Lula bate recorde em demora para indicar PGR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está há 48 dias sem indicar um nome para ocupar o cargo máximo do Ministério Público Federal. O Poder360 levantou todas as indicações desde a redemocratização. É o maior tempo sem um procurador oficial no cargo desde a promulgação da Constituição da Constituição Federal de 1988.

O tempo de espera entre a saída do ex-procurador Augusto Aras e a nova indicação do petista é 10 vezes maior que o recorde anterior –quando Dilma levou 4 dias para indicar Rodrigo Janot a partir do término do mandato de Roberto Gurgel. 

Veja outras postagens

Se o leitor não conseguiu assistir a exibição ao vivo do podcast ‘Direto de Brasília’ com o ministro Augusto Nardes, do Tribunal de Contas da União (TCU), clique no link abaixo e confira. Está imperdível!

O ministro Augusto Nardes, do Tribunal de Contas da União, que ganhou fama nacional como relator das pedaladas da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), resultando no impeachment da sucessora de Lula (PT), é o meu convidado do podcast ‘Direto de Brasília’, programa em parceria com a Folha de Pernambuco, de hoje. Ele vai falar sobre os limites daquela corte nas investigações no Banco Master e o escândalo que envolve políticos graúdos e dois ministros do Supremo Tribunal Federal.

Ipojuca - No Zap

A CPS (Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (10), um projeto que institui o “Programa Minha Primeira Arma”.

De autoria do deputado Marcos Pollon (PL-MS), a ideia é facilitar o acesso à primeira arma de fogo no país com intuito de fortalecer a legítima defesa.

O projeto prevê a isenção de tributos federais como o IPI (Imposto de Importação), PIS e CONFINS para aqueles que adquirirem a primeira arma de fogo de uso permitido. As informações são da CNN.

Caruaru - IPTU 2026

O ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) defendeu nesta terça-feira que o mundo está “sedento” por uma “virada à direita menos ideológica e mais tradicional”. A declaração ocorreu no contexto da repercussão internacional da entrevista do senador e pré-candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL) à mídia francesa na qual acusou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes de perseguir o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

“No Oriente Médio virou notícia em hebraico e árabe; na França também está na mídia em francês, inglês e espanhol. O mundo está sedento por uma virada à direita, racional, lógica, menos ideológica e mais tradicional focada naquilo que já deu certo e respeita nossas culturas”, escreveu Eduardo nas redes sociais. As informações são do jornal O GLOBO.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

Por Blog da Folha

Joel da Harpa (PL) defende o aumento imediato do monitoramento e a realização de operações preventivas mais intensas durante o Carnaval, com presença reforçada das forças de segurança e ações estratégicas para coibir cobranças ilegais em vias públicas.

Além da denúncia sobre as extorsões, o deputado alertou a possibilidade de integrantes do tráfico de drogas estarem atuando disfarçados de flanelinhas, aproveitando a grande circulação de foliões para ampliar atividades criminosas.

Palmares - Pavimentação Zona Rural

O município de Toritama, no Agreste de Pernambuco, conquistou o Selo Ouro na 2ª edição do Selo Nacional de Compromisso com a Alfabetização Municipal, divulgado nesta semana pelo Ministério da Educação (MEC). A certificação, concedida por meio do programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, reconhece iniciativas voltadas para garantir que estudantes da rede municipal aprendam a ler e escrever na idade adequada. “Receber o Selo Ouro é a prova de que estamos no caminho certo, priorizando o futuro das nossas crianças com políticas públicas sérias e eficazes”, afirmou o prefeito Sérgio Colin (PP).

A gestão municipal destacou que a premiação se soma a resultados recentes na área educacional, incluindo desempenho no IDEPE em 2024 na região da GRE Caruaru. O secretário de Gestão Estratégica por Resultados, Edilson Tavares (PP), atribuiu o resultado ao planejamento. “Toritama hoje é referência porque trata a educação com estratégia e foco nos alunos e professores. Superamos as metas de alfabetização projetadas para 2025 e os índices mostram uma evolução contínua e sólida”, declarou. A Prefeitura informou ainda que concluiu a entrega de kits escolares para mais de 8 mil alunos da rede municipal na primeira semana do ano letivo de 2026.

Olinda - Refis últimos dias 2025

Vítima da Síndrome de Wegener, uma doença autoimune rara e crônica que inflama vasos sanguíneos, vias respiratórias e rins, o jovem Lucas Alexandre, de apenas 21 anos, precisou se submeter a um transplante de rim no último dia 28 de janeiro. Após a cirurgia, Lucas desenvolveu uma infecção generalizada, popularmente conhecida como sepse, que provocou uma queda significativa no número de plaquetas.

No momento, o jovem, que está entubado em um leito de UTI no Hospital Português, precisa de doações de sangue com urgência. Quem puder aderir à campanha e realizar a doação deve se dirigir ao Banco de Sangue IHENE e informar, na recepção, o nome completo do paciente.

O Superior Tribunal de Justiça, reunido em sessão extraordinária realizada nesta terça-feira (10), decidiu, por unanimidade, pelo afastamento cautelar do ministro Marco Buzzi.

Ele é investigado por importunação sexual após ser acusado por uma jovem de 18 anos (veja abaixo). Uma nova denúncia foi feita ao Conselho Nacional de Justiça nesta segunda-feira (9). A mulher já prestou depoimento à Corregedoria do CNJ. As informações são do g1.

O carnaval de Afogados da Ingazeira, cidade polo do Sertão do Pajeú, é um dos mais animados da região. Tanto os festejos de rua quanto de clubes. O destaque cultural são os tabaqueiros, foliões que saem pelas ruas de máscaras e chicote, mantendo uma tradição secular.

Responsável pela coordenação da folia de momo, o secretário de Cultura, Augusto Martins, meu irmão, gravou uma entrevista à TV Asa Branca, afiliada da Rede Globo em Caruaru, detalhando os preparativos para o Carnaval na cidade este ano.

Com um tom otimista, reforçou que a prioridade da gestão é o resgate da tradição aliado à segurança dos foliões. Augusto confirmou o apoio da Prefeitura aos 32 blocos da cidade, foco total na segurança dos trios elétricos e a volta dos tradicionais concursos de fantasias.

A Justiça da Itália negou nesta terça-feira (10) o recurso para que o julgamento de extradição da ex-deputada federal Carla Zambelli fosse reiniciado. A defesa da aliada de Bolsonaro solicitou a troca dos juízes responsáveis pelo julgamento, alegando falta de imparcialidade.

Com a decisão, a retomada julgamento sobre a extradição da ex-parlamentar ao Brasil foi marcada para a manhã desta quarta-feira (11). As informações são da CNN.

O vice-presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), deputado Rodrigo Farias (PSB), destinou emenda parlamentar para a compra de medicamentos, reforçando a saúde do município de Surubim. O recurso, pago hoje, será aplicado diretamente na estrutura do sistema público local, sendo exclusivamente para compra de remédios. A emenda integra o conjunto de ações do mandato de Farias voltadas para o fortalecimento da atenção básica e da rede de serviços de saúde em Pernambuco.

Rodrigo Farias destacou o compromisso com o município. “Estão faltando medicamentos nos postos de saúde e esta emenda é para garantir remédio para o povo. Surubim é uma cidade de gente trabalhadora e guerreira e que merece ter um atendimento de saúde de qualidade e com medicamentos à disposição”, afirmou o deputado.

O prefeito do Ipojuca, Carlos Santana, ao lado da primeira-dama e deputada estadual, Simone Santana, deu início ao ano letivo da rede municipal de ensino com a realização da Acolhida Ipojuca, evento promovido pela Secretaria Municipal de Educação que marcou a abertura oficial do novo ciclo escolar no município. O encontro aconteceu ontem, em Porto de Galinhas, e reuniu mais de 1,5 mil professores, gestores escolares e trabalhadores da Educação, proporcionando um momento de integração, alinhamento pedagógico e motivação para o ano que se inicia.

Durante a programação, o prefeito Carlos Santana destacou a educação como prioridade da gestão e ressaltou a importância de investir nos profissionais que atuam diretamente na formação das crianças e jovens ipojucanos. Segundo ele, cuidar de quem educa é fundamental para garantir avanços na qualidade do ensino e no desenvolvimento do município.