Humberto diz não haver razão “para temerem um vice do PT”

Veja outras postagens

A OAB Subseccional de São José do Egito inicia amanhã (17) e segue na terça-feira (18) um dos roteiros institucionais mais extensos de 2025, com ações simultâneas em cinco municípios do Sertão do Pajeú. A programação reúne inaugurações, requalificações de equipamentos públicos, instalação de Casas de Justiça e Cidadania, entrega de títulos de cidadania e etapas do projeto Moradia Legal, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). As atividades começam em São José do Egito, com a inauguração do Núcleo da Defensoria Pública e a entrega de títulos de propriedade a famílias do conjunto habitacional Júnior Valadares.

Na terça-feira (18), a agenda segue por Tuparetama, Santa Terezinha, Brejinho e Itapetim, com a presença de magistrados, autoridades municipais e estaduais e representantes da advocacia. Em Tuparetama, serão entregues títulos de cidadania ao desembargador Mozart Valadares e à presidente da OAB-PE, Ingrid Zanella, além da instalação da Casa de Justiça e Cidadania. Em Santa Terezinha e Brejinho, novas homenagens reconhecem o trabalho de defensores, promotores, delegados e lideranças da advocacia, enquanto Itapetim recebe requalificação do fórum e inauguração de mais uma Sala da OAB.

O encerramento ocorre em São José do Egito, com audiência pública do Moradia Legal, reforçando o compromisso regional com a regularização fundiária e o direito à moradia. Para a presidente da Subseccional, Hérica Nunes Brito, o roteiro representa “um dos maiores ciclos de entregas institucionais já realizados no Sertão do Pajeú”, fruto da parceria entre OAB, TJPE, Defensoria e gestores municipais. Segundo ela, a participação da presidente da OAB-PE, Ingrid Zanella, homenageada em duas cidades, reforça o compromisso da Seccional com a interiorização da advocacia.

Câmara Municipal do Recife - O Recife que amamos

O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, cumpre agenda na COP30, em Belém (PA), amanhã (17). Ele participa de um painel sobre a “Proteção social flutuante e territorial das populações vulneráveis no contexto da crise climática”, quando apresentará ao público a política do PREVBarco no atendimento a comunidades ribeirinhas, indígenas e quilombolas. Também participam do Painel o secretário de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Weibe Tapeba, e a Secretária-Executiva do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável (Conselhão), Raimunda Monteiro.

Criado com o objetivo de levar o atendimento de serviços previdenciários a populações de regiões mais remotas e isoladas da Região Norte do Brasil, o PREVBarco existe há 28 anos e já transformou a vida de mais de 2 milhões de pessoas, que antes precisavam enfrentar longas e custosas viagens para chegar a uma agência física. Em 2025, as cinco embarcações em funcionamento pelo INSS percorrerão mais de 100 municípios brasileiros.

Previdência Social e os impactos climáticos

Nos últimos 10 anos, 83% dos municípios brasileiros sofreram com desastres naturais. Só em 2023, a Previdência Social fez um repasse emergencial de R$ 1,21 bilhão aos municípios que enfrentaram desastres associados a eventos extremos, como as enchentes no Rio Grande do Sul em 2024 e os deslizamentos em Petrópolis (RJ) em 2023.

No último dia 7, o estado do Paraná, atingido pelo tornado que assolou o município de Rio Bonito do Iguaçu, o INSS agiu rapidamente e promoveu três ações para atender a população local: antecipou o pagamento para o próximo dia 24 para todos os beneficiários; disponibilizou como empréstimo renda extra no valor de um benefício – sem juros e com o prazo de até 90 dias para começar a pagar; e está priorizando a análise dos requerimentos de benefícios dos moradores do município atingido.

Toritama - Tem ritmo na saúde
Caruaru - Super Refis
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Do Poder360

Palmares - Festival do Livro
Olinda - Refis últimos dias 2025

Por Antônio Magalhães*

Meu amigo Magno Martins é um atleta. Não corre apenas atrás de notícias. Corre, literalmente, como exercício diário da saúde, para manter em dia o equilíbrio emocional e físico.

Fiquei aqui a matutar e conclui: suas corridinhas diárias de 8 km em 186 municípios dá em torno de 1.488 km, uma ida e volta Recife/Salvador. Com o gasto de R$ 5 mil em sapatos, tênis e alívio de muitas calorias queimadas.

Parabéns, campeão.

*Jornalista

Ipojuca - Acerte as contas

A Prefeitura de Angelim inaugurou a Casa Azul, nova unidade de acolhimento e acompanhamento especializado para pessoas autistas e atípicas. Idealizado pela gestão do prefeito Caíque, o equipamento reúne ações integradas de educação, saúde e assistência social para usuários e suas famílias. Durante a solenidade, o prefeito também assinou um decreto que proíbe o uso de fogos com barulho em todo o município, em respeito a pessoas autistas, idosos, pessoas com deficiência e animais.

O projeto já despertou interesse de outras cidades e passou a ser acompanhado pelo Tribunal de Contas do Estado, por meio do conselheiro Ranilson Ramos, que pretende apresentar a iniciativa ao Comitê Nacional da Primeira Infância. Caíque agradeceu o apoio político do deputado federal Waldemar Oliveira e destacou o trabalho das equipes técnicas, secretarias e famílias que contribuíram para a construção da Casa Azul, apontando o equipamento como um avanço social da gestão.

A cerimônia reuniu autoridades municipais, estaduais e federais, entre secretários, vereadores, prefeitos da região e ex-prefeitos de Angelim. O senador Fernando Dueire e a senadora Teresa Leitão enviaram mensagens em vídeo. Localizada no centro da cidade, a Casa Azul já está em funcionamento e passa a integrar o conjunto de iniciativas municipais voltadas ao cuidado e ao acolhimento de pessoas autistas em Pernambuco.