias, redes coletoras, ramais condominiais, interligações à rede pública, além da construção de passeios e da instalação de caixas de gordura. Ao final da execução, as comunidades passarão a contar com infraestrutura sanitária mais moderna e eficiente, refletindo na saúde pública, na preservação ambiental e na qualidade de vida.
“Esta iniciativa representa uma reparação histórica e o reconhecimento de uma dívida social com essas famílias, que deveria ter sido enfrentada há muitos anos. O desenvolvimento de Suape precisa estar diretamente associado à melhoria da qualidade de vida das comunidades do entorno. Este investimento reafirma nosso compromisso com a saúde pública, a preservação ambiental e a dignidade da população. Ao mesmo tempo em que ampliamos a infraestrutura do complexo, fortalecemos nossa atuação social, promovendo cidadania, inclusão e desenvolvimento sustentável. Essa é uma das diretrizes da governadora Raquel Lyra, que temos o compromisso de colocar em prática com responsabilidade e excelência”, destacou o diretor-presidente de Suape, Armando Monteiro Bisneto.
“A ampliação do saneamento básico no entorno de Suape reforça uma diretriz do Governo de Pernambuco, sob a liderança da governadora Raquel Lyra, de promover o desenvolvimento econômico aliado à melhoria da qualidade de vida da população. Essa parceria entre Suape, Compesa e BRK Ambiental demonstra a importância da atuação integrada do Estado para ampliar o acesso a um serviço essencial. A Compesa dará todo o suporte técnico necessário à execução das obras, que vão promover mais saúde, preservação ambiental e desenvolvimento para essas comunidades”, destacou o presidente da Compesa, Douglas Nóbrega.
Além dos titulares do Complexo de Suape e da Compesa, participaram da agenda o diretor-presidente da BRK Ambiental, Ricardo Cerqueira; diretores e colaboradores da estatal portuária; os deputados estaduais Jeferson Timóteo e Romero Sales Filho, além de assessores do Governo de Pernambuco e representante comunitário.
Compromisso Social
As intervenções representam um avanço histórico para as comunidades beneficiadas. Além de ampliar o acesso à coleta e ao tratamento de esgoto, contribuirão para reduzir doenças de veiculação hídrica, preservar canais e corpos d’água, proteger os lençóis freáticos e melhorar as condições urbanas da região. Mais do que ampliar a infraestrutura de saneamento, a iniciativa representa um investimento em saúde pública, preservação ambiental e qualidade de vida para milhares de famílias que vivem no entorno do complexo industrial portuário.
Por Bela Megale – O GLOBO
Os funcionários que trabalhavam na estrutura do PL Mulher nacional com Michelle Bolsonaro estão se desligando da sigla. O presidente do partido, Valdemar Costa Neto, disse que todos estão de aviso prévio.
— Eles estão de aviso prévio para organizarem a vida antes de sair — disse Valdemar à coluna.
A decisão de extinguir o PL Mulher foi do próprio presidente do PL após o acerto de que Michelle deixaria o comando da instituição. Valdemar disse à ex-primeira-dama que não tinha ninguém à altura dela para ocupar o cargo. O martelo foi batido na reunião que tiveram na terça-feira (30).
Leia maisO encontro foi tenso. No início, Michelle disse que deixaria o partido e não concorreria mais ao Senado. Na hora de colocar no papel esse comunicado, recuou. Os apelos da governadora do Distrito Federal Celina Leão e da senadora Damares Alves fizeram a ex-primeira-dama rever sua posição.
Nesta quinta-feira (2), os assessores de Michelle no PL Mulher foram à sede do partido assinar a demissão. A sigla não vai absorver a estrutura montada pela ex-primeira-dama.
Leia menos
O senador Humberto Costa (PT) participou, nesta quinta-feira (2), de duas agendas na Região Metropolitana do Recife voltadas à saúde e à segurança hídrica. Pela manhã, esteve em Abreu e Lima na inauguração da Unidade de Saúde da Família (USF) Vereador Elizeu Lopes, ao lado do prefeito Flávio Gadêlha. Em seguida, participou, na sede da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), no Recife, da assinatura das ordens de serviço para a instalação de 4.611 cisternas em 57 municípios do semiárido pernambucano, iniciativa que integra um programa federal com investimento superior a R$ 250 milhões.
Durante os compromissos, Humberto destacou a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) e das ações voltadas ao abastecimento de água. “O SUS é a maior conquista social do povo brasileiro, e defender ele é defender o direito de cada família ter atendimento digno. É por isso que uma cisterna de água ou uma USF como essa não são apenas obras, elas significam saúde chegando na vida de quem mais precisa”, afirmou. Nesta sexta-feira (3), o senador segue para Garanhuns, no Agreste Meridional, onde participará da inauguração do Hospital de Amor.
A viagem que Flávio Bolsonaro (PL-RJ) fará na próxima semana aos Estados Unidos marcará a sexta ida do senador ao país apenas neste ano e reforçará uma das principais apostas de sua pré-campanha: a aproximação com o governo Donald Trump e com o movimento conservador internacional. Nos bastidores, porém, cresce entre aliados a avaliação de que a campanha precisa agora voltar parte de seus esforços para dentro do Brasil, acelerando a montagem dos palanques estaduais e ampliando a presença justamente nas regiões onde o bolsonarismo historicamente enfrenta maiores dificuldades eleitorais.
Desde que lançou sua pré-candidatura ao Palácio do Planalto, Flávio já percorreu 17 unidades da Federação. No mesmo período, fez cinco viagens aos Estados Unidos: a primeira, em janeiro, quando tentou uma agenda com o secretário de Estado Marco Rubio; a segunda, em fevereiro, quando passou o carnaval no país; a terceira, em março, para participar da Conservative Political Action Conference (CPAC), no Texas; e outras duas em maio, primeiro para encontros com empresários e, dias depois, para uma reunião com o presidente Donald Trump na Casa Branca. Agora, embarca novamente para Washington, onde participará, no próximo dia 6, de uma audiência pública promovida pelo Escritório do Representante de Comércio dos Estados Unidos (USTR) sobre a proposta de sobretaxa de 25% sobre produtos brasileiros. As informações são do jornal O GLOBO.
Leia maisNo Brasil, o senador cumpriu agendas em Rondônia, Pará, Maranhão, Bahia, Paraíba, Rio Grande do Norte, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Ou seja, Flávio ainda não passou por dez estados: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Ceará, Pernambuco, Piauí, Roraima, Sergipe e Tocantins. Todos estão localizados nas regiões Norte e Nordeste.
Na volta da próxima viagem aos Estados Unidos estão previstas idas a Pernambuco e ao Ceará, o que reduziria o número de estados por onde ele ainda não passou. Nesta sexta-feira, ele estará no Rio pela manhã e na Paraíba à noite.
Os cenários, porém, variam de estado para estado. Em Pernambuco, por exemplo, o PL ainda não definiu se lançará candidatura própria ao Senado, discussão considerada estratégica por dirigentes locais para fortalecer o palanque presidencial. No Ceará, a visita ocorrerá em meio aos desdobramentos da crise entre Flávio e Michelle Bolsonaro. Já no Amazonas, no Piauí e em Sergipe, o partido já definiu candidatos próprios aos governos estaduais, mas o presidenciável ainda não esteve ao lado desses aliados. Nos demais estados — Acre, Alagoas, Amapá, Roraima e Tocantins — interlocutores da campanha afirmam que as articulações para consolidação dos palanques ainda seguem em andamento.
Parte desse vazio começará a ser reduzido em breve. Logo depois de retornar de Washington, o senador tem agendas previstas em Pernambuco e no Ceará. A passagem pelo estado cearense, porém, carrega um peso político adicional. Foi ali que surgiu a crise entre Flávio e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, após o impasse em torno da candidatura da vereadora Priscila Costa ao Senado. Michelle defendia a indicação da aliada, enquanto o senador conduziu as negociações que abriram espaço para uma composição com o grupo do deputado André Fernandes (PL-CE), episódio que foi o estopim do rompimento entre madrasta e enteado.
Na avaliação de aliados, a passagem pelo Ceará também será um teste da capacidade da campanha de reconstruir pontes com lideranças locais depois da crise. Nesta semana, Priscila participou da reunião organizada por Flávio para apresentar o programa Brasil por Elas, elogiou publicamente o presidenciável e fez um gesto interpretado pelo entorno do senador como um sinal de distensão, embora continue sendo uma das principais aliadas de Michelle.
Interlocutores da campanha afirmam que a estratégia de internacionalização cumpriu um papel importante ao aproximar Flávio de Trump, de integrantes do Partido Republicano e de empresários americanos. Agora, porém, defendem que a prioridade passe a ser outra: ampliar a presença em estados onde a candidatura ainda depende da consolidação de alianças políticas e da montagem de palanques competitivos.
Essa necessidade se tornou ainda mais evidente porque as lacunas da agenda estão concentradas justamente no Norte e no Nordeste, regiões em que Lula mantém vantagem histórica e onde o bolsonarismo enfrenta maior resistência. Enquanto Flávio já percorreu todos os estados do Sul, do Sudeste e do Centro-Oeste, além de parte do Norte e do Nordeste, os compromissos pendentes permanecem integralmente nessas duas regiões.
Além da audiência sobre as tarifas, a viagem a Washington terá outro objetivo político. Flávio deve aproveitar a passagem pelos Estados Unidos para se reunir com o irmão Eduardo Bolsonaro, que permanece no país. Aliados defendem que o encontro sirva para alinhar a comunicação da pré-campanha após os desgastes provocados pela crise com Michelle Bolsonaro. Na avaliação desse grupo, declarações de influenciadores ligados ao deputado, como Paulo Figueiredo, e publicações feitas por pessoas de seu entorno ampliaram o desgaste da crise justamente no momento em que a campanha tenta reconstruir sua relação com o eleitorado feminino.
Leia menos
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou a família Bolsonaro nesta quinta-feira (2) após o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) pedir que os Estados Unidos suspenda as taxações anunciadas contra o Brasil. Segundo o pré-candidato à Presidência, a imposição das tarifas representaria uma “vitória política” para o governo de Lula.
Nas redes sociais, Lula afirmou que o Brasil “não está à venda” e que defender o adiamento das tarifas para depois das eleição é uma traição à pátria. As informações são da CNN.
Leia mais“Pedir que o tarifaço contra o nosso país seja adiado para depois das eleições é mais uma atitude de traidores da Pátria. Nunca houve e não há qualquer justificativa para tarifaço agora ou depois”, publicou Lula no X (antigo Twitter). “Nossa Pátria não está à venda. Nossa soberania é inegociável. O Brasil é dos brasileiros.”
Na publicação, o presidente disse ser “inaceitável” que queiram “submeter o Brasil aos interesses dos Estados Unidos”.
“É inaceitável que a família Bolsonaro, com o seu entreguismo, queira submeter o Brasil aos interesses dos Estados Unidos, como fica claro no documento enviado hoje por um de seus integrantes ao governo norte-americano”.
A carta encaminhada por Flávio Bolsonaro ao USTR (Escritório do Representante de Comércio dos Estados Unidos) na última quarta-feira (1°), pede a suspensão da proposta de taxação e também a abertura imediata de negociações bilaterais nas áreas influenciadas pela imposição das taxas.
“As tarifas propostas proporcionariam ao atual governo brasileiro exatamente a vitória política que ele vem arquitetando, ao mesmo tempo em que puniriam a economia americana e os próprios brasileiros que buscam uma relação mutuamente benéfica com os Estados Unidos”, conclui o pedido de Flávio.
No entender do senador, as “tarifas propostas recompensariam justamente os infratores que deveriam punir”.
Leia menos
Motoristas e engenheiros terceirizados que prestam serviços à Secretaria de Educação de Pernambuco denunciaram ao blog atrasos no pagamento de retroativos salariais e diárias. Segundo os relatos, os profissionais vinculados à empresa GT Serviços aguardam há cerca de um ano o pagamento de valores retroativos, enquanto engenheiros estariam há mais de três meses sem receber diárias referentes às viagens realizadas a serviço do Estado. Os denunciantes pediram para não serem identificados por receio de retaliações.
De acordo com os trabalhadores, a empresa teria informado inicialmente que os pagamentos não foram realizados porque os recursos ainda não haviam sido repassados pela Secretaria de Educação. Posteriormente, porém, os profissionais afirmam ter recebido a informação de que o Estado já teria efetuado o repasse à prestadora de serviços, sem que os valores fossem creditados aos funcionários. Eles também alegam que continuam sendo enviados para viagens mesmo com as diárias em atraso.
Ainda segundo os denunciantes, os motoristas terceirizados da Secretaria de Educação são divididos entre duas empresas contratadas. Conforme os relatos encaminhados ao blog, os trabalhadores vinculados à RM teriam recebido os retroativos, reajustes salariais e diárias regularmente, enquanto os empregados da GT Serviços afirmam que os pagamentos permanecem pendentes. O blog deixa o espaço aberto para manifestações da Secretaria de Educação de Pernambuco e da GT Serviços sobre as denúncias.
