Homenagem ao jornalista José Almir Borges

Por Jorge Santana*

Ainda muito jovem, José Almir decidiu “ganhar o mundo”, entretanto, o Recife o ganhou, pela sua simpatia, comunicação alegre e facilidade de fazer amigos e conquistar espaços na imprensa e na sociedade pernambucana. Trabalhou em jornal, televisão e fez parte de seleto grupo que assessorava governadores. Com zelo e capacidade resolvia as questões da área à qual pertencia. Nasceu na cidade maranhense de Colinas no dia 6 de dezembro de 1945 e seus pais, Manoel Borges Araújo e Raimunda Alice de Araújo, deram-lhe o nome completo de José Almir Borges. Com ele conversamos no dia 17 de fevereiro de 2011.

OPÇÃO

Quando terminei o ginásio na minha cidadezinha do interior, aos 18 anos, pensei em partir para São Luís, Recife, a cidade mais importante do Nordeste, ou São Paulo, preferida pelos jovens da minha época. Optei pelo Recife, aonde cheguei em 1964, um mês depois da Revolução. Depois de um mês e quinze dias empregado num escritório de contabilidade, fui dispensado. “Por quê? Acho que não fiz nada demais.” E o chefe: “Por isso mesmo. Aqui cada um tem que fazer alguma coisa, e você não fez nada” (risos). Meu segundo emprego foi numa firma de eletrodomésticos, onde passei dois meses. Estudava no Colégio Pedro Augusto, mas tive que sair porque não podia pagar. Também não podia pagar moradia, por isso passei por todas as pensões dali e parei num quarto em cima da Padaria Santa Cruz.

JORNALISTA

O Colégio Pedro Augusto tinha um torneio de futebol de salão. Entrei no time, fiz gol, um cara do Jornal do Commercio gostou e me chamou para fazer um estágio lá, em 1966. Comecei no arquivo, de onde me comunicava constantemente com a redação, o que me levou a ser jornalista, formado na Universidade Católica de Pernambuco. Tive como colegas pessoas que se projetaram na imprensa local e nacional, como Ricardo Noblat, Antônio Lavareda, Fernando Machado, Vera Ferraz, José Lúcio Costa, Orismar Rodrigues, Ana Guimarães e Ivaldo Calheiros. Um dia, Ronildo Maia Leite, então no Diário da Noite, propôs a Gilberto Prado, do JC, que eu fizesse a cobertura dos pequenos clubes sociais (1972). Era uma coluna diária, chamada Society nos Bairros, e foi uma grande oportunidade para conhecer os encantos do mundo boêmio do Recife (risos). No mesmo ano, o produtor de TV Miguel Santos me colocou no júri do show de Jota Ferreira. Participei também de um programa de TV semanal com Alexandrino Rocha e Fernando Calheiros.

Veja outras postagens

PSB quer garantir governabilidade de João Campos

Por Larissa Rodrigues – repórter do Blog

Não repetir a conturbada relação entre Poder Executivo e Poder Legislativo, acompanhada durante a gestão de Raquel Lyra (PSD) à frente de Pernambuco, é um dos objetivos do PSB, caso o prefeito do Recife, João Campos, presidente da sigla, consiga vencer Raquel em outubro deste ano e passe a governar o Estado em 2027.

O partido quer fluidez no trato com a Assembleia Legislativa (Alepe) e, sobretudo, governabilidade, como nas gestões anteriores da legenda. Durante as administrações dos ex-governadores Eduardo Campos e Paulo Câmara, o PSB teve relacionamento harmônico com a Casa, sempre com presidentes aliados e maioria parlamentar governista.

A prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT), comemorou os números divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e afirmou que 2025 entrou para a história como o melhor ano na geração de empregos no município. Segundo a gestora, os dados apontam um crescimento significativo nas oportunidades formais de trabalho no município.

“Acabamos de receber os dados do Caged e temos um motivo enorme para comemorar: 2025 foi o melhor ano da história em geração de empregos em Serra Talhada. Isso significa mais oportunidades, mais dignidade e mais esperança para a nossa gente. Seguimos trabalhando com responsabilidade e compromisso para que nossa cidade continue crescendo e gerando oportunidades para todos”, declarou Márcia. Os números reforçam, segundo a Prefeitura, o cenário de crescimento econômico e fortalecimento do mercado de trabalho local ao longo do ano.

Ipojuca - No Zap

O município de Sertânia, no Sertão do Moxotó, deixou de contar, desde a última quarta-feira (18), com o sistema de videomonitoramento. Durante sessão ordinária realizada nesta quinta-feira (19), na Câmara de Vereadores, o vereador Antônio Henrique (Fiapo) denunciou a retirada das 35 câmeras que funcionavam em diversos pontos estratégicos da cidade.

Segundo o parlamentar, a empresa responsável pelo serviço, a Sinalvida, removeu todos os equipamentos após mais de um ano sem receber pagamento da Prefeitura. As informações são do portal Moxotó da Gente.

Caruaru - Quem paga antes, paga menos

O presidente do PSD, Gilberto Kassab, divulgou uma mensagem nas redes sociais em que reafirma que a candidatura do partido à Presidência da República sairá de um dos três pré-candidatos: os governadores Ronaldo Caiado, Eduardo Leite ou Ratinho Júnior.

Nas mensagens, ele disse que “o Brasil estará muito bem servido” se puder contar com um dos três como presidente em 2027, e divulgou quais serão alguns pontos que irão defender na campanha, como estabelecer idade mínima para os novos membros dos Tribunais superiores. As informações são do portal O Globo.

“Será com um dos três, com o apoio do PSD, que iremos promover mais transparência na utilização dos recursos públicos, para combater a corrupção; fazer a tão sonhada reforma administrativa para reduzir o peso do Estado e valorizar os bons servidores; adotar o voto distrital para aproximar o eleitor dos representantes legislativos; buscar o fim da reeleição; estabelecer idade mínima para os novos membros dos Tribunais superiores”, diz a mensagem de Kassab.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

Metrópoles

O humorista Dedé Santana foi internado, hoje, em Goiânia. Ele deu entrada no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira de Goiás (Hugol) após uma indisposição. Dedé teve alteração na pressão e está em observação. Segundo a assessoria informou, ele foi encaminhado ao hospital por precaução e passará por exames.

De acordo com a produção do Espetáculo Abracadabra, integrado pelo artista, até o momento, a apresentação marcada para o dia 28 de fevereiro, em Goiânia, está mantida. A assessoria estima que ele deve deixar o hospital em breve.

Em 2025, Dedé Santana também passou por dois períodos de internação. O primeiro, em São Paulo, também por causa de alterações na pressão arterial. O humorista chegou a aparecer em cadeira de rodas. A segunda vez, no Rio de Janeiro, foi devido a um quadro de infecção urinária que se agravou e evoluiu para um problema renal.

Palmares - Pavimentação Zona Rural

A ministra de Ciência, Tecnologia e Inovações, Luciana Santos (PCdoB), usou as redes sociais para esclarecer o motivo de estar utilizando bengala e, em alguns momentos, cadeira de rodas. Segundo ela, o uso do apoio se deve a um quadro de artrose no quadril, que dificulta a locomoção em trajetos mais longos, como nos aeroportos. Luciana informou ainda que deverá passar por uma cirurgia para colocação de uma prótese, procedimento que deve permitir o retorno à rotina normal. Na publicação, a ministra agradeceu o carinho e a preocupação demonstrados pelo público e afirmou que segue confiante no tratamento. Confira!

Olinda - Refis últimos dias 2025

O cantor e compositor Alcymar Monteiro acaba de lançar uma releitura da música “Você marcou demais a minha vida”, sucesso da década de 70, composta e imortalizada na voz de Cláudio Roberto, conhecido também como compositor parceiro de Raul Seixas. Confira em primeira mão o clipe da versão feita por Alcymar. Está belíssimo!

O indicador histórico de feminicídio zero alcançado pelo município do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife, se torna ainda mais relevante quando comparado à realidade regional e estadual.  Em 2025, o Brasil atingiu o maior número de feminicídios desde que a tipificação do crime, em 2015.

Oficialmente, 1.470 mulheres foram mortas pelo fato de serem mulheres. No ano anterior, esse número foi de 1.450. Em Pernambuco, a curva também segue em ascendência. Em 2025, os casos aumentaram mais de 15%, atingindo 88 ocorrências, frente as 76 registradas em 2024, alcançando o maior índice dos últimos cinco anos. Os dados são da Secretaria de Defesa Social do Estado.

Este blog recebeu denúncias, hoje, de que funcionários do Hospital da Restauração (HR) estão acumulando mais de um cargo de chefia na área da saúde, o que não é permitido, e não estariam prestando a assistência que deveriam aos pacientes da unidade.

De acordo com as fontes, que falaram sob reserva por medo de retaliações, uma enfermeira tem dois vínculos, um no HR como “supervisora de andar” (cargo que não existe oficialmente no organograma) e diretora do Hospital da Mirueira, em Paulista, no Grande Recife.

Se o leitor não conseguiu acompanhar a entrevista com a cantora e compositora Roberta Campos ao quadro “Sextou”, do programa Frente a Frente, ancorado por este blogueiro e exibido pela Rede Nordeste de Rádio, não se preocupe. Clique aqui e confira. Está incrível!

O Pontão de Cultura Cabras de Lampião vem promovendo uma ampla circulação de ações formativas pelo Sertão pernambucano, por meio de seminários e fóruns voltados ao diálogo de saberes entre grupos culturais, mestres da cultura popular, gestores públicos e produtores independentes. As atividades têm como foco o fortalecimento das culturas populares e tradicionais, valorizando o sertão como território de resistência, adaptação ao clima árido e preservação de costumes ancestrais, longe de visões estereotipadas. Uma dessas ações já acontece na próxima segunda-feira (23), em Floresta, no Sertão de Itaparica.

As pautas abordadas aprofundam temas como o processo criativo e as tradições, a presença das culturas populares no contexto das mídias digitais e as políticas públicas voltadas aos mestres da cultura. Segundo Cleonice Maria, presidente da Fundação Cultural Cabras de Lampião, esta etapa do projeto prioriza a escuta ativa dos mestres sertanejos. “Nesta fase de atividades, voltamos nossa atenção para ouvir os mestres da cultura do sertão, por meio dos fóruns e seminários”, destaca.

O vice-presidente Geraldo Alckmin, que também é ministro da Indústria e Comércio, comemorou, hoje, a decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos que derrubou o tarifaço imposto por Donald Trump no ano passado.

Alckmin classificou a decisão judicial como “muito importante para o Brasil”. Após a decisão do tribunal, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou uma nova tarifa global de 10%, com efeito imediato.