Homenagem ao jornalista José Almir Borges

Por Jorge Santana*

Ainda muito jovem, José Almir decidiu “ganhar o mundo”, entretanto, o Recife o ganhou, pela sua simpatia, comunicação alegre e facilidade de fazer amigos e conquistar espaços na imprensa e na sociedade pernambucana. Trabalhou em jornal, televisão e fez parte de seleto grupo que assessorava governadores. Com zelo e capacidade resolvia as questões da área à qual pertencia. Nasceu na cidade maranhense de Colinas no dia 6 de dezembro de 1945 e seus pais, Manoel Borges Araújo e Raimunda Alice de Araújo, deram-lhe o nome completo de José Almir Borges. Com ele conversamos no dia 17 de fevereiro de 2011.

OPÇÃO

Quando terminei o ginásio na minha cidadezinha do interior, aos 18 anos, pensei em partir para São Luís, Recife, a cidade mais importante do Nordeste, ou São Paulo, preferida pelos jovens da minha época. Optei pelo Recife, aonde cheguei em 1964, um mês depois da Revolução. Depois de um mês e quinze dias empregado num escritório de contabilidade, fui dispensado. “Por quê? Acho que não fiz nada demais.” E o chefe: “Por isso mesmo. Aqui cada um tem que fazer alguma coisa, e você não fez nada” (risos). Meu segundo emprego foi numa firma de eletrodomésticos, onde passei dois meses. Estudava no Colégio Pedro Augusto, mas tive que sair porque não podia pagar. Também não podia pagar moradia, por isso passei por todas as pensões dali e parei num quarto em cima da Padaria Santa Cruz.

JORNALISTA

O Colégio Pedro Augusto tinha um torneio de futebol de salão. Entrei no time, fiz gol, um cara do Jornal do Commercio gostou e me chamou para fazer um estágio lá, em 1966. Comecei no arquivo, de onde me comunicava constantemente com a redação, o que me levou a ser jornalista, formado na Universidade Católica de Pernambuco. Tive como colegas pessoas que se projetaram na imprensa local e nacional, como Ricardo Noblat, Antônio Lavareda, Fernando Machado, Vera Ferraz, José Lúcio Costa, Orismar Rodrigues, Ana Guimarães e Ivaldo Calheiros. Um dia, Ronildo Maia Leite, então no Diário da Noite, propôs a Gilberto Prado, do JC, que eu fizesse a cobertura dos pequenos clubes sociais (1972). Era uma coluna diária, chamada Society nos Bairros, e foi uma grande oportunidade para conhecer os encantos do mundo boêmio do Recife (risos). No mesmo ano, o produtor de TV Miguel Santos me colocou no júri do show de Jota Ferreira. Participei também de um programa de TV semanal com Alexandrino Rocha e Fernando Calheiros.

Veja outras postagens

O Sextou de hoje, programa musical que ancoro no lugar do Frente a Frente às sextas-feiras, está imperdível! A entrevistada é a cantora e compositora Roberta Campos, nascida nas montanhas alterosas de Minas Gerais para fazer sucesso no Brasil e no exterior. Dona de sucessos como “Abrigo”, “Minha felicidade”, “Todo Dia” e “De Janeiro a Janeiro”, todas essas trilhas sonoras de várias novelas, Roberta é conhecida por sua voz doce e canções que tocam a alma.

Roberta Campos, uma artista completa e multifacetada, tem deixado sua marca indelével na música brasileira. Sua jornada musical começou em 2008 com o lançamento de seu primeiro álbum independente, “Para Aquelas Perguntas Tortas”. Este foi apenas o começo de uma série de álbuns bem-sucedidos, incluindo “Varrendo a Lua” (Disco de Ouro), “Diário de Um Dia”, “Todo Caminho é Sorte” (Disco de Ouro) e “O Amor Liberta”.

A denúncia sobre o fornecimento de comida vencida e o atraso no pagamento de diárias para policiais militares segue repercutindo. Em contato com o blog, um sargento da Polícia Militar (PM) que trabalhou no Carnaval trouxe relatos dramáticos sobre o tratamento dado ao efetivo. Ele disse que, em quase 20 anos na corporação, nunca viu um descaso dessa magnitude da parte do Governo de Pernambuco.

“Lá em Olinda, foi dado ao efetivo um pão com creme de galinha realmente estragado, fedendo. E alguns companheiros se sentiram mal após ingerir aquela alimentação”, detalhou o PM, acrescentando que alguns companheiros de trabalho realmente não perceberam o estado da comida, mas outros, mesmo cientes, a ingeriram por falta de opções.

Ipojuca - No Zap

Grupos de magistrados da Justiça Federal estão insatisfeitos com a decisão do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), que suspendeu os chamados “penduricalhos” – verbas classificadas como indenizatórias que, na prática, aumentam os salários e permitem a ultrapassagem do teto remuneratório previsto na Constituição Federal.

A decisão de Dino foi anunciada no dia 5 de fevereiro deste ano. Ontem, o ministro também proibiu a aplicação de novas normas sobre parcelas remuneratórias e indenizatórias que ultrapassem o teto constitucional. A medida complementa a liminar anterior. As informações são do portal Metrópoles.

Caruaru - IPTU 2026

Por Mauro Ferreira Lima*

A Stellantis caracteriza-se como um conglomerado automotivo na forma de holding, presente comercialmente em 131 mercados consumidores e produzindo em 30 países. Tudo isto por conta das marcas tradicionalmente fortes que congregou após grande associação empresarial em 2021.

Com sede institucional em Hoofddorp, na Holanda, 250 mil colaboradores estão vinculados as suas unidades globais de produção.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Pernambuco decidiu retirar as provas de baliza e de rampa do teste prático para emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B. As informações são do portal G1.

Segundo o órgão, a medida foi tomada para seguir as novas diretrizes estabelecidas pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), que tirou a obrigatoriedade da baliza no Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular (MBEDV), publicado no dia 1º de fevereiro.

Palmares - Pavimentação Zona Rural

Igor Gadelha – Metrópoles

A primeira-dama Janja teve uma discussão com a filha mais velha do presidente Lula, Lurian da Silva, no camarote da Marquês de Sapucaí em que a família acompanhou os desfiles das escolas de samba no Carnaval.

A discussão, que aconteceu no domingo (15/2), foi revelada pela colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo, e confirmada pela coluna por pelo menos três aliados e auxiliares do presidente da República.

Olinda - Refis últimos dias 2025

Lula não ganhou um voto a mais

O rebaixamento da Acadêmicos de Niterói, escola que homenageou o presidente Lula (PT), foi uma derrocada anunciada. Não entendo como o petista, no estágio de uma vida extremamente bem-sucedida, cometa tamanha mancada. Na escancarada campanha eleitoral antecipada, Lula não ganhou um só voto.

Mas perdeu, especialmente dos mais diversos segmentos evangélicos, quando a escola colocou todas as igrejas cristãs numa vala comum, recorrendo a uma espécie de trocadilho (conservador/conserva). Os idealizadores da alegoria conseguiram traduzir um conceito complexo (famílias conservadoras) em uma imagem (lata de conserva), o que é um pequeno feito semiótico.

Por Larissa Rodrigues – Repórter do blog

Em meio à toda especulação sobre as candidaturas ao Senado em Pernambuco, o Partido Progressistas (PP) no Estado reúne, na próxima segunda-feira (23), deputados federais, estaduais e alguns pré-candidatos na sede da sigla, no bairro do Pina, no Recife.

O objetivo do encontro, segundo o presidente estadual da Federação União Progressista, o deputado federal Eduardo da Fonte, é ouvir a opinião dos membros sobre uma eventual candidatura dele ao Senado.

O parlamentar afirmou a este blog, nesta quinta-feira (19), que as decisões serão tomadas de forma conjunta e todos terão a oportunidade de expor suas opiniões. De acordo com Eduardo da Fonte, a federação tem candidaturas em todas as regiões do Estado e projeta eleger oito deputados federais e 17 estaduais.

Blog da Andréia Sadi – G1

O presidente da Unafisco Nacional, Kléber Cabral, foi intimado a depor à Polícia Federal (PF) nesta sexta-feira (20). O depoimento foi marcado por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Na quarta (18), Cabral deu entrevista ao Estúdio i, da GloboNews, e fez críticas à operação da PF contra auditores da Receita Federal por suspeita de vazamento de dados sigilosos de ministros do Supremo.

A operação também foi determinada por Moraes, como parte do inquérito das fake news, do qual ele é relator.

O blog não obteve informações sobre o motivo da intimação, nem se há relação com as declarações de Cabral. Não se sabe tampouco se ele será ouvido como testemunha ou como investigado.

Um grande volume de chuva atingiu Santa Maria da Boa Vista na tarde desta quinta-feira (19), provocando alagamentos em áreas da cidade. Imagens registradas por moradores mostram avenidas no centro completamente tomadas pela água. Até o momento, não há informações oficiais sobre danos ou ocorrências relacionadas ao temporal. Com informações do Blog do Edenevaldo Alves.

Uma chuva acompanhada de granizo foi registrada na tarde desta quinta-feira (19) em Brejão e surpreendeu moradores em diferentes pontos do município. O fenômeno foi rápido, mas houve registro de gelo acumulado sobre ruas e telhados. Com informações da Rádio Independente 93.7.

A primeira-dama Janja da Silva expulsou Lurian da Silva, filha de Lula, da sala reservada ao presidente no camarote da prefeitura do Rio de Janeiro no Sambódromo. As informações são da coluna de Mônica Bergamo para a Folha de S. Paulo.

As duas se desentenderam na noite de domingo (15), quando o petista foi homenageado pela Acadêmicos de Niterói.

Autoridades do governo, amigos e familiares de Lula foram convidados para ir ao camarote para ver o desfile. O presidente, no entanto, estava em uma sala reservada e de circulação restrita. Para entrar nela era preciso a autorização do presidente e de Janja.