Homenagem ao jornalista José Almir Borges

Por Jorge Santana*

Ainda muito jovem, José Almir decidiu “ganhar o mundo”, entretanto, o Recife o ganhou, pela sua simpatia, comunicação alegre e facilidade de fazer amigos e conquistar espaços na imprensa e na sociedade pernambucana. Trabalhou em jornal, televisão e fez parte de seleto grupo que assessorava governadores. Com zelo e capacidade resolvia as questões da área à qual pertencia. Nasceu na cidade maranhense de Colinas no dia 6 de dezembro de 1945 e seus pais, Manoel Borges Araújo e Raimunda Alice de Araújo, deram-lhe o nome completo de José Almir Borges. Com ele conversamos no dia 17 de fevereiro de 2011.

OPÇÃO

Quando terminei o ginásio na minha cidadezinha do interior, aos 18 anos, pensei em partir para São Luís, Recife, a cidade mais importante do Nordeste, ou São Paulo, preferida pelos jovens da minha época. Optei pelo Recife, aonde cheguei em 1964, um mês depois da Revolução. Depois de um mês e quinze dias empregado num escritório de contabilidade, fui dispensado. “Por quê? Acho que não fiz nada demais.” E o chefe: “Por isso mesmo. Aqui cada um tem que fazer alguma coisa, e você não fez nada” (risos). Meu segundo emprego foi numa firma de eletrodomésticos, onde passei dois meses. Estudava no Colégio Pedro Augusto, mas tive que sair porque não podia pagar. Também não podia pagar moradia, por isso passei por todas as pensões dali e parei num quarto em cima da Padaria Santa Cruz.

JORNALISTA

O Colégio Pedro Augusto tinha um torneio de futebol de salão. Entrei no time, fiz gol, um cara do Jornal do Commercio gostou e me chamou para fazer um estágio lá, em 1966. Comecei no arquivo, de onde me comunicava constantemente com a redação, o que me levou a ser jornalista, formado na Universidade Católica de Pernambuco. Tive como colegas pessoas que se projetaram na imprensa local e nacional, como Ricardo Noblat, Antônio Lavareda, Fernando Machado, Vera Ferraz, José Lúcio Costa, Orismar Rodrigues, Ana Guimarães e Ivaldo Calheiros. Um dia, Ronildo Maia Leite, então no Diário da Noite, propôs a Gilberto Prado, do JC, que eu fizesse a cobertura dos pequenos clubes sociais (1972). Era uma coluna diária, chamada Society nos Bairros, e foi uma grande oportunidade para conhecer os encantos do mundo boêmio do Recife (risos). No mesmo ano, o produtor de TV Miguel Santos me colocou no júri do show de Jota Ferreira. Participei também de um programa de TV semanal com Alexandrino Rocha e Fernando Calheiros.

Veja outras postagens

Antes de partir para Catende, onde, daqui a pouco, lanço ‘Os Leões do Norte’, fui rever e abraçar Hosano Marques Veras, um dos maiores e mais sólidos comerciantes da Mata Sul. É meu conterrâneo do Sertão do Pajeú, filho de Tabira. A ele, eu presenteei com um exemplar do meu livro.

Mora em Palmares há 49 anos, a grande paixão da sua vida, tendo sido vice-prefeito na década de 90. Aos 80 anos, Hosano vive do comércio há mais de 60 anos, no ramo de colchões. É, hoje, de longe, o maior vendedor de colchões no varejo e atacado de toda região. Em Palmares, é, sem dúvida, o Rei dos Colchões.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

O jornal britânico “Financial Times” incluiu o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), na lista das 25 pessoas mais influentes do ano, divulgada hoje. Ele é o único brasileiro da lista deste ano. Moraes aparece na categoria “heróis”, ao lado de outros seis nomes, como o da atriz e ativista norte-americana Jane Fonda e o da escritora canadense Margaret Atwood.

Segundo a publicação, Moraes “tornou-se um símbolo de democracia e justiça no Brasil” em um momento em que cortes supremas de outros países capitularam diante do poder de autocratas e “instituições democráticas demonstraram fragilidade frente a líderes populistas e de extrema direita”. As informações são do portal G1.

Toritama - Tem ritmo na saúde

Esta semana, um grupo de empresários de Brejo da Madre de Deus participou de uma imersão no Brejo Paraibano, em uma programação especial voltada para hotelaria, turismo gastronômico, rural e de experiência. A iniciativa foi promovida pela Secretaria de Cultura, Turismo e Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Sebrae Pernambuco. A comitiva reuniu empreendedores dos segmentos de gastronomia, comércio religioso e cachaça artesanal, que tiveram a oportunidade de vivenciar cases de sucesso e fortalecer o network entre os participantes.

Os municípios de Areia e Bananeiras foram palco da visita técnica. No primeiro dia, o grupo visitou engenhos de cachaça, espaços de produção artesanal, restaurantes de referência na região e uma tradicional casa de farinha. A visita reforçou a importância do investimento em conhecimento e troca de experiências como motores para o fortalecimento do empreendedorismo e para o desenvolvimento sustentável de Brejo da Madre de Deus.

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

Encerro, daqui a pouco, exatamente às 10 horas, em Catende, na Mata Sul do Estado, a semana de lançamentos com palestras do meu livro ‘Os Leões do Norte’. O evento, com apoio da prefeita Dona Graça (PSDB), está marcado para a quadra da escola Álvaro do Rêgo Barros, com a presença de estudantes, professores, secretários municipais e vereadores.

‘Os Leões do Norte’ é resultado de uma extensa pesquisa jornalística e historiográfica, envolvendo 22 minibiografias de ex-governadores de Pernambuco, que exerceram mandatos entre 1930 e 2022. Trata-se de uma contribuição essencial para a preservação da memória política e institucional do Estado, destacando o papel de Pernambuco como berço de lideranças que marcaram a história nacional.

O livro ainda conta com design gráfico, capa e caricaturas de Samuca Andrade, além de ilustrações de Greg. “Os Leões do Norte” homenageia os líderes que ocuparam o Palácio do Campo das Princesas e também promove o debate sobre seus legados, suas contradições e o impacto de suas gestões

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Dino joga água no chope de Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Larissa Rodrigues – repórter do blog

Mesmo estando fora do país e sem cumprir as atividades legislativas, os deputados federais Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Alexandre Ramagem (PL-RJ) se acharam no direito de apresentar emendas individuais ao Orçamento do Brasil de 2026.

Seriam mais de R$ 80 milhões de recursos públicos que iriam para onde os dois indicassem, R$ 40,2 milhões de cada um. Não custa lembrar que a dupla está nos Estados Unidos (EUA), onde tenta se esquivar de seus problemas com a Justiça brasileira.

Palmares - Natal Encantado 2025

Sob a presidência do vereador Leonardo Barbosa (PSB), a Câmara Municipal de São Lourenço da Mata alcançou o primeiro lugar no Índice de Transparência da Região Metropolitana do Recife, de acordo com a avaliação do Programa Nacional de Transparência Pública, que concedeu ao Legislativo o Selo Diamante 2025.

Com 98,68% de conformidade, o resultado supera municípios como Recife, Abreu e Lima e Camaragibe.

A certificação, produzida pela Atricon em parceria com o TCE e o TCU, reconhece boas práticas na divulgação de informações públicas, como dados de licitações, folha de pagamento e execução orçamentária.

Olinda - Refis últimos dias 2025

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho promove, nesta sexta (5) e sábado (6), a 1ª Conferência Municipal de Segurança Pública e Defesa Social. O evento, convocado pelo prefeito Lula Cabral, ocorrerá no Centro de Formação de Professores Elmo de Freitas e reunirá representantes do poder público, profissionais da área e sociedade civil para discutir as diretrizes da Política Municipal de Segurança Pública.

Desde que reassumiu a gestão municipal, Cabral tem articulado ações voltadas ao fortalecimento da segurança no município. Ele afirmou que o encontro busca ampliar o diálogo e a participação social no tema. O secretário de Defesa Social, Julierme Veras, destacou que as propostas apresentadas pela população nos fóruns distritais serão debatidas durante a conferência, cuja plenária final deverá aprovar as diretrizes que irão compor a política municipal.

Com o tema “Construindo uma Segurança Pública Democrática, com Participação Popular e Cidadania”, a conferência terá palestras, apresentações culturais e grupos de trabalho organizados em seis eixos, abordando temas como policiamento e cidadania, juventude, diversidade, gestão integrada, tecnologia e planejamento urbano. O evento ocorre das 16h às 18h nesta sexta e das 8h às 18h no sábado.

A Câmara de Vereadores de Camaragibe aprovou por unanimidade, ontem (3), a concessão do título de cidadão do município ao senador Humberto Costa. A proposta foi apresentada pelo vereador Geraldo Alves (MDB). Durante a votação, o parlamentar destacou a trajetória pública do senador e o envio de recursos para ações no município. “Homem íntegro, que ocupou diversos cargos relevantes no país, e que, em seus diversos mandatos, sempre teve a grandeza de destinar recursos para melhoria da nossa cidade”, afirmou. O título será entregue em sessão solene a ser marcada pela Casa Legislativa.

O líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), confirmou nesta quinta-feira (4) que ficará para o ano que vem a análise do nome de Jorge Messias para a vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). A sabatina e votação são feitas pelo Senado. Atualmente, Messias é o advogado-geral da União (AGU).

“Esse debate aí será o debate do próximo ano. A partir do anúncio que o presidente [Lula] fez esta semana pela ausência de manifestação, de encaminhamento, e quando o presidente Davi Alcolumbre suspendeu a data de sabatina e de votação, torna ao mesmo tempo, pelo prazo exíguo que temos, inviável ainda este ano a sabatina do ministro Messias. É um tema que vamos tratar no ano que vem”, disse Randolfe. As informações são do g1.

O União Brasil protocolou, ontem (3), o estatuto da federação partidária com o Progressistas (PP) junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Batizada de União Progressista, a federação reúne o maior bloco partidário do país, com nove deputados federais, 14 senadores, sete governadores, 1.335 prefeitos e mais de 12 mil vereadores. O documento estabelece que candidaturas majoritárias devem ser decididas em convenção partidária, com possibilidade de intervenção da direção nacional em caso de divergências entre os partidos.

O estatuto determina que, salvo previsão em contrário, as candidaturas majoritárias estaduais serão definidas pelas direções estaduais da federação. Se houver decisões distintas entre os dois partidos, a deliberação estadual precisará ser submetida à direção nacional para confirmação. A regra está expressa na página 20 do documento protocolado no TSE.

Em Pernambuco, a decisão sobre o palanque deve exigir mediação, já que os partidos se encontram em campos opostos. O União Brasil integra a base do prefeito João Campos, cotado para disputar o governo do Estado, enquanto o PP compõe a aliança da governadora Raquel Lyra, que deve concorrer à reeleição. Caso não haja consenso local, a definição caberá aos presidentes nacionais das siglas, Antônio de Rueda (União Brasil) e Ciro Nogueira (PP).

Santa Cruz do Capibaribe conquistou, pela primeira vez, o Selo Diamante de Transparência da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). A certificação reconhece o desempenho do município na divulgação clara e acessível de informações públicas, consolidando um avanço na política de transparência local.

A análise considerou critérios como publicação de licitações, portarias, folha de pagamento, fornecimentos e ordem cronológica de pagamentos, avaliados pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) e pelo Tribunal de Contas da União (TCU). O município superou 96,75% dos indicadores exigidos, alcançando o nível máximo da premiação. O resultado da avaliação foi divulgado nesta quinta-feira (4).

Por Cláudio Soares*

A controvérsia em torno da decisão do ministro Gilmar Mendes, segundo a qual apenas o Procurador-Geral da República teria legitimidade para apresentar pedido de impeachment contra ministros do Supremo Tribunal Federal, reacende um debate que há anos se arrasta nos corredores de Brasília: quem controla os controladores?

A Constituição é objetiva ao atribuir ao Senado Federal a competência privativa para processar e julgar ministros do STF por crimes de responsabilidade. O texto do artigo 52 não estabelece intermediários, nem condiciona essa prerrogativa a prévia filtragem do Ministério Público. Ao contrário, consagra o Senado como instância de contenção e responsabilização política dos membros da mais alta Corte.