Morre o jornalista Mino Carta, referência da imprensa brasileira

Portal CNN

Morreu, hoje, aos 91 anos, o jornalista Mino Carta. Fundador e diretor de redação da CartaCapital, Mino lutava contra problemas de saúde e enfrentava idas e vindas ao hospital. Ele estava internado há duas semanas na UTI do Hospital Sírio Libânes, em São Paulo, mas a causa da morte não foi divulgada.

Nascido em 6 de setembro de 1933 em Gênova, na Itália, Mino Carta se mudou com a família para São Paulo na década de 40. Ele marcou o jornalismo nacional ao se consagrar como fundador e diretor de importantes veículos, como as revistas Veja, IstoÉ e CartaCapital, além do tradicional Jornal da Tarde, do Estadão.

Mino foi casado com Maria Angélica Pressoto, que morreu em 1996. Um de seus filhos, o também jornalista Gianni Carta, morreu em 2019, vítima de câncer. Mino deixa a filha, Manuela Carta.

Veja outras postagens

Por meio da parceria entre o prefeito Evilásio Mateus e a deputada estadual Roberta Arraes, Araripina conquistou, junto ao Governo do Estado, dois novos ônibus escolares para reforçar a frota da rede municipal de ensino. Os veículos são 0 km, modernos, acessíveis e totalmente equipados, garantindo mais conforto e segurança para o transporte diário dos estudantes.

Com esta conquista, a gestão municipal fortalece sua estrutura educacional e reafirma o compromisso de oferecer mais qualidade e oportunidades para os estudantes de Araripina.

“São conquistas como essas que me fazem lutar todos os dias para melhorar a vida das pessoas, sobretudo na educação municipal, valorizando os cidadãos, dando condições para que nossas crianças possam usufruir de escolas bem estruturadas e de um transporte digno, para que todos tenham a oportunidade de estudar e realizar seus sonhos. Quero agradecer a parceria da nossa deputada Roberta Arraes e da governadora Raquel Lyra”, disse Evilásio.

Jabotão dos Guararapes - Remédio em casa
Petrolina - Destino

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) acompanha o primeiro dia do julgamento por tentativa de golpe de Estado em sua casa, em Brasília, ao lado dos filhos Carlos e Jair Renan. Já o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) preside uma audiência pública no Senado. Bolsonaro é réu na ação que corre no Supremo Tribunal Federal (STF) e apura a suposta trama para reverter o resultado das eleições de 2022.

Bolsonaro cumpre prisão domiciliar em outro processo, no qual é investigado por suposta tentativa de coagir o Supremo em articulação com o filho, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), por meio de autoridades americanas, para tentar reverter a ação penal do golpe. Ambos foram indiciados nesse caso.

A casa de Bolsonaro, localizada em um condomínio em Brasília, permanece sem movimentação neste primeiro dia de julgamento. Desde o último dia 30, por determinação do ministro Alexandre de Moraes, a Polícia Penal do Distrito Federal vigia a área externa da residência. A medida, recomendada pela Polícia Federal, estabelece ainda que todos os carros que saírem do local sejam revistados. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) também acompanha o julgamento ao lado do ex-presidente, de acordo com a assessoria do partido e com familiares.

Toritama - Tem ritmo na saúde
Camaragibe - Refis 2025
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Caruaru - Agosto Lilás

O município de Brejo da Madre de Deus realizará, entre os dias 26, 27 e 28 de setembro, a 3ª Edição do Festival do Morango. Alguns artistas nacionais e locais já começam a ser confirmados para a grade de shows. Entre as atrações, o pagodeiro Dilsinho, que se apresentará na sexta-feira (26), promete embalar o público com seus sucessos românticos. Já no domingo (28), o grande destaque será o show de Edson Gomes, um dos maiores nomes do reggae brasileiro, que levará ao palco clássicos como ‘Malandrinha’, ‘Criminalidade’ e ‘Campo de Batalha’.

Reconhecido como referência no cenário musical, Edson Gomes arrasta multidões por onde passa e promete marcar esta edição do festival com uma apresentação inesquecível. Outros artistas nacionais e locais também farão parte da programação, que será divulgada nos próximos dias. A expectativa é de que o festival reúna milhares de visitantes, consolidando Brejo da Madre de Deus como destino turístico e cultural do agreste pernambucano.

Toritama - Tem ritmo

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou, hoje, o primeiro dia de julgamento da ação penal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e mais sete réus por tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. Clique no vídeo abaixo e acompanhe ao vivo.

Palmares - Forró Mares
Ipojuca - No grau

O ministro Alexandre de Moraes, relator do caso na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal, começou a leitura do relatório do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) com os detalhes das denúncias.

“O país e sua Suprema Corte só têm a lamentar que, mais uma vez na história republicana brasileira, se tenha novamente mais uma vez tentado um golpe de Estado atentando contra as instituições e a democracia pretendendo se uma ditadura. As instituições mostraram sua força e sua resiliência”, afirmou Moraes.

A Polícia do Senado realizou, na manhã de hoje, uma varredura com o apoio de cães farejadores em frente ao prédio da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), conhecido como “igrejinha”. A segurança foi reforçada na área em que serão realizadas as sessões de julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete réus.

Além da Polícia do Senado, dezenas de agentes da Polícia Judicial estão posicionados nas imediações do Anexo 2 do STF com armas de dissuasão de multidões. Foram convocados policiais que atuam em outros tribunais para reforçar a segurança no STF. A Polícia Judicial realiza concomitantemente varredura aérea com o apoio de drone. As informações são do portal Estadão.

A área ao redor do Supremo está isolada. Há mais de uma semana toda a segurança do prédio foi reforçada. O julgamento de Bolsonaro se inicia nesta terça-feira. A última sessão está marcada para o dia 12.