Moraes vota por Bolsonaro réu e já sinaliza condenação de ex-presidente como líder do plano de golpe

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou, há pouco, para receber a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) que atribui ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e a outros sete acusados terem integrado o “núcleo crucial” do plano de golpe.

Como relator, Moraes abriu os votos – outros quatro ministros da Primeira Turma vão votar. Ele antecipou que considera as provas reunidas como “indícios fortes de autoria”. O voto robusto foi além da análise dos critérios obrigatórios para a admissibilidade da denúncia e avançou sobre as evidências colhidas pela Polícia Federal.

Moraes chega ao segundo dia de julgamento respaldado pelos colegas. Na sessão de terça, 25, ao analisar questionamentos processuais das defesas, os ministros demostraram alinhamento irrestrito ao relator. O ministro Luiz Fux foi o único que apresentou ressalvas pontuais, mas acompanhou os colegas nos pontos cruciais para legitimar a investigação e esteve longe de rivalizar com a corrente majoritária. Em seguida, votam os ministros Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin.

Veja outras postagens

Jaboatão dos Guararapes - Outubro Rosa 2025
Petrolina - Destino

O Instituto Dom Helder Câmara (IDHeC), localizado no Recife, foi anunciado pelo apresentador Pedro Bial como uma das instituições contempladas pelo Criança Esperança deste ano. A divulgação ocorreu durante o programa Conversa com Bial, na noite de ontem (17), quando o jornalista entrevistava o cantor Alceu Valença.

Teresa Dueire, uma das fundadoras do instituto, destacou a importância prática do legado de Dom Helder Câmara no trabalho diário da instituição. “Nós estamos na rua, trabalhando dia e noite com a certeza de que esse ideário está sendo verdadeiramente vivido. Ele não é só um legado. Ele é uma coisa viva. Uma matéria viva! Viva!”, disse.

A contemplação pelo Criança Esperança permitirá que o IDHeC amplie suas ações sociais, reforçando o compromisso com a educação, a proteção e a inclusão de crianças e adolescentes em risco.

Toritama - Tem ritmo na saúde
Caruaru - Super Refis

Antes de partir de Araripina para Juazeiro do Norte, no Ceará, dei uma passadinha com minha Nayla e equipe por Exu, para uma visita ao museu de Luiz Gonzaga. Um bom programa cultural para conhecer melhor a obra do Rei do Baião. Além do museu, o turista conhece as casas que Januário, pai de Gonzagão, e do próprio Lula, moraram. Também o mausoléu. O ponto fraco, infelizmente, é o abandono pelo poder público. Nem o Estado, tampouco a União, contribuem para a manutenção.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Palmares - Festival do Livro
Olinda - Refis últimos dias 2025

É o chamado Teleférico do Horto, localizado em Juazeiro do Norte, o santuário das missões e das promessas. Inaugurado em 28 de março de 2022, liga a Praça dos Romeiros à área onde fica a estátua de Padre Cícero, um dos símbolos do Cariri.

O Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) anunciou sua participação no documentário “Pernambuco Médico – Raízes do Saber”, uma produção que busca preservar e difundir a memória da medicina pernambucana. Mais do que um registro institucional, o filme pretende reconhecer o papel transformador de profissionais que dedicaram suas vidas ao cuidado com o outro e contribuíram para o desenvolvimento da saúde no estado. O Simepe será parceiro institucional e curador histórico, colaborando com acervos, registros e informações que embasarão a narrativa. A realização e o financiamento ficarão sob responsabilidade da produtora, com apoio da iniciativa privada e chancela da Agência Nacional do Cinema (ANCINE).

A presidente do Simepe, Carol Tabosa, ressaltou que o projeto tem caráter coletivo e ultrapassa gestões sindicais. “Este filme não se limita a um registro institucional. É um ato de reconhecimento àqueles que dedicaram suas vidas à medicina com coragem, generosidade e humanidade. Estamos eternizando histórias que salvaram vidas e inspiram o futuro da saúde em Pernambuco”, afirmou.

Dirigido pelo cineasta pernambucano Adriano Portela, premiado nacionalmente, o documentário pretende entrelaçar ciência e humanidade. “Filmar a história da medicina é filmar a humanidade. Cada gesto de cuidado, cada decisão diante de um paciente, cada pesquisa representa histórias que merecem ser lembradas”, destacou o diretor. A idealização e a produção executiva são assinadas por Tereza Farias, CEO da 3M Editora e Comunicação, empresa especializada em registrar o legado de instituições estratégicas no país.

Um dos diferenciais da obra será a diversidade de vozes e trajetórias apresentadas, reunindo médicos de diferentes gerações, especialidades e regiões — da capital ao interior. Após o lançamento, o documentário será disponibilizado para TVs públicas, universidades, plataformas digitais e acervos históricos. Mais do que um filme comemorativo, “Pernambuco Médico – Raízes do Saber” se propõe a ser um legado histórico e educativo, valorizando a medicina e celebrando a dedicação humana que sustenta o sistema de saúde em Pernambuco.