Lula diz que não tem que gostar do presidente da Argentina

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta terça-feira (21) que a América do Sul está passando por “confusões” e que tratará disso diplomaticamente, sem precisar ser “amigo” dos outros presidentes do continente. A declaração foi feita dois dias depois da eleição do direitista Javier Milei na Argentina. Lula, porém, não o citou diretamente.

“Nós estamos vivendo algumas confusões na América do Sul. Não é mais a mesma de 2002, de 2004, 2006. Vamos ter problemas políticos e, ao invés de reclamar, temos que ser inteligentes e tentar resolver. Não tenho que gostar do presidente do Chile, da Argentina, da Venezuela. Ele não tem que ser meu amigo, ele tem que ser presidente do país dele e eu tenho que ser presidente do meu país”, disse Lula. As informações são do Poder360.

Veja outras postagens

O Pix é a maior conquista dos brasileiros

Se o Pix vier a sofrer qualquer interrupção, por ingerência indevida do Governo americano, alguém tem dúvida de que a conta vai cair no colo do senador Flávio Bolsonaro, pré-candidato do PL à Presidência da República? O filho de Bolsonaro já está pagando o preço. O presidente Lula (PT) o carimbou de “coveiro do Pix”.

O Pix virou a moeda brasileira, uma conquista do povo, aliás, da era Bolsonaro. Mas, depois que Flávio esteve com o presidente dos EUA, Donald Trump, o Pix passou a ser objeto de uma contestação, na enxurrada de uma nova taxação de produtos brasileiros consumidos pelos americanos. O governo Trump propôs tarifas de 25% sobre diversos produtos brasileiros, alegando práticas desleais de comércio, incluindo questões relacionadas ao Pix, desmatamento e propriedade intelectual.

Nos últimos meses, Simone Tebet deu um cavalo de pau em sua vida. Ela deixou o Ministério do Planejamento e Orçamento, que comandava desde o início do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mudou-se de Brasília para São Paulo e trocou o MDB, partido ao qual foi filiada por três décadas, pelo PSB.

Os movimentos foram todos “acertados” previamente, como ela afirma nesta entrevista à BBC News Brasil, para disputar uma vaga no Senado por São Paulo como representante da centro-esquerda –termo que ela evita, preferindo “frente ampla” ou “campo democrático”. As informações são da Folha de S. Paulo.

Jaboatão dos Guararapes - Operação Chuvas

O pré-candidato ao Governo de Pernambuco João Campos (PSB) anunciou, nesta quarta-feira (3), a proposta de criar o Embarque Digital Pernambuco, com 10 mil vagas em cursos superiores de tecnologia para estudantes da rede pública ao longo de um mandato de quatro anos. O anúncio foi feito durante visita ao Porto Digital, no Recife, em reunião com o presidente da instituição, Pierre Lucena. Segundo João, os cursos seriam custeados integralmente pelo Governo do Estado. “Nós vamos lançar o Embarque Digital de Pernambuco. A gente vai formar dez mil alunos que foram estudantes de escolas públicas em cursos superiores de tecnologia bancados 100% pelo Governo do Estado”, afirmou.

De acordo com o pré-candidato, a proposta tem como base o programa desenvolvido pela Prefeitura do Recife. Dados apresentados pela gestão municipal e pelo Porto Digital indicam que 78,7% dos alunos atendidos possuem renda familiar de até três salários mínimos e que 69,8% dos concluintes ingressam no mercado de trabalho na área de tecnologia. João Campos também defendeu a ampliação da presença de empresas do setor no interior do Estado e a expansão das oportunidades de formação e emprego fora da Região Metropolitana.

Ao final da visita, João Campos se reuniu com estudantes participantes do programa e apresentou a proposta de expansão da iniciativa para todo o Estado. “Em quatro anos, vou levar Pernambuco ao primeiro lugar, garantindo a gratuidade do ensino e residência tecnológica junto com as empresas de tecnologia”, declarou.

Petrolina - São João 2026

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal vai analisar no dia 16 de junho a ação penal a que ex-deputado Eduardo Bolsonaro responde por coação no curso do processo. A data foi marcada após o relator, Alexandre de Moraes, liberar o caso para julgamento. Na ocasião, os ministros vão decidir se condenam ou não o filho 03 do ex-presidente Jair Bolsonaro.

No centro do julgamento estará a denúncia da Procuradoria-Geral da República que contesta a atuação do ex-parlamentar os Estados Unidos. Segundo o Ministério Público Federal, Eduardo Bolsonaro teria trabalhado para articular sanções contra autoridades brasileiras — incluindo tarifas de exportação, suspensão de vistos e até a aplicação da Lei Magnitsky — num esforço para pressionar e intimidar o STF às vésperas do julgamento que condenou Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado. As informações são do jornal O GLOBO.

Ipojuca - Na palma da sua mão

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou nesta quarta-feira (2) uma resolução que limita os poderes do presidente Donald Trump e busca encerrar a guerra contra o Irã.

O texto foi aprovado por 215 votos a 208. Quatro republicanos se juntaram aos democratas e votaram a favor da medida. A resolução ainda precisa ser aprovada pelo Senado e não depende de sanção de Trump. As informações são do g1.

Na prática, o Congresso quer impedir que Trump volte a atacar o Irã sem autorização dos parlamentares. O resultado da votação reflete a crescente preocupação no Capitólio e de republicanos com o conflito.

Caruaru - São João que o mundo reconhece

Em missão parlamentar nos Estados Unidos, o deputado federal Pedro Campos (PSB-PE) criticou a atuação dos deputados Flávio Bolsonaro e Eduardo Bolsonaro no exterior e afirmou que a delegação brasileira está em Washington para defender os interesses do país, fortalecer a cooperação internacional e ampliar o combate ao crime organizado. Segundo o parlamentar, o grupo também atua em defesa do PIX e das relações institucionais entre Brasil e Estados Unidos. “A turma de Flávio Bolsonaro veio aos Estados Unidos na semana passada e saiu daqui com mais ataques ao Brasil, ao PIX e com um tarifaço que prejudica trabalhadores, empresários e a economia brasileira. Nós estamos aqui para fazer exatamente o contrário: defender o Brasil, defender nossa soberania e fortalecer a cooperação entre os dois países”, afirmou.

De acordo com Pedro Campos, um dos objetivos da missão é ampliar o diálogo com autoridades norte-americanas sobre o enfrentamento ao crime organizado transnacional e à lavagem de dinheiro. Nesse contexto, o deputado defendeu atenção a investigações envolvendo o empresário Ricardo Magro e a operações financeiras relacionadas ao Banco Master que estejam sob análise de órgãos de controle brasileiros e internacionais. “Quem ama o Brasil trabalha para fortalecer nossas instituições, proteger nossa economia e combater o crime organizado. O que não pode acontecer é transformar relações internacionais em instrumento de sabotagem aos interesses nacionais”, declarou.

A delegação é formada ainda pelos deputados Pedro Uczai (PT-SC), Jandira Feghali (PCdoB-RJ) e André Janones (Rede-MG). A agenda, que segue até sexta-feira (5), inclui reuniões com integrantes do Congresso dos Estados Unidos, representantes da Organização dos Estados Americanos (OEA), da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), diplomatas e organizações da sociedade civil para discutir relações bilaterais, democracia, combate ao crime organizado e mecanismos de cooperação internacional.

Olinda - Trabalhando para superar desafios

O deputado federal Fernando Monteiro participou, nesta terça-feira (2), da 14ª edição do Fórum de Lisboa, em Portugal, onde representou o Congresso Nacional em um painel sobre resiliência climática. Durante o encontro, que reúne autoridades e especialistas de diversos países para discutir temas relacionados a direito, governança e políticas públicas, o parlamentar defendeu a adoção de medidas voltadas à proteção das cidades, ao fortalecimento da infraestrutura e à preparação das comunidades diante de eventos climáticos extremos. “A resiliência climática vai além da pauta ambiental. Ela envolve planejamento, segurança e compromisso com as futuras gerações”, afirmou.

Também em Lisboa, nesta quarta-feira (3), Fernando Monteiro participou do 1º Fórum Brasil-Portugal de Seguros, promovido pela Confederação Nacional das Seguradoras. No evento, o deputado debateu mecanismos de proteção frente aos riscos climáticos e apresentou propostas em tramitação no Congresso Nacional, entre elas o Projeto de Lei 4.279/2024, voltado à mitigação de riscos em obras financiadas por emendas parlamentares, além da proposta de criação do Seguro Social de Catástrofe.

Palmares - Sala lúdica

O prefeito de Petrolina, Simão Durando, recebeu, na terça-feira (2), o ministro dos Transportes, George Santoro, para acompanhar o andamento das obras da Travessia Urbana do município, que contempla a duplicação da Avenida Honorato Viana e a ampliação da BR-407.

Além de acompanhar o andamento dos serviços, Simão aproveitou o encontro para pedir a construção de uma segunda ponte ligando Petrolina a Juazeiro. O gestor solicitou ao ministro apoio para a realização dos estudos de viabilidade e para a busca de recursos necessários à execução do projeto. As informações são do Blog da Folha.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

O governo do Brasil divulgou nesta quarta-feira (3) uma nota em que afirma discordar de maneira “profunda” das conclusões do Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos (USTR) sobre falhas na importação de mercadorias produzidas com trabalho forçado.

No comunicado, divulgado pelo Palácio do Planalto, o governo afirma que vai recorrer a instrumentos previstos na Lei de Reciprocidade para reagir a “situações de injustiça” contra o Brasil. As informações são do g1.

O comunicado do Planalto é uma resposta à investigação do escritório norte-americano que concluiu, na terça-feira (2), que 59 países, entre eles o Brasil, e a União Europeia falharam em proibir e fiscalizar a importação de mercadorias produzidas com trabalho forçado.

Por Áureo Cisneiros*

Nos últimos anos, uma prática tem avançado silenciosamente em todas as esferas do poder no Brasil: a substituição gradual do servidor concursado por contratos temporários e empresas terceirizadas. O que deveria ser uma exceção, prevista para situações específicas e transitórias, transformou-se em regra em muitos órgãos públicos.

Em Pernambuco, esse fenômeno não é novo. Ao contrário, trata-se de uma prática antiga que vem sendo aprofundada ao longo dos anos. Enquanto milhares de brasileiros estudam e se preparam para concursos públicos, observa-se uma crescente dependência de terceirizações e contratações temporárias para ocupar funções que, em muitos casos, possuem caráter permanente.

O deputado federal Eduardo da Fonte apresentou o Projeto de Lei 4.951/2023, que estabelece a obrigatoriedade da instalação e manutenção de Salas Sensoriais em órgãos públicos de atendimento ao cidadão, concessionárias de serviços públicos e instituições financeiras.

A proposta garante espaços adequados para acolher pessoas neurodivergentes, como indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), TDAH, paralisia cerebral e outras condições que exigem suporte sensorial durante o atendimento de seus responsáveis.

As Salas Sensoriais deverão contar com profissionais especializados e ambientes preparados para estímulos visuais, táteis e auditivos, seguindo os padrões estabelecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“Nosso objetivo é assegurar mais dignidade, inclusão e acolhimento às pessoas com deficiência e suas famílias. O atendimento prioritário é um direito, mas também é necessário garantir condições adequadas para quem enfrenta longos períodos de espera”, afirmou Eduardo da Fonte.

Usuários de casas lotéricas relataram ao blog problemas causados por uma instabilidade dos sistemas da Caixa Econômica Federal, responsável pelos serviços operados nas unidades. As queixas incluem lentidão, interrupções no atendimento e falta de previsão para o restabelecimento dos sistemas.

Em uma lotérica localizada no Empresarial ETC, no Recife, clientes e funcionários enfrentaram dificuldades durante o atendimento no sábado (30) e nesta terça-feira (3). Segundo relatos, a instabilidade provocou filas, atrasos nos serviços e transtornos para usuários e trabalhadores das unidades.