Governo projeta novas sanções dos EUA com julgamento de Bolsonaro por tentativa de golpe

Do g1

O governo Lula projeta uma nova leva de sanções dos EUA motivada pelo julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Supremo Tribunal Federal (STF). A Primeira Turma do STF começa a julgar na próxima terça-feira (2) os integrantes do núcleo central dos acusados de tentativa de golpe de Estado.

Bolsonaro é acusado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) de ser o “principal articulador, maior beneficiário e autor” das ações voltadas para se manter no poder mesmo com a derrota na eleição de 2022.

Veja outras postagens

Vim prestigiar, hoje, o Festival Forró de Tacaratu, na Sala de Reboco, no bairro do Cordeiro. O evento, que começou às 16h, foi promovido em parceria com o município de Tacaratu, e teve apresentações de Irah Caldeira, Cezzinha, Cristina Amaral, Silvinho Cavalcanti, Beto Hórtis, Simone Arantes, Josildo Sá e o Quinteto Sala de Reboco. A abertura foi por conta do grupo Xamegões do Forró.

Aproveitei para registrar o momento em foto com Josildo Sá, Rinaldo Ferraz, o dono da Sala de Reboco, e a prometer Branca Góes.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

O presidente nacional do Progressistas (PP), Ciro Nogueira, declarou que o deputado federal Eduardo da Fonte será candidato ao Senado pela federação PP/União Brasil. A informação foi confirmada pelo Blog Josélia Maria.

A declaração foi feita à jornalista durante visita ao Festival da Sanfona, em Dom Inocêncio, evento que contou com a participação da ex-deputada federal e ex-vice-governadora Margarete Coelho, da ex-prefeita Virgínia, do prefeito Fernandinho, do deputado estadual Hélio Isaias e de outras lideranças políticas da região.

Toritama - Tem ritmo na saúde

Do UOL

Dois protestos foram marcados para este domingo (7) na avenida Paulista: um contra os recentes casos de feminicídio no Brasil e outro em prol da anistia do ex-presidente Jair Bolsonaro. Perto das 15h, o primeiro movimento fechou ambos os lados da avenida, em frente ao Masp e ao longo de dois quarteirões próximos. Já a reunião da direita bloqueou apenas um dos lados da avenida.

Grupos começaram a se reunir por volta do meio-dia. Eles ficavam a 650 metros de distância. O entorno do Masp foi escolhido pelo movimento nacional Levante Mulheres Vivas para a concentração do protesto em defesa e proteção das mulheres. Já o prédio da TV Gazeta é a referência para a manifestação que pede a liberdade do ex-presidente Bolsonaro. Próximo às 14h, a concentração do movimento bloqueou a Avenida Paulista para iniciar o protesto.

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

Por Claudemir Gomes*

“Acabou, acabou, acabou!”. Teria sido maravilhoso para a torcida do Sport, ouvir os célebres gritos do Galvão Bueno, um dos maiores narradores da televisão brasileira, anunciando, no serviço de som do estádio da Ilha do Retiro, o término do Brasileiro da Série A edição de 2025. Alento maior não poderia existir para os rubro-negros após amargar a goleada — 4×0 — imposta pelo Grêmio.

“Não há mal que sempre dure, nem bem que nunca acabe”. O provérbio popular serve de consolo para os leoninos que estão convictos da chegada de um novo tempo, após testemunharem a página mais infeliz da história do Sport na Primeira Divisão Nacional.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Após participar do ato de apoio a João Campos ao Governo do Estado, em Cupira, o pré-candidato ao Senado, ministro Silvio Costa Filho, reiterou, neste domingo (7), a unidade da Frente Popular e avaliou a disposição do grupo em trabalhar pelo Estado e o país. “A nossa geração vai trabalhar ainda mais por Pernambuco e pelo Brasil”, disse Costa Filho .

Durante o ato político, o ministro de Lula fez uma defesa enfática do nome do socialista para o Governo de Pernambuco, atestando que João “será o melhor governador da história de Pernambuco”. Na avaliação do auxiliar do presidente, o estado vive um momento de esperança e renovação.

Palmares - Natal Encantado 2025

O governo de Pernambuco apresentou dados irreais no edital de privatização do saneamento. Segundo o próprio diagnóstico do BNDES, Serra Talhada tem 0% de tratamento de esgoto. As informações são do portal Farol de Notícias.

Mesmo assim, o governo declarou no edital que o município teria 86% de esgoto tratado. Sim, 86%! Essa alteração passa a ideia de que falta pouco para alcançar a universalização — e, com isso, as empresas privadas entram acreditando que precisarão investir menos.

Resultado? Menos obras, mais atraso e prejuízo direto para a população, seja através do aumento de tarifas ou de possível pagamento de indenização pelo Governo de Pernambuco à empresa privada devido ao erro.

Enquanto famílias convivem com esgoto a céu aberto, o edital pinta Serra Talhada como exemplo de eficiência. Uma ficção que esconde doenças, mau cheiro e abandono.

Olinda - Refis últimos dias 2025

Aliados do deputado e presidente estadual do PP, Eduardo da Fonte, se surpreenderam com o anúncio do presidente nacional do União Brasil, Antônio Rueda, que está neste momento em Araripina, à candidatura de Miguel Coelho ao Senado.

Tudo porque, de acordo com o estatuto da federação PP-União Brasil, na distribuição das executivas estaduais, em Pernambuco a federação terá o controle absoluto de Da Fonte, conforme documento que ilustra a postagem.

“Pelo estatuto, quem manda na federação em Pernambuco é Eduardo da Fonte. Rueda blefa”, disse um parlamentar da federação.

Do Blog do Valdo Cruz – G1

O ministro Dias Toffoli, relator do caso do Banco Master no Supremo Tribunal Federal (STF), viajou para assistir à final da Libertadores entre Flamengo e Palmeiras, em Lima, no Peru, no mesmo voo particular que um advogado que defende um dos diretores da instituição liquidada pelo Banco Central no STF. A informação foi publicada pelo colunista de “O Globo”, Lauro Jardim, e confirmada pelo Globo News com interlocutores do ministro.

Toffoli viajou num jatinho do empresário e ex-senador Luiz Oswaldo Pastore, no qual estavam também o advogado Augusto Arruda Botelho, que atua no processo do Banco Master defendendo o diretor de compliance do Banco, Luiz Antônio Bull, e o ex-deputado Aldo Rebelo.

O presidente nacional do União Brasil, Antônio de Rueda, acabou de anunciar, em Araripina, apoio à pré-candidatura de João Campos (PSB) para o governo de Pernambuco, e de Miguel Coelho ao Senado.

Rueda está em Araripina, no Sertão do Estado, para prestigiar um evento no qual o prefeito Evilasio Mateus também declarou voto em João e Miguel. A movimentação em Araripina reuniu também o deputado federal Fernando Filho (União), o prefeito de Petrolina, Simão Durando, Marília Arraes, e o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.

O deputado estadual Coronel Alberto Feitosa (PL) registrou em seus stories do Instagram, há pouco, que encontrou o livro “Os Leões do Norte”, durante uma parada em Arcoverde, enquanto rodava pelo Sertão. Na publicação, o parlamentar aparece segurando o exemplar em uma loja da cidade.

No Agreste pernambucano, o prefeito do Recife e presidente nacional do PSB, João Campos, ganhou mais um importante apoio. O prefeito de Cupira, Eduardo Lira, recebeu João em sua cidade neste domingo (7) para apresentá-lo à população local e lideranças da região como o seu parceiro em aliança estratégica que marca o um novo momento para Pernambuco.

“Estive aqui, em Cupira, ao lado do presidente Lula e agora fico muito feliz de estar sendo recebido neste domingo pelo prefeito Eduardo Lira, que tem feito um grande trabalho. Estamos reafirmando o nosso compromisso de estar junto do povo daqui, de estar próximo da gestão e de garantir que nossos projetos políticos caminhem lado a lado. É muito importante formar um bom time e contar com esse time para trabalhar pelo povo de cada cidade e do nosso estado”, afirmou João Campos.

“Vivemos um momento especial em Cupira, recebemos na mesma semana o presidente da República e agora João Campos. É uma alegria, João, Vamos caminhar juntos, se Deus quiser. Pode contar com o nosso povo para transformar Pernambuco e, em especial, o nosso município”, destacou Eduardo Lira.

João foi novamente recepcionado de forma calorosa pela população em Cupira. Além disso, marcaram presença no evento lideranças regionais das mais diversas. Foram eles: Orlando (ex-prefeito de Altinho), Marivaldo (prefeito de Altinho), Josué (prefeito de Agrestina), Sandoval Cadengue (ex-prefeito de Brejão), o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o presidente da Alepe, Álvaro Porto, o presidente estadual do União Brasil, Miguel Coelho, o deputado estadual Antônio Coelho, a presidente estadual do Solidariedade, Marília Arraes, João Mendonça (ex-prefeito Belo Jardim), Alexandre Batite (prefeito São Bento do Una), Genilson Lucena (ex-prefeito de Panelas), Felipe Porto (ex-prefeito Canhotinho), Sandro Arandas (ex-prefeito Ibirajuba), Caique (prefeito de Angelim), Sandra Paes (prefeita de Canhotinho), Rubem (prefeito de Panelas), Erivaldo Chagas (prefeito Lajedo), Sandoval José de Luna (ex-prefeito Cupira), além de vereadores de Poção, Jupi, Bezerros, Panelas, Altinho, São Bento do Una e a própria Cupira.

O Partido dos Trabalhadores (PT) de Pernambuco se reuniu neste domingo (7) para fazer um balanço das atividades de 2025 e iniciar a preparação da estratégia política para as eleições de 2026. Como parte desse processo, foi aprovada a criação de um Grupo de Trabalho (GT) que irá conduzir o alinhamento político e organizativo do partido no próximo período.

Dentro da estratégia de fortalecimento do PT em Pernambuco, também foi definido um calendário de atividades, a partir da segunda quinzena de janeiro, para diálogo com os diretórios municipais. A proposta é debater política, programa e organizar a militância em torno dos objetivos centrais do partido: a construção de uma ampla aliança em defesa do presidente Lula, a reeleição do senador Humberto Costa e a ampliação das bancadas federal e estadual.

O presidente estadual do PT, deputado federal Carlos Veras, informou ainda que, no mês de abril, será realizado o Congresso Nacional do Partido, que irá debater quatro eixos centrais: programa partidário, programa de governo, revisão do estatuto, conjuntura política e tática eleitoral. “O balanço do ano e a posse dos novos coordenadores e secretários setoriais são o pontapé inicial para o alinhamento da nossa tática eleitoral com os diretórios municipais, prefeitos, vereadores e toda a nossa militância. O PT trabalha incansavelmente para garantir mais uma grande vitória do presidente Lula e mostrar sua força em Pernambuco”, afirmou Carlos Veras.

Participaram da reunião cerca de 100 dirigentes, entre eles a deputada estadual Rosa Amorim; os vereadores do Recife, Osmar Ricardo e Kari Santos; o vereador de Paulista, George Freitas; e a vice-prefeita de Ipojuca, Marinalva dos Santos. Ao final do encontro, foi realizada a posse das Secretarias e Coordenações Setoriais do PT em Pernambuco.