O Grupo Dislub Equador acaba de anunciar a celebração de uma parceria estratégica com a PetroRecôncavo para armazenagem e escoamento de petróleo de seu novo Terminal de Combustíveis, atualmente em construção no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CE). Pelo acordo, a PetroRecôncavo passará a utilizar uma estrutura dedicada de tancagem, com capacidade inicial de 40 mil m³ – cerca de 250 mil barris -, integrando sua produção ao terminal do Grupo Dislub Equador por meio de operações rodoviárias e sistemas modernos de medição e descarregamento. Com a iniciativa, o Grupo Dislub Equador reafirma sua posição como operador de referência em qualidade, segurança e inovação, e o Porto do Pecém se consolida como um dos principais hubs logísticos do país.
Para o presidente do Grupo Dislub Equador, Marcelo Magalhães, a parceria reforça a confiança do mercado no novo terminal e fortalece a estratégia de longo prazo de transformar o Ceará em um hub logístico de combustíveis, capaz de atender tanto o mercado local quanto às operações interestaduais. “A PetroRecôncavo traz experiência e relevância no onshore brasileiro, ampliando o impacto positivo desse projeto para toda a região que terá redução de custos logísticos e maior previsibilidade de suprimento”, comenta.
Leia maisO CEO da PetroRecôncavo, José Firmo, reforça a importância da parceria com o Grupo. “Desenvolvemos uma solução pioneira com os parceiros certos, que aumentará nossa resiliência operacional e nos permitirá capturar o melhor valor para o nosso petróleo. Este é mais um passo acertado rumo à excelência, permitindo-nos continuar a desenvolver nossas reservas e criar oportunidades de negócios”, considera.
Com investimento equivalente a R$ 610 milhões e financiamento estruturado pelo Banco do Nordeste, parceiro histórico em iniciativas de grande impacto regional, o Terminal de Armazenamento e Distribuição de Combustíveis do Grupo Dislub Equador está em fase de construção no Complexo do Pecém e a previsão para início das operações é em agosto de 2027. Parte desse investimento é assegurada via recursos próprios do Grupo Dislub Equador, garantindo solidez financeira e alinhamento estratégico entre capital privado e apoio institucional. Essa combinação permite não apenas viabilizar a obra dentro do cronograma previsto, como também preservar flexibilidade para potenciais ampliações de capacidade.
O novo terminal tem capacidade total projetada de até 220 mil m³ de produtos, incluindo derivados de petróleo, biocombustíveis e químicos. Durante a fase de construção, é estimada a geração de cerca de 600 empregos diretos e indiretos. Após a conclusão das obras, o terminal manterá aproximadamente 100 postos de trabalho permanentes, incluindo áreas de operação, manutenção, segurança, logística e administração. Além disso, haverá impacto indireto relevante na cadeia de transporte, fornecedores e serviços locais, ampliando o efeito multiplicador do investimento.
Vale destacar que a parceria firmada com a PetroRecôncavo representa um marco de confiança do mercado no projeto. No entanto, o terminal foi concebido com estrutura preparada para atender diferentes produtores e importadores de combustíveis. De acordo com Magalhães, já há um diálogo com outros potenciais parceiros, e a expectativa é que o Pecém se consolide como um hub compartilhado de armazenagem e distribuição para diversos players do setor.
Leia menos