Um boletim da Defesa Civil municipal divulgado às 14h informou que há 40 ocorrências em função das chuvas, como deslizamentos, quedas de árvores e muros, e destelhamentos. Também foram registrados alagamentos e inundações em diversos pontos da cidade.
Após o início do temporal, a Defesa Civil emitiu o primeiro alerta ainda na tarde de terça, prevendo chuva moderada a forte, além de ventos intensos, por conta da passagem de uma frente fria no estado do Rio de Janeiro.
A chuva seguiu pela madrugada e às 5h30 desta quarta já acumulava 150 mm nas últimas 24 horas, segundo a Defesa Civil. Os maiores acumulados foram registrados nos bairros São Sebastião (172,4 mm), Independência 2 (171,84 mm) e Vila Felipe (151,4 mm).
Às 5h53 houve um novo alerta via sistema Cell Broadcast para “alerta extremo para risco geológico” no São Sebastião e Alto Independência.
Às 7h11, o mesmo aviso se estendeu para a região do Vila Felipe (Campinho e Chácara da Flora), no Alto da Serra. Em seguida, alerta extremo para o risco de inundação da rua do Imperador.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram carros sendo levados pela enxurrada em vias da cidade. A circulação de ônibus chegou a ser suspensa na área do primeiro distrito em razão das vias alagadas.
Na manhã desta quarta a prefeitura decidiu suspender as aulas em toda a rede municipal de ensino, mas, pela manhã, as escolas seguiam abertas como pontos de apoio para atendimento da população que mora em áreas de risco. Por volta das 15h, a Defesa Civil desmobilizou o ponto de apoio na Escola Municipal Rosalina Nicolay, no bairro do Siméria.
De acordo com a prefeitura, seis famílias ficaram desalojadas, mas foram encaminhadas para casa de parentes após atendimento das equipes de assistência social do município.
A gestão municipal ainda pede que a população faça somente deslocamentos necessários, pois há pontos de alagamento pela cidade.
A programação do Natal Imperial desta quarta-feira também foi cancelada, sendo retomada a partir desta quinta (18). A medida, segundo o município, visa garantir a segurança do público, dos artistas e dos trabalhadores envolvidos no evento.
O governador Cláudio Castro informou que acionou o Comitê de Chuvas devido aos fortes temporais que atingem o estado, incluindo Petrópolis. Houve acionamento de sirenes na cidade serrana, que permanece com risco alto de deslizamento.
Leia menos