Homenagem ao jornalista José Almir Borges

Por Jorge Santana*

Ainda muito jovem, José Almir decidiu “ganhar o mundo”, entretanto, o Recife o ganhou, pela sua simpatia, comunicação alegre e facilidade de fazer amigos e conquistar espaços na imprensa e na sociedade pernambucana. Trabalhou em jornal, televisão e fez parte de seleto grupo que assessorava governadores. Com zelo e capacidade resolvia as questões da área à qual pertencia. Nasceu na cidade maranhense de Colinas no dia 6 de dezembro de 1945 e seus pais, Manoel Borges Araújo e Raimunda Alice de Araújo, deram-lhe o nome completo de José Almir Borges. Com ele conversamos no dia 17 de fevereiro de 2011.

OPÇÃO

Quando terminei o ginásio na minha cidadezinha do interior, aos 18 anos, pensei em partir para São Luís, Recife, a cidade mais importante do Nordeste, ou São Paulo, preferida pelos jovens da minha época. Optei pelo Recife, aonde cheguei em 1964, um mês depois da Revolução. Depois de um mês e quinze dias empregado num escritório de contabilidade, fui dispensado. “Por quê? Acho que não fiz nada demais.” E o chefe: “Por isso mesmo. Aqui cada um tem que fazer alguma coisa, e você não fez nada” (risos). Meu segundo emprego foi numa firma de eletrodomésticos, onde passei dois meses. Estudava no Colégio Pedro Augusto, mas tive que sair porque não podia pagar. Também não podia pagar moradia, por isso passei por todas as pensões dali e parei num quarto em cima da Padaria Santa Cruz.

JORNALISTA

O Colégio Pedro Augusto tinha um torneio de futebol de salão. Entrei no time, fiz gol, um cara do Jornal do Commercio gostou e me chamou para fazer um estágio lá, em 1966. Comecei no arquivo, de onde me comunicava constantemente com a redação, o que me levou a ser jornalista, formado na Universidade Católica de Pernambuco. Tive como colegas pessoas que se projetaram na imprensa local e nacional, como Ricardo Noblat, Antônio Lavareda, Fernando Machado, Vera Ferraz, José Lúcio Costa, Orismar Rodrigues, Ana Guimarães e Ivaldo Calheiros. Um dia, Ronildo Maia Leite, então no Diário da Noite, propôs a Gilberto Prado, do JC, que eu fizesse a cobertura dos pequenos clubes sociais (1972). Era uma coluna diária, chamada Society nos Bairros, e foi uma grande oportunidade para conhecer os encantos do mundo boêmio do Recife (risos). No mesmo ano, o produtor de TV Miguel Santos me colocou no júri do show de Jota Ferreira. Participei também de um programa de TV semanal com Alexandrino Rocha e Fernando Calheiros.

Veja outras postagens

O Supremo Tribunal Federal (STF) começou a preparar o pedido de extradição do deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ), que está nos Estados Unidos. Ex-chefe da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Ramagem foi condenado pelo STF a 16 anos de prisão na tentativa de golpe de Estado e é o único entre os réus do chamado núcleo crucial que ainda não começou a cumprir a pena – por estar foragido.

Segundo o blog da Julia Duailibi, o STF já começou a providenciar a tradução juramentada do processo, exigida pela legislação que rege o acordo de extradição firmado entre Brasil e Estados Unidos. O caminho é o seguinte: do STF, o pedido vai para o Ministério da Justiça brasileiro. De lá, segue para o Itamaraty, que o encaminha ao Departamento de Estado dos EUA.

Embora o processo vá passar por uma análise jurídica, a decisão de extraditar ou não é política: passará pelo Secretário de Estado, Marco Rubio, e a palavra final deve ser do presidente Donald Trump. “A decisão político-discricionária não é do Poder Judiciário, é do Poder Executivo”, afirma Gustavo Sampaio, professor de Direito Constitucional da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

O Núcleo Recife do Grupo Mulheres do Brasil convida a sociedade para a 8ª Caminhada pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas, que acontecerá no próximo dia 30 de novembro, com concentração marcada para as 8h, no Largo Dom Luiz, em Casa Amarela. Na programação, haverá uma subida ao morro para um culto ecumênico.

A ação integra a campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência de Gênero, reforçando a urgência de mobilização social para denunciar agressões, apoiar vítimas e promover a reflexão sobre a cultura da violência. 

Segundo Roseana Faneco, coordenadora do Núcleo Recife do Grupo Mulheres do Brasil, romper com a violência exige coragem, apoio e solidariedade. “Estamos caminhando para mostrar que ninguém está sozinha — é junto, passo a passo, que construímos segurança, autonomia e dignidade para nossas mulheres e meninas”, afirmou.

Toritama - Tem ritmo na saúde

Dois integrantes da Guarda Nacional foram baleados e socorridos em estado grave após um ataque, hoje, perto da Casa Branca, em Washington, D.C. A sede do governo dos Estados Unidos chegou a ser colocada em “lockdown”. Uma pessoa foi presa.

O presidente Donald Trump não estava na Casa Branca no momento do ataque. Ele deixou Washington na noite de terça-feira (25) e viajou para a Flórida, onde deve passar o feriado de Ação de Graças. O vice-presidente J.D. Vance também não está na cidade.

Caruaru - Super Refis

A rede CNN divulgou, hoje, uma pesquisa exclusiva para as eleições do Senado Federal em Pernambuco. Na sondagem, o nome do presidente estadual do União Brasil, Miguel Coelho, aparece consolidado, empatando na primeira posição com Humberto Costa (PT), que tentará o terceiro mandato consecutivo. Estranhamente o levantamento não incluiu o candidato do ex-presidente Bolsonaro, Gilson Machado Neto.

No cenário 1, Humberto Costa aparece com 27%, enquanto Miguel soma 26% das intenções de voto. A margem de erro da pesquisa, realizada pelo instituto Alfa, é de 2,8 pontos percentuais. Foram entrevistados 1.200 pernambucanos entre os dias 6 e 11 de novembro. As informações são do blog Ponto de Vista.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

O cantor e compositor Josildo Sá está convocando toda a nação forrozeira do Estado para participar do Festival Forró de Tacaratu. O evento acontece no próximo dia 7 de dezembro, véspera de feriado, a partir das 16h, na Sala de Reboco, no Recife, e reúne alguns dos principais nomes do gênero em uma celebração cultural.

O evento, promovido em parceria com o município de Tacaratu, contará com apresentações de Irah Caldeira, Cezzinha, Cristina Amaral, Silvinho Cavalcanti, Beto Hórtis, Simone Arantes, Josildo Sá e o Quinteto Sala de Reboco. A abertura ficará por conta do grupo Xamegões do Forró.

Com caráter solidário, a iniciativa terá renda destinada à construção do Centro Oftalmológico Nossa Senhora da Saúde, reforçando o compromisso social do festival. Os ingressos custam R$ 30, com valor promocional de R$ 20 para mulheres até às 18h.

Palmares - Natal Encantado 2025

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), recebeu alta, hoje, após cinco dias internado em São Paulo devido a um episódio de arritmia cardíaca. Segundo o boletim médico, assinado pela chefe da equipe médica Ludhmila Hajjar, durante todo o período de internação ele manteve-se estável, com boa resposta ao tratamento.

“O governador Ronaldo Caiado recebeu alta hospitalar na manhã desta quarta-feira, após evolução clínica favorável. Durante todo o período de internação no Hospital Vila Nova Star, manteve-se estável, com boa resposta ao tratamento e sem novos episódios de fibrilação atrial”, diz o boletim.

O comunicado ainda informou que o acompanhamento médico será mantido de forma rotineira. Caiado havia passado por uma cirurgia no coração nesta segunda-feira, 24, para tratar a arritmia. O governador foi internado na tarde de sábado, 22, no mesmo dia em que se pronunciou sobre a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro. Em 2019, Caiado foi internado após sentir dores no peito e, em 2022, passou por outra cirurgia cardíaca.

Olinda - Refis últimos dias 2025

Por Larissa Rodrigues – repórter do Blog

As eleições de 2026 para a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) prometem ser de imensa disputa. Os que hoje ocupam uma cadeira na Casa terão que suar a camisa e gastar muita sola de sapato andando pelos municípios, se quiserem renovar seus mandatos.

Há dezenas de nomes extremamente competitivos que já lançaram suas pré-candidaturas, em todas as regiões do Estado. Ao menos 15 desses novatos e novatas contam com as estruturas das prefeituras, por pertencerem às famílias de vários prefeitos atualmente exercendo mandatos (confira abaixo os 15 nomes).

Ipojuca - Acerte as contas

Por Rinaldo Remígio*

Há vidas que não se contentam em apenas passar pelo tempo – elas o transformam. São pessoas que, pela forma de viver, trabalhar e se relacionar, tornam-se referência silenciosa de integridade, dedicação e humanidade. Marivaldo Mendes da Silva Filho é uma dessas presenças. Natural de Maceió (AL), mas com alma abraçada pelo Sertão do São Francisco, encontrou em Petrolina não apenas um local de trabalho, mas um espaço de serviço, convivência e realização pessoal.

No Cartório da 83ª Zona Eleitoral de Petrolina, onde chefiou por vários anos, Marivaldo não foi apenas analista judiciário do Tribunal Regional Eleitoral. Foi ouvinte, conselheiro, conciliador, técnico competente. Foi, sobretudo, homem de princípios. Sua atuação ultrapassava as paredes da repartição pública – alcançava a confiança da população, o respeito das autoridades e a admiração dos colegas. Com sua serenidade peculiar, zelava pelo equilíbrio, esclarecia com paciência e servia com apreço. Em cada atendimento, havia mais que orientação jurídica: havia tratamento humano.

Representando a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) durante a abertura do 1º Seminário do Programa Município Mais Seguro em Pernambuco, hoje, o prefeito de Camaragibe, Diego Cabral, declarou que o município está se tornando uma cidade mais segura. Ao abrir o evento, ele destacou os investimentos que o município tem feito em segurança pública desde que ele assumiu a gestão, em janeiro desde ano, e reforçou que novos projetos serão apresentados em breve.

“Nós temos transformado a segurança pública de Camaragibe com projetos e ações concretas e eficientes, como o aumento do efetivo da Guarda Civil Municipal, hoje em 190 guardas, e a implementação da Muralha Eletrônica, uma ferramenta moderna de videomonitoramento em parceria com o sistema Córtex, além do trabalho integrado com as demais forças de segurança em grandes eventos. A cidade do trabalho também está se tornando a cidade do povo seguro”, declarou Diego Cabral.

Pesquisa do Instituto Alfa Inteligência, divulgada hoje pela CNN Brasil, mostra João Campos (PSB) com 61% dos votos válidos em uma eventual disputa pelo Governo de Pernambuco. O prefeito do Recife lidera a corrida ao Palácio do Campo das Princesas com uma diferença de mais de 30 pontos em relação à performance eleitoral da governadora Raquel Lyra (PSD), que aparece com 29%. Já o vereador Eduardo Moura (Novo) tem 6%, e o ex-ministro Gilson Machado (PL), 4%.

No cenário estimulado, que também considera a posição de quem pretende anular o voto ou está indeciso, João Campos lidera de forma isolada, com 50% das intenções de voto, contra 24% de Raquel Lyra, 5% de Eduardo Moura e 3% de Gilson Machado. Ivan Moraes (PSOL) não pontuou. Brancos e nulos são 11%, e não sabem ou não responderam, 7%.

Em um segundo cenário, com apenas João Campos e Raquel Lyra sondados junto ao eleitorado, o prefeito do Recife chega a 58% das intenções de voto, e a atual governadora, a 28%. Brancos e nulos são 10%, e não sabem ou não responderam, 4%. Já quando considerados apenas os votos válidos, João tem 67%, e Raquel, 33%, o que configura uma diferença de 34 pontos percentuais. Foram realizadas 1,2 mil entrevistas em municípios pernambucanos entre os dias 16 e 21 de novembro. O nível de confiança é de 95%, e a margem de erro é de 2,8 pontos percentuais para mais ou para menos.

A Prefeitura de Serra Talhada conquistou mais uma vitória importante no tema dos recursos da educação. A 1ª Câmara do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE/PE) julgou regular o Processo nº 24101270-3 e confirmou a legalidade do uso do Fundeb para combustível do transporte escolar e do Salário-Educação (QSE) para a merenda escolar. O Tribunal também reconheceu que o município recompôs corretamente os valores do Fundeb de 2024 usados para pagar despesas de 2023.

Esse tema também é objeto de ação popular, em tramitação na Justiça Federal, que em setembro de 2024, deferiu uma liminar para proibir o uso dessas verbas para tais finalidades, mas tal decisão foi reformada pelo próprio juízo, em face dos documentos apresentados pelo município e na autorização do Ministério da Educação, emitida em junho de 2025, a Justiça revogou a liminar e liberou novamente o uso do Fundeb e do QSE para transporte e merenda. Assim, o município pode continuar utilizando os recursos exatamente como vinha defendendo desde o começo.

Dois alunos da rede municipal de Canhotinho, no Agreste de Pernambuco, foram destaque na Maratona Tech 2025, maior competição de tecnologia que envolve estudantes do ensino fundamental e médio no Brasil.

O anúncio da premiação aconteceu ontem. Gabriele Vilela Santos, do 6º ano da Escola Municipal Júlia Rodrigues Torres, conquistou a Medalha de Prata Nível 1 (Fundamental 1). Já Pedro Henrique Barreto, do 9º ano da Escola Municipal Edite Porto Mendonça de Barros, foi agraciado com a Medalha de Bronze Nível 2 (Fundamental 2).

A cerimônia de divulgação dos vencedores aconteceu em São Paulo com transmissão pelo YouTube. Este ano, a competição reuniu mais de 289 mil estudantes de 5 mil escolas de 1.600 diferentes cidades do país. Para a prefeita de Canhotinho, Sandra Paes, o desempenho dos estudantes foi surpreendente e animador. “Quero parabenizar a todos que participaram da Maratona Tech 2025. É o primeiro ano que participamos, e já mostramos o quanto a educação vem crescendo em Canhotinho”, disse.