Nasce uma nova editora de livros no Recife

Por Emannuel Bento*

O mercado editorial segue buscando adaptações aos desafios impostos pelo cenário digital. Uma recente pesquisa encomendada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) revelou que a venda de livros caiu pelo segundo ano consecutivo em 2023, com 8% a menos em comparação a 2022.

Apesar da crise, novas iniciativas continuam surgindo no setor. É o caso da EuEscrevo Editora, sediada no Recife, que estreou oficialmente na última quinta-feira (17), com o lançamento da biografia “O raio-X de Boris Berenstein – A realidade foi maior que o sonho”. O livro é assinado pelo médico e empresário com a jornalista Mona Lisa Dourado.

A editora aposta na personalização de publicações, incluindo tiragens acessíveis e suporte integral aos autores com pouca familiaridade com o mercado. A EuEscrevo é um novo selo da Samucartum Produções, empreendimento de quase 10 anos do cartunista e artista gráfico Samuca Andrade, que trabalhou em veículos como “Diario de Pernambuco” e “Folha de Pernambuco”.

O apelo do ‘físico’

Samuca Andrade atendeu a diversas empresas com serviços gráficos através da Samucartum. “Eu já prestava serviços para empresas do Grupo Boris Berenstein e, durante as conversas, surgiu a ideia da biografia. Mona Lisa Dourado foi convidada. Junto a isso, veio a ideia de abrir essa frente editorial”, diz, ao JC.

“Percebemos que o livro físico ainda tem um significado muito grande para as pessoas. A tecnologia pode ter afastado os novos leitores, mas o físico ainda tem um apelo forte. Por isso, a EuEscrevo Editora nasceu para ajudar as pessoas a publicarem livros, inclusive aquelas que não têm familiaridade com escrita, mercado editorial ou processo de edição, indo desde livros técnicos até aqueles mais pessoais ou artísticos”, reforça Samuca.

“Oferecemos um serviço que ajuda no começo, no meio e no fim da elaboração, seja para figuras corporativas, como o Boris Berenstein, ou produtores independentes e projetos via editais culturais”, continua.

Pequenas tiragens

Outro fator que influenciou na criação dessa editora foi a possibilidade de viabilizar pequenas tiragens. “Hoje, a tecnologia permite fazer pequenas tiragens através de gráficas digitais. Uma pessoa com menos recursos pode querer fazer um livro apenas para a sua família, por exemplo. As pessoas querem deixar as suas histórias registradas e isso é possível”, complementa o cartunista.

Projetos culturais

Ainda de acordo com Samuca, a chegada do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também deve aquecer o mercado editorial pela possibilidade de ampliação dos projetos culturais via fomento federal.

Recentemente, foi aprovada a Lei nº 24.220/20, que reconhece as expressões artísticas charge, caricatura, cartum e grafite como manifestações da cultura brasileira. “Através desses reconhecimentos pelo poder público, a possibilidade de fomento é ampliada para publicar, por exemplo, quadrinhos”.

A pesquisa encomendada pelo SNEL também mostrou que as vendas de livros feitas ao Governo em 2023 aumentaram 23,1% em comparação com 2022.

*Repórter do Jornal do Commercio

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Morreu, neste domingo (20), aos 88 anos, o provedor do Real Hospital Português de Beneficência em Pernambuco e fundador da construtora Rio Ave, Alberto Ferreira da Costa. A informação foi confirmada pela assessoria do hospital.

O empresário português era casado com Maria do Carmo Ferreira de Castro e Costa e teve três filhos: Álvaro, Cláudia e Alberto Júnior.

Trajetória

O empresário Alberto Ferreira da Costa nasceu em 4 de maio de 1936 em Freguesia de São Simão da Junqueira, concelho de Vila do Conde, em Portugal.

Ainda criança, aos 9 anos, começou a trabalhar na cidade Póvoa de Varzim, em uma carvoaria. Já aos 12 anos, seguiu para a cidade do Porto, como balconista da mercearia Rosa Leite. Na década de 1950, aos 15 anos, mudou-se para o Brasil para tentar uma vida melhor na cidade do Recife. 

Após alguns anos no País, em 1958, fundou a Rio Ave, empresa pernambucana que atua no setor da construção civil, locação de imóveis, hotelaria e soluções ambientais. A construtora foi batizada em homenagem a um dos rios mais importantes do seu país de origem. 

Em 1971, ergueu seu primeiro empreendimento no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, o Edifício Luzitânia. 

A sua história no Real Hospital Português – maior complexo hospitalar do Norte e Nordeste do País – começou em 1971, ano em que tornou-se sócio da instituição. Em 1976, foi eleito mordomo, alcunha dada aos integrantes da Junta Administrativa da Instituição. 

Já em 1992, assumiu o cargo de provedor, líder que tem o poder decisório dentro do Hospital e norteia os rumos que a unidade deve tomar. Ele foi reeleito por diversas vezes até a atualidade, ficando fora do cargo apenas entre os anos de 1995 e 2000.

Em 2011, o empresário fundou o Instituto de Ensino e Pesquisa Alberto Ferreira da Costa, que faz parte do Complexo do Hospital. A instituição, entre outras atividades, coordena os Programas de Residências Médica e Multidisciplinar.   

Já em 2018, inaugurou a Escola de Saúde do Real Hospital Português, voltada para a capacitação técnica e o aperfeiçoamento profissional.

Homenagens 

Durante a sua trajetória, recebeu inúmeros títulos e honrarias em reconhecimento aos serviços prestados à sociedade pernambucana, entre eles os títulos de cidadão pernambucano e do Recife. 

Em 2022, a Câmara dos Vereadores do Recife concedeu a Alberto, em sessão solene, a medalha de mérito José Mariano.

Já em 2023, o então corregedor-geral da Justiça de Pernambuco e atual presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Ricardo Paes Barreto, entregou a homenagem pelos 52 anos da Corregedoria ao provedor do Real Hospital Português.

Da Folha de Pernambuco

Conheça Petrolina

A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou uma proposta que estabelece a gratuidade dos exames de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para condutores com mais de 60 anos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Por recomendação da relatora, deputada Dayany Bittencourt (União-CE), o texto aprovado foi o substitutivo da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, também elaborado pela parlamentar, ao Projeto de Lei 4036/20, do ex-deputado Léo Moraes (RO). O texto original previa gratuidade a todas as pessoas com mais de 65 anos nos exames de aptidão física e mental para renovação da CNH.

Dayany entendeu que o benefício deveria ser limitado a condutores inscritos no CadÚnico, de forma que a gratuidade beneficie apenas os que dela necessitam. Além disso, a idade para gozo do benefício foi alterada para 60 anos, que é a prevista no Estatuto da Pessoa Idosa (Lei 10.741/03).

A relatora lembrou ainda que o substitutivo incluiu uma fonte de custeio para o benefício. “Determinar que as despesas decorrentes da gratuidade sejam financiadas pelo Fundo Nacional de Segurança de Trânsito (Funset) – que recebe 5% dos valores arrecadados com multas de trânsito – garante que o projeto tenha sustentabilidade financeira sem impactar outros setores do orçamento público”, disse Dayany Bittencourt.

O projeto altera o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97).

Próximos passos

A proposta será ainda analisada, em caráter conclusivo, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Além das comissões de Finanças e Tributação e de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, a proposta foi aprovada também pela Comissão de Viação e Transportes.

Para virar lei, a medida precisa ser aprovada pelos deputados e pelos senadores.

Foi protocolado no Senado um projeto de lei que estabelece garantias e medidas emergenciais para proteção dos consumidores afetados por apagões elétricos. A proposta também trata das responsabilidades das concessionárias e outros eventuais agentes causadores dos apagões. Entre as medidas previstas, estão a indenização por danos e o ressarcimento aos atingidos, além da obrigatoriedade de planos de contingência por parte das concessionárias. 

Apresentado pelo senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR), o PL 4.009/2024 aguarda despacho para análise das comissões permanentes.

Na justificativa do projeto, o senador registra o recente apagão de energia elétrica na cidade de São Paulo, que durou vários dias em algumas localidades e prejudicou cidadãos e comerciantes. Entretanto, ele lembra que há diversas outras cidades brasileiras que também já passaram e passam por apagões, inclusive em seu estado, Roraima.

“A Região Norte, especialmente o estado de Roraima, enfrenta historicamente problemas relacionados à falta de energia elétrica estável. Roraima é o único estado que ainda não está plenamente integrado ao Sistema Interligado Nacional e depende de energia gerada por termelétricas, o que resulta em fornecimento precário e de alto custo. (…) Urge a necessidade de ações para, efetivamente, assegurar que a questão do fornecimento de energia em estados como Roraima seja tratada com a devida prioridade”, afirma Mecias.

O projeto estabelece garantia de ressarcimento de crédito nas contas de luz residenciais, industriais, comerciais e rurais que tiverem o suprimento de energia interrompido por período superior a 12 horas consecutivas ou sofram interrupções que somem 12 horas ou mais em um período de 30 dias. 

Além disso, o projeto cria outras possibilidades de compensação:

  • isenção de pagamento das tarifas de energia elétrica durante o período de interrupção para consumidores de baixa renda;
  • indenização por danos ou lucros perdidos, a ser paga pela empresa distribuidora, em casos onde a interrupção do fornecimento ocorrer por falha de manutenção;
  • ressarcimento automático para todos os danos materiais causados aos consumidores, decorrentes da interrupção do fornecimento; 
  • suspensão do pagamento das dívidas de energia elétrica dos consumidores afetados até que os créditos e as indenizações sejam integralmente concedidos; e
  • indenização emergencial para consumidores que tiverem o suprimento de energia interrompido por calamidade pública.

Plano de contingência

O projeto também determina que as concessionárias de energia elétrica deverão apresentar relatórios detalhados dos períodos de interrupção, incluindo data e hora de início e término. Além disso, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) deverá garantir que as empresas geradoras e distribuidoras de energia elétrica criarão planos de contingência para evitar apagões, com criação de redes de fornecimento redundantes, manutenção periódica e preventiva das redes de energia, com relatórios públicos, e instalação de sistemas de backup de energia em regiões críticas e áreas não integradas ao Sistema Interligado Nacional que possam entrar em operação automaticamente em caso de falhas prolongadas no fornecimento.   

“As medidas propostas buscam estender proteção imediata aos consumidores de energia elétrica que sofrem as consequências dos apagões, garantindo compensações financeiras e o restabelecimento rápido e seguro do fornecimento. (…) Este projeto de lei se faz urgente e necessário para proteger os direitos dos consumidores, garantir a continuidade dos serviços essenciais e fortalecer a infraestrutura energética do país, especialmente nas regiões mais vulneráveis, como a Região Norte e estados que ainda sofrem com os apagões de energia”, analisa Mecias. 

Ainda de acordo com a proposta, os agentes causadores de apagões elétricos, incluindo concessionárias e empresas terceirizadas, serão responsabilizados diretamente pelos prejuízos causados aos consumidores e deverão arcar com indenizações por danos morais e materiais. Também poderão ter penalidades administrativas impostas pela Aneel, proporcionais à gravidade do apagão e à extensão dos danos causados.

Fui criado moleque de rua, pés descalços na terra seca do Sertão. Cresci num mundo de paz, mas povoado por personagens que me davam pavor, como Zé Doido, que revidava as provocações dos meus amigos de infância, em Afogados da Ingazeira, atirando pedras.

Havia também Coqueirão, um gasguito de tão magra, mas tão alta que tirava coco sem vara. Também Isabé Galinha, uma maltrapilha que não tomava banho. Zé Pretinho, Dom João e Perna de Pau também ainda continuam remoendo as memórias dos meus anos dourados.

Isso me faz lembrar as lições de Cora Coralina: o saber a gente aprende com os mestres e os livros, mas a sabedoria se aprende com a vida e com os humildes. Zé Doido tinha a loucura que só compreendi quando li Machado de Assis pela primeira vez. “A loucura é uma ilha perdida no oceano da razão”, escreveu o maioral dos cronistas brasileiros.

Ninguém nasce louco. A vida, sim, é que é enlouquecedora. Como me doía ver meus amigos infantis insultar Zé Doido. Carlos Drummond de Andrade tem um poema que se insere no mundo dos personagens folclóricos, divertidos, mas ao mesmo tempo produtos das desigualdades deste país desigual: “Ninguém é igual a ninguém. Todo ser humano é um estranho ímpar”, resumiu ele.

Quando falo do meu passado, falo também de saudade. A saudade é isto mesmo; é o passar e repassar das memórias antigas. O tempo é um rato roedor das coisas, que as diminuem ou alteram no sentido de lhes dar outro aspecto.

Em Menino do Engenho, José Lins do Rêgo também manifesta traumas da sua infância. A maior delas foi a morte da mãe. “A morte de minha mãe me encheu a vida inteira de uma melancolia desesperada. Por que teria sido com ela tão injusto o destino, injusto com uma criatura em que tudo era tão puro?”, escreveu.

Como eu, que não entendia de nada, nem muito menos sabia explicar o povoamento de tanta gente débil em minha cidade, José Lins do Rêgo também foi no mesmo diapasão. “Eu não sabia nada. Levava para o colégio um corpo sacudido pelas paixões de homem feito e uma alma mais velha do que o meu corpo”.

Fernando Pessoa foi um poeta de alma muito parecida. “Sinto-me nascido a cada momento para a eterna novidade do mundo”, disse num poema. A gente cresce, rompe o cordão umbilical, mas vive catando pedaços do que vivemos quando escrevemos. Eu sou do tamanho do que vejo o meu mundo todo próprio e não do tamanho da minha altura.

Clarice Lispector, que li muito em várias fases da minha vida, me ensinou: “Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento”.

Como diz Coralina, todos estamos matriculados na escola da vida, onde o mestre é o tempo.

Preço dos carros usados bate recorde 

O ticket médio de venda dos carros usados no Brasil atingiu, em setembro, o valor de R$ 83.273, superou o valor registrado em junho (R$ 81.908) e alcançou o recorde no ano. Os dados são do Estudo Megadealer de Performance de Veículos Usados powered by Auto Avaliar (PVU). Apesar do recuo na margem bruta, que voltou a 10,7% após atingir seu melhor resultado em agosto (11,2%), e no retorno sobre o investimento (ROI) médio das concessionárias (72%), o giro de estoque voltou à sua menor média registrada nos últimos anos, 34 dias, o que indica uma procura aquecida por parte dos consumidores. “Observamos um cenário de alta constante do mercado de usados. Quando consideramos o atual momento da economia do país, ainda em recuperação e com previsões de aumento de juros, esses números são bastante representativos”, avalia Fábio Braga, Country Manager da MegaDealer. 

De acordo com a Fenabrave, a federação dos distribuidores, em setembro foram comercializados 1,026 milhão de carros e comerciais leves usados, um crescimento de 13,5% em relação ao mesmo mês do ano passado. Por região do país, destaque para o Norte e Nordeste, que apresentaram giro de estoque mais rápidos, 31 e 28 dias, respectivamente, e maior ROI no caso do Norte (11%, juntamente com a região Sudeste). 

Os mais rentáveis – O Toyota Yaris Sedan ocupou o topo do ranking dos carros usados mais rentáveis. No mês de setembro, o modelo permaneceu em média apenas 36 dias no estoque das concessionárias, um pouco acima da média geral, porém foi comercializado por um valor de R$ 90 mil, com ótima margem bruta de 11,4%. Em agosto, o Toyota Yaris Sedan já havia ocupado a terceira opção no ranking. Na segunda posição ficou o Honda City Hatch, com preço médio de R$ 111 mil,  margem bruta de 10,3% e giro de estoque médio em 33 dias. Também da Toyota, o Corolla se manteve no Top 3, após ocupar a segunda posição do ranking de rentabilidade de agosto. Desta vez o modelo apresentou margem bruta de 9,6%, preço médio de 134  mil e, isoladamente, o menor giro de estoque do mês: 32 dias. A amostra do estudo engloba 2.788 concessionárias de 23 diferentes marcas conectadas na plataforma Auto Avaliar. 

Mercado de caminhões – As vendas do segmento específico de caminhões novos no Brasil apresentou crescimento expressivo em 2024, com um aumento de 15,53% entre janeiro e agosto, segundo a Fenabrave, a federação nacional dos revendedores. Nesse período, foram comercializadas 77.828 unidades, em contraste com 67.368 vendidas em 2023.  Somente no mês de agosto deste ano foram vendidos 11.303 caminhões – um salto de 26,38% em relação ao mesmo período do ano anterior. Esse desempenho positivo tem sido impulsionado, em grande parte, pelo agronegócio,  que exportou US$ 14,14 bilhões também em agosto, com destaque para o complexo da soja, carnes, e o mercado sucroalcooleiro e da indústria, setores que continuam a se expandir e aumentar a necessidade por veículos de carga. Tais resultados indicam uma tendência de melhoria para o setor agrícola, o que reforça a importância da indústria de caminhões no suporte às cadeias produtivas do país, principalmente para o escoamento eficiente dessas commodities.  Atento ao aumento na procura por caminhões, o consórcio de veículos pesados tem ganhado relevância no mercado. Dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac) mostram que mais de 38 mil contemplações, exclusivas de caminhões, foram realizadas nos primeiros oito meses de 2024, representando 32,9% das vendas totais de veículos pesados no mercado interno e atingindo 115,98 mil unidades. 

Novo 2008 elétrico custa R$ 270 mil – O novo SUV compacto e-2008 da Peugeot acaba de ser lançado oficialmente no Brasil por R$ 269.990. Além do visual reestilizado, vem com mais equipamentos e, principalmente, bateria de maior capacidade de autonomia. O motor elétrico agora é de 158cv, com torque de 26,5kgfm. O modelo acelera de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos, com velocidade máxima limitada eletronicamente a 150 km/h. O conjunto é alimentado por um (também novo) conjunto de baterias de 54 kWh de capacidade. Com isso, segundo dados do Inmetro, a autonomia agora chega a 261km.

Mini Cooper S de 4 portas – A montadora britânica Mini lançou no Brasil o novo Cooper S com carroceria 4 portas. São duas versões: a Exclusive (R$ 250 mil) e a Top (R$ 280 mil). O modelo mudou tanto por fora quanto por dentro, mas resgata alguns detalhes da versão original dos anos 60. Tem entre-eixos 7,2cm maior e 16cm a mais no comprimento em relação ao de duas portas, com o porta-malas também ficando mais espaçoso. Por dentro, destaque para a nova central multimídia de 9,44″ (claro que com formato redondo, garantindo o característico layout dos antigos Mini). As duas versões têm motor 2.0 turbo de 204cv e 30,0kgfm. O câmbio é automatizado de dupla embreagem e 7 marchas. O Mini Cooper S vai de 0 a 100 km/h em 6,6 segundos e chega aos 240 km/h de velocidade máxima. 

GM lança serviço por assinatura – A General Motors também entrou, com a Fleet, no mercado de carros por assinatura. Praticamente todos os modelos Chevrolet estão disponíveis, do compacto Onix aos novos elétricos Blazer e Equinox, com planos de 12, 24 ou 36 meses e 1.000 a 3.000 quilômetros por mês. Os assinantes também não se preocupam com despesas com documentação, IPVA, seguro, manutenção programada, carro reserva e assistência 24 horas. Preços? No caso dos elétricos, por exemplo, variam de R$ 13.299 mensais para a Blazer a R$  11.649 para a Equinox. Um Onix hatch LT 1.0, com transmissão manual e plano de 36 meses, com franquia mensal de 1.000km, custa R$ 1.877/mês

Nova picape Hunter – A JAC Motors acaba de anunciar o lançamento da picape Hunter para o consumidor brasileiro. Ele vem em versão única (HD 4×4 AT), como motor turbodiesel, tração nas 4 rodas e transmissão automática de oito marchas. Mede 5.330m de comprimento, 1.965m de largura e 1.920m de altura, com entre-eixos de 3.110m. A capacidade de carga útil é invejável: são 1.400kg. Como tem sido frequente no segmento automotivo, o lançamento vem com ‘preço promocional’: a picape custa R$ 260 mil, mas os primeiros compradores pagarão R$ 240 mil, com condições ‘mais especiais’ ainda a venda direta ao produtor rural. Agora, a JAC inventou um negócio interessante: levar o modelo até a casa do cliente, para que ele possa conhecê-lo. É uma espécie de test drive delivery. Isso vale para pelo menos 100 cidades. Ela usa um 2.0 turbodiesel capaz de entregar 191cv de potência e 46,9kgfm de torque. A tração tem opções 4×2 (traseira), 4×4 High (integral) e 4×4 Low (reduzida), com quatro modos de condução: normal, sport, econômico e lama. 

Toro: 550 mil unidades – E por falar em picape, vale lembrar que a Toro, da Fiat, chegou ao mercado brasileiro em fevereiro de 2016 e, desde então, se destacou, liderou e criou até concorrentes – e que, este mês, alcançou a produção de 550 mil. Toda montagem é concentrada na fábrica de Goiana (PE) ao lado dos modelos da Jeep (Renegade, Compass e Commander) e da prima RAM Rampage. A picape tem como bom diferencial a capacidade para levar até 937 litros e carregar até 1 tonelada (carga total, incluindo passageiros). 

Motorista ou cobrador? – Um projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados proíbe o acúmulo de cargos de motorista de ônibus e de cobrador. A proposta estabelece pena de detenção de seis meses e multa para os proprietários de empresa que exigirem ou permitirem esta prática. A iniciativa é da suplente de deputada Loreny (Solidariedade-SP) – atualmente fora do exercício do mandato – apoiada pelos deputados Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ) e Luiz Carlos Motta (PL-SP). Loreny afirma que o acúmulo das funções de motorista e de cobrador nos transportes coletivos coloca em risco a segurança de passageiros, motoristas e pedestres, além de submeter os trabalhadores a condições degradantes. “A principal função do motorista é conduzir o veículo com total atenção e responsabilidade”, diz a autora. “Ao acumular funções, o motorista se vê obrigado a desviar a atenção da direção, e a distração aumenta significativamente o risco de acidentes”, acrescenta. 

Preço dos combustíveis no NE cai – Análise mais recente do índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL), levantamento que consolida o comportamento de preços das transações nos postos de abastecimento, revela que o preço médio do litro da gasolina foi comercializado a R$ 6,35 no Nordeste na primeira quinzena de outubro. Isso significa uma redução de 0,31% ante ao consolidado de setembro. Os  preços médios do etanol  e do diesel S-10 também caíram nos postos de abastecimento nordestinos, sendo encontrados a R$ 4,73 (-1,46%) e R$ 6,19 (-0,16%). Em contrapartida, o diesel comum, vendido, em média a R$ 6,17, apresentou acréscimo de 0,49%. Com exceção do diesel comum, o preço dos combustíveis repassado aos motoristas da região diminuiu. O recuo de 1,46% no valor do litro do etanol foi o maior em todo o país e Pernambuco ficou entre os estados brasileiros com a maior queda no preço do biocombustível, de 4,62%. Outros estados também apresentaram baixas significativas, como Sergipe, com a maior queda no preço do diesel comum, de 2%, e o Piauí, que apresentou a maior redução no preço da gasolina de 1,87%. “Diante desse cenário, mesmo com recuo importante, o etanol só foi considerado financeiramente mais interessante na Bahia e na Paraíba”, comenta Douglas Pina, Diretor-Geral de Mobilidade da Edenred Brasil. 

Cabos de ignição: quando substituir – Esses componentes são essenciais para conectar a bobina às velas de ignição, conduzindo através da alta tensão que pode chegar próximo dos 45 mil volts, a corrente elétrica necessária para o funcionamento do motor. Quando apresentam defeitos, podem comprometer essa condução e causar problemas no motor e aumento de consumo de combustível. Para ajudar motoristas a identificar o momento de trocar os cabos de ignição, a NGK, marca da Niterra especializada em componentes para sistemas de ignição, lista cinco sinais de desgaste:

1 – Dificuldade na partida: se o veículo apresenta problemas ao ligar, isso pode indicar falhas nos cabos de ignição, que não estão conduzindo a corrente elétrica de forma eficiente.

2 – Marcha lenta irregular: pode refletir diretamente na eficiência do motor, sugerindo possíveis falhas nos cabos e sistema de ignição.

3 – Falhas na aceleração e retomada de velocidade: cabos danificados podem causar falhas durante a aceleração e na retomada de velocidade, afetando a performance do veículo.

4 Aumento do consumo de combustível: problemas na condução da corrente elétrica podem levar a uma combustão ineficiente, resultando em maior consumo de combustível.

5 – Aumento nas emissões de gases poluentes: cabos de ignição defeituosos podem prejudicar a queima do combustível, elevando as emissões de gases poluentes e impactando o meio ambiente.

Testes e inspeções – Além dos sinais mencionados, inspeções regulares podem auxiliar na manutenção preventiva. Uma análise visual dos cabos é um bom ponto de partida. O mecânico deve verificar sinais de oxidação, fuga de corrente elétrica, ressecamento ou danos causados por agentes químicos. A medição da resistência elétrica com um multímetro é útil para identificar problemas nos cabos. Outros testes, como a avaliação da isolação elétrica e a medição da tensão do secundário do sistema de ignição, requerem equipamentos específicos. “Os cabos de ignição têm uma vida útil estimada de três anos ou 70.000 km, o que ocorrer primeiro. Portanto, é essencial realizar a manutenção preventiva regular do sistema de ignição”, afirma Hiromori Mori, consultor de assistência técnica da Niterra. “Cada motor possui uma ordem de ignição específica, que não deve ser alterada. Por isso, a substituição dos cabos deve ser feita por um mecânico de confiança, para garantir que a ordem de ignição e o funcionamento do motor sejam mantidos corretamente.”

Prevenção de desgastes – Para prevenir o desgaste dos cabos de ignição, a NGK recomenda testes de isolação elétrica para identificar possíveis comprometimentos, medição da resistência elétrica dos cabos, já que uma alta resistência dificulta a passagem da corrente, e verificação de sinais de flash-over, que são marcas visíveis e indicam passagem indesejada de corrente elétrica entre os cabos e as velas. Também é importante avaliar a integridade da borracha dos terminais, pois ressecamento ou flacidez comprometem a isolação, enquanto fios rígidos indicam deterioração dos cabos. 

Renato Ferraz, ex-Correio Braziliense, tem especialidade em jornalismo automobilístico 

A Justiça de São Paulo penhorou R$ 88.903,07 das contas do deputado federal Eduardo Bolsonaro para execução da condenação do parlamentar por ofensas à jornalista Patricia Campos Mello. Em vídeo publicado no canal Terça Livre, em 2020, Eduardo Bolsonaro acusou a jornalista de usar de métodos de sedução para obter informações que manchassem a reputação de seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro.

De acordo com decisão publicada no final de agosto, trata-se de uma execução provisória. Os advogados de Eduardo Bolsonaro foram intimados a pagar o valor devido, atualizado. 

A sentença foi imposta pela 11ª Vara Cível da Capital, mantida pelo Tribunal de Justiça de São Paulo e pelo Superior Tribunal de Justiça. A defesa de Eduardo Bolsonaro recorreu ao Supremo Tribunal Federal. A Corte Máxima ainda analisa o caso.

Nas imagens que foram o pivô da condenação, Eduardo Bolsonaro afirmou que a jornalista teria sido premiada por ter criado “fake news” sobre Jair Bolsonaro, então candidato à Presidência da República, em 2018.

“É igual a Patrícia Campos Mello, fez a Fake News de 2018, para interferir na eleição presidencial, entre o primeiro e segundo turno, e o que ela ganhou de brinde? Foi morar nos Estados Unidos”.

Ele também disse que Patricia “tentou seduzir o Hans River (…) Tentando fazer uma insinuação sexual para obter uma vantagem, de entrar na casa do Hans River, ter acesso ao laptop dele e tentar ali achar alguma coisa contra o Jair Bolsonaro, que não achou”.

Do Estadão

Durante um debate no UOL News, o comentarista Ricardo Kotscho afirmou que o discurso da esquerda envelheceu, já não conseguindo mais acompanhar as transformações. “O PT nasceu no século passado e era o partido do ‘chão de fábrica’, que era o nome que se dava aos operários, metalúrgicos. Os sindicatos eram muito fortes, a igreja católica era muito forte, e tudo isso não tem mais – o mundo é outro”, destacou.

Kotscho reforça que, mesmo assim, a esquerda continua com o mesmo discurso. Confira abaixo o vídeo de sua participação no UOL News.

Em meio a tantos problemas graves no Estado, como a crescente violência, as estradas em frangalhos, sertanejos fazendo protestos por falta de água, a governadora Raquel Lyra (PSDB) muitas vezes revela que não tem a menor noção do cargo, o peso da sua responsabilidade. E inverte a função, assumindo um papel pelas redes de verdadeira influenciadora digital, como neste vídeo. Confira!

Em live transmitida neste sábado (19), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que são as mulheres quem sabem “as coisas que tem dentro da geladeira”. A declaração foi feita enquanto aconselhava seu apadrinhado à Prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos (Psol), a como lidar com o público feminino caso eleito.

“Nós vamos tratar com muito carinho as mulheres. Se você [Boulos] puder, dedique tempo especial para falar com a mulher brasileira, porque ela é vítima, é ela que cuida do marido, dos filhos, da casa, inclusive da geladeira. É a mulher que sabe as coisas que tem dentro da geladeira”, disse o presidente ao psolista.

Lula comparou a situação das donas de casa que perdem bens à de homens que perderam carros ou empreendimentos. “Se o cara perde o carro, ele pode comprar. Se a fábrica vai à falência, ele pode pedir ajuda. Então por que a gente não pode ajudar a dona de casa? A pessoa que faz tanto sacrifício, que guardou as coisinhas para o filho dela comer no dia seguinte, e durante a falta de energia, perde”, afirmou.

Do Poder360

Um carro foi engolido por um buraco no asfalto, durante a chuva que caiu na tarde deste sábado (19), em Brasília. O caso aconteceu no comércio da quadra 311 da Asa Norte. Imagens feitas por testemunhas que estavam presentes no local, mostram o momento exato em que o carro afunda para dentro do asfalto (veja vídeo abaixo).

A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) realizou a manutenção preventiva e corretiva no sistema de drenagem pluvial da quadra onde aconteceu o acidente, em agosto deste ano. Na época da obra, o GDF afirmou que o objetivo era “preparar a região, historicamente afetada pelo fluxo de água durante o período de chuvas, para a chegada de possíveis tempestades”.

Do g1

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, se pronunciou neste sábado (19) após um drone ser lançado contra sua casa em Cesareia. Ele classificou a tentativa de assassinato como um “erro grave” e acusou o grupo xiita Hezbollah. Netanyahu e sua esposa não estavam na residência no momento do ataque.

“A tentativa do representante do Irã, Hezbollah, de assassinar a mim e a minha esposa hoje foi um erro grave. Isso não vai me impedir ou ao Estado de Israel de continuar nossa guerra justa contra nossos inimigos para garantir nosso futuro”, declarou na rede social X.

Netanyahu também ameaçou o Irã, caso continuasse com ataques direcionados a ele. A ação ocorreu três dias após autoridades israelenses informarem terem matado o principal líder do Hamas, Yahya Sinwar, apontado como mentor dos ataques a Israel em 7 de outubro de 2023.

“Eu digo ao Irã e seus representantes em seu eixo do mal: qualquer um que tentar prejudicar os cidadãos de Israel pagará um preço alto. Continuaremos a eliminar os terroristas e aqueles que os despacham. Traremos nossos reféns de volta de Gaza”, ameaçou Netanyahu.

O ministro destacou que irá devolver as casas aos cidadãos que vivem na fronteira norte, onde estão as ocorrências. “Israel está determinado a atingir todos os nossos objetivos de guerra e mudar a realidade de segurança em nossa região para as gerações futuras. Juntos, lutaremos e, com a ajuda de Deus, juntos, venceremos”, informou.

“Hamas continuará vivo”

O líder supremo do Irã, Ali Khamenei, se pronunciou neste sábado (19) após a morte de Yahya Sinwar, principal líder do Hamas e mentor dos ataques a Israel de 7 de outubro de 2023. Khamenei afirmou que “o Hamas está vivo e continuará vivo”.

“A sua perda é obviamente dolorosa para a frente de resistência, mas esta frente não parou de avançar, com o martírio de figuras proeminentes como o xeque Ahmed Yassin, Fathi Shaghaghi, Rentisi e Ismail Haniyeh. E não irá parar de forma alguma com o martírio de Sinwar. Se Deus quiser. O Hamas está vivo e sobreviverá”, anunciou Khamenei.

Do Metrópoles

A mineradora Vale está propondo acordo definitivo no valor de R$ 170 bilhões para as demandas relativas ao rompimento da barragem de Fundão, na cidade de Mariana, em Minas Gerais, ocorrido no dia 5 de novembro de 2015, deixando 19 mortos. 

Em comunicado publicado na sexta-feira (18), a empresa informa que o acordo em discussão visa termos justos e eficazes para uma resolução mutuamente benéfica para todas as partes, especialmente para as famílias, as comunidades e o meio ambiente impactado, ao mesmo tempo que criam definição e segurança jurídica para as companhias. A proposta reforça o compromisso da Vale com a reparação integral do rompimento da barragem de Fundão, da Samarco.

O documento prevê R$ 38 bilhões em valores já investidos em medidas de remediação e compensação. Outros R$ 100 bilhões serão  pagos em parcelas ao longo de 20 anos ao governo federal, aos estados de Minas Gerais e Espírito Santo e aos municípios, para financiar programas e ações compensatórias vinculadas a políticas públicas.

O texto inclui ainda o pagamento de R$ 32 bilhões em obrigações de execução da Samarco, incluindo iniciativas de indenização individual, reassentamento e recuperação ambiental.

Mediação

O processo de mediação com o Tribunal Regional Federal (TRF) da 6ª Região e o engajamento das instituições públicas brasileiras, desempenhando seu papel constitucional como autênticos representantes das pessoas afetadas, garantiram transparência e legitimidade ao processo de resolução.

Os termos gerais em discussão podem abrir caminho para a solução definitiva de todas as controvérsias constantes das ações civis públicas e demais processos movidos pelos poderes públicos brasileiros signatários, relativos ao rompimento da barragem de Fundão, da Samarco, ao mesmo tempo em que definem medidas para reparar integralmente todos os danos socioambientais e todos os danos socioeconômicos coletivos e difusos decorrentes da ruptura. Segundo a mineradora, espera-se também que o acordo definitivo traga alternativas de caráter voluntário para indenizações individuais.

Segundo o documento, a Vale reafirma seu compromisso de apoiar a Samarco na reparação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão e com a obrigação previamente acordada pelos acionistas de financiar, até uma parcela de 50%, os valores que a Samarco eventualmente deixar de financiar como devedor principal.

O texto diz que, considerando o valor financeiro em questão, e com base nas expectativas preliminares de saída de caixa, a Vale estima que R$ 5,3 bilhões (US$ 956 milhões) serão adicionados aos passivos associados à reparação de Mariana nos resultados do 3º trimestre de 2024. O cronograma estimado para desembolso será atualizado oportunamente.

Acordo 

As negociações entre as partes estão em curso. O acordo definitivo está sujeito à celebração de termos e condições de um acordo final e da documentação definitiva, com aprovações e assinatura pelas partes, incluindo o Conselho de Administração da Vale.

Da Agência Brasil