A corridinha diária de 8 km, hoje, foi na praia. Na areia, exige mais condicionamento e fiz o percurso em 55 minutos. Ao final, um banho de mar para restaurar o corpo e alma, sentindo cheiro de sargaço.
A corridinha diária de 8 km, hoje, foi na praia. Na areia, exige mais condicionamento e fiz o percurso em 55 minutos. Ao final, um banho de mar para restaurar o corpo e alma, sentindo cheiro de sargaço.
O Natal deixa as pessoas mais leves, mais sensíveis e extremamente emocionadas. Mexe fortemente com os sentimentos. Em mim, provoca um tremendo saudosismo. Sinto falta dos meus pais Gastão e Margarida, fortemente contagiados pela festa cristã.
Quem matava o peru para a ceia natalina, comprado na feira e colocado por 15 dias num sistema de engorda no quintal da casa, era papai, com uma habilidade impressionante.
Não sai da minha mente, como um filme reprisado a cada instante, cenas levadas pelo vendaval do tempo, papai costurando o papo do peru, assistido pacientemente por Jocelina, a Joça, que quase não enxergava. Usava um óculos fundo de garrafa, um vestido até a ponta do pé, quase não tinha dentes, mas falava feito uma matraca.
Leia maisPara nós, Joça era a Boca Mole, mas odiava o apelido. Rogava a todos os santos e também ao xangô, frequentadora assídua, para não ser tratada assim. Brincadeira! Joça era uma queridona, uma segunda mãe, irmã de criação e estimação de mamãe. Todos os dias saía do São Braz, bairro onde morava, para ajudar mamãe, a quem tratava por Mãe Dó.
Joça enfiava a faca no pescoço das galinhas. Uma, duas, até três galinhas de capoeira, que também iam ser devoradas na ceia natalina. Eu só via o sangue jorrar pelo chão. Cena comovente, que fazia Joça chorar.
Natal também era tempo de paçoca, batida no pilão arcado por papai, que caprichava no tempero. Usava bastante cebola e farinha. A gente comia com as mãos com tamanho apetite. Éramos esfomeados. Papai nunca nos deixou passar fome, mas Sertão não tem farturas.
A fome no Sertão vem da dor da seca, da miséria e do abandono. A resiliência do povo contrasta com a crueldade da realidade, onde o prato vazio é um símbolo de um “holocausto silencioso”. A vida vira mera sobrevivência e a esperança na chuva e na solidariedade se mistura à frustração com a falta de atenção política.
O Sertão nunca vai acordar do pesadelo da fome, porque os políticos dormem eternamente em berço esplêndido. Papai lia muito os clássicos sertanejos. Aprendi com ele a devorar Guimarães Rosa, que disse que Sertão é onde o pensamento da gente se forma mais forte do que o lugar. E que viver é muito perigoso.
Para Joça, a fome que rodeou sua casa de taipa no São Braz era assombração. Ela pariu muito. Perdeu uma leva de filhos para a seca. Não morriam da morte matada. Morriam de diarreia, que naquele tempo tirava a vida das crianças pobres no Sertão.
Natal, para nós, uma família gigantesca – nove filhos e agregados sem fim – era uma noite de sonhos. E de reflexões. Político, adepto da oratória, papai fazia o seu discurso com os olhos marejados e o coração dilacerado. A Deus, agradecia o pão de cada dia e só pedia saúde. “Com saúde, a gente vence todas as intempéries”, dizia.
Papai era um poeta, um ser iluminado, apaixonado pela vida e pela família, seu maior orgulho. Mamãe não vinha com sermões. Vinha com sua taça de vinho nas mãos, alegre, jorrando felicidade. Olhava em direção a cada um dos filhos e dizia, como se fosse uma saudação com a pureza e a beleza da sua alma, que latejava amor: “Quer vinho, venha”.
Doces recordações, como diz uma canção de Roberto Carlos. O Natal no Sertão nos lembra que a simplicidade da manjedoura tem a mesma força da caatinga que insiste em florescer: a vida sempre encontra um caminho.
A maior magia do Natal, seja na cidade ou no Sertão, não está nos presentes, mas na presença e no carinho que aquecem a alma e fortalecem a fé.
Diante de tantas recordações, só me resta desejar a todos um Feliz Natal, numa celebração que estende um abraço a todo o povo de fé, lembrando que o Natal é o céu que veio à terra, é Jesus dentro de cada um de nós com esperança e fé.
Em tempo: com esta crônica, encerramos o noticiário de hoje e só voltamos amanhã de meia-noite com a coluna da sexta-feira.
Leia menos
A ex-secretária de Educação de Betânia, Maria de Lourdes Bezerra Araújo, enviou ao blog um direito de resposta à publicação que tratou da reforma no secretariado do prefeito Erivaldo Bezerra, apontando pressão política e desgaste com o Legislativo como fatores para as mudanças. No documento, ela contesta a narrativa apresentada e expõe sua versão sobre os motivos da exoneração.
Confira o comunicado na íntegra:
Leia mais“Caro Magno,
Venho por meio desta Nota, esclarecer ao público a verdade dos fatos sobre minha exoneração repentina do Cargo de Secretária de Educação do Município de Betânia. Na publicação feita em sua página, foi citado que há uma pressão política de vereadores, lideranças e aliados da base governista.
O que na verdade está existindo em Betânia é uma disputa para medir quem manda mais do que o Prefeito. E no meio de toda essa disputa hostil, quem mais vai perder é o povo!
Não existe desgaste nenhum do Prefeito junto ao Poder Legislativo municipal. O que existe é que a Presidente da Câmara Aurenice Medeiros, a vereadora Lurdinha de Duinha, meus ex-cunhados Dário e Val Araújo e o irmão da vice-prefeita Marcos Queiroz, se juntaram para criar uma armadilha (a qual não posso revelar) e encurralar o Prefeito com ameaças de rompimento político.
Infelizmente meu irmão, que tem um coração gigante, não enxerga a maldade e os verdadeiros interesses daqueles que o cercam. Caiu no enredo, baixou a cabeça e desmontou as principais e mais bem avaliadas Pastas do seu Governo para entregá-las ao poder dessas Velhas Raposas da Política Betaniense.
Hoje a base governista é composta de 7 vereadores, 5 vereadores eram absolutamente contra essas movimentações e não faziam parte desse projeto de ‘Quem manda mais que eu?’. Foram realizadas diversas apelações verbais por parte de profissionais da rede de ensino, pais de alunos e correligionários, diretamente ao Prefeito para que ele não mexesse no que estava dando certo.
Além disso, a narrativa de Nepotismo pregada por esse grupo não se aplica a mim. O Ministério Público de Pernambuco já reconheceu que a minha nomeação não diz respeito apenas ao grau de parentesco, mas justifica-se pelo cargo ser de natureza política e por minha competência técnica.
Sou professora licenciada em Geografia, aposentada da Rede Municipal de Afogados da Ingazeira, fui secretária de educação em Betânia por 10 anos, tenho 2 especializações na área da educação e ainda sou Bacharel em Serviço Social. É lamentável o enredo no qual meu irmão se permitiu adentrar.
Em toda a cidade já se sabe qual é a verdadeira intenção dessas pessoas. Nenhum deles será fiel a ele, tanto a casa dos Araújo, quanto a casa dos Medeiros tem pretensões políticas que vão além do Legislativo. Como até hoje nenhum Prefeito deu essa liberdade à eles, aproveitam-se da inocência e da bondade do meu irmão, para tentar chegar aonde desejam.
Agradeço a você o espaço e a oportunidade de esclarecer os fatos. Apesar de ter sido exonerada sem ao menos ser comunicada e de ter sido pega de surpresa por recados de WhatsApp de terceiros, desejo imensamente que meu irmão Erivaldo acorde enquanto ainda há tempo, consiga fazer uma boa gestão e chegue em 2028 de pé. Eu, seguirei com dignidade e cabeça erguida, contribuindo para a educação do meu país. Dinheiro pouco ou muito não me compra, ele é um bom servo, mas é um péssimo senhor. Meus princípios são inegociáveis!
Maria De Lourdes Bezerra Araujo”
Leia menos
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deve permanecer internado de 5 a 7 dias após a cirurgia, informou nesta quarta-feira (24) a equipe médica que vai realizar o procedimento. O ex-chefe do Executivo deu entrada no Hospital DF Star, em Brasília, pela manhã.
“O pós-operatório requer uma série de cuidados, como cuidado de feridas, fisioterapia e cuidados com trombose”, disse o cirurgião-geral Claudio Birolini a jornalistas. As informações são da CNN.
Leia maisBolsonaro será submetido a uma cirurgia de hérnia inguinal bilateral na quinta-feira (25) por volta de 9h. Segundo Claudio Birolini, o período de internação será reavaliado após o procedimento.
A expectativa da equipe médica é que o procedimento ocorra sem maiores ocorrências, uma vez que a cirurgia é eletiva e será realizada de forma programada.
“Naturalmente que a gente vai mantê-lo aqui pelo período necessário para que ele tenha um tempo suficiente para fazer um autocuidado em vista da situação atual que ele enfrenta”, afirmou Birolini.
Os médicos informaram também que a cirurgia não pode ser laparoscópica por conta dos procedimentos cirúrgicos anteriores. De acordo com os profissionais, as aderências e as cirurgias anteriores impedem a aplicação do método.
Birolini explicou que a formação da hérnia inguinal é resultado da idade e do histórico clínico de Bolsonaro, que já passou por outras cirurgias no abdômen. De acordo com o cirurgião-geral, os quadros de soluço também aumentaram a pressão inter abdominal, colaborando também para a manifestação da hérnia inguinal.
“A cirurgia das hérnias não vai atuar nas crises de soluço. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa”, afirmou o médico.
Diante disso, a equipe responsável pela cirurgia avalia submetê-lo a um novo procedimento para cessar com soluços. Os médicos estudam procedimento anestésico para bloqueio do nervo frênico, o que poderia colocar fim aos soluços. Os médicos disseram que a situação, além de incomodar Bolsonaro, o deixam ansioso.
“Então, depois dessa cirurgia de hérnia, a gente vai reavaliar essa situação e ver se convém fazer esse bloqueio anestésico, que é um procedimento relativamente seguro”, ressaltou o cirurgião Cláudio Birolini.
Regras da internação
A decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), que autorizou a cirurgia do ex-presidente, estabelece uma série de regras para a internação e a segurança do ex-presidente durante o período do procedimento cirúrgico.
Durante toda a estadia, a Polícia Federal será responsável pela vigilância completa do ex-presidente e pela segurança do hospital, mantendo equipes de prontidão.
A decisão determina fiscalização 24 horas por dia, com no mínimo dois policiais federais posicionados na porta do quarto, além de outras equipes dentro e fora da unidade, conforme avaliação da corporação.
Moraes também proibiu o ingresso no quarto hospitalar de computadores, telefones celulares e quaisquer dispositivos eletrônicos, com exceção dos equipamentos médicos, cabendo à PF assegurar o cumprimento da restrição.
O ministro autorizou que a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) acompanhe o ex-presidente durante toda a internação. As demais visitas só poderão ocorrer mediante prévia autorização judicial, o que inclui os filhos de Bolsonaro.
A defesa informou ao STF na terça-feira (23) o nome e cargo dos médicos que participarão da cirurgia. Veja abaixo:
O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) concedeu medida cautelar relacionada ao Pregão Eletrônico nº 070/2025, realizado pela Prefeitura de Arcoverde. O objeto é o registro de preços para a contratação de empresa especializada na confecção e fornecimento de materiais gráficos destinados às demandas da administração municipal. Bem como dos Fundos Municipais de Educação e de Saúde.
A decisão foi proferida pelo conselheiro Carlos Neves, após análise de Representação Interna apresentada pela Inspetoria Regional de Arcoverde, que apontou a necessidade de aprofundamento na avaliação do planejamento que fundamentou o certame. Embora a licitação já tenha sido homologada e contratos tenham sido firmados, o Tribunal entendeu que há pontos que merecem reavaliação. Especialmente no que se refere à estimativa dos quantitativos licitados. As informações são do Portal Panorama.
Leia maisDe acordo com o TCE-PE, a auditoria preliminar indicou que os valores estimados podem ter ficado acima da média histórica de consumo do município. O que, por sua vez, impactou as exigências previstas no edital. Ainda assim, o Tribunal reconheceu que o objeto contratado não possui caráter essencial imediato. Dessa forma, permite a adoção de medidas corretivas sem prejuízo à continuidade dos serviços públicos.
Diante desse cenário, o conselheiro concedeu a medida cautelar para impedir a celebração de novos contrato. Além da renovação dos já existentes, bem como a adesão de outros órgãos às atas de registro de preços, enquanto o caso segue em análise. Ao mesmo tempo, foi determinada a instauração de Auditoria Especial, com o objetivo de aprofundar a apuração técnica. Além disso, verificar a regularidade dos procedimentos adotados.
A decisão também orienta a Prefeitura de Arcoverde a reavaliar o planejamento da contratação, promovendo, se necessário, um novo procedimento licitatório em conformidade com os requisitos da Lei nº 14.133/2021. Além de manter o Tribunal informado sobre o andamento das providências adotadas.
O TCE-PE ressaltou que a medida tem caráter preventivo, buscando resguardar o interesse público e garantir maior segurança jurídica ao processo, sem antecipar juízo definitivo sobre eventuais responsabilidades. A Prefeitura de Arcoverde foi devidamente comunicada e poderá apresentar esclarecimentos ao longo da tramitação do processo.
A assessoria de comunicação da Prefeitura de Arcoverde foi procurada por nossa equipe. Não houve retorno até o fechamento da matéria.
Leia menos
Um vídeo divulgado nas redes sociais resgata um relato do saudoso empresário José Carlos Mendonça, conhecido como Pinga, sobre um episódio vivido ao lado de Luiz Gonzaga durante uma turnê pelo interior de Pernambuco e do Ceará. Na gravação, o produtor narra uma situação ocorrida ao se depararem com um circo itinerante na estrada, episódio que, segundo ele, revelou gestos e atitudes do Rei do Baião e ficou marcado na memória de quem acompanhava a viagem.
Pinga nasceu em 6 de agosto de 1940, em Propriá, Sergipe, e viveu por muitos anos no Recife, onde construiu carreira como produtor de shows e empresário artístico. Ao longo de décadas, foi responsável pela realização de milhares de espetáculos e trabalhou com diversos nomes da música brasileira. Ele morreu em 25 de setembro de 2023, aos 83 anos, deixando atuação reconhecida na profissionalização de grandes eventos, especialmente no Nordeste.
A exoneração da professora Jasdenir Maria Cavalcanti dos Santos da função de gestora da Escola de Referência Dom Adelmo Cavalcanti Machado, em Pesqueira, no Agreste, ocorreu no dia 19 de dezembro, dez dias após a divulgação de uma foto do vereador Mateus Leite (Podemos), seu filho, ao lado do prefeito do Recife, João Campos (PSB), registrada em 8 de dezembro. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado sem indicação de justa causa.
Concursada desde 1990, Jasdenir havia assumido a gestão após processo seletivo, no qual obteve a maior pontuação entre os candidatos. Segundo informações locais, ela estava no cargo havia cerca de um ano e meio. A exoneração repercutiu no município e em cidades da região, com manifestações de apoio de membros da comunidade escolar e de lideranças políticas.
Leia mais
A publicação do vereador com João Campos teve ampla repercussão nas redes sociais, ultrapassando 80 mil visualizações, segundo dados apresentados por ele. “Depois de uma foto que postei com João Campos, minha mãe foi exonerada do cargo 10 dias depois sem justa causa”, afirmou Mateus Leite, que atribui a decisão a uma suposta perseguição política.
O episódio ocorre em meio ao contexto de disputa pelo governo do estado. João Campos é o principal oponente da governadora Raquel Lyra (PSD) para o pleito de 2026 e levantamentos recentes de intenção de voto indicam larga vantagem do prefeito do Recife sobre a chefe do Executivo estadual.
O caso repercutiu em Pesqueira e em municípios da região, com manifestações de apoio à ex-gestora por parte de integrantes da comunidade escolar e lideranças locais. Em textos publicados em blogs e redes sociais, a exoneração passou a ser associada a outros episódios semelhantes na rede estadual, levantando questionamentos sobre possíveis motivações políticas. Até o momento, a Secretaria de Educação de Pernambuco não apresentou posicionamento oficial sobre os motivos da dispensa.
Leia menos
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) oficializou nesta quarta-feira (24) o reajuste do salário mínimo para R$ 1.621. O novo valor vale a partir de 1° de janeiro de 2026.
Com isso, o valor mínimo da diária de trabalho corresponderá a R$ 54,04. Já o valor mínimo por hora trabalhada passará a ser R$ 7,37. As informações são da CNN.
Leia maisO reajuste representa uma alta de 6,79%. É uma alta de R$ 103 em comparação ao salário mínimo atual, que está em R$ 1.518.
Os valores já haviam sido confirmados pelo Ministério do Planejamento e Orçamento, mas o decreto foi publicado somente no Diário Oficial da União desta quarta-feira (24).
O reajuste será aplicado a partir de janeiro, ou seja, o trabalhador receberá o novo salário no pagamento de fevereiro.
O cálculo do salário mínimo considera o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) de novembro. O indicador avançou 4,18% em 12 meses.
Além da correção pelo INPC, a regra do reajuste do salário mínimo também determina que o valor seja corrigido a partir do ganho vinculado ao crescimento da economia de 2 anos antes , ou seja, de 2024, que cresceu 3,4%.
O reajuste afeta diretamente os benefícios atrelados ao piso, como benefícios previdenciários do INSS, seguro-desemprego, abono salarial e BPC (Benefício de Prestação Continuada), impactando o gasto público.
Portanto, ao conceder um reajuste maior ao salário mínimo, o governo federal também gasta mais. Cada R$ 1 adicional no mínimo tem impacto de R$ 422,5 milhões. Logo, o reajuste de R$ 103 pode provocar um aumento de cerca de R$ 43,5 bilhões nas despesas obrigatórias do governo em 2026.
Leia menos
Um vídeo divulgado nas redes sociais apresenta a trajetória dos bonecos gigantes que se tornaram símbolo do Carnaval de Olinda. A produção relembra a origem da tradição a partir das alegorias inspiradas pelo padre belga Norberto Falentin, que chegou a Pernambuco em 1910, e a criação dos primeiros bonecos, como Zé Pereira, em 1919, e Vitalina, em 1929, feitos com corpo de madeira e cabeça de papel machê.
O conteúdo destaca ainda o surgimento do Homem da Meia-Noite, em 1932, figura ligada ao bloco Cariri de Olinda e ao simbolismo do calunga, associado à proteção espiritual nas tradições afro-brasileiras. Segundo o vídeo, a tradição segue viva com o trabalho de artesãos como Sílvio Botelho, da Casa dos Bonecos Gigantes de Mirins de Olinda, e Leandro Castro, da Embaixada dos Bonecos Gigantes, no Recife, e hoje reúne mais de dois mil bonecos entre as duas cidades.
O cenário de polarização política no Brasil continua atingindo a maioria da população, com mais eleitores se encaixando como petistas do que como bolsonaristas, segundo a mais recente pesquisa Datafolha.
O levantamento, feito de 2 a 4 de dezembro, mostra que 74% da população se identifica com algum dos dois grupos —sendo o associado ao partido do presidente Lula (PT) um pouco maior, com 40%, do que o de simpatizantes do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), com 34%. As informações são da Folha de S. Paulo.
Leia maisEntre os entrevistados, 18% se posicionaram na faixa de neutros, 6% disseram não apoiar nenhum deles e 1% não soube responder. O Datafolha ouviu 2.002 pessoas, com 16 anos ou mais, em 113 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Ao fim de julho, quando foi feita a pesquisa anterior, o índice de brasileiros que se enquadravam na escala como petistas ou bolsonaristas era de 76% —a variação desde então nesse total ocorreu dentro da margem de erro. Mas os dois grupos estavam tecnicamente empatados, com 39% mais próximos do partido de Lula, e 37% alinhados a Bolsonaro. Embora os percentuais tenham mudado dentro da margem de erro, a distância entre eles já não configura mais um empate, e os petistas voltaram a ser maioria.

Desde dezembro de 2022, o Datafolha apresenta aos seus entrevistados a seguinte questão: “considerando uma escala de 1 a 5, onde 1 é bolsonarista e 5 petista, em qual número você se encaixa?”.
Quem respondeu 1 ou 2 foi classificado como bolsonarista, e quem disse 4 ou 5 entrou no rol do petismo. Aqueles que mencionaram 3 foram tratados como neutros. Os apoiadores de Lula foram maioria em 9 dos 11 levantamentos feitos até então.
A pesquisa mais recente foi realizada após a prisão e condenação de Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado. Nos meses anteriores, o ex-presidente foi para a prisão domiciliar por descumprir medidas cautelares e, antes mesmo de ser sentenciado para cumprir pena, foi preso preventivamente na PF em Brasília após tentar abrir a sua tornozeleira eletrônica com um ferro de solda.
Lula, por sua vez, lidera as pesquisas de intenções de votos para as eleições de 2026 tanto no primeiro quanto no segundo turno.
Segundo o Datafolha, hoje o petismo é numericamente mais concentrado nas mulheres (42%), nos aposentados (45%) e entre quem tem escolaridade até o ensino fundamental (52%). Também é predominante na região Nordeste (49%) e entre os católicos (48%).
O bolsonarismo prevalece numericamente entre os homens (37%), empresários (41%) e os que recebem de cinco a dez salários mínimos (42%). Também é maior na região Sul (41%) e entre os entrevistados que se declararam evangélicos (47%).
A polarização se mostrou mais presente entre quem tem 60 anos ou mais, com 84% dos entrevistados desta faixa etária se encaixando como petistas ou bolsonaristas –sendo 38% mais inclinados a apoiar o ex-presidente, e 46%, Lula.
O Datafolha também mostra que a identificação com um espectro político não atinge os mesmos patamares da polarização entre Lula e Bolsonaro, que se enfrentaram no segundo turno das eleições presidenciais de 2022.
Dos entrevistados, 57% se disseram de direita ou esquerda, sendo 22% de esquerda e 35% de direita. Outros 7% se declararam de centro-esquerda, 17% de centro, 11% de centro-direita e 8% não souberam dizer.

Entre os que se disseram de esquerda, 9% afirmaram ter votado em Bolsonaro na eleição de 2022. No grupo identificado com a direita, 22% declararam voto em Lula.
Já entre os bolsonaristas que afirmaram ter votado em Lula, o índice foi mais baixo, de 5%, assim como os petistas que declararam voto no ex-presidente, que foram 7%.
Leia menos
Denúncias recebidas por este blog apontam que recursos públicos foram usados de forma indevida na Secretaria de Educação de Pernambuco. Sob a condição de anonimato, trabalhadores relataram o uso da verba de suprimento emergencial para fins que fogem à finalidade legal.
Segundo os denunciantes, cerca de R$ 5,5 mil teriam sido utilizados para a compra de brindes destinados a uma confraternização interna de funcionários, realizada por meio de um bingo entre colegas de trabalho.
Suprimento emergencial é uma verba que deve ser gasta com despesas administrativas, materiais e serviços necessários para o funcionamento cotidiano dos órgãos públicos e essenciais para a gestão e a administração. Geralmente, são comprados materiais de escritório; grampos; suprimentos de informática; material de limpeza e higiene, como papel higiênico; copa e cozinha: café, açúcar, copos descartáveis, entre outros.
Leia mais
A quantia distribuída em brindes, disseram os denunciantes, representaria mais da metade do limite disponível para esse tipo de despesa na pasta e, por definição, o valor deveria atender situações urgentes, excepcionais e estritamente institucionais. Ainda assim, os brindes teriam sido distribuídos apenas aos participantes do evento. Quem não compareceu não participou — nem do bingo, nem dos presentes.
O bingo teria sido organizado pela chefia da Superintendência de Logística, na qual também existiria um ambiente hostil marcado por “relações hierárquicas rígidas, pouca abertura ao contraditório e um silêncio que não parece espontâneo. Servidores comissionados e terceirizados evitam questionamentos, não por concordância, mas por receio”, destaca um dos denunciantes.
Ainda segundo os relatos, fotos e vídeos dos brindes circularam entre servidores sem constrangimento, como se não houvesse risco de questionamento administrativo ou legal. O espaço está aberto para manifestações da Secretaria de Educação ou do Governo do Estado.
Leia menos
Em passagem por Afogados da Ingazeira, na segunda-feira (22), o deputado estadual Waldemar Borges participou do programa Debate das Dez, na Rádio Pajeú, mediado pelo jornalista Nill Júnior. Na entrevista, o parlamentar fez um balanço das ações desenvolvidas ao longo do ano na Assembleia Legislativa de Pernambuco e abordou dificuldades enfrentadas pela população em áreas dos serviços públicos, além de analisar o cenário político estadual e as articulações para as eleições de 2026.
Ainda no município, Waldemar Borges se reuniu com o prefeito Sandrinho Palmeira e com os vereadores Raimundo Lima, Renaldo Lima, Mário Martins, César Tenório e Simone da Feira. O encontro teve como foco o fortalecimento do diálogo político e o alinhamento de estratégias e agendas conjuntas para a atuação no município.
A TV Câmara do Recife publicou no YouTube um vídeo sobre o projeto “História nas Paredes”, que destaca, em azulejos instalados em vias da capital pernambucana, a biografia de personalidades que marcaram época na cidade. A iniciativa é desenvolvida pelo Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, em parceria com a Câmara Municipal do Recife.
Ao todo, são 13 painéis distribuídos em bairros como Casa Amarela, Ilha do Retiro e Arruda, entre outros. As homenagens incluem ex-vereadores que dão nome a ruas e conjuntos habitacionais, como José Mariano, patrono do Legislativo municipal, e Liberato Costa Júnior, que exerceu dez mandatos entre 1955 e 2012, reconhecidos por serviços prestados ao Recife.
