Morre ex-vice-governador de Pernambuco Roberto Fontes

O ex-vice-governador de Pernambuco e ex-deputado federal, Roberto Fontes, morreu ontem (26), aos 83 anos. Ainda não se sabe a causa da morte. O velório será realizado nesta terça-feira (27), às 16h, no Cemitério Morada da Paz.

O falecimento foi confirmada pelos familiares. “É com profunda tristeza que a família Fontes comunica o falecimento de nosso querido pai, avô, sogro, irmão e tio”.

Veja outras postagens

De passagem pelo município de Goiana, neste sábado (10), onde foi recepcionado pelo presidente da Câmara de Vereadores, Eduardo Batista, e por diversas lideranças políticas e amigos, o presidente estadual do Avante, Sebastião Oliveira, cravou que o partido sairá fortalecido das eleições de outubro, tanto em Pernambuco quanto no cenário nacional.

De acordo com Sebastião, que estava ao do lado deputado federal Waldemar Oliveira e do vereador do Recife, Alcides Teixeira Neto, a legenda mantém uma trajetória de crescimento, citando as eleições de 2022, quando esteve entre os 13 partidos que alcançaram a cláusula de barreira e consolidou sua relevância no Congresso Nacional.

Sebastião Oliveira destacou que, neste momento, a prioridade do Avante Pernambuco é a consolidação de chapas competitivas, para ampliar a representação do partido na Câmara dos Deputados e ocupar espaço na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Ele citou Eduardo Batista como uma peça importante do Avante, que poderá ter seu nome lançado para disputar vaga numa da Casas. Durante o encontro, ainda foram debatidas pautas ligadas ao desenvolvimento de Goiana.

“O trabalho desenvolvido ao longo de 2025 foi extremamente positivo, com o cumprimento de todo o planejamento estratégico. Agora, entramos em uma fase de colher frutos de um projeto construído com responsabilidade. Estamos montando um time qualificado, priorizando competência e compromisso com Pernambuco”, afirmou.

Uma série de protestos tem sido registrados em diversos pontos do Irã e resistindo à forte opressão do governo ao longo das últimas duas semanas. Desencadeadas por conta da crise financeira que o país enfrenta, as manifestações resultaram até mesmo no bloqueio da rede de internet no país, o que não impediu que uma série de registros feitos por manifestantes fossem divulgados e circulassem nas redes sociais.

Segundo a ONG Human Rights Activist, ao menos 65 pessoas foram mortas e mais de 2.300 presas ao longo destas duas semanas de protestos, organizados em ao menos cem cidades de todas as 31 províncias do Irã. As informações são do jornal O Globo.

Toritama - Tem ritmo na saúde

Os Estados Unidos e forças aliadas lançaram uma série de ataques “em larga escala” contra o grupo jihadista Estado Islâmico em todo o território da Síria neste sábado (10). Os ataques são uma nova represália após a ofensiva em dezembro que matou três americanos no país, segundo informações da agência de notícias France Press.

“Os ataques tiveram como alvo o Estado Islâmico em toda a Síria” e foi parte da operação Hawkeye, lançada em “resposta direta ao ataque mortal do Estado Islâmico contra forças dos Estados Unidos e da Síria em Palmira”, em 13 de dezembro, indicou o controle militar americano na rede social X. As informações são do portal g1.

Caruaru - IPTU 2026

Por Estadão Conteúdo

Os amantes da astronomia têm um motivo a mais para observar o céu na noite deste sábado (10): a possibilidade de ver Júpiter a olho nu. Segundo a Nasa, o maior planeta do sistema solar atingirá o seu ponto máximo de brilho durante todo o ano de 2026.

A boa visibilidade acontece porque o gigante gasoso estará em oposição, fenômeno astronômico que acontece quando a Terra fica diretamente alinhada entre Júpiter e o Sol. Esse alinhamento faz com que o gigante gasoso fique maior e mais brilhante no céu.

“Nesse alinhamento, Júpiter parecerá maior e mais brilhante no céu noturno do que em qualquer outro momento do ano”, disse a agência especial. Para observar Júpiter, a Nasa recomenda olhar em direção ao leste e buscar a constelação de Gêmeos. O planeta será um dos objetos mais brilhantes do céu.

Outros fenômenos em janeiro

A oposição de Júpiter não será o único evento astronômico de janeiro. Ainda de acordo com a Nasa, no próximo dia 23, Saturno e Lua também chamarão atenção ao estarem próximos um do outro no céu, fenômeno definido como conjunção. “Uma conjunção ocorre quando objetos no céu parecem próximos uns dos outros, embora na realidade estejam distantes”, diz Nasa. Para avistá-los, basta olhar para o oeste e verá Saturno logo abaixo da Lua.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Por Estadão Conteúdo

Faleceu, ontem, a pintora colombiana Beatriz González, uma das artistas mais influentes da arte contemporânea na América Latina e uma das fundadoras do Museu de Arte Moderna de Medellín (MAMM). A causa da morte não foi revelada.

Usando o contexto histórico e social de seu país como inspiração, González tornou-se uma das figuras mais importantes da arte na Colômbia. Seu trabalho mesclou arte, poesia e crítica social, questionando a cultura popular e de massa. De cortinas a cômodas e mesas de centro, suas obras são marcadas por cores vibrantes e distintas, com traços característicos.

Palmares - Pavimentação Zona Rural

Após o pedido de exoneração do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp) divulgou uma nota institucional neste sábado (10) defendendo a criação de um ministério exclusivo para a área de segurança.

O grupo agradeceu o esforço do ex-ministro “na busca de soluções para uma das mais relevantes preocupações da sociedade brasileira” e afirmou que o momento é “oportuno e estratégico” para desmembrar a pasta da Justiça. Segundo o texto, a medida representaria “uma entrega estruturante e de elevado significado institucional para o Brasil”. As informações são do portal g1.

Olinda - Refis últimos dias 2025

O presidente Lula (PT) sancionou, em ato publicado no Diário Oficial ontem, uma lei que instituiu o dia 17 de outubro como a data nacional de luto e de memória às mulheres vítimas de feminicídio.

A escolha do dia faz referência ao momento em que Eloá Cristina Pimentel foi atingida por uma bala na cabeça e outra na virilha por seu ex-namorado Lindemberg Fernandes Alves, em 2008. As informações são da Folha de S.Paulo.

Em um passo histórico que reforça a defesa do multilateralismo, a União Europeia e o Mercosul formalizam, no próximo dia 17, o maior acordo comercial entre blocos do mundo. Mesmo com a assinatura, ainda há um longo processo para que o pacto entre plenamente em vigor, o que pode levar anos. Isso ocorre porque, após ser assinado pelos dois blocos, tem de ser aprovado pelas casas legislativas de cada país-membro, embora não seja necessário que todos aprovem para que comece a valer nas nações que já aceitaram os termos.

Apesar da possibilidade de demora para a concretização, o governo federal espera que isso seja definido ainda este ano, de preferência no primeiro semestre, para que entre em vigor sem a necessidade de os outros três países do Mercosul — Argentina, Uruguai e Paraguai — também aprovarem internamente. O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, reforçou que espera uma votação pelo Congresso Nacional ainda neste primeiro semestre. As informações são do Correio Braziliense.

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro afirmou ontem que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tem sentido tontura e perdido o equilíbrio ao se levantar. A declaração foi postada nas redes sociais três dias após o ex-mandatário ter caído da cama na sala onde cumpre pena, na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília. O impacto da queda resultou em traumatismo craniano leve, sem qualquer comprometimento intracraniano, segundo o médico Brasil Ramos Caiado.

Michelle atribuiu a falta de equilíbrio do marido aos efeitos colaterais dos medicamentos que seu marido precisa tomar. “Hoje soube, por meio do advogado, que Jair está com perda de equilíbrio ao se levantar, em decorrência dos medicamentos. Mesmo assim, segue trancado”, escreveu Michelle. As informações são do jornal O Globo.

O veto integral do presidente Lula, na quinta-feira, ao projeto de lei que reduzia as penas aplicadas aos condenados pelos atos golpistas do 8 de Janeiro se junta a outros 69, sejam totais ou parciais, que aguardam análise do Congresso. Entre eles, estão os posicionamentos contrários do petista ao trecho da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que aumentaria o fundo partidário, ao crescimento do número de deputados federais e à unificação, em âmbito nacional, do limite de idade para ingresso nas carreiras de policial e bombeiro militares. Lideranças do Congresso se articulam para derrubar o veto ao PL da Dosimetria na volta do recesso, em fevereiro.

Até o fim do ano passado, quase metade (51) dos 106 vetos de Lula desde o início deste terceiro mandato foram derrubados parcialmente ou rejeitados pelo plenário do Congresso. As informações são do jornal O Globo.

Da Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou o secretário executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Manoel Carlos de Almeida Neto, para chefiar a pasta interinamente. A indicação foi publicada ontem no Diário Oficial da União.

Ele substitui temporariamente o ex-ministro Ricardo Lewandowski, que entregou, na quinta-feira (8), uma carta com pedido de demissão ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Lewandowski assumiu a pasta em fevereiro de 2024 e alegou que questões pessoais e familiares o levaram a tomar a decisão.

Apurei, há pouco, que o ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (UB), esteve, ontem, de fato, com o pré-candidato do PSB a governador, João Campos, mas que a conversa girou em torno não apenas da chapa majoritária, mas sobretudo da proporcional. Miguel representa a federação, União Brasil e PP, sendo presidente estadual do UB.

Nesta condição, disse a João que ele não pode se preocupar na composição da chapa com olhar restrito ao PSB, o seu partido, que já projeta eleger seis federais, mas de forma mais ampla, envolvendo o União Brasil, o Republicanos, o PSDB o MDB, partidos comprometidos com o projeto majoritário dele.

Miguel reclamou, por exemplo, dos movimentos do PSB para atrair dois deputados do União Brasil. “Isso não se faz com um partido que está nesse jogo para somar”, teria reclamado. Miguel sentiu da parte de João uma certa ansiedade para montagem da chapa majoritária, mas aconselhou o princípio do ensinamento de Marco Maciel — quem tem prazo, não tem pressa”.

Quanto à declaração de que estaria no palanque de quem acreditar no projeto do União Brasil, Miguel não teria se referido a ele como pré-candidato ao Senado, mas sobretudo à chapa proporcional, que não vem tendo a devida atenção por parte de João.