O Ministério Público Federal (MPF) em Pernambuco está investigando as contratações de escritórios de advocacia por prefeituras para realizar compensações previdenciárias no sistema federal COMPREV, do INSS. De acordo com o MPF, essas contratações estão sendo realizadas com base em uma recomendação do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), que autorizaria a contratação sem licitação. O MPF aponta a suposta ilegalidade nessa recomendação.
As informações são da assessoria de imprensa do próprio MPF. “Com base em recomendação conjunta do TCE-PE e do MPCO que o MPF entende por ilegal, os municípios estariam contratando escritórios de advocacia diretamente, por meio de inexigibilidade de licitação, para a realização de compensações previdenciárias”, consta em nota no site oficial da instituição.
O MPF requereu que o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) adote medidas para apurar a existência de possíveis supostos ilícitos municipais envolvendo contratações no âmbito de nove prefeituras. O órgão reforça que a contratação de serviços advocatícios por prefeituras que possuem procuradoria jurídica só deve ocorrer mediante concurso público, conforme entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF). Excepcionalmente, na ausência de uma procuradoria municipal, essas contratações poderiam ser realizadas, desde que cumpridos requisitos como notória especialização do profissional contratado, natureza singular do serviço, inadequação da prestação do serviço pelo quadro próprio do poder público, e contratação pelo preço de mercado.
Além disso, o MPF destaca que a contratação de escritórios de advocacia para a mera compensação de créditos previdenciários, como no caso do COMPREV, não preencheria os requisitos legais necessários e seria considerada ilegal. O órgão também argumenta que o pagamento por esses serviços com base em um percentual sobre os valores compensados é contrário ao artigo 15 do Decreto nº 10.188/19, que estabelece que os recursos obtidos por meio de compensações previdenciárias devem ser utilizados exclusivamente para o pagamento de benefícios previdenciários do respectivo regime.
Conheci o empresário Paulo Sérgio Macedo, que Deus levou, ontem, aos 77 anos, numa rara incursão que fez ao Sertão do Pajeú quando Miguel Arraes havia sido eleito pela segunda vez, na histórica e emocionante campanha de 1986, derrotando o hoje ministro da Defesa, José Múcio Monteiro.
Por meio do ex-senador Jarbas Vasconcelos, um dos seus maiores amigos, criei uma relação mais próxima. Bem-informado de tudo que se passava no poder, ele me deixava a par de bastidores explosivos. Em diversas ocasiões, o encontrei na casa de Jarbas quando este governou o Estado. Era assíduo frequentador dos cozidos preparados pelo então governador.
Boêmio, bom garfo, sua grande paixão era Portugal, destino que havia planejado para o feriadão da Semana Santa e que acabou adiado por recomendação médica. Paulo Sérgio também era frequentador do restaurante Leite, onde, por diversas ocasiões, tive o privilégio de dividir a mesma mesa com ele.
Tinha uma conversa agradável, uma memória de elefante para armazenar historinhas do arco da velha. Apaixonado por política, nunca quis saber de disputar mandato eletivo. A joia da sua coroa era seu exército de amigos, que gostava de reunir para relaxar e jogar conversa fora, entre os quais o amigão Jarbas Vasconcelos e o empresário Eduardo Monteiro, de quem era compadre.
Paulo Sérgio Macedo integrou a lista de bilionários pernambucanos, segundo a revista Forbes, com patrimônio estimado em mais de R$ 1 bilhão, ocupando a 260ª posição no ranking nacional. Mas nem parecia ser um homem tão rico, riqueza que veio com o sucesso da Nordeste Segurança de Valores, que nos tempos áureos gerou mais de 20 mil empregos, atendendo 15 mil clientes em 14 Estados nas áreas de segurança eletrônica, patrimonial e pessoal. Quem o conheceu, como eu, se encantava pelo seu gosto na suavidade, sua beleza na simplicidade, sua leveza de espírito e sutileza transparente.
A maior beleza do ser humano está na mais pura simplicidade. Meu pai dizia que o bom da vida é ser sem parecer. O que alimenta a alma é o espírito leve dos que sabem viver, assim como os alimentos nutrem o nosso corpo. Nenhuma morte manda recado, aprendi com meu avô. Não podemos intercalar tempo entre um instante e outro, pois esse não nos pertence.
A morte, como chegou do repente para Paulo Sérgio Macedo, nada mais é que uma despedida inesperada da qual não temos o direito de contestar ou evitar. A vida pode ser efêmera, mas as lembranças são eternas. Macedo deixa boas lembranças para sua família e amigos mais próximos, até porque existem lembranças que simplesmente não se apagam, permanecem por toda a vida.
EXPANSÃO NACIONAL – A primeira empresa pilotada por Paulo Sérgio Macedo foi a Pernambuco Segurança de Valores, criada em 1970, tornando-se, mais tarde, Nordeste Segurança. Em 1991, o Grupo Nordeste deu um passo importante na expansão dos seus negócios, ampliando sua atuação para os estados de São Paulo e do Rio de Janeiro, por meio da Transbank. A malha de atendimento foi sendo constantemente ampliada, englobando os estados de Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul. Prestando serviços em transporte de valores, terceirização de serviços bancários, segurança patrimonial e eletrônica, a Transbank teve sua competência e qualidade reconhecidas com a certificação ISO 9002.
Líder do PL no podcast – Amanhã, apresento meu quarto podcast “Direto de Brasília”, em parceria com a Folha de Pernambuco. O convidado é o líder do PL na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante (RJ), que, como se diz em Brasília, está no olho do furacão, presença permanente no noticiário da mídia nacional. Foi ele que mobilizou um exército de aliados de Bolsonaro, e também não aliados, entre o Salão Verde da Câmara e o plenário para conseguir as 257 assinaturas necessárias para colocar na pauta de votação da Casa o projeto de anistia, que só depende agora do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do colegiado de líderes para entrar na ordem do dia.
Odebrecht confirma propina – Quatro ex-presidentes do Peru e a filha de um 5º ex-chefe do Executivo peruano foram envolvidos na operação Lava Jato – já desmantelada no Brasil. A Odebrecht teria pagado propina aos políticos em troca de favorecimentos. Em depoimento em 9 de novembro de 2017, o ex-presidente da construtora Marcelo Odebrecht afirmou que a empresa havia apoiado políticos peruanos: “Com certeza, apoiamos todos. [Alejandro] Toledo, Alan García, [Ollanta] Humala, Keiko [Fujimori, filha do ex-presidente Alberto Fujimori]”. Humala é o marido de Nadine Heredia, para quem Lula concedeu asilo político.
Ex-vereador nas garras da justiça – A Justiça de Pernambuco marcou a audiência de instrução e julgamento do ex-vereador de Tupanatinga Luciano de Souza Cavalcanti, de 59 anos, acusado de tentativa de feminicídio por atirar em uma mulher, na área externa de um motel de Garanhuns, no Agreste. O caso aconteceu em 6 de março. A audiência do ex-vereador, que está preso preventivamente, foi marcada para o dia 4 de agosto, às 8h15. A decisão é da juíza Alyne Dionísio Barbosa Padilha, da 1ª Vara Criminal da Comarca de Garanhuns, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).
De olho no Senado – Em entrevista, ontem, ao companheiro Ricardo Dantas Barreto, do DP, o deputado federal Eduardo da Fonte (PP) confirmou sua intenção de disputar uma vaga ao Senado nas eleições do ano que vem. “O mais difícil foi minha eleição e a do meu filho Lula da Fonte para a Câmara no mesmo pleito. Diziam que seria impossível. Então, como não ser candidato a senador”, afirmou. Da Fonte só não disse por qual coligação entrará na disputa. “Em 2026, a gente conversa. Não há nada definido automaticamente”, acrescentou.
CURTAS
TÁ FORA – Depois de ser lembrado para concorrer ao Governo do Estado pelos bolsonaristas Gilson Machado, Alberto Feitosa e Coronel Meira, o comunicador Joslei Cardinot usou uma parte do seu programa, ontem, pelas redes sociais, para informar que não faz parte dos seus planos disputar mandato eletivo.
SERTÃO QUE FAZ – Só dois municípios do Sertão foram selecionados pela Amupe para apresentarem experiências bem-sucedidas e premiadas: Serra Talhada, com os projetos Infraestrutura e Tecnologia para Mobilidade Segura e Sustentável e Zona Lilás, e Santa Maria da Boa Vista, com o projeto Sistema de Gerenciamento de Abastecimento de Água.
JUNTOS – O prefeito do Recife, João Campos (PSB), vai hoje a Goiana, na Zona da Mata Norte, subir no palanque do candidato a prefeito pelo PP na eleição suplementar, Marcílio Régio. Pelo menos em Goiana, João e Eduardo da Fonte, padrinho de Régio, caminham no mesmo lado.
Perguntar não ofende: Qual o legado de Paulo Sérgio Macedo?
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, vão viajar a Roma para participar do velório do Papa Francisco. A data da viagem ainda não foi definida, pois, segundo informações de interlocutores de Lula no Palácio do Planalto, depende do protocolo do Vaticano.
Lula deve fechar a comitiva que vai participar do evento na próxima terça-feira (22). Mais cedo, o presidente disse que Francisco foi uma “voz de respeito e acolhimento ao próximo“. ”O Papa Francisco viveu e propagou em seu dia a dia o amor, a tolerância e a solidariedade que são a base dos ensinamentos cristãos“, disse Lula, que decretou um luto oficial no País de sete dias como homenagem ao pontífice.
A nota do governo brasileiro elogiou a “simplicidade, coragem e empatia” de Francisco. Lula relembrou no comunicado que ele e a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, foram recebidos com “muito carinho” nas vezes em que se encontraram com o religioso.
O Papa Francisco, cujo nome de batismo é Jorge Mario Bergoglio, morreu na madrugada de hoje. Ele ocupou o cargo máximo da Igreja Católica por 12 anos.
Durante o 8º Congresso que a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) realizará, nos dias 28, 29, e 30 deste mês, dez municípios apresentarão projetos e programas que estão em prática. Várias prefeituras se inscreveram — e, hoje, foram divulgadas as selecionadas. As apresentações acontecerão na manhã do dia 30, a partir das 8h, no Teatro Guararapes. O evento acontecerá no Centro de Convenções de Pernambuco.
Os municípios selecionados são: Feira Nova, com a prática PAA do Peixe; Igarassu, com o programa Gera Jovem Igarassu; Paudalho, com a ação Imersão na Iniciação Científica; Santa Maria da Boa Vista, com o GPIPA – Sistema de Gerenciamento de Abastecimento de Água; Serra Talhada, com os projetos Infraestrutura e Tecnologia para Mobilidade Segura e Sustentável e Zona Lilás; Cortês, com a prática Renda Colaborativa; Bom Jardim, com o projeto Pedra do Navio: Conectando História e Arte no Artesanato Regional; Gameleira, com o programa Remédio e Curativos Especiais em Casa; Jaqueira, com a iniciativa Educa Servidor; e São Vicente Férrer, com a prática Energia Limpa e Acessível. As informações são do Blog Dantas Barreto.
De acordo com o presidente da Amupe, Marcelo Gouveia, a iniciativa tem o objetivo de dar oportunidade para as prefeituras divulgarem as suas ações, para que também sejam replicadas em Pernambuco. Com isso, o Congresso pode promover a interação e a troca de conhecimento entre gestores e gestoras municipais.
“Queremos incentivar outros gestores a adotarem experiências que já deram certo, fortalecendo o desenvolvimento local e estimulando a inovação nas gestões municipais. Pernambuco tem iniciativas transformadoras que precisam ser valorizadas e replicadas”, afirmou o presidente da Amupe, Marcelo Gouveia. As inscrições para o 8º Congresso da Amupe estão abertas e podem ser realizadas pelo site oficial da entidade.
O deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) usou a sua conta no X (antigo Twitter) para fazer uma piada sobre a morte do papa Francisco, falecido na manhã de hoje.
Na ocasião, ele publicou uma montagem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e escreveu: “Moraes deu 24 horas pra ser nomeado o próximo papa”.
Na mesma publicação, um seguidor publicou em resposta uma outra montagem do ministro vestido de papa e fazendo um sinal nazista.
O papa Francisco, de 88 anos, morreu na manhã de hoje após passar semanas internado para tratar uma bronquite que causou dificuldades respiratórias. Diagnosticado com pneumonia bilateral, o pontífice argentino havia recebido alta há um mês.
O prefeito do Recife, João Campos (PSB) decidiu se envolver na campanha eleitoral de Goiana e estará, na noite da próxima terça-feira (22), nas ruas com o candidato do PP, Marcílio Régio. Apesar de a sigla progressista compor a base aliada da governadora Raquel Lyra (PSD), o PSB faz parte da aliança de Marcílio. A vice é Lícia Maciel, do PT. O outro candidato é o atual prefeito interino Eduardo Batista, filiado ao Avante, que é outro partido aliado de Raquel.
A entrada de João no cenário político de Goiana é um gesto que visa à eleição para o Governo do Estado do ano que vem. Afinal de contas, apesar de serem siglas ligadas à governadora, os grupos políticos do município podem se dividir em dois palanques. Raquel terá que agir para assegurar os dois aliados ao seu lado, na sua tentativa de reeleição. “A presença de João representa uma forma moderna e eficiente de governar, que queremos trazer para Goiana. Vamos caminhar juntos pelo futuro da nossa cidade”, disse Marcilio. As informações são do Blog Dantas Barreto.
Principal cabo eleitoral do candidato, o ex-prefeito Eduardo Honório acredita que Goiana verá um grande político amanhã. “Todo mundo está convidado a participar com a gente dessa caminhada. É a nossa onda azul cobrindo nossa querida Goiana de amor, de muito trabalho e compromisso”, salientou.
A eleição suplementar em Goiana está marcada para o dia 4 de maio e ocorrerá porque o eleito na disputa de 2024, Eduardo Honório (UB), não assumiu o cargo porque teve a candidatura indeferida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele tentava emplacar o terceiro mandato consecutivo. Honório apoia a candidatura de Marcílio Régio.
O jornalista e apresentador Cardinot descartou, hoje, a possibilidade de disputar o Governo de Pernambuco nas eleições de 2026. Em nota lida durante seu programa, ele afirmou ter recebido três convites, mas rejeitou todos. Nos últimos dias, o nome de Cardinot passou a circular como uma das opções do Partido Liberal (PL) para a disputa estadual.
Ao longo deste ano de 2025, para minha surpresa, recebi três convites de diferentes partidos políticos para disputar as eleições de 2026. Fiquei honrado pela lembrança e pela confiança demonstrada, mas recusei prontamente todos os convites. Meus motivos são claros e inegociáveis: Não tenho interesse em disputar cargos eletivos.
Tenho compromissos profissionais em andamento que me impediriam legal e eticamente de participar de uma campanha eleitoral. E, acima de tudo, acredito que o exercício do jornalismo exige independência e liberdade de opinião — algo que seria inevitavelmente comprometido ao me vincular a qualquer corrente partidária.
Dito isso, todas as especulações que surgiram nos últimos dias não passam disso: especulações. Não sou filiado a partido político e não tenho qualquer intenção de me filiar.
Sobre meu posicionamento político, sempre fui transparente com meu público: não me movem rótulos de direita, esquerda ou centro — meu critério é simples e inegociável: não gosto de bandido.
Respeito as diversas correntes ideológicas, mas me entristece profundamente ver o quanto a política tem sido degradada pelo envolvimento de tantos de seus representantes em esquemas de corrupção e outros crimes.
Reitero: não sou candidato, não sou filiado a partido político, e sigo firme no meu compromisso com o jornalismo independente, crítico e plural. Acredito que minha maior contribuição à sociedade se dá pelos meus programas, oferecendo informação de qualidade e debates francos, que ajudem o cidadão e a cidadã a formar sua própria opinião — especialmente na hora de votar.
Um Acidente Vascular Cerebral (AVC), seguido de um quadro de insuficiência cardíaca irreversível, foram as causas da morte do papa Francisco, informou hoje, há pouco, o Vaticano.
Segundo a certidão médica que atestou a morte, o papa sofreu um AVC cerebral, entrou em coma e teve um colapso cardiocirculatório irreversível às 7h35, no horário de Roma (2h35 em Brasília). As informações são do g1.
O boletim médico informa que o quadro foi agravado por pneumonia bilateral, bronquiectasias múltiplas, hipertensão e diabetes tipo 2. A morte foi confirmada por um exame de eletrocardiograma. O atestado foi assinado por Andrea Arcangeli, diretor do Departamento de Saúde e Higiene da Cidade do Vaticano.
Francisco ficou internado por mais de um mês, entre fevereiro e março, para tratar uma pneumonia bilateral. Apesar de ter recebido alta, o papa continuava em tratamento em casa e apresentava um quadro de saúde que exigia cuidados.
Familiares do empresário Paulo Sérgio Macedo, que morreu hoje no Recife aos 77 anos, vítima de infarto, comunicaram que o velório será realizado amanhã, a partir das 17h, no Morada da Paz, em Paulista.
A missa pela alma dele no local está marcada para às 20h, seguida da cerimônia de cremação. A decisão de realizar a cerimônia no dia seguinte ao falecimento foi tomada para permitir que todos os familiares, incluindo a filha que reside em Portugal, possam estar presentes.
Filho de Zélia Macedo, fundadora do Grupo Nordeste de Segurança de Valores, e de Hilson Macedo, Paulo Sérgio conduziu o Grupo Nordeste até 2012, quando vendeu a empresa para a multinacional espanhola Prosegur. Assim, a família passou a concentrar seus investimentos na Soservi – Sociedade de Serviços Gerais Ltda., voltada à limpeza e manutenção predial e na diversificação de negócios.
Cinco dias após ser diagnosticado com Covid-19, o ex-presidente José Sarney, de 94 anos, testou negativo para a doença, segundo boletim médico divulgado hoje.
Segundo o comunicado, Sarney apresenta evolução clínica favorável, com “melhora importante de seu quadro geral”. De acordo com a equipe médica responsável, o teste negativo reforça a “tendência de recuperação” do ex-presidente.
Sarney testou positivo após apresentar sintomas gripais e realizar um teste de farmácia. Naquele dia, ele realizou exames de sangue e de imagem, no Hospital de Brasília, que apontaram bons resultados e, portanto, recebeu alta. Veja a íntegra do boletim médico:
O ex-presidente José Sarney, diagnosticado com COVID-19, apresenta evolução clínica favorável, com melhora importante de seu quadro geral. O exame para detecção do vírus SARS-CoV-2, realizado hoje, apresentou resultado negativo, reforçando a tendência de recuperação. Seguimos acompanhando de perto sua evolução e o liberamos para suas atividades.
O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Álvaro Porto, lamentou a morte do empresário Paulo Sérgio Macedo hoje, destacando sua contribuição ao estado nos setores de segurança e terceirização de serviços. Em nota de pesar, Porto afirmou que o empresário deixa um legado de liderança, geração de empregos e visão empreendedora. Veja na íntegra:
Nota de pesar
Pernambuco perdeu hoje Paulo Sérgio Macedo, um dos seus mais importantes e reconhecidos empresários. Com uma atuação arrojada nos setores de vigilância eletrônica, patrimonial e pessoal, transporte e processamento de valores, além de terceirização de mão de obra especializada, Paulo Sérgio deu grande contribuição ao estado e ao país, gerando empregos, negócios e divisas. O empresário deixa um legado de liderança e êxito conquistado com trabalho e visão empreendedora. Externamos nossos pêsames aos familiares e amigos. Que Deus conforte a todos neste momento de despedida.
Álvaro Porto, presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco.
O corpo do Papa Francisco poderá ser velado na Basílica de São Pedro para que as pessoas possam prestar suas homenagens já na quarta-feira (23), anunciou um porta-voz do Vaticano hoje. “O translado do corpo do Santo Padre para a Basílica do Vaticano para a homenagem de todos os fiéis poderá ocorrer na manhã de quarta-feira”, informou Matteo Bruni, diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé.
A missa de sufrágio do pontífice ocorre na Basílica de São João de Latrão, em Roma, às 14h de Brasília, 19h no horário local, e será realizada pelo cardeal Baldo Reina. As informações são da CNN.
Durante o rito de constatação da morte do pontífice, mais detalhes devem ser informados, como se o papa estava dormindo, quando morreu, etc. O corpo do papa Francisco será colocado em um caixão às 15h de Brasília, 20h local, informou a Santa Sé em um comunicado.
Kevin Joseph Farrell, cardeal e também camerlengo do Vaticano, vai presidir a certificação da morte de Francisco e a colocação de seu corpo no caixão. O caixão do pontífice deve ser apresentado na manhã de terça-feira (22), mas o horário não foi informado.