Recebi, há pouco, de uma fonte em Caruaru, este vídeo que mostra como foi verdadeiramente gigantesca a carreata que os aliados de Bolsonaro promoveram, ontem, na capital do Agreste, com a presença do ex-presidente.
Recebi, há pouco, de uma fonte em Caruaru, este vídeo que mostra como foi verdadeiramente gigantesca a carreata que os aliados de Bolsonaro promoveram, ontem, na capital do Agreste, com a presença do ex-presidente.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou, durante audiência de custódia, que teve uma “alucinação” de que haveria uma escuta em sua tornozeleira eletrônica. Bolsonaro também relatou uma “certa paranoia” entre sexta-feira e sábado.
“O depoente afirmou que estava com ‘alucinação’ de que tinha alguma escuta na tornozeleira, tentando então abrir a tampa”, diz a ata da audiência. A prisão de Bolsonaro foi mantida após o fim da audiência, conduzida por uma juíza auxiliar do gabinete do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Com informações do jornal O Globo e do portal g1.
Leia maisEm sua fala, o ex-presidente atribuiu sua atitude a remédios que está tomando. “O depoente respondeu que teve uma ‘certa paranoia’ de sexta para sábado em razão de medicamentos que tem tomado receitados por médicos diferentes e que interagiram de forma inadequada”, diz o texto.
O que Bolsonaro disse na audiência?
Questionado sobre a tentativa de violar a tornozeleira, Bolsonaro respondeu que teve uma “certa paranoia” em razão de medicamentos que tem tomado, receitados por médicos diferentes e que, segundo ele, reagiram de forma inadequada.
Bolsonaro foi preso preventivamente no sábado, por determinação de Moraes. A decisão foi tomada atendendo a pedido da PF, que alegou necessidade de garantia da ordem pública. A corporação afirmou que uma vigília convocada pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho do ex-presidente, no condomínio onde Bolsonaro estava cumprindo prisão domiciliar poderia levar a um “tumulto” e um “ambiente propício para sua fuga”.
O ministro do STF também destacou em sua decisão que Bolsonaro tentou violar sua tornozeleira eletrônica, na madrugada de sábado. O ato foi admitido pelo próprio ex-presidente aos agentes que foram em sua casa verificar o ocorrido.
Leia menos
“Adeus, Remanso, Casa Nova, Sento-Sé…” — o lamento que abre “Sobradinho”, de Sá e Guarabyra, também anuncia o início da história que a própria canção eternizou. Nos anos 1970, enquanto o São Francisco engolia cidades inteiras para dar lugar à Barragem de Sobradinho, o Nordeste decidia enfrentar a seca e reinventar seu destino. A barragem, hoje uma das maiores do mundo, transformou o rio em fonte de água, energia e desenvolvimento para milhões de pessoas.
O Brasil Adentro fez um vídeo sobre a história da Barragem do Sobradinho.
Confira:
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro a visitar o ex-presidente Jair Bolsonaro na Superintendência da Polícia Federal (PF), onde está preso preventivamente. O encontro deve ocorrer neste domingo, entre 15h e 17h.
Moraes também determinou que a defesa deve explicar quais dos filhos de Bolsonaro querem visitá-lo, para que haja autorização. O ex-presidente tem cinco filhos e uma enteada. As informações são do jornal O Globo.
Leia maisOntem, os advogado de Bolsonaro haviam solicitado que Michelle e os filhos fossem autorizados a visitar o ex-presidente, sem especificar uma data. Michelle Bolsonaro não estava em casa no momento da prisão porque foi para Fortaleza, para participar de um encontro regional do PL Mulher, presidido por ela.
Bolsonaro foi preso preventivamente na manhã de ontem, por determinação de Moraes. A decisão foi tomada atendendo a pedido da PF, que alegou necessidade de garantia da ordem pública. A corporação afirmou que uma vigília convocada pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho do ex-presidente, no condomínio onde Bolsonaro estava cumprindo prisão domiciliar poderia levar a um “tumulto” e um “ambiente propício para sua fuga”. O ministro do STF também destacou em sua decisão que Bolsonaro tentou violar sua tornozeleira eletrônica, na madrugada de sábado.
Bolsonaro ficará na Superintendência da PF pelo menos até domingo, para audiência de custódia, que serve para avaliar a legalidade da prisão preventiva. Amanhã, a decisão de Moraes será analisada pelos demais ministros da Primeira Turma do STF, em sessão virtual extraordinária.
Leia menos
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao ser questionado sobre a prisão de seu antecessor, Jair Bolsonaro, em entrevista à imprensa ao final do encontro do G20, na África do Sul, optou por não comentar a decisão judicial. Segundo ele, a determinação foi do Supremo Tribunal Federal (STF) e será cumprida.
“Não faço comentário sobre uma decisão da Suprema Corte. A Justiça tomou uma decisão, ele foi julgado, teve todo o direito à presunção de inocência. Foram praticamente dois anos e meio de investigação, delação, de julgamento. A Justiça decidiu, tá decidido. Ele vai cumprir a pena que a Justiça determinou e todo mundo sabe o que ele fez”, afirmou Lula. As informações são do jornal O Globo.
O petista ainda comentou a declaração do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a prisão do antigo aliado, que afirmou ser “uma pena”. “Acho que não tem nada a ver. Trump tem que saber que somos um país soberano e o que se decide aqui, tá decidido”, pontuou Lula.
A declaração do norte-americano foi feita durante uma coletiva com jornalistas. Após ser questionado por um repórter, ele disse que não tinha ouvido falar sobre o fato, e afirmou: “Foi isso que aconteceu? É uma pena, só acho que é uma pena”.
Por Américo Lopes, o Zé da Coruja*
Amigo Magno Martins,
A sua crônica domingueira de hoje traz amplas reflexões, inclusive psicanalíticas. Quando você fala na inveja, sentimento terrível que expõe o mais trágico do ser humano, o pior de qualquer um de nós, penso na expressão “inveja branca”, a mais gigantesca fraude para justificar essa distorção de “caráter de cachorro”, com o perdão dos cachorros, os animais mais leais desse planetinha azul.
“Caráter de cachorro” penso ser uma expressão ancestral do Nordeste brasileiro, que eu entendo mas não justifico. Que a inveja é colossal, irmã gêmea da tristeza, tanto para quem a pratica, quanto para quem a recebe. Essa é a pior troca de sentimentos humanos que pode ocorrer, trazendo sofrimento, dor, humilhações íntimas, pois quem inveja se humilha perante todos ao falar mal do outro — todos percebem essa degeneração de caráter.
Leia maisParece-me que por trás da abusiva alegria das multidões há uma sombria frustração com tudo: com o seu fazer diário, com a família, com as uniões, quando é o caso. Se entregarmos esses três assuntos ao Dr. Freud, suas respostas virão como machadadas nesse tênue tecido humano chamado vida. A grande maioria encara esses três itens como montanhas de sofrimento e decepção.
No Brasil, arrisco dizer que, da mistura das três raças, ganhamos em beleza e alegria exagerada e incontida feito um riachinho. E, se ganhamos nessa maravilhosa mistura no que os deuses dessas raças nos deram, decerto trouxemos à nossa formação psicológica a saudade do branco português, a trágica memória do povo negro sacaneado em uma escravidão vergonhosa e dos povos indígenas, raça sobre a qual vejo beleza, mas raça dizimada pela colonização e suas feridas profundas.
O Marquês de Pombal tem biografia polêmica sobre o extermínio dos indígenas no Brasil, quem puder que estude. Se uns falam em extermínio, outros falam na integração do povo indígena à grande nação brasileira, territorialmente falando.
A minha crença no Brasil é profunda e me acompanhará até o meu definitivo encantamento. Trago isso da minha Coruja e da formação cristã e simples que a minha mãe Euza me deu; e nada mais é preciso. A minha sagrada mãe recomendou ao longo da minha vida que eu olhasse sempre para Belém, que lá eu encontraria todas as respostas e esperanças perdidas, um santo remédio.
É claro que a Belém a que me refiro não é a do Pará, a da COP30, uma tragicomédia ideológica e política à altura desse recorte absurdo e penoso do Brasil.
Mas esqueçamos a inveja, a tristeza e a depressão e lembremos do maior brasileiro da história, no meu modesto entender (e de muitos e mais qualificados que eu): o grande e o extraordinário Darcy Ribeiro, um dos Pais Fundadores do Brasil — escrevo em maiúsculo mesmo, por homenagem. Darcy dizia que a mistura brasileira pariu as mulheres mais lindas da face da terra. E ele as colocou na escola em tempo integral.
Certa vez o empreendedor Eduardo de Queiroz Monteiro, que mantinha com o gigante Darcy fraterna e histórica amizade, pediu que eu ligasse para ele, pois precisavam conversar algo. Foi o telefonema mais emocionado da minha vida, afinal eu iria falar com um tótem do Brasil.
A resposta da secretária, ao dizer que ele não estava, foi antológica: pediu que eu dissesse a Eduardo que o senador estava criando um galo no apartamento e que o galo não deixava ninguém dormir.
O condomínio foi até ele e pediu para dar fim ao galo. Matar e comer o galo é algo que ele não faria, pois ele tinha estudado profundamente a antropofagia da Semana de Arte Moderna de 1922, e o galo era membro da família dele.
Dar o galo, jamais. Ele então levou o galo para Petrópolis e arranjou uma galinha para o coitado. O nome da mulher do galo? Maria Teresa (risos). Esse nome é um nome forte no trabalhismo brasileiro.
Darcy no hospital, se findando, e seduzindo as médicas, enfermeiras e técnicas. Foi respeitado por elas, elas eram as suas cunhãs.
Vamos estudar o professor Darcy Ribeiro e dar um rumo ao Brasil? Não posso mais fazer isso, a tarefa é gigantesca. Mas fica a sugestão.
*Diretor operacional da Folha de Pernambuco
Leia menos
A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tem até 16h30 deste domingo para apresentar explicações ao Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a violação da tornozeleira eletrônica dele, realizada na madrugada do sábado. O dano ao equipamento foi uma das justificativas para a decretação da prisão preventiva de Bolsonaro.
Ontem, o ministro Alexandre de Moraes, do STF, deu prazo de 24h para a manifestação dos advogados. A decisão foi tomada após a Secretaria de Administração Penitenciária (Seape) do Distrito Federal apresentar um relatório técnico e um vídeo que mostram o equipamento danificado e a admissão do próprio Bolsonaro de que tentou abrir o dispositivo com um ferro de solda. As informações são do jornal O Globo.
Leia maisO documento registra que o próprio Bolsonaro “informou que fez uso de ferro de solda para tentar abrir o equipamento”. Já a gravação mostra a tornozeleira queimada e registra, ao fundo, o diálogo entre Bolsonaro e a diretora adjunta do Cime, Rita Gaio.
— O senhor usou alguma coisa para queimar isso aqui?
— Meti ferro quente aí. Curiosidade.
— Que ferro foi? Ferro de passar?
— Não, ferro de solda.
Bolsonaro foi preso preventivamente na manhã de ontem, por determinação de Moraes. O ex-presidente foi levado para a Superintendência da Polícia Federal em Brasília.
A decisão de Moraes foi tomada atendendo a pedido da PF, que alegou necessidade de garantia da ordem pública. A corporação afirmou que uma vigília convocada pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho do ex-presidente, no condomínio onde Bolsonaro estava cumprindo prisão domiciliar poderia levar a um “tumulto” e um “ambiente propício para sua fuga”.
“O conteúdo da convocação para a referida ‘vigília’ indica a possível tentativa da utilização de apoiadores do réu Jair Messias Bolsonaro, em aglomeração a ser realizada no local de cumprimento de sua prisão domiciliar, com a finalidade de obstruir a fiscalização das medidas cautelares e da prisão domiciliar”, afirmou Moraes.
O ministro do STF também destacou na decisão a violação da tornozeleira eletrônica. “A informação constata a intenção do condenado de romper a tornozeleira eletrônica para garantir êxito em sua fuga, facilitada pela confusão causada pela manifestação convocada por seu filho”, escreveu.
Bolsonaro ficará na Superintendência da PF pelo menos até domingo, quando passará por audiência de custódia, que serve para avaliar a legalidade da prisão preventiva. Na segunda-feira, a decisão de Moraes será analisada pelos demais ministros da Primeira Turma do STF, em sessão virtual extraordinária.
Leia menos
Por Agência O Globo
O ex-presidente Jair Bolsonaro passará por uma audiência de custódia às 12h deste domingo. O procedimento será realizado por videoconferência na Superintendência Regional da Polícia Federal no Distrito Federal, para onde Bolsonaro foi levado ao ser preso preventivamente na manhã de ontem (22).
A audiência de custódia é uma etapa obrigatória após as prisões e serve para verificar se a ordem foi cumprida de forma legal e para avaliar as condições físicas do preso. O procedimento não tem como propósito discutir o mérito da acusação ou a decisão que justificou a prisão, mas saber se houve respeito aos direitos fundamentais do detido. O procedimento é obrigatório mesmo em prisões ordenadas pelo STF.
Leia maisA prisão é preventiva, ou seja, não tem data determinada para acabar. Foi determinada porque Alexandre de Moraes, após pedido da Polícia Federal, considerou que havia risco de fuga e não existiam mais condições para manter a prisão domiciliar.
A prisão não está relacionada com a condenação pela tentativa de golpe de Estado. No caso da trama golpista, a decisão ainda não transitou em julgado, ou seja, ainda há prazo para a apresentação de recursos.
Além disso, a Primeira Turma do STF também vai analisar a decisão de prisão em sessão virtual extraordinária, a ser realizada das 8h às 20h de amanhã (24). Fazem parte da Primeira Turma os ministros Flávio Dino, Cristiano Zanin e Cármen Lúcia, além de Moraes.
“A decisão será submetida a referendo da Primeira Turma do STF em sessão virtual extraordinária convocada para segunda-feira (24/11)”, disse o Supremo, em nota à imprensa.
A decisão de Moraes afirma que a tornozeleira eletrônica usada por Bolsonaro foi violada pouco depois da meia-noite de sábado. Além disso, o despacho cita uma vigília convocada para esta noite pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) para a porta do condomínio onde o ex-presidente mora.
“O Centro de Integração de Monitoração Integrada do Distrito Federal comunicou a esta Suprema Corte a ocorrência de violação do equipamento de monitoramento eletrônico do réu Jair Messias Bolsonaro, às 0h08min do dia 22/11/2025”.
“A informação constata a intenção do condenado de romper a tornozeleira eletrônica para garantir êxito em sua fuga, facilitada pela confusão causada pela manifestação convocada por seu filho”, ressaltou Moraes.
Na decisão, Moraes pontuou que “embora a convocação de manifestantes esteja disfarçada de ‘vigília'”, a conduta indica o mesmo “modus operandi da organização criminosa liderada pelo referido réu, no sentido da utilização de manifestações populares com o objetivo de conseguir vantagens pessoais”.
“O tumulto causado pela reunião ilícita de apoiadores do réu condenado tem alta possibilidade de colocar em risco a prisão domiciliar imposta e a efetividade das medidas cautelares, facilitando eventual tentativa de fuga do réu”, frisou.
Moraes afirmou no despacho que a ordem deveria ser cumprida “com todo respeito à dignidade” de Bolsonaro e “sem a utilização de algemas e sem qualquer exposição midiática”.
Leia menos
O Metrô do Recife retomará a operação aos domingos durante todo o mês de dezembro, após meses sem funcionamento regular nesse dia da semana. A decisão, anunciada pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), atende a um pedido da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do Recife e tem como objetivo facilitar o deslocamento da população para o Centro da cidade, que registra aumento no fluxo de consumidores devido às compras de fim de ano. Aos domingos, o sistema funcionará das 5h às 23h.
Desde agosto de 2024, o metrô não operava aos domingos, salvo em situações excepcionais, como eleições ou provas do Enem, devido a obras de manutenção corretiva nas vias e demais sistemas das linhas Centro e Sul. Segundo a CBTU, os serviços eram concentrados nesse dia por conta do menor movimento de passageiros, o que reduzia o impacto das intervenções na rotina dos usuários. As informações são do portal CBN Recife.
A reabertura coincide com a ampliação do horário do comércio do Centro do Recife, que está funcionando de domingo a domingo, inclusive feriados, desde 15 de novembro. A medida acompanha o período de promoções como a Black Friday e a preparação para as festas natalinas e de Ano Novo. A CDL estima que a operação contínua do comércio, apoiada pelo funcionamento do metrô aos domingos, deve elevar em ao menos 10% as vendas nesta reta final do ano.
Da Revista Veja
Apreendido pela Polícia Federal, o celular do banqueiro Daniel Vorcaro é hoje o maior foco de preocupação de políticos em Brasília. Caciques do governo Lula e da oposição tinham notórias relações com o dono do Banco Master. Até que ponto as conversas dele com esses figurões ficaram registradas no aparelho ou na nuvem, não se sabe, mas muita gente anda preocupada em se afastar do caso.
Preso na noite da segunda-feira passada, Vorcaro anunciou a venda do Master ao grupo Fictor já sabendo que seria alvo de buscas em cinco endereços dele e em três do Master.
Sabia ainda que teria o passaporte apreendido e seria impedido de deixar o país. Mesmo assim tentou viajar.
Por falar dessa suposta venda do Master, os registros de entrada do luxuoso edifício da rua Surubim 373, em São Paulo, onde fica o Fictor, são ouro puro.
De olho nas compras de atacado para o fim de ano, o Shopping Estação Fashion foi inaugurado na última quarta-feira (19), no Centro. Com a entrega do espaço nesta primeira fase, cerca de 475 lojas já negociadas estão aptas a abrir as portas em três setores (azul, laranja e vermelho), além da praça de alimentação.
A primeira etapa prevê 500 lojas, das quais 475 já foram negociadas, totalizando 36,5% das 1,3 mil unidades previstas quando o empreendimento estiver em pleno funcionamento. O número coloca o novo shopping próximo de gigantes nacionais — o Aricanduva, em São Paulo, segue como o maior do Brasil e da América Latina, com 579 lojas. As informações são do Diário do Nordeste.
Leia maisA abertura das lojas, contudo, ficará a cargo de cada lojista e deve ocorrer até o fim deste ano, segundo Daniela Branquinho, gerente de marketing do empreendimento.
“A gente está inaugurando a primeira etapa do empreendimento. Estamos dando os últimos retoques nessa etapa, mas o que a gente quer mesmo é aproveitar o fim de ano. Esse é o momento que o fabricante mais vende, precisamos dar esse suporte para ele”, disse Daniela.
Na segunda-feira (17), ocorreu o evento oficial de inauguração, que contou com a presença de representantes do Estação Fashion, da construtora Preferencial, responsável pela construção do empreendimento, e de autoridades, como o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), e o presidente da Câmara Municipal, Léo Couto (PSB).
A estimativa é de geração de 12 mil empregos diretos e indiretos quando o shopping estiver em pleno funcionamento. Ao todo, será investido, somente no empreendimento de atacado, R$ 75 milhões.
Já o hotel previsto para abrigar consumidores que venham de fora de Fortaleza permanece como o prazo mais longo. A entrega será para daqui a três anos e marcará a inauguração integral do complexo atacadista no Centro de Fortaleza.
Leia menos
O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) determinou a suspensão imediata do Pregão Eletrônico nº 067/2025, da Prefeitura de Arcoverde, destinado à aquisição de kits pedagógicos no valor estimado de R$ 8.813.093,34. A decisão consta em medida cautelar publicada no Diário Oficial da última quarta-feira (19) e foi assinada pelo conselheiro relator Carlos Neves.
Segundo a decisão, a medida foi adotada após Representação Interna apresentada pela Gerência de Fiscalização de Procedimentos Licitatórios (GLIC), que identificou indícios de irregularidades graves na condução do processo licitatório. De acordo com o documento, o edital apresentou falta de justificativa técnica para o objeto, adoção de um kit pedagógico único para estudantes do 1º ao 5º ano, sem comprovação de pertinência, e risco de contratação antieconômica, o que contraria a Lei Federal nº 14.133/2021. As informações são do portal Moxotó da Gente.
Leia maisO TCE também apontou restrição à competitividade, com especificações detalhadas que podem direcionar o certame, ausência do local de entrega no edital e inexistência de Parecer Técnico Pedagógico, considerado obrigatório para fundamentar a escolha do material.
Outro ponto destacado foi a fragilidade da pesquisa de preços, com cotações de empresas não identificadas e divergências entre o orçamento médio e o valor do Termo de Referência, levantando suspeitas de sobrepreço. A sessão de lances também chamou atenção pela curta duração — cerca de 30 minutos — e pela participação de apenas duas empresas, sendo que a vencedora tem endereço residencial e histórico incompatível com o objeto.
O conselheiro destacou que há “fundado receio de grave lesão ao erário”, justificando a concessão da cautelar com base nos requisitos previstos na Resolução TC nº 155/2021.
Com a decisão, ficam proibidos novos atos ligados à contratação, como empenho, liquidação ou pagamento. O Tribunal também determinou a instauração de Auditoria Especial para aprofundar a apuração das irregularidades.
A medida será analisada pela Câmara competente do TCE-PE para homologação.
Leia menos
Do portal Panorama PE
No grande teatro administrativo chamado Pernambuco, o Hospital Regional Ruy de Barros Correia virou mais um capítulo da nossa tragicomédia pública. Não há quem não tenha uma história para contar. Falta estrutura, médico, ambulância, falta tudo! Menos paciência do povo, porque essa já acabou faz tempo. No mais recente capítulo, um homem de 56 anos fez uma denúncia de maus tratos sofridos no Ruy de Barros. O vigilante relatou ter sido amarrado pelos braços e pernas, tendo os membros feridos por essa ação.
A morte da pequena Jade meses atrás expôs o que todos já sabiam: o atendimento é uma roleta russa, e o governo, como sempre, prefere acreditar que tudo isso é apenas narrativa. A Secretaria Estadual de Saúde até posou para foto com a família. Mas explicação pública? Ah, não. Transparência? Só se for no vidro da sala de reunião. O povo que espere.
Leia maisNas ruas, o assunto é um só: gente sofrendo por falta de ambulância, transferência que não sai, atendimento que demora e a sensação de que estamos regredindo para a Idade Média sanitária. Mas não se preocupe porque o governo estadual garante que está tudo bem.
Restou a duas cidadãs, em busca de respostas, aproveitarem a ida do senador Humberto Costa à Rádio Itapuama para entregar a ele documentos que apontam denúncias de mau atendimento no Hospital Regional. A abordagem surpreendeu o parlamentar, que explicou não ter ingerência direta sobre a gestão da unidade, ressaltando que a responsabilidade é do governo Raquel Lyra. Ainda assim, a iniciativa das mulheres foi vista como um gesto legítimo de quem tenta ser ouvido e denunciar falhas que afetam a população.
No meio disso tudo, o povo segue morrendo na porta do hospital. As Policlínicas não conseguem dar conta da demanda. A impressão que fica é a de abandono. Mas não é abandono: é projeto. É política pública. No mais, Arcoverde segue esperando. E o governo segue fingindo que não ouviu.
Leia menos