Uma missa em Ação de Graças deu início à programação de posse da nova Mesa Diretora do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), hoje, na Igreja da Ordem Terceira de São Francisco. A sessão solene de posse também acontecerá nesta sexta-feira, na Sala de Sessões Desembargador Antônio de Brito Alves, localizada no Palácio da Justiça, às 16h.
Estiveram presentes na cerimônia, os novos membros da Mesa Diretora, desembargadores Ricardo de Oliveira Paes Barreto, presidente do TJPE; Fausto Campos, 1º vice-presidente; Eduardo Sertório, 2º vice-presidente; Francisco Bandeira de Mello, corregedor-geral da Justiça, além de integrantes do Judiciário pernambucano e autoridades.
Leia maisA concelebração da missa foi realizada pelos padres Caetano Pereira e padre Arlindo e contou com a presença do Coral do TJPE. Na ocasião, padre Arlindo ressaltou a importância de voltar o coração para o essencial, pois sem a graça de Deus nada é possível fazer. Após os Ritos Iniciais e a Liturgia da Palavra, a filha do novo presidente do Judiciário pernambucano, Brenda Paes Barreto, leu a Primeira Leitura. Em seguida, depois do Salmo Responsorial, a capitã dos Portos, Glicie leu a Segunda Leitura.
Durante a Homilia, o padre Caetano fez uma reflexão. “O que nos leva a essa Ação de Graças é a posse dos novos dirigentes do Tribunal de Justiça, que eu chamo de catedral da paz. A catedral da justiça é um espaço privilegiado onde as pessoas devem comprometer-se com atitudes para promover verdadeiramente a justiça”, disse. “Estamos aqui para agradecer, mas também para pedir bênçãos sobre todos nós e aqueles que fazem o Tribunal de Justiça de Pernambuco”, completou.
Na ocasião, o sacerdote lembrou do trabalho social desenvolvido pelo desembargador Nildo Nery dos Santos (in memorian) quando exerceu o cargo de chefe do Judiciário pernambucano. “O Tribunal de Justiça não olha do alto só para baixo, mas mergulha na parte onde estão aqueles que sofrem para buscar soluções dignas porque isso é respaldado pela justiça”, disse. Ele também ressaltou que nesta sexta-feira (2/2), faz 30 anos que o desembargador Carlos Xavier Paes Barreto Sobrinho, pai do atual presidente do TJPE, desembargador Ricardo Paes Barreto, assumiu a presidência do TJPE.
Ao final da celebração, padre Arlindo agradeceu à gestão passada pelo trabalho desenvolvido e à nova gestão e salientou a forma de enfrentar os desafios. “Este ano, como torpedos os outros, vai ter desafios. A diferença é o que vamos fazer com eles. O ano pode ser diferente se a gente encarar de maneira diferente, com sorriso, alegria, esperança. Este ano tudo vai dar certo. Já deu certo. Já está dando certo. E a cada dia, não deixe de enxergar um motivo para sorrir”, afirmou.
A nova Mesa Diretora para o biênio 2024/2026 foi eleita, por aclamação, em sessão extraordinária realizada no dia 6 de novembro de 2023. Na ocasião, o desembargador Ricardo Paes Barreto externou o seu sentimento ao ser eleito novo presidente do TJPE. “Sinto-me muito honrado para o exercício da Presidência do Tribunal de Justiça de Pernambuco. Farei tudo que estiver ao meu alcance para honrar a tradição de competência desta Corte conquistada por meio do trabalho eficaz e profícuo dos meus antecessores”, disse.
Leia menos