Lucro de telefônicas não pode inviabilizar acesso à água em Fortaleza

Por Neuri Freitas* 

Mais uma vez, as operadoras de telefonia e internet tentam inviabilizar a implantação da planta de dessalinização de água marinha que será instalada pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) na Praia do Futuro.  Esta semana, a empresa Claro voltou a se manifestar na imprensa nacional, na tentativa de retomar uma discussão sem fundamentos, apontando riscos abstratos ao funcionamento da internet no país, supostamente relacionados à construção da planta de dessalinização em Fortaleza. 

Pura falácia! A internet não vai cair e, seja na terra ou no mar, as infraestruturas da Dessal do Ceará não apresentam riscos para o funcionamento dos cabos submarinos de internet que operam na orla da Praia do Futuro. Essa afirmação está embasada e demonstrada tecnicamente em estudos divulgados amplamente pela Cagece durante todo o processo de discussão desse projeto, que teve início em 2017.

Veja outras postagens

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou o advogado-geral da Petrobras, Wellington César Lima e Silva, como novo ministro da Justiça com a missão de focar no tema da segurança pública, ponto fraco do governo federal neste ano eleitoral.

O nome não era o preferido do PT, que defendia um político de peso, com perfil para fazer o embate com a oposição num tema que ela navega muito bem, o da segurança pública. As informações são do portal G1.

Com o objetivo de trazer para Pernambuco a experiência exitosa do Hospital de Amor (HA), em Barretos, São Paulo, o deputado federal Eduardo da Fonte (PP) levou o superintendente do Hospital de Câncer de Pernambuco, Dr. Sidney Neves, e a superintendente do Hospital de Câncer do Sertão do Araripe, Irmã Fátima Alencar, para conhecer as instalações da unidade, referência nacional e internacional no tratamento oncológico.

A visita ocorreu ontem e incluiu passagem pelas Casas de Apoio, pela Ala Infantil e a realização de duas reuniões técnicas nos setores de Captação de Recursos e de Engenharia. Também participaram da agenda o prefeito de Toritama, Sérgio Colin (PP), e o ex-prefeito e pré-candidato a deputado federal Edilson Tavares (PP).

Eduardo da Fonte é o parlamentar que mais destinou recursos para o Hospital de Câncer de Pernambuco e teve papel fundamental na construção do primeiro Hospital de Câncer do Sertão, ampliando o acesso ao tratamento oncológico no interior do estado.

Toritama - Tem ritmo na saúde

A nova operação da Polícia Federal (PF) sobre o banco Master vai reforçar a decisão do Banco Central de liquidar a instituição de Daniel Vorcaro, e mostrar que as supostas fraudes praticadas pelo banco podem ser mais graves do que o já revelado.

A segunda fase da operação Compliance Zero, deflagrada hoje, tem como alvo, além de Vorcaro, parentes dele, o empresário Nelson Tanure e o investidor João Carlos Mansur, ex-presidente da gestora de fundos Reag Investimentos. As informações são do blog do Valdo Cruz.

Caruaru - IPTU 2026

Imagine se livrar das dores e limitações causadas pelas varizes. É exatamente isso que o prefeito Simão Durando quer oferecer com o lançamento do Programa Municipal de Escleroterapia, uma ação inédita da rede pública de saúde.

A iniciativa amplia o acesso a procedimentos médicos especializados, garantindo atendimento gratuito e de qualidade. “Estamos levando para a saúde pública um tratamento antes inacessível para muita gente. Nosso compromisso é cuidar das pessoas, com ações concretas que melhoram a qualidade de vida de todos”, afirmou Simão Durando.

Na primeira etapa, 600 pessoas serão atendidas. A triagem ocorrerá nos dias 14, 15 e 16 de janeiro, e os procedimentos serão realizados nos dias 19, 21, 26 e 28 de janeiro, sempre no Hospital Municipal de Petrolina, a partir das 7h. Os interessados devem agendar nas Unidades Básicas de Saúde.

O prefeito reforçou que o Programa de Escleroterapia integra uma política ampla de fortalecimento da saúde, com foco na atenção básica, prevenção e resolutividade. “Seguimos avançando, levando o poder público onde ele é mais necessário, com responsabilidade e olhar humano”, concluiu.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), afirmou, ontem, que o lançamento da pré-candidatura de Flávio Bolsonaro (PL) à presidência fortalece as chances de o PSD ter representante na disputa. E que ele pode ser o nome. A declaração foi dada durante o podcast ‘Direto de Brasília’, comandado por mim em parceria com a Folha de Pernambuco. O programa contou com a participação da colunista Taline Oppitz, direto de Porto Alegre, representando o principal jornal do RS.

“Flávio, um membro da família, ser o nome bolsonarista na eleição, acaba com a possibilidade de composição, que poderia ocorrer com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), por exemplo. Isso aumenta as chances da candidatura própria do PSD e posso ser esse nome. A decisão não é minha. Estamos discutindo internamente e com um grupo político”, disse.

O governador destacou que as articulações foram intensificadas e que, em fevereiro, será definida “a melhor forma de nos apresentarmos”. Caso não emplaque como player nacional, o governador destacou que irá avaliar a melhor forma de contribuir para o processo sucessório e para a manutenção do programa em curso no Rio Grande do Sul, que não significa, necessariamente, disputar o Senado.

Leite afirmou ainda que confia na capacidade de eleger seu sucessor no Piratini. Ele mencionou o vice e pré-candidato do MDB, Gabriel Souza, mas ponderou que as negociações envolvem partidos da base, citando nominalmente o PP e os dois pré-candidatos do partido, o presidente estadual, Covatti Filho, e o ex-secretário de Desenvolvimento, deputado Ernani Polo. “Estamos discutindo com a base para manter o grupo unido, evitando que o Rio Grande do Sul não dê passos para trás. Não é uma tarefa fácil, mas é possível”, disse.

Palmares - Pavimentação Zona Rural

A partir de hoje, fico de pernas para o ar, que ninguém é de ferro. Saio de férias e só volto no início do próximo mês. O blog será tocado pela minha equipe, a editora-chefe Ítala Alves, a editora-assistente Camila Emerenciano e a editora de plantão, Thaís Leandro. Na reportagem, Larissa Rodrigues, que assume também a coluna diária.

O podcast da próxima terça-feira já está gravado. O convidado é o jornalista e publicitário baiano Edson Barbosa, o Edinho, marqueteiro de campanhas eleitorais bem-sucedidas no País e no exterior, sendo responsável principalmente pela condução das eleições do ex-governador Eduardo Campos. Já o Frente a Frente, programa que ancoro pela Rede Nordeste de Rádio, será apresentado pelo radialista Joffre Tenório, que já me substituiu em férias anteriores.

Olinda - Refis últimos dias 2025

Eduardo Leite tenta viabilizar seu nome como terceira via em 2026

Por Larissa Rodrigues – repórter do blog

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), tenta viabilizar sua pré-candidatura à Presidência da República nas eleições deste ano, se tornando uma alternativa ao que chamou de “polarização fratricida” entre os campos lulista e bolsonarista. O gestor foi o entrevistado de ontem (13) do podcast Direto de Brasília, comandado pelo titular deste blog em parceria com a Folha de Pernambuco.

Eduardo Leite acredita que há uma parcela da população cansada dos quadros atuais da política brasileira e é preciso oferecer uma opção para esse eleitorado. O gestor tem o nome defendido por outras lideranças, como o presidente do Cidadania, o ex-senador pernambucano Roberto Freire, que lançou o nome de Leite como caminho neste mesmo espaço.

Um dia após afirmar que aguardará “gestos” do presidente Luiz Inácio Lula da Silva antes de decidir se apoiará a reeleição do petista, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), participa nesta terça-feira de cerimônia do governo voltada à regulamentação da reforma tributária. Motta chegou a Brasília na noite de segunda-feira, vindo da Paraíba onde passava o recesso parlamentar, e acompanhou Lula no lançamento da plataforma digital da reforma na sede do Serpro, na capital federal.

O evento foi desenhado pelo governo para reforçar a marca política do novo sistema tributário e consolidar o encerramento da etapa de regulamentação. Na ocasião, Lula sancionou um projeto que cria o Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), tributo estadual e municipal que, junto com a CBS (federal), compõe o IVA dual. A mudança unifica tributos e é tratada pelo Planalto como vitrine institucional para 2026, com o argumento de que o novo modelo amplia transparência e simplifica a arrecadação. As informações são do jornal O GLOBO.

O ex-prefeito de Salgueiro, Marcones Sá, cumpriu agenda no Recife para uma reunião com o prefeito da capital, João Campos (PSB). O encontro contou também com a presença da vereadora Eliane Alves e teve como pauta o alinhamento político e a discussão de estratégias relacionadas a Salgueiro e ao Sertão pernambucano.

Durante a reunião, Marcones Sá destacou que o grupo político que lidera no município está organizado para o ciclo eleitoral de 2026 e em diálogo com a liderança estadual representada por João Campos. O ex-prefeito afirmou que a articulação busca fortalecer a presença de Salgueiro no debate político estadual e ampliar a interlocução do Sertão com o Governo de Pernambuco.

Após o encontro, Marcones Sá comentou a reunião. “Saio dessa conversa animado e confiante na energia do nosso companheiro João Campos. Vamos formar a frente necessária para garantir que Salgueiro e região voltem a estar no centro das decisões”, afirmou.

Ainda costurando e aguardando definições de seu partido para as eleições de outubro, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), reforça a importância do Nordeste para a política nacional. Em entrevista ao podcast Direto de Brasília, o gaúcho destacou o papel da região em uma eventual candidatura e, embora não crave se disputará a Presidência da República ou o Senado, admite que ter um nordestino na chapa majoritária seria importante.

“Uma coisa para mim é muito clara. O Nordeste não é um problema a ser administrado; o Nordeste é uma potência a ser destravada. Estamos falando de uma região que reúne quase um quarto da população, que tem uma potência enorme em geração de energias renováveis, seja da eólica ou solar, as quais estão travadas inclusive por falta de linhas de transmissão. Você tem uma população extremamente talentosa, culturalmente diversa, que é uma tradução muito bonita do espírito brasileiro. Isso naturalmente exige que a gente possa reforçar a inclusão produtiva dessa população, e tem que ser entendido como algo estratégico para o Brasil”, elencou.

Ex-prefeito de Lajeado, delegado Rossini Blesmany (Podemos), que na eleição passada perdeu a eleição para prefeito de Pesqueira por 780 votos, chegando a ter 19 mil votos, revelou, há pouco, ao blog, que não apoiará mais o ex-prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia (Podemos), para Câmara Federal.

A decisão implica, consequentemente, segundo ele, implica em desistir também do apoio à reeleição da governadora Raquel Lyra (PSD). Rossini, no entanto, ainda não abriu interlocução com João Campos (PSB), candidato da oposição ao Palácio. “Tomei a decisão hoje. Você é o primeiro a saber”, disse Rossini, num encontro com este blogueiro, há pouco, em Arcoverde.

Apesar dos acenos da governadora Raquel Lyra (PSD) de que faria um segundo palanque para a reeleição do presidente Lula (PT), aliados avaliam que isso não deve acontecer. O governador do Rio Grande do Sul e pré-candidato à Presidência da República, Eduardo Leite (PSD), afirmou entender as circunstâncias locais da correligionária, mas ressaltou que, quando o partido apresentar uma candidatura presidencial voltada para o centro, a gestora de Pernambuco subirá no palanque.

“A governadora Raquel é uma grande amiga, uma pessoa por quem tenho uma grande admiração, mulher forte, aguerrida, talentosa, competente, que se dedica muito, tem uma paixão por Pernambuco que é admirável pelo que faz. Quando participamos de uma eleição e a gente é eleito, junto conosco são eleitos parlamentares, senadores, deputados e o presidente da República. E a gente trabalha com quem foi eleito. A governadora Raquel tem que trabalhar com o presidente Lula, nós também buscamos trabalhar com ele. Agora, do ponto de vista político eleitoral, naturalmente ela vai encontrar o melhor caminho que ela consiga traduzir para a população pernambucana a sua capacidade de diálogo, de composição política em favor de Pernambuco”, analisou Leite, em entrevista ao podcast Direto de Brasília.