Justiça confirma diplomação de vereadores eleitos pelo MDB em Buíque

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) confirmou, por meio de liminar concedida pelo desembargador Frederico de Morais Tompson, a diplomação dos cinco vereadores eleitos pelo MDB em Buíque. A decisão suspende os efeitos de uma liminar anterior da Justiça Eleitoral da 60ª Zona, que havia determinado a interrupção do processo de diplomação, com base nos autos da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) nº 0600247-26.2024.6.17.0060.

A medida foi tomada após a apresentação de um mandado de segurança pela equipe de advogados Rivaldo Leal, Pedro Melchior, Edimir Barros, Paulo Barros, Dyego Girão e Renata Bezerra, do escritório Barros Advogados Associados. Os advogados argumentaram que não há respaldo legal ou jurisprudencial que permita suspender a diplomação de eleitos e suplentes em caráter liminar. Com isso, o desembargador acatou o pedido e garantiu a diplomação de Aline de André de Toinho, Peba do Carneiro, Dodó, Preto Kapinawá e Daidsom Amorim.

A decisão assegura que os cinco vereadores do MDB, que integram a base de apoio do prefeito eleito Túlio Monteiro (MDB), sejam diplomados em dezembro, junto com os demais eleitos, e tomem posse no dia 1º de janeiro de 2025.

Veja outras postagens

Jaboatão dos Guararapes - Outubro Rosa 2025

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) realizará, na próxima segunda-feira, 3 de novembro, às 18h, uma Sessão Solene em homenagem ao centenário de nascimento de Armando Monteiro Filho (in memoriam), ex-deputado, ex-ministro da Agricultura no Governo João Goulart, pai do ex-senador Armando Monteiro Neto e do presidente do Grupo EQM, Eduardo Monteiro.

A homenagem foi proposta pelo deputado estadual Izaías Régis (PSDB), com coautoria do deputado João Paulo (PT) , e reunirá autoridades, políticos, familiares e admiradores do homenageado no Auditório Senador Sérgio Guerra, na sede da Alepe, no Recife.

Ao destacar a importância de Armando Monteiro Filho para Pernambuco e para o país, o deputado Izaías Régis ressaltou o legado político, empresarial e humano deixado por ele. “Dr. Armando Monteiro Filho foi um homem público de visão e compromisso, que honrou Pernambuco com sua trajetória ética e realizadora. Deixou um exemplo de liderança que ultrapassa gerações, sempre pautado pela defesa do desenvolvimento, da democracia e do diálogo”, afirmou o parlamentar.

A Sessão Solene celebra o centenário de nascimento de uma das grandes personalidades da história política e econômica pernambucana, reconhecendo sua contribuição ao fortalecimento das instituições e ao progresso do estado.

Petrolina - Destino
Toritama - Tem ritmo na saúde
Caruaru - Super Refis
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Palmares - Festival do Livro
Olinda - Refis últimos dias 2025

O Prefeito do Recife, João Campos (PSB), cumpre agenda amanhã (28), participando de uma reunião conjunta promovida pela Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Pernambuco (Ademi-PE) e pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Pernambuco (Sinduscon-PE). O encontro ocorrerá a partir das 12h30, na sede do Sinduscon-PE, na Ilha do Leite.

Durante o momento, João Campos detalhará as principais ações e estratégias que serão implementadas no setor habitacional da cidade em seu segundo mandato, reforçando o compromisso de desenvolver projetos estruturantes e ampliar o diálogo com os representantes da construção civil na capital.

Joel Madeira Barroso (PSB) foi eleito prefeito de Santa Quitéria (CE) — município localizado a cerca de 220 quilômetros da capital Fortaleza — em eleição suplementar realizada ontem (26).

Joel, de 34 anos, é filho de José Braga Barrozo (PSB), o Braguinha, que chegou a ser reeleito no pleito municipal de 2024, mas acabou preso pela PF (Polícia Federal) momentos antes da cerimônia de recondução ao cargo em 1º de janeiro deste ano. Ele é investigado por envolvimento com o crime organizado. As informações são da CNN Brasil.

Na ocasião, o vice-prefeito eleito da cidade, Gardel Padeiro (PP), também foi impedido de tomar posse. Com isso, o então vereador Joel Barroso — que venceu a disputa pela presidência da Câmara Municipal — assumiu interinamente o comando da prefeitura.

Em julho, o TRE-CE (Tribunal Regional Eleitoral do Ceará) estabeleceu, por unanimidade, a cassação dos mandatos de Braguinha e de seu vice por abuso de poder político e econômico. À época, os magistrados determinaram ainda a realização de nova eleição, ocorrida ontem.