Marina Silva diz que derrubada do marco temporal foi ato de justiça

Da Agência Brasil

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, disse nesta sexta-feira (22) que a derrubada da tese do marco temporal pelo Supremo Tribunal Federal (STF) foi “um ato de justiça e de reparação”.

“Foi uma vitória dos povos indígenas, do bom senso e da justiça, e uma esperança para o Brasil, fazendo essa reparação. Viva a luta daqueles que resistiram”, disse a ministra, ao participar de uma mesa para discutir a questão da seca e das inundações em um fórum promovido pela Virada Sustentável, no Unibes Cultural, em São Paulo. A mesa contou com a presença do indiano Rajendra Singh, fundador da Tarun Bharat Sangh, ONG ambiental sem fins lucrativos.

Veja outras postagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta terça-feira (27), uma operação para desarticular um esquema criminoso de desvio de recursos públicos e fraudes em processos de licitação de saúde no Rio Grande do Norte (RN).

A TV Globo apurou que o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União), está entre os alvos da operação. Ao todo, a PF cumpre 35 mandados de busca e apreensão no estado. As informações são do Potiguar News.

Jaboatão dos Guararapes - IPTU 2026

A governadora Raquel Lyra (PSD) está novamente fora do país sem passar o cargo para a vice, Priscila Krause (PSD). A viagem, desta vez, para a Costa Rica, repete procedimento que já havia sido adotado no início de janeiro, quando ela tirou dez dias de férias na Espanha, mas seguiu assinando nomeações e remanejamentos orçamentários a distância.

A reincidência na prática só reforça o clima de desconfiança em relação à vice-governadora em pleno ano eleitoral. A não transmissão do cargo em viagens internacionais, que contraria uma praxe, pode ser uma medida de Raquel para evitar desgastes vivenciados sempre que Priscila assumiu a gestão estadual interinamente.

Toritama - Tem ritmo na saúde

Por Diana Câmara*

A forma de fazer campanha eleitoral mudou e mudou rápido. Se antes a disputa acontecia nas ruas, nos palanques e no horário eleitoral de rádio e televisão, hoje ela se trava, em grande parte, nas redes sociais, nos aplicativos de mensagem, como, por exemplo, o WhatsApp, e nos ambientes digitais. Com isso, surgiram novos desafios: quem paga por determinada mensagem? Como fazer constar na prestação de contas? O gasto da pré-campanha pode gerar uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral? Até onde vai o uso legítimo da tecnologia? E como combater conteúdos enganosos, como as fake news e os deepfakes, que podem influenciar o voto?

Atenta a esse novo cenário, a Justiça Eleitoral brasileira vem atualizando a cada eleição as regras da comunicação política para acompanhar o uso intensivo das redes sociais e, mais recentemente, das ferramentas de Inteligência Artificial. O objetivo é claro: garantir transparência, proteger a liberdade de escolha do eleitor e reduzir o risco de manipulação do debate público.

Caruaru - IPTU 2026

Para quem busca a reeleição, Raquel vai precisar dar muitas explicações

Por Larissa Rodrigues – Repórter do blog

O ano eleitoral mal começou, mas a governadora Raquel Lyra (PSD) já acumula um desgaste público em cima do outro, o que vai exigir que ela preste ainda mais esclarecimentos à sociedade, faltando nove meses para as eleições. Costuma-se dizer no ambiente político que não é auspicioso para um candidato precisar dar muitas explicações.

O debate sobre a Logo Caruaruense, empresa do pai de Raquel, que funcionava há três anos de forma irregular e sem fiscalização do Poder Executivo, ainda não foi esgotado e lhe rendeu, inclusive, um pedido de impeachment que aguarda o início do período legislativo, no próximo dia 2, para receber um rumo.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), publicou nas redes sociais um vídeo em que afirma que o debate em curso em Pernambuco não é sobre a realização de investigações, mas sobre a forma como elas estariam sendo conduzidas, ao denunciar o que classificou como uso político da Polícia Civil. Segundo o gestor, reportagens exibidas pela TV Record revelaram desarquivamento de inquéritos por interesse eleitoral, perseguições sem ordem judicial, sem boletim de ocorrência e sem procedimentos formais, além da instalação de rastreador em veículo oficial da Prefeitura sem autorização judicial.

João Campos citou um inquérito arquivado em 2024 após investigação que não apontou irregularidades, posteriormente reaberto durante o período eleitoral e novamente arquivado, e questionou quem teria autorizado a atuação de delegados e agentes em um grupo informal de WhatsApp. O prefeito afirmou que não tolera corrupção nem perseguição política, criticou o que chamou de ações ilegais e imorais, relacionou o caso a uma rede de ataques e desinformação após as eleições municipais e declarou que adotará todas as medidas cabíveis na Justiça para apurar responsabilidades. Assista:

Palmares - Pavimentação Zona Rural

O atual secretário-executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (conhecido como Conselhão) da Presidência, Olavo Noleto, é o nome escolhido pelo presidente Lula para substituir a ministra Gleisi Hoffmann, das Relações Institucionais, quando ela deixar o cargo, em abril. Gleisi vai se descompatibilizar do cargo para disputar uma vaga ao Senado em seu estado, o Paraná.

Noleto era um dos principais nomes cotados para a sucessão de Gleisi. Ele foi secretário-executivo de Alexandre Padilha quando o atual ministro da Saúde estava Secretaria das Relações Institucionais (SRI), pasta responsável pela articulação política do governo. Mesmo com a saída de Padilha, no ano passado, Noleto permaneceu na SRI, tendo sido convidado por Gleisi para chefiar o Conselhão. As informações são do jornal O GLOBO.

Olinda - Refis últimos dias 2025

Por Larissa Rodrigues – Repórter do blog

Diante da repercussão da denúncia da TV Record, que expôs uma investigação da Polícia Civil de Pernambuco envolvendo o secretário de Articulação Política e Social do Recife, Gustavo Monteiro, e seu irmão Eduardo, assessor da gestão municipal, este blog procurou um especialista na área para detalhar, com base na legislação, se houve crime no monitoramento dos irmãos.

O professor de Direito Penal e Processo Penal da Universidade de Pernambuco (UPE) e da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), que também é advogado criminalista e delegado especial de polícia aposentado, Durval Lins, indicou que a conduta da Polícia Civil, sob comando da Secretaria de Defesa Social do Estado (SDS), “aponta para a ilegalidade e o abuso de poder”.

A ex-ministra da Suprema Corte do Chile, Ángela Vivanco (foto), foi presa na noite do domingo, 25, em sua casa no bairro de Las Condes, em Santiago, por acusação de suborno, lavagem de dinheiro e tráfico de influência.

Ela é investigada por sua suposta ligação com o advogado Luis Hermosilla, antigo aliado do ex-presidente Sebástian Piñera, no “âmbito do caso “Boneca Bielorussa”.

Após a prisão, Ángela foi transferida para o Centro de Justiça de Santiago, onde será formalmente acusada. As informações são do Antagonista.

Em reação à investigação conduzida pela Polícia Civil de Pernambuco e à defesa pública feita pela base governista, o vice-presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), deputado Rodrigo Farias (PSB), divulgou nota dura acusando o governo Raquel Lyra de promover espionagem política contra servidores da Prefeitura do Recife. No texto, o parlamentar afirma que houve uso indevido da estrutura do Estado e da Polícia Civil para perseguição de adversários políticos, classifica o episódio como grave ameaça à democracia e cobra explicações diretas do Palácio do Campo das Princesas.

Confira a nota na íntegra:

Em nota à imprensa, a deputada estadual Socorro Pimentel, líder do governo na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), saiu em defesa da governadora Raquel Lyra e da atuação da Polícia Civil de Pernambuco diante de críticas feitas pela oposição a uma investigação em andamento. A parlamentar afirmou que há tentativa de politização do caso e reforçou a confiança no trabalho técnico da instituição.

Confira a nota na íntegra:

O deputado estadual Claudiano Martins Filho (PP) divulgou, nesta segunda-feira (26), nota pública em defesa da Polícia Civil de Pernambuco, rebatendo críticas da oposição que classificaram como perseguição política, por parte da governadora Raquel Lyra (PSD), uma investigação conduzida pelo órgão.

Segundo o parlamentar, a apuração teve origem em denúncia grave de possível recebimento de propina e seguiu os trâmites legais previstos pelo Supremo Tribunal Federal, mesmo tendo partido de denúncia anônima. Claudiano afirmou ainda que o atual governo rompe com práticas políticas do passado e que a população pernambucana confia na atuação da Polícia Civil.

Confira a nota na íntegra:

A oposição política de Iati, no Agreste Meridional, passou a declarar apoio à pré-candidatura do prefeito do Recife, João Campos (PSB), ao Governo de Pernambuco, com adesões de lideranças locais de diferentes partidos. Entre os apoios anunciados está o da ex-candidata a prefeita Maria Augusta (Avante), ligada ao deputado federal Waldemar Oliveira (Avante) e a Dannilo Godoy, além dos ex-prefeitos Alexandre Tenório, associado politicamente ao deputado estadual Rodrigo Farias (PSB), e Tonho de Lula, que, apesar de ter migrado para o PSD, tende a apoiar a reeleição da governadora Raquel Lyra. Também integra o palanque de João Campos o vereador Renato Almeida (Republicanos), da bancada de oposição no município.