Fui ver, ontem, a estreia de Meu Nome é Gal, que conta a história de Gracinha, como era conhecida uma das maiores vozes da história da música brasileira antes de se tornar Gal Costa. O filme já estava em andamento quando Gal morreu em novembro de 2022, aos 77 anos. Minha expectativa era grande, mas seu resultado ficou aquém de alguém com a importância de Gal Costa na cultura brasileira.
Com uma vida tão rica de histórias e experiências, é claro que não seria possível mostrar a trajetória completa de Gal em um longa-metragem. Por isso, “Meu nome é Gal” é centrado num recorte dos primeiros anos de sua carreira, quando ainda era Maria da Graça Costa Penna Burgos, Gracinha, para os íntimos. Ela deixa a Bahia aos 20 anos e vai para o Rio em 1966 para tentar a sorte como artista.
Leia maisAcolhida por outros cantores como Caetano Veloso (Rodrigo Lellis), Gilberto Gil (Dan Ferreira), Maria Bethânia (a codiretora do filme, Dandara Ferreira) e a atriz Dedé Gadelha (Camila Márdila). Namorada de Caetano, Gracinha vai dando lugar a Gal Costa. O filme mostra os envolvimentos amorosos de Gal, sua relação com a mãe, Mariah (Chica Carelli), e sua consagração durante a Tropicália, no início da ditadura no país.
Há diversos elementos que tornam “Meu nome é Gal” frustrante. O primeiro deles está no fato de que grande parte dos eventos ocorridos entre 1966 e 1971 são mostrados de forma corriqueira e sem maior impacto para o público. As histórias são contadas de maneira tão apressada que um espectador mais distraído não vai notar a passagem de tempo da trama, ou perceber que os personagens deixam uma cidade para ir até outra.
Um exemplo disso é quando Gal e seus amigos deixam o Rio e vão para São Paulo num dado momento: só quem for bem atento verá a diferença. Outro problema é que o roteiro, escrito por Lô Politi (também codiretora), nunca consegue criar situações que potencializam a voz única de Gal. As cenas das gravações de músicas como “Baby” e “Coração vagabundo” nunca evidenciam de forma contundente as qualidades como intérprete, por mais que os outros personagens fiquem repetindo diversas vezes como a voz dela é incrível.
Quando ela canta “Divino Maravilhoso” durante um festival, por exemplo, esse momento especial parece um dia como outro qualquer. Edição, trilha ou roteiro não potencializam as performances da cinebiografia. Para piorar, o filme tem problemas graves na parte técnica. A pior delas é notada nos momentos musicais do longa.
Há partes da história que parecem destacar mais a presença de Caetano Veloso e de Gilberto Gil. Gal fica menos relevante do que seus amigos, como se fosse uma convidada ilustre de um show que deveria ser estrelado pela cantora. A produção é ambientada no fervor da Tropicália e mostra o cenário cultural brasileiro da época.
Gal Costa foi a principal voz feminina do Tropicalismo, mas, para isso, precisou se libertar das amarras de uma timidez que quase a impediu de seguir sua vocação inequívoca. Com sua presença, sua atitude, seu corpo e sua voz, Gal Costa transformou a música brasileira em toda uma geração, principalmente de mulheres.
Mas vale a pena ver, pelo talento, a história e as belas músicas de Gal!
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