Jaboatão conquista medalha de ouro em programa nacional de alfabetização

A Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes foi reconhecida com a medalha de ouro no Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, a maior premiação concedida pelo Ministério da Educação (MEC). O anúncio, feito ontem (4), destacou o município entre os melhores do Brasil na implementação de políticas públicas voltadas para a alfabetização, formação de professores, distribuição de materiais didáticos e colaboração entre entes federativos.

“Este é mais um reconhecimento do nosso trabalho na Educação, mostra que estamos no caminho certo. Na gestão que começará a partir do dia 1º de janeiro de 2025, iremos continuar com a mesma determinação, buscando novas parcerias, captando recursos e capacitando os nossos profissionais, porque é aí que está o grande diferencial para Jaboatão continuar oferecendo aos nossos alunos uma educação de excelência”, afirmou o prefeito Mano Medeiros.

A secretária de Educação, Mônica Andrade, também celebrou a conquista, atribuindo o resultado ao esforço coletivo da equipe. “A premiação nos enche de orgulho. Estamos sempre em busca de experiências exitosas que melhorem nossa educação, para termos crianças bem alfabetizadas”, disse.

Entre os critérios atendidos pela Secretaria Municipal de Educação estão a adoção de estratégias que promovem a leitura literária na educação infantil e no ensino fundamental, a criação de espaços de incentivo à leitura nas salas de aula e a implementação de projetos pedagógicos voltados para o fortalecimento da alfabetização.

Veja outras postagens

Jaboatão dos Guararapes - Outubro Rosa 2025

O cantor e compositor Augusto César Filho é o convidado do Sextou de hoje. Filho do ícone do brega pernambucano Augusto César, o músico vai falar sobre a sua trajetória na música e o legado do seu pai, que tenta manter vivo por onde passa.

Desde os 13 anos, Guto, como também é conhecido, acompanhava o pai nos bastidores e nos palcos. Hoje, ele assume a missão de manter viva a história que ajudou a construir. Seu show “A Escalada Continua” é uma homenagem direta ao legado familiar e já está disponível nas plataformas digitais.

O Sextou vai ao ar das 18h às 19h, pela Rede Nordeste de Rádio, que reúne 48 emissoras em Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Bahia, tendo como cabeça de rede a Rádio Folha 96,7 FM, no Recife. Para ouvir pela internet, acesse o link do Frente a Frente no topo desta página ou baixe o aplicativo da Rede Nordeste de Rádio na Play Store.

Toritama - Tem ritmo na saúde
Caruaru - Super Refis
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Palmares - Festival do Livro

EXCLUSIVO

O Governo do Estado foi forçado a revogar a licitação para construção do Hospital Mestre Dominguinhos, em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco. A CEHAB, que estava conduzindo a licitação, recebeu a ordem da Secretaria de Projetos Estratégicos para revogar o certame, enviada por meio do Ofício GAB nº 217/2025. A revogação, assinada discretamente em 30 de outubro, já foi enviada para o Diário Oficial. A retomada da licitação, segundo o Governo do Estado, segue sem previsão.

O certame foi lançado em junho de 2025 com valor estimado de R$ 132 milhões, mas estava suspenso por medida cautelar do Tribunal de Contas do Estado (TCE), após os auditores do órgão apontarem várias supostas irregularidades na licitação. Dentre as irregularidades apontadas pelo TCE em acórdão estavam o “sobrepreço de R$ 2,9 milhões em serviços de climatização” e também “falhas no projeto básico”. Em julho, o TCE informou que a licitação poderia resultar em “contratação com vícios insanáveis”.

O Hospital Mestre Dominguinhos, em Garanhuns, teria 269 leitos e 26 mil metros quadrados de área construída.

Olinda - Refis últimos dias 2025
Belo Jardim 12 novos veículos

Uma fonte denunciou ao blog as condições precárias da Escola Sargento Camargo, localizada na Avenida Antônio Falcão, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife. Segundo o relato, alunos e professores enfrentam calor intenso e infraestrutura deficiente. “Não há ar-condicionado, os ventiladores estão sujos e muitos não funcionam. É um calor insuportável, ninguém consegue se concentrar”, disse a fonte, que pediu anonimato.

A denúncia também cita problemas na merenda escolar. “A alimentação é fraca, repetitiva, e as frutas chegam muito maduras. Muitos alunos preferem não comer”, afirmou. A escola, que fica a poucos metros da praia e cercada por prédios de alto padrão, enfrenta um cenário de abandono que, segundo a fonte, tem desestimulado os estudantes. “Muitos não querem mais estudar porque o calor é imenso”, completou.

Ipojuca - No grau