Homenagem ao jornalista José Almir Borges

Por Jorge Santana*

Ainda muito jovem, José Almir decidiu “ganhar o mundo”, entretanto, o Recife o ganhou, pela sua simpatia, comunicação alegre e facilidade de fazer amigos e conquistar espaços na imprensa e na sociedade pernambucana. Trabalhou em jornal, televisão e fez parte de seleto grupo que assessorava governadores. Com zelo e capacidade resolvia as questões da área à qual pertencia. Nasceu na cidade maranhense de Colinas no dia 6 de dezembro de 1945 e seus pais, Manoel Borges Araújo e Raimunda Alice de Araújo, deram-lhe o nome completo de José Almir Borges. Com ele conversamos no dia 17 de fevereiro de 2011.

OPÇÃO

Quando terminei o ginásio na minha cidadezinha do interior, aos 18 anos, pensei em partir para São Luís, Recife, a cidade mais importante do Nordeste, ou São Paulo, preferida pelos jovens da minha época. Optei pelo Recife, aonde cheguei em 1964, um mês depois da Revolução. Depois de um mês e quinze dias empregado num escritório de contabilidade, fui dispensado. “Por quê? Acho que não fiz nada demais.” E o chefe: “Por isso mesmo. Aqui cada um tem que fazer alguma coisa, e você não fez nada” (risos). Meu segundo emprego foi numa firma de eletrodomésticos, onde passei dois meses. Estudava no Colégio Pedro Augusto, mas tive que sair porque não podia pagar. Também não podia pagar moradia, por isso passei por todas as pensões dali e parei num quarto em cima da Padaria Santa Cruz.

JORNALISTA

O Colégio Pedro Augusto tinha um torneio de futebol de salão. Entrei no time, fiz gol, um cara do Jornal do Commercio gostou e me chamou para fazer um estágio lá, em 1966. Comecei no arquivo, de onde me comunicava constantemente com a redação, o que me levou a ser jornalista, formado na Universidade Católica de Pernambuco. Tive como colegas pessoas que se projetaram na imprensa local e nacional, como Ricardo Noblat, Antônio Lavareda, Fernando Machado, Vera Ferraz, José Lúcio Costa, Orismar Rodrigues, Ana Guimarães e Ivaldo Calheiros. Um dia, Ronildo Maia Leite, então no Diário da Noite, propôs a Gilberto Prado, do JC, que eu fizesse a cobertura dos pequenos clubes sociais (1972). Era uma coluna diária, chamada Society nos Bairros, e foi uma grande oportunidade para conhecer os encantos do mundo boêmio do Recife (risos). No mesmo ano, o produtor de TV Miguel Santos me colocou no júri do show de Jota Ferreira. Participei também de um programa de TV semanal com Alexandrino Rocha e Fernando Calheiros.

Veja outras postagens

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) avalia estipular uma multa de R$ 30 mil em caso de divulgação de fake news com uso de Inteligência Artificial nas campanhas eleitorais deste ano.

A Corte aprovará regras para uso da ferramenta e deve mobilizar uma força-tarefa de peritos para avaliar conteúdos manipulados.

O aprimoramento da vigilância sobre essa tecnologia é uma das prioridades do Tribunal. As informações são da CNN.

O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), deputado Álvaro Porto, reuniu-se nesta terça-feira (11) com representantes do setor sucroalcooleiro e parlamentares, ocasião em que afirmou estar solidário às demandas dos produtores e informou que a Casa está mobilizada para buscar alternativas que ajudem o segmento a superar perdas e ampliar a produção no Estado.

Por sugestão de Porto, um novo encontro foi agendado para esta quinta-feira (12), às 10h, na Alepe, com a participação do secretário estadual de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional, Fabrício Marques Santos. Segundo o presidente, a antecipação da reunião ocorreu devido à urgência do tema, já que inicialmente o grupo pretendia discutir o assunto apenas após o Carnaval.

“Sabemos das dificuldades decorrentes da estiagem, da queda no valor da tonelada da cana e das consequências do tarifaço dos Estados Unidos sobre o açúcar. O setor, que é estratégico para Pernambuco, tanto na geração de divisas quanto na geração de empregos e movimentação de uma forte cadeia produtiva, necessita, urgentemente, de medidas de que solucionem esta crise”, afirmou Porto. Ele também destacou que o setor responde por mais de 70 mil empregos diretos e outros 200 mil indiretos, abrangendo mais de 60 municípios.

Ipojuca - No Zap

O senador Flávio Bolsonaro (PL), pré-candidato à Presidência da República, negou nesta quarta-feira (11), uma eventual desavença com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) e também com a ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro (PL) no contexto da escolha do seu nome para a eleição deste ano.

“Da minha parte é desavença zero [com Tarcísio ou Michelle]. Meu nome está colocado, e todos pediam que o presidente escolhesse o nome, e ele escolheu. Agora a poeira já baixou”, disse em entrevista durante o evento CEO Conference, do BTG Pactual.

O senador reforçou que Tarcísio já manifestou publicamente o apoio à sua candidatura: “ele já manifestou que está com a gente, e eu nunca duvidei que estivesse”. As informações são da CNN.

Caruaru - IPTU 2026

Por Julia Rocha e Alex Fonseca – Blog da Folha

A governadora Raquel Lyra afirmou, em entrevista concedida à CNN na tarde desta quarta-feira (11), manter diálogo aberto com o presidente Lula e com o presidente do PT, Edinho Silva, com vistas às eleições de 2026. Ela também disse que o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, deu liberdade aos diretórios estaduais da legenda para escolher quem apoiar no pleito presidencial.

“Tenho aberto diálogo com o presidente do PT e com o presidente nacional do meu partido (Gilberto Kassab). Desde que entrei no meu partido, há uma clareza muito grande do presidente Kassab de que a gente tem liberdade para a escolha daquilo que é melhor para Pernambuco”, declarou.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

Pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (11) mostra que o presidente Lula (PT) continua à frente nos sete cenários de 2º turno testados com nomes da oposição, com vantagens que variam de cinco a 19 pontos.

A menor diferença é de cinco pontos, contra o senador Flávio Bolsonaro (PL), que aparece como o principal candidato da oposição.

Nesse cenário, Lula tem 43%, e Flávio, 38%. A diferença era de sete pontos em janeiro e de dez pontos em dezembro. As informações são do g1.

Palmares - Pavimentação Zona Rural

Por Paloma Almeida*

“Voltei, Recife… foi a saudade que me trouxe…”

É chegado o tão esperado Carnaval de 2026. As ruas de Pernambuco se aquecem há meses — porque o batuque no coração da(o) pernambucana(o) não depende do calendário. Mas, junto com a alegria, outra pergunta precisa ocupar o centro das atenções: nossas cidades são seguras para as mulheres? E mais: as casas em que vivemos também são seguras?

Em 2024, Pernambuco registrou 76 feminicídios; em 2025, foram 88 registros. Até 31 de janeiro de 2026, já foram contabilizados 9 casos, segundo dados divulgados pela SDS-PE. Os padrões se repetem: mulheres vitimadas por companheiros ou ex-companheiros que não aceitaram o direito delas de dizer “não”.

Olinda - Refis últimos dias 2025

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro voltou a pedir ao Supremo Tribunal Federal (STF) que ele vá para a prisão domiciliar. Os advogados alegam questões de saúde e afirmam que existe a necessidade de mais cuidados médicos.

“Diante desse quadro, a conjugação entre a perícia oficial e o parecer técnico do médico assistente evidencia que o Peticionário se encontra em situação de multimorbidade grave, permanente e progressiva, com risco concreto de descompensação súbita e de eventos potencialmente fatais, cuja mitigação depende da observância rigorosa e contínua de medidas médicas e assistenciais complexas”, diz a petição. As informações são do jornal O GLOBO.

Após décadas de declínio causadas pela praga do bicudo, o algodão volta a ganhar protagonismo no Sertão do Moxotó, em Pernambuco. Em Sertânia, a retomada do chamado “ouro branco” é liderada por Joana D’Arc, agricultora familiar do Sítio Cacimbinha, que representa o Brasil na Feira Mundial da Agricultura Familiar, na Alemanha. As informações são da página Moxotó da Gente.

Presidente da Associação Agroecológica local, Joana coordena o trabalho de 36 famílias que apostam no cultivo de algodão orgânico como alternativa sustentável de geração de renda. “O algodão sempre fez parte da nossa história, mas hoje a gente cultiva de forma diferente, respeitando a terra e garantindo renda para as famílias”, afirma.

Os deputados federais Eduardo da Fonte (PP) e Lula da Fonte (PP) solicitaram ao Governo de Pernambuco a readequação do cargo de Perito Papiloscopista do Quadro de Pessoal Civil para o Quadro Técnico Policial da Polícia Civil de Pernambuco. A demanda foi apresentada após um encontro, em Brasília, com as peritas papiloscopistas Ana Cristina e Pollyanna, que levaram o pleito aos parlamentares.

Em ofícios encaminhados à governadora Raquel Lyra, os deputados destacaram o caráter técnico-científico e pericial das atividades desempenhadas pela categoria, consideradas fundamentais para a produção de provas criminais e para o fortalecimento das investigações no estado.

Gazeta Pernambucana

O debate travado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados entre Túlio Gadêlha (Rede‑PE) e Zé Trovão (PL‑SC) marcou um momento decisivo na discussão sobre a Proposta de Emenda à Constituição que propõe o fim da jornada de trabalho conhecida como escala 6×1, elegeu claramente lados na defesa dos trabalhadores brasileiros.

Durante a sessão, Zé Trovão classificou a proposta como “espinhosa”, num tom de crítica que causou incômodo em diversos setores sindicais e da sociedade civil. Em resposta, Gadêlha foi direto:

O prefeito Carlos Santana deu mais um importante passo para o fortalecimento da saúde pública do Ipojuca com a entrega de cinco novas ambulâncias à frota municipal, realizada ontem. A iniciativa amplia a estrutura de atendimento de urgência e emergência e reforça o compromisso da gestão com a qualidade dos serviços oferecidos à população.

Os veículos foram viabilizados através da parceria com a deputada estadual Simone Santana, que tem atuado em defesa do município na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Do total, duas ambulâncias são Unidades de Suporte Básico (USB), equipadas com condutor socorrista e técnico de enfermagem, e três são Unidades de Suporte Avançado (USA), as chamadas UTIs móveis, com médico, enfermeiro e condutor socorrista.

Ao destacar a importância do investimento, Carlos Santana destacou que “a saúde segue como prioridade da administração municipal. Cada ação que adotamos é planejada para assegurar atendimento mais ágil, eficiente e humanizado aos ipojucanos”, destacou o gestor.

Blog da Camila Bomfim

A Polícia Federal terminou a contagem do dinheiro jogado pela janela do banheiro de um apartamento durante a terceira fase da operação Barco de Papel, que investiga a RioPrevidência e o Master. O montante arremessado de um prédio em Balneário Camboriú (SC) soma R$ 429 mil, segundo a contagem dos investigadores.

A cena do dinheiro atirado repercutiu no país inteiro: cédulas foram vistas voando e encontradas no chão enquanto a PF cumpria as ordens judiciais. A Polícia Federal deflagrou, na manhã de hoje, a terceira fase da Operação Barco de Papel, que investiga crimes contra o sistema financeiro relacionados à gestão de recursos da RioPrevidência, fundo de previdência do Estado do Rio de Janeiro.