Justiça cassa prefeito e vice de Custódia por abuso de poder político e econômico

A juíza eleitoral da 65ª Zona de Custódia, Vivian Maia Canen, julgou procedente uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral e determinou a cassação dos registros de candidatura e diplomas do prefeito Manoel Messias de Souza, conhecido como Messias do DNOCS, e da vice-prefeita Anne Lúcia Torres Campos de Lira, além da inelegibilidade dos dois e do ex-prefeito Emmanuel Fernandes de Freitas Gois por oito anos. A decisão foi tomada com base em provas que demonstram abuso de poder político e econômico nas eleições de 2024, incluindo contratações irregulares, compra de votos e pressão sobre servidores municipais.

Segundo a sentença, houve uso indevido da máquina pública com contratações em período vedado por lei, pagamentos condicionados à militância política e ameaças de demissão a servidores. Depoimentos de testemunhas indicaram que contratados recebiam valores extras para cooptar eleitores, em um esquema organizado pela gestão municipal. A juíza concluiu que os réus participaram diretamente ou tinham ciência das práticas irregulares, configurando grave violação à normalidade e à legitimidade do pleito.

A decisão também determina o envio dos autos ao Ministério Público Eleitoral para possível instauração de ação penal e processo disciplinar. Cabe recurso da sentença ao Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE)​.

Veja outras postagens

O ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Goés, não confirma nem nega que o superintendente da Sudene, Danilo Cabral, seja afastado da função por contrariar interesses do Governo do Ceará no trecho da ferrovia Transnordestina que vem defendendo para ser retomado em Pernambuco. Falei, há pouco, com um interlocutor do ministro, que confirmou o mal-estar gerado, mas disse que o ministro, pelo menos por enquanto, não vai se posicionar. A Sudene é vinculada ao Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional.

O governador do Ceará, Elmano de Freitas, teria pedido a substituição de Danilo Cabral em meio a críticas à “falta de agilidade” na liberação de recursos para a Transnordestina e à disputa por influência sobre fundos regionais, especialmente o FDNE e o FNE. Cabral ocupa o cargo por indicação do senador Humberto Costa, que está em Brasília participando do encontro nacional do PT e também não se manifestou sobre os rumores.

Jaboatão dos Guararapes - Top 10
Petrolina - Destino
Ipojuca - No grau
Camaragibe - Cidade trabalho 100 dias
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Caruaru Avança
Toritama - Tem ritmo
Palmares - No ritmo do desenvolvimento