Melhor governador do País, Ronaldo Caiado dá entrevista exclusiva à Folha 

Entrevistei, há pouco, com exclusividade, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), o mais popular do Brasil, segundo pesquisa do AtlasIntel, mesmo instituto que apontou a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), como a pior entre os 27 gestores estaduais. 

Na entrevista, Caiado explica as razões do seu bem-sucedido Governo, com destaque para as ações que colocou em efeito no combate ao crime organizado e a violência no Estado. Eleito em 2018 e reeleito no primeiro turno em 2022, Caiado transformou Goiás no Estado mais seguro do País, com índices de criminalidade quase beirando a casa do zero.

Goiás também tem hoje uma das melhores, mais eficientes e mais bem remuneradas polícias do País. Avançou fortemente na saúde, na educação e em políticas sociais. Na mesma entrevista, o governador goiano admite disputar a Presidência da República, em 2026. 

A entrevista será publicada na edição impressa da Folha de Pernambuco com exclusividade, e postada no início da edição do blog amanhã, por volta das 7 da matina.

Veja outras postagens

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) soltou um comunicado, hoje, em que anuncia a devolução de R$ 292.699.250,33 para aposentados e pensionistas entre os dias 26 de maio e 6 de junho.

Segundo o instituto, esse valor é referente às mensalidades de abril que, mesmo após o bloqueio, foram descontadas por sindicatos e associações, porque a folha do mês já havia sido rodada. “O dinheiro foi bloqueado pelo INSS e será devolvido aos beneficiários na folha de maio”, afirmou o INSS.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) afirmou, ontem, que vai notificar, na terça-feira (13), os 9 milhões de aposentados e pensionistas que tiveram descontos em seus benefícios nos últimos anos e que, portanto, podem ter sido prejudicados pela fraude dos descontos irregulares. Essas pessoas terão de informar se as operações foram autorizadas por elas ou não para receberem o ressarcimento dos valores.

Jaboatão dos Guararapes - Empreendedora

O ex-prefeito de Araraquara (SP), Edinho Silva, candidato a presidente da Executiva Nacional do PT, com apoio do presidente Lula e do atual comando do partido, leia-se Humberto Costa, atual presidente e Gleisi Hoffman, ex-presidente e atual ministra das Relações Institucionais, será o entrevistado do meu podcast ‘Direto de Brasília’, em parceria com a Folha de Pernambuco, da próxima quarta-feira.

Edinho foi ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom) do Governo Dilma Rousseff. Ele é candidato a presidente do PT representando a corrente “Construindo um Novo Brasil (CNB)”. A CNB, porém, enfrenta um racha interno entre seus filiados. Segundo fontes ouvidas pelo blog, Lula teria sinalizado que apoia Edinho em uma das principais causas da crise interna: a distribuição de cargos na nova direção partidária.

De acordo com relatos de interlocutores, Lula teria concordado que o futuro presidente do PT deve ter autonomia para indicar nomes da sua confiança para determinadas funções na direção partidária. A tesouraria do PT é tida como o grande pano de fundo da crise que tomou a eleição interna.

É ali que se faz a gestão do fundo eleitoral e do fundo partidário, o que confere ao ocupante da vaga um enorme poder de influenciar a gestão da sigla. Edinho afirmou recentemente que o PT tem que enfrentar grandes desafios.

“Melhorar seu funcionamento interno, fortalecer as instâncias, para preservar a democracia interna, e cada vez mais construir processos decisórios que sejam coletivos. Precisamos de um partido que volte a priorizar o trabalho de base, que tenha mais presença junto à nossa base social”, disse.

O podcast vai ao ar das 18 às 19 horas, com transmissão pelo YouTube da Folha e deste Blog. Além da transmissão pelo Youtube, o ‘Direto de Brasília’ também é veiculado pela Rede Nordeste de Rádio, formada por 48 emissoras em Pernambuco, Alagoas e Bahia, tendo como cabeça de rede a Rádio Folha 96,7 FM. A transmissão também será realizada no Instagram e no Facebook deste Blog.

Entram como parceiros na transmissão a Gazeta News, do Grupo Collor, em Alagoas, a Rede Mais Rádios, com 25 emissoras, na Paraíba, e a Mais-TV, do mesmo grupo, sob o comando do jornalista Heron Cid. Ainda a Rede ANC, do Ceará, formada por mais de 50 emissoras naquele Estado. Os nossos parceiros neste projeto são o Grupo Ferreira de Santa Cruz do Capibaribe, a Autoviação Progresso, o Grupo Antonio Ferreira Souza, a Água Santa Joana e a Faculdade Vale do Pajeú.

Dulino Sistema de ensino

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, foi categórico, durante uma entrevista o portal Brasil 247, ao cravar: “Eu tenho muita confiança que o presidente Lula (PT), em 2026, será reeleito presidente da República. Quem estiver apostando que o governo vai chegar fragilizado em 2026, vai errar”.

Se tivesse de apostar, Costa Filho, do partido Republicanos, não colocaria suas fichas no governador de São Paulo e correligionário, Tarcísio de Freitas. Segundo o ministro, o próprio governador – considerado um dos principais quadros da oposição com projeção nacional para 2026 – tem sinalizado que sua preferência é disputar a reeleição em São Paulo.

Ao ser questionado sobre qual lado tomaria em uma eventual disputa entre o atual presidente e o governador, Costa Filho destacou que o cenário político ainda está em aberto – e que não seria surpresa se o governador acabasse mudando de ideia. “Eu acho que tem muito tempo ainda, então acredito que a gente só vai ter uma leitura mais clara do processo no final desse ano agora”, ponderou, antes de sublinhar sua confiança no governo do presidente Lula.

Nesse cenário, marcado também pela incerteza sobre o alinhamento geral do Republicanos ao governo do presidente Lula, Costa Filho assumiu protagonismo e passou a exercer um papel estratégico na articulação federal. À frente de Portos e Aeroportos, ele coordenou investimentos em infraestrutura portuária e aeroportuária que ultrapassaram R$ 30 bilhões apenas em 2024.

Na entrevista, o ministro destacou uma série de conquistas de sua gestão: “O governo do presidente Lula está fazendo o maior volume de concessões do setor portuário da história do Brasil”.  “Temos o privilégio de poder entregar ao Brasil, em quatro anos, em torno de 60 leilões, ou seja, é o maior volume de leilões da história do Brasil”, acrescentou Costa Filho.

De todo modo, o mais significativo é que até mesmo a própria direita precisa reconhecer a relevância das conquistas do governo Lula, defendeu o ministro. “Nós precisamos preservar as conquistas do presidente Lula, as conquistas sociais, nós precisamos avançar na agenda econômica brasileira”, disse.

Petrolina - O melhor São João do Brasil

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes está fazendo uma contratação emergencial para a demolição e remoção dos escombros do edifício Kátia Melo, em Piedade. O anúncio foi feito pelo prefeito Mano Medeiros, ontem. A previsão é que a empresa contratada comece a executar os serviços hoje.

O edifício Kátia Melo, em Piedade, desabou na última terça-feira (06). O prédio, construído no estilo caixão, tinha 16 apartamentos. Não houve registro de vítimas. A decisão tomada pelo prefeito Mano Medeiros tomou como base a definição dos técnicos da Defesa Civil do Jaboatão dos Guararapes, que recomendaram a demolição imediata do que sobrou da edificação para evitar danos aos imóveis localizados nas imediações.

A Defesa Civil encaminhou documento à administradora do Edifício Kátia Melo, orientando sobre a demolição. Em resposta, os responsáveis afirmaram não ter condições financeiras de arcar com os custos de demolição e remoção. Diante disso, a Procuradoria do município deu parecer favorável à contratação imediata de uma empresa que ficará responsável pelos serviços. As despesas poderão ser custeadas pela seguradora ou pelo Governo do Estado.

“Desde os primeiros momentos, quando tivemos conhecimento sobre a situação desse imóvel, tomamos as providências necessárias para garantir a vida e a segurança dos moradores. Agora é o momento de garantir que as pessoas que residem e têm comércio nas imediações tenham condições de voltar às suas atividades normais, retornando para suas casas”, disse Mano Medeiros.

Ipojuca - No Grau 2025

Adolescentes com idade entre 14 e 16 anos, que possuam conhecimento em inglês, podem se inscrever no concurso internacional intitulado ‘Quebra-gelo do Conhecimento 2025’ (Knowledge Icebreaker 2025) e concorrer a uma experiência única: representar o Brasil em uma expedição científica a bordo de um quebra-gelo nuclear russo, navegando por regiões remotas do Ártico.

Promovido pela Rosatom – estatal russa do setor nuclear –, o concurso é voltado a jovens de 20 países parceiros, entre eles o Brasil e a Bolívia. O objetivo é despertar o interesse pela ciência, pela cooperação internacional e pelas aplicações pacíficas da energia nuclear.

As inscrições estão abertas até o dia 27 de maio e devem ser feitas por meio de uma plataforma online bilíngue, disponível no site Icebreaker of Knowledge 2025. Para participar, é necessário ter entre 14 e 16 anos e ter domínio do inglês (ou russo), idioma exigido para as etapas do concurso e para a comunicação durante a expedição.

Conforme informações dos organizadores, o processo seletivo é dividido em três fases. A primeira é um quis online sobre temas ligados à ciência e tecnologia nuclear. A segunda é participação em série de webinários educativos, com perguntas ao final de cada sessão.

A terceira consiste na gravação de um vídeo respondendo à pergunta: “Como as tecnologias nucleares podem contribuir para o desenvolvimento do meu país?”. Os vídeos serão avaliados por um júri internacional independente.

Os dez estudantes mais bem colocados de cada país avançam para a etapa final. Os vencedores ganharão uma vaga na expedição Quebra-gelo do Conhecimento 2025, com jovens do mundo inteiro, prevista para o segundo semestre deste ano.

Os adolescentes embarcarão no quebra-gelo nuclear “50 anos de Vitória” em direção ao Polo Norte, para participar de uma programação educativa internacional.

De acordo com representantes da Rosatom, além de oferecer uma vivência imersiva em ciência e sustentabilidade, o projeto celebra os 80 anos da indústria nuclear russa, os 500 anos da Rota do Mar do Norte e reforça o papel da educação na construção de um futuro mais inovador e colaborativo.

Caruaru - São João na Roça

Fiquei muito honrado com a homenagem recebida, ontem, pela Câmara de Vereadores do Recife, que, por unanimidade, me incluiu entre os agraciados com o Prêmio Mérito de Comunicação Jornalista Graça Araújo. A iniciativa foi do vereador Gilson Machado Filho (PL), filho do ex-ministro Gilson Machado Neto (PL).

Compromissos inadiáveis em Brasília me impediram de estar presente. Fui representado pela editora Ítala Alves, na foto com o autor da proposta, recebida com muita distinção por todos os parlamentares da Casa. Ítala viveu uma grande emoção. Estou também muito emocionado. Graça Araújo honrou a nossa profissão.

Ao longo do tempo que Deus deu a ela a nobre missão de jornalista na sua passagem terrestre, a cumpriu com zelo, elevado espírito público e dedicação. Defendeu as causas mais nobres da sociedade, firme nas suas convicções, altiva e corajosa, como deve se comportar e agir todo profissional de Imprensa.

Graça tinha uma voz inconfundível, presença elegante e inteligente no rádio e na televisão. Atuou com ética e zelo, denunciando irregularidades, elevando o debate público e estimulando o pensamento crítico do cidadão. Foi vitoriosa em todos os embates, morreu combatendo o bom combate.

Por tudo isso, passou a ter seu nome numa das maiores distinções da Câmara de Vereadores do Recife, dada a quem, como ela, cumpre com responsabilidade e denodo o nobre papel de levar informação à sociedade. Estou muito feliz. Vou colocar a honraria em destaque na estante da minha casa.

Camaragibe - Cidade trabalho 100 dias

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos publicou, no Diário Oficial da União de hoje, as demonstrações financeiras referentes ao ano de 2024 com um prejuízo de R$ 2,6 bilhões. Além disso, auditoria independente ressalvou dados contábeis da empresa.

O déficit em 2024 é quatro vezes maior do que o registrado no ano anterior, quando o prejuízo registrado foi de R$ 597 milhões. Na apresentação deste ano, os Correios reajustaram os dados de 2023 para melhor representar as normas contábeis e o resultado do ano anterior acabou subindo para R$ 633 milhões. As informações são do portal G1.

Esta é a primeira vez, desde 2016 que os Correios apresentam um prejuízo bilionário em suas operações. À época, a empresa teve prejuízo de R$ 1,5 bilhão (R$ 2,3 bilhões em valores atualizados). Entre as justificativas dadas pela empresa para o resultado negativo, está o fato de que apenas 15% das 10.638 unidades de atendimento terem superávit – quando as receitas são maiores do que as despesas.

“Ainda que 85% das unidades sejam consideradas deficitárias, os Correios garantem o acesso universal de todas e todos aos serviços postais, com tarifas justas, em cada um dos 5.567 municípios atendidos”, ponderou. Por outro lado, a empresa também justificou que houve um investimento de R$ 830 milhões ao longo de 2024, totalizando R$ 1,6 bilhões desde que a nova gestão assumiu.

Nos últimos dois anos foram R$ 698 milhões na aquisição de novos veículos e outros R$ 600 milhões gastos em manutenção da infraestrutura operacional da empresa. Parte dos veículos adquiridos faz parte do plano estratégico da empresa de 5 anos para transição ecológica de suas atividades. Desta forma, apenas em 2024 foram adquiridos 50 furgões elétricos, 3.996 bicicletas cargo com baú e 2.306 bicicletas elétricas. A empresa ainda comprou 1.502 veículos para renovar a frota já existente.

Apesar do prejuízo em 2024, a empresa reafirmou que manterá sua estratégia de investimentos que ampliem “soluções tecnológicas” e reduzam o impacto no meio ambiente. “A sustentabilidade continuará a ser tema central em nosso dia a dia. Esperamos evoluir ainda mais em nossos propósitos de caráter social e ambiental”, afirmou a empresa.

Cabo de Santo Agostinho - IPTU 2025 prorrogado

Raquel Lyra e Alepe em crise sem fim

Por Larissa Rodrigues
Repórter do blog

O tempo vai passando e a relação entre o governo Raquel Lyra (PSD) e a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) só piora. A gestora está prestes a concluir a metade do seu terceiro ano de mandato sem conseguir estabelecer com a Casa uma convivência harmônica e eficaz, demonstrando uma articulação política sofrível e carente de liderança. Ruim para ela e para a população.

Ontem, depois de colecionar, nos últimos dois anos e meio, inúmeros episódios de falta de diálogo e fragilidade de articulação, a governadora precisou fazer um apelo público, por meio da imprensa, para que a Alepe aprove o projeto referente ao pedido de empréstimo de R$ 1,5 bilhão.

“O que a gente coloca aqui é um apelo para os deputados e deputadas para que façam a votação, que a Mesa Diretora coloque em pauta, que as comissões possam votar e que a gente possa ter acesso a esses recursos, porque esses recursos mudam vidas”, afirmou Raquel, após um evento.

Se chegou a esse ponto a relação da gestora com os deputados, o sinal é preocupante — ou deveria ser — para toda a equipe. Mas é apenas um dos sinais dos tantos já enviados pela Casa, que cobrou diálogo com Raquel desde os primeiros meses de gestão da ex-prefeita de Caruaru (Agreste).

A postura com a qual a governadora assumiu o Poder Executivo do Estado, com ar de superioridade em relação ao Legislativo, custa caro até hoje e foi determinante para a sucessão de derrotas sofridas na Assembleia até aqui.

Jamais Raquel poderia ter tratado o presidente Álvaro Porto (PSDB) com soberba. Faltou visão política, orientação e maturidade. Jamais poderia ter perdido as presidências das principais comissões da Alepe. Faltou experiência e, mais uma vez, articulação.

O TAMANHO DA OPOSIÇÃO FOI RAQUEL QUEM DEU Pode-se dizer que a oposição tem exagerado e esticado a corda? Sim, assim como também se pode dizer que o PSB, do prefeito João Campos, achou excelentes oportunidades nos erros de Raquel para desgastá-la em seus anos finais de primeiro mandato e tem aproveitado bem as brechas, visando facilitar a campanha do gestor do Recife contra a ex-tucana, em 2026 — mesmo que essas oportunidades tenham como pano de fundo uma aliança interna com o PL, de Jair Bolsonaro. Mas o tamanho que a oposição conseguiu na Alepe e a relevância que conquistou na Casa nesses dois anos e meio são resultados das próprias atitudes de Raquel.

Edinho Silva no Direto de Brasília O ex-prefeito de Araraquara e candidato à presidência do PT, Edinho Silva, será o entrevistado do podcast Direto de Brasília, comandado pelo titular deste blog, na próxima semana. O petista confirmou a participação no programa na noite de ontem (8). A entrevista será realizada na quarta-feira (14/05), das 18h às 19h, e transmitida ao vivo pelos canais no YouTube do Blog do Magno e da Folha de Pernambuco. Edinho Silva é um dos cinco postulantes à presidência do PT e tem como prioridade a reeleição do presidente Lula (PT).

Lula cumprimentou o novo Papa O presidente Lula (PT) usou as redes sociais, ontem (8), para cumprimentar o novo Papa da Igreja Católica, o cardeal norte-americano Robert Prevost, que adotou o nome de Leão XIV. O pontífice foi escolhido para suceder o Papa Francisco. Lula expressou seu desejo de que o novo Papa dê continuidade às iniciativas promovidas por Francisco, especialmente no que diz respeito à defesa do meio ambiente e ao respeito à diversidade humana.

O que disse o presidente “Quero cumprimentar o cardeal norte-americano Robert Prevost, escolhido hoje (ontem) para comandar o destino da Igreja Católica, com o nome de Leão XIV. Desejo que ele dê continuidade ao legado do Papa Francisco, que teve como principais virtudes a busca incessante pela paz e pela justiça social, a defesa do meio ambiente, o diálogo com todos os povos e todas as religiões, e o respeito à diversidade dos seres humanos”, escreveu Lula.

Outras lideranças também comemoram Os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e da Câmara, Hugo Motta, também celebraram a escolha do cardeal Robert Prevost como novo Papa. “Papa Leão XIV é revelado ao mundo com a missão de ampliar a conciliação e continuar o legado de Francisco, marcado pela tolerância, diálogo e pacificação. Todos nós, seguidores da fé cristã, desejamos muita sabedoria, fé e energia para o novo Pontífice”, escreveu Motta. Já Alcolumbre afirmou desejar que o “pontificado fortaleça os laços entre as nações e reavive, nos corações de todos, o poder transformador da fé, da compaixão e do bem comum”.

CURTAS

Reconhecimento O titular deste blog foi agraciado, ontem, com o Prêmio Mérito de Comunicação Jornalista Graça Araújo, concedido pela Câmara Municipal do Recife. A homenagem partiu de indicação do vereador Gilson Machado Filho (PL) e integra uma das mais importantes distinções concedidas aos profissionais da comunicação na capital pernambucana.

Editora representou Por estar em Brasília, em virtude da produção do podcast em parceria com a Folha de Pernambuco, o Direto de Brasília, a editora-chefe do blog, Ítala Alves, representou Magno Martins na cerimônia e recebeu a honraria em seu nome. A premiação, instituída pela Resolução nº 2698/2019, reconhece, anualmente, jornalistas, educadores e instituições que atuam na área da comunicação.

Festa da Pedra do Reino Na próxima segunda-feira (12), a partir das 18h, o auditório Sérgio Guerra, na Alepe, será palco de uma noite especial em homenagem aos 30 anos da Festa da Pedra do Reino, realizada anualmente em São José do Belmonte, no Sertão. O evento promete transportar os presentes ao universo encantado criado por Ariano Suassuna em sua célebre obra O Romance d’A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta. A cerimônia foi proposta pelo deputado estadual Luciano Duque (SD).

Perguntar não ofende: Raquel Lyra vai conseguir se entender com a Alepe algum dia?

Toritama - FJT 2025

O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para esta sexta-feira (9), às 11h, o julgamento da decisão da Câmara dos Deputados que suspendeu a ação penal contra o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) no caso da trama golpista na qual está envolvido o ex-presidente Jair Bolsonaro.

O julgamento será realizado no plenário virtual da Primeira Turma da Corte, formada pelos ministros Alexandre de Moraes, relator do caso, Flávio Dino, Cármen Lúcia, Luiz Fux e Cristiano Zanin. O encerramento da votação está previsto para terça-feira (13).

A solicitação do julgamento colegiado por feita por Alexandre de Moraes após o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), comunicar o presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso, sobre a decisão tomada ontem (7) pelo plenário da Casa. As informações são da Agência Brasil.

“Comunico a Vossa Excelência que esta Casa, em sessão deliberativa extraordinária realizada no dia 7 de maio de 2025, resolveu pela sustação da ação penal decorrente do recebimento da denúncia contida na petição nº 12.100, em curso no Supremo Tribunal Federal”, diz o ofício.

A deliberação do STF é necessária porque a decisão da Câmara abre brecha para a suspensão de todas as acusações contra Ramagem e todos os demais réus do núcleo 1 da trama golpista, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Entenda
No mês passado, o Supremo enviou um ofício à Casa para informar que os deputados não poderiam suspender a íntegra do processo sobre a trama golpista contra o deputado.

A possibilidade de suspensão de processos contra deputados federais e senadores está prevista na Constituição. Conforme o Artigo 53, a Câmara e o Senado podem suspender uma ação penal contra um parlamentar.

No ofício enviado à Câmara, o STF disse que, apesar da permissão constitucional, somente os crimes que teriam sido cometidos por Ramagem após o mandato podem ser suspensos. O marco temporal é a diplomação, ocorrida em dezembro de 2022.

Segundo o Supremo, a suspensão vale para os crimes de dano qualificado pela violência e grave ameaça, contra o patrimônio da União, e com considerável prejuízo para a vítima e deterioração de patrimônio tombado.

Pelo entendimento, Ramagem deve continuar a responder pelos crimes de golpe de Estado, organização criminosa armada e tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito.

Antes de ser eleito, Ramagem foi diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e foi acusado de usar a estrutura do órgão para espionar ilegalmente desafetos de Bolsonaro. O caso ficou conhecido como “Abin Paralela”.

Núcleo 1
Os oito réus compõem o chamado “núcleo crucial” do golpe, o Núcleo 1, e tiveram a denúncia aceita por unanimidade pela Primeira Turma do STF em 26 de março. São eles:

  • Jair Bolsonaro, ex-presidente da República;
  • Walter Braga Netto, general de Exército, ex-ministro e candidato a vice-presidente na chapa de Bolsonaro nas eleições de 2022;
  • General Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional;
  • Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin);
  • Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de segurança do Distrito Federal;
  • Almir Garnier, ex-comandante da Marinha;
  • Paulo Sérgio Nogueira, general do Exército e ex-ministro da Defesa;
  • Mauro Cid, tenente-coronel, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro.
Palmares - Pavimentação Zona Rural

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, decidiu deixar o PSDB e se filiar ao PSD, partido comandado pelo ex-ministro Gilberto Kassab.

A filiação do governador gaúcho à sigla está marcada para a sexta-feira (9), às 15h, no gabinete da direção nacional do PSD, na cidade de São Paulo.

Eduardo Leite deixa o PSDB após o enfraquecimento do partido nos últimos anos e depois de a legenda aprovar uma fusão com outro partido: o Podemos.

O governador gaúcho, que não pode tentar reeleição, tem se colocado como um possível candidato à Presidência da República no pleito de 2026.

Com a chegada de Leite, o PSD passará a ter quatro governadores. Já estão filiados à sigla os governadores Raquel Lyra (PE), Ratinho Jr. (PR) e Fábio Mitidiéri (SE).

Por Jornal O Poder

Prestes a assumir o comando nacional do PSB, o prefeito do Recife, João Campos, fez uma espécie de turnê por estados-chave e prestigiou aliados que assumiram diretórios locais do partido. Ele defende que Geraldo Alckmin seja mantido como vice na chapa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2026, em movimento que busca se antecipar a disputas de partidos do Centrão pela vaga. O PSB também já foi comandado pelo pai de João Campos, Eduardo Campos, e pelo bisavô Miguel Arraes.

Humberto concorda

Em entrevista, esta semana, ao prestigiado podcast Direto de Brasília, do jornalista Magno Martins, em parceria com a Folha de Pernambuco, o senador Humberto Costa, atual presidente nacional do PT, também defendeu Alckmin na vice como prioridade.

Em meio às especulações sobre sua saída da chapa presidencial no ano que vem, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) ganhou mais um aliado de peso. O senador e presidente nacional interino do PT, Humberto Costa, avalia que o ex-governador de São Paulo reúne todas as condições para continuar no posto, em especial pela lealdade demonstrada ao presidente Lula (PT). Todavia, Humberto ressalta que a conjuntura será avaliada mais na frente para se concretizar essa decisão.

“Se prevalecerem a competência, a lealdade e o espírito de colaboração, sem dúvida o melhor nome é o de Geraldo Alckmin. Ele mostrou que é leal, que tem todas as condições, mas sabemos que, na política, as coisas são imprevisíveis. Ele pode ser um grande candidato a governador ou a senador em São Paulo. E pode ser que o presidente Lula (PT) precise ampliar o seu conjunto de forças, colocando outro partido mais forte que o PSB na vice. Mas, pelo desempenho, pela lealdade e pela postura, acho que o melhor nome seria o de Geraldo Alckmin”, avaliou Humberto na entrevista.

O certo

É que as duas lideranças, de dois partidos aliados, concordam no essencial, o que sinaliza para a manutenção do projeto e sua provável extensão para o plano estadual nas eleições de 2026.

O deputado federal Carlos Veras (PT) anunciou, nesta quinta-feira (8), que cerca de 30 novos peritos do INSS serão designados para reforçar o atendimento em Pernambuco a partir do segundo semestre. A informação foi confirmada durante reunião com o ministro da Previdência, Wolney Queiroz. Os profissionais fazem parte do grupo de 500 aprovados no concurso nacional realizado este ano e atuarão em polos que incluem municípios como Afogados da Ingazeira, Araripina e Garanhuns.

Segundo Veras, o novo modelo de atendimento, baseado em polos regionais, busca reduzir os impactos causados pelo esvaziamento de quadros da instituição e melhorar o serviço prestado à população. “Seguimos na luta para garantir mais direitos e avanços para a nossa gente”, destacou o parlamentar. Assista: