Homenagem ao jornalista José Almir Borges

Por Jorge Santana*

Ainda muito jovem, José Almir decidiu “ganhar o mundo”, entretanto, o Recife o ganhou, pela sua simpatia, comunicação alegre e facilidade de fazer amigos e conquistar espaços na imprensa e na sociedade pernambucana. Trabalhou em jornal, televisão e fez parte de seleto grupo que assessorava governadores. Com zelo e capacidade resolvia as questões da área à qual pertencia. Nasceu na cidade maranhense de Colinas no dia 6 de dezembro de 1945 e seus pais, Manoel Borges Araújo e Raimunda Alice de Araújo, deram-lhe o nome completo de José Almir Borges. Com ele conversamos no dia 17 de fevereiro de 2011.

OPÇÃO

Quando terminei o ginásio na minha cidadezinha do interior, aos 18 anos, pensei em partir para São Luís, Recife, a cidade mais importante do Nordeste, ou São Paulo, preferida pelos jovens da minha época. Optei pelo Recife, aonde cheguei em 1964, um mês depois da Revolução. Depois de um mês e quinze dias empregado num escritório de contabilidade, fui dispensado. “Por quê? Acho que não fiz nada demais.” E o chefe: “Por isso mesmo. Aqui cada um tem que fazer alguma coisa, e você não fez nada” (risos). Meu segundo emprego foi numa firma de eletrodomésticos, onde passei dois meses. Estudava no Colégio Pedro Augusto, mas tive que sair porque não podia pagar. Também não podia pagar moradia, por isso passei por todas as pensões dali e parei num quarto em cima da Padaria Santa Cruz.

JORNALISTA

O Colégio Pedro Augusto tinha um torneio de futebol de salão. Entrei no time, fiz gol, um cara do Jornal do Commercio gostou e me chamou para fazer um estágio lá, em 1966. Comecei no arquivo, de onde me comunicava constantemente com a redação, o que me levou a ser jornalista, formado na Universidade Católica de Pernambuco. Tive como colegas pessoas que se projetaram na imprensa local e nacional, como Ricardo Noblat, Antônio Lavareda, Fernando Machado, Vera Ferraz, José Lúcio Costa, Orismar Rodrigues, Ana Guimarães e Ivaldo Calheiros. Um dia, Ronildo Maia Leite, então no Diário da Noite, propôs a Gilberto Prado, do JC, que eu fizesse a cobertura dos pequenos clubes sociais (1972). Era uma coluna diária, chamada Society nos Bairros, e foi uma grande oportunidade para conhecer os encantos do mundo boêmio do Recife (risos). No mesmo ano, o produtor de TV Miguel Santos me colocou no júri do show de Jota Ferreira. Participei também de um programa de TV semanal com Alexandrino Rocha e Fernando Calheiros.

Veja outras postagens

Marqueteiro Edinho Barbosa defende união de Raquel Lyra e João Campos em prol da reeleição de Lula

Por Larissa Rodrigues – Repórter do blog

O palanque duplo em apoio à reeleição do presidente Lula (PT) em Pernambuco é quase como uma obrigação para os candidatos ao Governo do Estado, este ano. Essa é a opinião do marqueteiro em campanhas eleitorais no Brasil e no exterior, o jornalista e publicitário baiano Edson Barbosa, o Edinho.

Ele ganhou notabilidade como estrategista das eleições do ex-governador Eduardo Campos, pai do prefeito do Recife, João Campos (PSB), e foi o entrevistado de ontem (20) no podcast Direto de Brasília, comandado pelo titular deste blog em parceria com a Folha de Pernambuco.

Jaboatão dos Guararapes - IPTU 2026

Por Raíssa Ebrahim – Marco Zero Conteúdo

Spray de pimenta nos Quatro Cantos, confusão generalizada no Largo do Amparo e um folião baleado no bairro de Guadalupe. A violência, em alguns trechos do cortejo da tradicional Troça Carnavalesca Mista John Travolta, no último domingo (18), no Sítio Histórico de Olinda, é o retrato do que se repete todos os anos nas prévias de Carnaval. Porém, desta vez com um adicional: o aumento do abuso e da truculência por parte da Polícia Militar de Pernambuco, especialmente no desfile de bonecos mais populares.

Com frequência, mesmo sem qualquer motivo aparente, os “laranjinhas” — como é chamado o efetivo recém-egresso dos cursos de formação — atravessam as agremiações fazendo uma espécie de cordão e interrompendo não só a dança e a brincadeira, mas as próprias orquestras.

Toritama - Tem ritmo na saúde

O cantor e compositor André Rio lançou no YouTube o clipe da música “Frevo ao Pé do Ouvido”, disponível em seu canal oficial. A produção em parceria com Luciano Magno conta com a participação especial da multiartista Maria Flor. O trabalho apresenta uma leitura mais intimista do frevo, destacando a escuta e a relação direta entre intérprete e público. Confira:

A faixa é assinada por André Rio e Luciano Magno, com letra de André Rio, que também responde pela direção musical e pelos arranjos. A produção musical, mixagem, masterização e percussões são de Vanutti Macedo. O registro conta ainda com Fábio Valois no piano, Bráulio Araújo no baixo, Rodrigo Barros na bateria e Gilberto Pontes no sax soprano. A captação foi realizada por César Maia, com pós-produção e finalização de Luigi Marchi.

Caruaru - IPTU 2026

Tão decisiva quanto a disputa presidencial deste ano deverá ser a eleição para o Senado Federal, onde estarão em disputa 54 mandatos, sendo duas cadeiras por cada unidade da Federação. Essa é a análise do marqueteiro Edson Barbosa, o Edinho, que prevê que a conjuntura poderá gerar muitas mudanças, sobretudo se o presidente Lula (PT) se mantiver à frente nas pesquisas de intenções de voto e com reais chances de vitória no primeiro turno.

Em entrevista ao podcast Direto de Brasília, Edinho sugeriu que os principais nomes da oposição, que não pontuam tão bem nas pesquisas, podem recuar de projetos presidenciais, a exemplo dos governadores Tarcísio de Freitas, Romeu Zema, Eduardo Leite e Ratinho Júnior, além do próprio senador Flávio Bolsonaro, cujo mandato majoritário encerra este ano.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

O prefeito de Toritama, Sérgio Colin (PP), assinou, nesta terça-feira (20), a ordem de serviço para a construção de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro Campo Alegre. O equipamento amplia a rede de atenção básica do município e integra os investimentos voltados à melhoria do acesso da população aos serviços públicos de saúde. A obra prevê investimento de quase R$ 2 milhões.

A unidade foi projetada para oferecer atendimento médico, odontológico e ginecológico, além de contar com salas de vacinação, curativos, medicação, acolhimento, amamentação e práticas coletivas. A estrutura também incluirá farmácia, escovário para ações de saúde bucal, sala lilás e áreas administrativas, com o objetivo de atender às demandas da comunidade e reforçar a assistência básica em Toritama.

Palmares - Pavimentação Zona Rural

A reeleição do presidente Lula (PT) para um quarto mandato é cristalina na visão do marqueteiro Edson Barbosa, o Edinho. Com a experiência de quem coordenou campanhas em diversos estados do Brasil, entre eles Pernambuco, e também em outros países, o profissional avalia que os nomes do campo oposicionista não terão êxito, pois não há “robustez” na sociedade para favorecer nomes como os governadores Ronaldo Caiado (União Brasil-GO), Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), Ratinho Júnior (PSD-PR) e Eduardo Leite (PSD-RS).

“De um para um, não tem ninguém competitivo para encarar uma eleição contra Lula. E digo mais: não tem nenhum competitivo para encarar uma eleição contra Lula nem contra o Alckmin, que é o vice do Lula. O Lula é candidatíssimo à reeleição; seu campo de força está robusto e tende a crescer mais. Qual é o campo de força que vai dar sustentação a esse esfacelamento dos candidatos de direita?”, disparou Edinho, em entrevista ao podcast Direto de Brasília.

Olinda - Refis últimos dias 2025

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou nesta terça-feira (20) que convidou Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o Conselho da Paz de Gaza.

O líder dos EUA afirmou que espera que o brasileiro tenha um “grande papel” no grupo, pontuando que gosta do petista.

De toda forma, fontes disseram à CNN Brasil que o governo federal resiste ao convite de Trump. De acordo com apuração de Caio Junqueira, a avaliação é a de que, da forma como está concebido, o grupo deixa poder excessivo nas mãos do presidente americano. As informações são da CNN.

Por Rinaldo Remígio*

Há homens cuja biografia não se impõe pelo acúmulo de cargos, mas pela densidade dos compromissos assumidos ao longo da vida. O professor José Batista da Gama insere-se nesse seleto grupo de sertanejos que fizeram da coerência um método, do serviço público uma missão e da educação um instrumento permanente de transformação social.

Sua trajetória começa antes mesmo da formação acadêmica formal. No início da década de 1970, ainda jovem, iniciou sua vida profissional como professor de Língua Portuguesa, entre 1971 e 1974, na então EMAAF. Ali já se revelava uma vocação que o acompanharia por toda a vida: ensinar com responsabilidade, formar consciências e respeitar o tempo e a realidade de cada aluno. Não era apenas o domínio do conteúdo, mas o compromisso humano com o outro que marcava sua presença em sala de aula.

A iminente disputa eleitoral entre a governadora Raquel Lyra (PSD) e o prefeito do Recife, João Campos (PSB), deveria ser evitada. Essa é a visão do publicitário Edson Barbosa, que já atuou com os pais de ambos os políticos, os ex-governadores João Lyra Neto e Eduardo Campos, respectivamente. Para ele, os dois gestores devem se unir na defesa da reeleição do presidente Lula (PT).

“Eu tive em Pernambuco muitos mestres, como Miguel Arraes, Eduardo Campos, Fernando Lyra e Romeu Batista. Se os quatro estivessem vivos hoje, João e Raquel estariam unidos em apoio ao presidente Lula (PT), e ofereceriam ao Brasil e ao mundo a maior vitória na reeleição dele. Cuidariam do Estado e do Brasil juntos. Mesmo ambos sendo candidatos a governador, fazendo o debate político, mas em defesa de Pernambuco. Eles sempre juntaram. Eu não vejo nenhuma necessidade de um confronto entre Raquel e João”, disparou Barbosa, em entrevista ao podcast Direto de Brasília, apresentado por este blogueiro.

Por Cleber Lourenço – ICL Notícias

A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que autorizou generais condenados pela tentativa de golpe a exercerem atividades dentro das Forças Armadas como forma de remição de pena acendeu um alerta no meio militar e jurídico. Para especialistas em direito militar ouvidos pelo ICL Notícias, a medida ultrapassa o caso concreto e cria um precedente institucional que pode produzir efeito em cascata dentro das três Forças.

A preocupação se intensifica diante do pedido encaminhado pela Marinha ao STF para que o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Força, também possa exercer atividades internas, apesar de já ter sido condenado na esfera penal. Caso a autorização seja concedida, avaliam juristas, o precedente deixará de ser excepcional e passará a alcançar Exército, Marinha e Aeronáutica, com potencial de multiplicação de pedidos semelhantes.

Por Cristiane Ribeiro – JC

O metrô do Recife receberá um investimento de R$ 500 milhões para a sua recuperação, conforme anunciado em vistoria realizada na última sexta-feira (16) pelo ministro das Cidades, Jader Filho, em companhia com a governadora Raquel Lyra.

O engenheiro civil e presidente da Associação Brasileira de Engenheiros Civis (ABENCPE), Stênio Cuentro, participou do programa Passando a Limpo, da Rádio Jornal, e fez uma análise crítica sobre o anúncio e as condições atuais do sistema metroviário da capital pernambucana.

Se o leitor não conseguiu assistir a exibição ao vivo do podcast ‘Direto de Brasília’ com o jornalista e publicitário baiano Edson Barbosa, o Edinho, um dos maiores nomes do marketing político no Brasil, clique no link abaixo e confira. Está imperdível!