Com claros problemas nos serviços de limpeza urbana, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) constatou que a Prefeitura de Trindade firmara um contrato de R$ 400 mil com a empresa RPV Construções, para a execução de serviços como varrição, coleta de lixo, capinação, pintura do meio-fio e poda de árvores. O alto valor do contrato, porém, não impede a sensação dos moradores de que a cidade não está limpa, com acúmulo crescente de lixo e mato em várias áreas.
O relatório do Tribunal de Contas aponta para gastos que levantam questões sobre a eficácia e transparência da gestão municipal, como pode ser observado nos valores destinados à poda de árvores, que em janeiro deste ano, a Prefeitura pagou R$16.961,30 para a poda de 395 árvores. Serviço que parece ser desconhecido pela população, uma vez que é comum os cidadãos pagarem, cerca de R$50, pela poda de plantas em suas calçadas, de acordo com denúncias recebidas por este blog.
Leia mais
Outros exemplos de valores questionados são os de serviços de capinação e de pintura de meio-fio, que, no mesmo mês, custaram R$13.010,14 para capinar 19,79 km de ruas e R$18.660,98 para a pintura da mesma quilometragem de meio-fio. Distâncias que suficientes para ir e voltar do centro de Trindade até Saco Verde, o povoado rural mais distante do município.
Após o escândalo recente relacionado ao superfaturamento de carros-pipa em Curaçá, que resultou em um prejuízo de mais de R$720 mil, o Tribunal de Contas está agora investigando possíveis irregularidades nos contratos de limpeza urbana na cidade, sob os olhares atentos da população, que deseja mais transparência.
Leia menos