O Ministério do Trabalho do governo Lula abriu no início de fevereiro diálogo com empresas de aplicativos de entregas e transportes. O objetivo é debater a lei trabalhista para regular as jornadas de entregadores e motoristas. As informações são do colunista Igor Gadelha, do Metrópoles.
Segundo participantes dos encontros, as primeiras conversas foram marcadas por discordâncias entre o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, e as empresas de entrega.
O ministro do Trabalho quer enviar o projeto de lei com as novas regras para entregadores e motoristas ao Congresso Nacional ainda no primeiro semestre do ano.
O Supremo Tribunal Federal (STF) declarou, ontem, o chamado “trânsito em julgado” da condenação da deputada Carla Zambelli (PL-SP) por ter perseguido em São Paulo, de arma em punho, um jornalista em 2022. Com o trânsito em julgado, Zambelli, que fugiu para a Itália e está presa naquele país, já poderá ser conduzida a presídio para cumprir sua pena, assim que retornar ao Brasil.
A deputada é mais uma do grupo de insensatos, próximos ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que se negavam a desembarcar da nau do poder. Além dela e do próprio Bolsonaro, outros passageiros da embarcação já foram engolidos pelas ondas do Estado de Direito do regime democrático.
O grupo atropelado pelo destino já tem os generais Braga Netto, Augusto Heleno, Paulo Sérgio Oliveira e Mario Fernandes, assim como o almirante Almir Garnier, o tenente-coronel Mauro Cid, o deputado Alexandre Ramagem, o ex-ministro Anderson Torres, os ex-deputados Daniel Silveira e Roberto Jefferson e o ex-assessor da Presidência Filipe Martins. Outros serão revelados.
Mauro Cid teve uma carreira brilhante no Exército até se tornar ajudante de ordens de Bolsonaro e aderir ao golpe. Ganhou o direito à menor pena do chamado “núcleo crucial” por aceitar delatar o esquema. Mas está com a carreira destruída.
Braga Netto é outro que vinha de uma carreira brilhante no Exército. Chegou a atuar como interventor na Segurança Pública do Rio de Janeiro. Mas, como ministro da Casa Civil, entrou de cabeça na tentativa de golpe de Estado. Agora está condenado e preso.
Augusto Heleno, também condenado, era um general respeitado na caserna, apesar do período em que atuou como assessor de Silvio Frota, outro general golpista, na ditadura mil
O Almirante Almir Garnier também jogou a carreira pela janela. Está condenado por se colocar à disposição de Bolsonaro para o golpe na frente de outros comandantes militares.
Paulo Sérgio de Oliveira, outro condenado, nada tinha contra ele até assumir como comandante do Exército. Designado ministro da Defesa, Paulo Sérgio enviou ao TSE, a mando de Bolsonaro, documento em que forçou “relevante risco” nas urnas de votação.
O general Mario Fernandes era o número dois da Secretaria Geral da Presidência. Está preso preventivamente, mas ainda não foi julgado. Confessou ser o autor do plano “Punhal Verde-Amarelo”, que propunha o assassinato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do vice, Geraldo Alckmin, e do ministro do STF Alexandre de Moraes.
Também por ter estado sempre à disposição para o golpe de Estado, jogaram pela janela suas exitosas carreiras de delegados o ex-ministro da Justiça Anderson Torres e o deputado Alexandre Ramagem. Ambos condenados no processo do golpe.
Outro com carreira que parecia ter futuro garantido, talvez até como um guru da direita, é o analista político Filipe Martins, arrolado pelo STF no “núcleo 2” dos golpistas como autor da chamada Minuta do Golpe. Está obrigado a usar tornozeleira eletrônica até que a Corte decida seu destino.
Destino pior só o do ex-deputado Roberto Jefferson, um dos primeiros embarcar na nau dos insensatos. Recebeu à bala policiais federais em sua casa. Agora circulam rumores de que estaria na prisão sem controle de suas faculdades mentais.
Essas histórias lembram aquele poema de “As Mil e Uma Noites”:
“Eles julgaram a seu modo/E se acumpliciaram nesse trabalho/Dentro em pouco, seu poder parecerá que/nunca existiu/Poderiam ter permanecido justos e puros/mas abusaram do poder/e o mundo por seu turno os oprimiu/assim como a adversidade e a provação./Ei-los vivendo na miséria.”
A unidade prisional Colônia Penal Feminina do Recife (CPFR) está sem esgoto, prejudicando as detentas. Os policiais penais já informaram “que foi constatado um extravasamento significativo no sistema de esgotamento central desta CPFR”. Os agentes informam que a situação implica “na restrição da utilização de todo o sistema de escoamento da unidade, impactando negativamente no regular andamento das atividades da CPFR, inclusive para atividades de higiene pessoal” das presas. Os policiais alertam que “é urgente a construção de uma nova caixa de esgoto”.
Sem solução por parte do Governo do Estado, os servidores estão “executando diariamente o esvaziamento do esgoto para evitar a interrupção das atividades essenciais”. Ou seja, os servidores, de forma humilhante, estão tendo que esvaziar manualmente a caixa de esgoto, para evitar que as detentas fiquem sem banheiro. Apesar da situação ter sido comunicada em 16 de outubro, nada foi feito até o momento, segundo os policiais.
O deputado Alfredo Gaspar (UB-AL), relator da CPMI do INSS, confirmou sua presença no meu podcast ‘Direto de Brasília’, da próxima terça-feira. Na pauta, os desdobramentos da investigação de um dos maiores escândalos dos últimos anos. Ele vai falar também sobre as próximas convocações para depoimentos.
Entre os que devem ser convocados, o senador Weverton Rocha (PDT-MA) e o deputado federal Euclydes Pettersen (Republicanos-MG). Na última reunião da CPMI, Gaspar externou a necessidade em convocar os parlamentares, após o ex-diretor do INSS, Alexandre Guimarães, afirmar ter alçado ao cargo após uma conversa com o deputado Euclydes.
Já Weverton Rocha foi mencionado na CPMI há cerca de um mês por sua ligação com Rodrigo Martins Correa, apontado como sócio de Antônio Carlos Camilo Antunes, o Careca do
A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito, criada para investigar fraudes e descontos indevidos nos benefícios do INSS, está em fase de coleta de informações e entrevistas. A comissão já aprovou dezenas de requerimentos, incluindo pedidos de acesso a documentos da Controladoria‑Geral da União (CGU), da Polícia Federal, e do próprio INSS, e solicitou prisão preventiva a 21 investigados.
Além de deputado federal exercendo seu primeiro mandato, Gaspar é ex-promotor de justiça, ex-secretário de Segurança Pública de Alagoas e advogado. O Direto de Brasília, em parceria com a Folha de Pernambuco, vai ao ar das 18h às 19h, com transmissão pelo YouTube da Folha de Pernambuco e do meu blog, e também em cerca de 165 emissoras de rádio no Nordeste.
Retransmitem ainda o programa a Gazeta News (Grupo Collor) em Alagoas; a Rede Mais Rádios, com 25 emissoras na Paraíba; a Mais-TV, sob o comando do jornalista Heron Cid; e ainda a Rede ANC, no Ceará, com mais de 50 emissoras, além TV LW, de Arcoverde.
Entram como parceiros na mídia institucional o Grupo Ferreira, de Santa Cruz do Capibaribe, a Autoviação Progresso, o Grupo Antonio Ferreira Souza, a Água Santa Joana, a Faculdade Vale do Pajeú e o grupo Grau Técnico.
A Polícia Federal deflagrou, hoje, a oitava fase da Operação Overclean, com objetivo de desarticular uma organização criminosa suspeita de fraudes em licitações, desvio de recursos públicos, corrupção e lavagem de dinheiro.
Segundo a TV Globo apurou, esta fase da operação é contra suspeitos de operar fraudes em licitações no Tocantins. A suspeita da Polícia Federal é que os alvos recebiam ou intermediavam o recebimento de propina a partir dos desvios de emendas parlamentares.
Ao todo, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão em Brasília, São Paulo (SP), Palmas (TO) e Gurupi (TO). As ordens foram expedidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Entre os alvos estão:
· Claudinei Aparecido Quaresemin – ex-secretário extraordinário de Parcerias e Investimentos de Tocantins
· Éder Martins Fernandes –ex-secretário-executivo de Educação de Tocantins
· Itallo Moreira de Almeida – ex-diretor Secretaria Municipal de Educação de Goiânia
· Luiz Cláudio Freire de Souza França – advogado e Secretário-geral do Podemos
Não há mandados de prisão nesta fase da operação.
Os investigados poderão responder pelos crimes de organização criminosa, corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitações e contratos administrativos, além de lavagem de dinheiro.
O cantor e compositor Augusto César Filho é o convidado do Sextou de hoje. Filho do ícone do brega pernambucano Augusto César, o músico vai falar sobre a sua trajetória na música e o legado do seu pai, que tenta manter vivo por onde passa.
Desde os 13 anos, Guto, como também é conhecido, acompanhava o pai nos bastidores e nos palcos. Hoje, ele assume a missão de manter viva a história que ajudou a construir. Seu show “A Escalada Continua” é uma homenagem direta ao legado familiar e já está disponível nas plataformas digitais.
O Sextou vai ao ar hoje, das 18h às 19h, pela Rede Nordeste de Rádio, que reúne 48 emissoras em Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Bahia, tendo como cabeça de rede a Rádio Folha 96,7 FM, no Recife. Para ouvir pela internet, acesse o link do Frente a Frente no topo desta página ou baixe o aplicativo da Rede Nordeste de Rádio na Play Store.
As cúpulas da Câmara dos Deputados e do Senado voltaram a sinalizar, nesta semana, que devem adotar um plano conjunto para ampliar os protocolos de segurança e restringir o acesso ao Congresso, em Brasília.
Uma das medidas estudadas prevê estabelecer maior controle na Chapelaria do Congresso, limitando a congressistas e autoridades o trânsito em uma das mais populares entradas do Parlamento brasileiro.
O pacote de mudanças foi defendido publicamente pelos presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB). Eles defendem a adoção de novas medidas de segurança como forma de proteger parlamentares e funcionários que trabalham dentro do Congresso.
Entre quarta (29) e quinta-feira (30), os dois justificaram as alterações com incidentes de segurança.
Na Câmara, três jovens foram detidos na quarta com armas brancas. A Polícia da Casa apreendeu os objetos, registrou termo circunstanciado e os liberou. No mesmo dia, no Senado, o senador Eduardo Braga (MDB-AM) relatou ter sido agredido verbalmente por visitantes classificados por ele como “lobistas”.
Alepe se junta ao TCE e ao Ministério Público nas investigações do caso Ana Maraíza Por Larissa Rodrigues – Repórter do blog
Com a entrada da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) na apuração sobre a viagem da secretária de Administração do Estado, Ana Maraíza de Sousa, à Estônia, na Europa, em maio de 2024, o caso ganha mais uma instância de controle investigando.
Agora são três averiguações em andamento sobre a conduta da titular da pasta, que concentra as licitações do governo de Raquel Lyra (PSD). O Tribunal de Contas do Estado (TCE) e o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) também já analisam o episódio, que chegou a este blog com exclusividade no início deste mês.
A Alepe entrou na apuração por meio do deputado Waldemar Borges (MDB), na última quarta-feira (29). O parlamentar enviou um pedido de informação ao Poder Executivo questionando vários pontos, utilizando a prerrogativa constitucional da Casa para investigar as ações do governo. O Estado tem 30 dias para responder.
Sete meses após a viagem de Ana Maraíza para uma conferência de governança digital na Estônia, uma empresa de tecnologia foi contratada pelo Estado sem licitação para fornecer serviços de desenvolvimento de software.
Funcionários concursados denunciaram ao TCE e ao MPPE que as viagens da secretária e de mais cinco servidores teriam sido bancadas pela empresa que ganhou o contrato, cujo valor supera R$ 30 milhões.
Entre os viajantes, dois são ligados à Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI-PE), sendo eles o o ex-presidente da Agência, Allan Araújo, e o atual diretor de Transformação Digital, Rafael Soares.
Waldemar Borges pergunta, no pedido de informação, quem pagou a viagem de Ana Maraíza e dos demais servidores; se a demonstração de preços praticados no mercado justifica a contratação da empresa por inexigibilidade após a viagem da secretária; se há, de fato, exclusividade do fornecedor; e por que o Estado abriu mão das soluções tecnológicas que já tinha para contratar outras com custo superior a R$ 30 milhões e sem licitação.
Código de conduta – Se ficar provado que a secretária Ana Maraíza e os outros cinco servidores do Estado viajaram bancados pela iniciativa privada, terão infringido o Código de Conduta da Alta Administração do Poder Executivo Estadual, instituído pelo Decreto nº 46.854, de 7 de dezembro de 2018. O artigo 7º do Código de Conduta diz: “A autoridade pública não poderá receber salário ou qualquer outra remuneração de fonte privada em desacordo com a lei, nem receber transporte, hospedagem ou quaisquer favores de particulares de forma a permitir situação que possa gerar dúvida sobre a sua probidade ou honorabilidade”.
MDB de volta ao noticiário – O MDB de Pernambuco voltou ao noticiário com uma decisão da Justiça que suspendeu o resultado da convenção da sigla, quando o presidente da legenda, Raul Henry, foi reconduzido ao cargo. A ação foi protocolada pelos presidentes dos diretórios municipais do MDB de Bodocó, Otávio Cavalcante, e de Paulista, Kelly Moura, e foi atendida pela juíza da 6ª Vara Cível de Brasília, Bruna Araújo Coe Bastos. O Diretório do MDB em Pernambuco publicou nota explicando que todas as normas do estatuto do partido foram seguidas na convenção e que as regras foram, inclusive, aceitas por ambas as chapas eleitorais, com a coordenação da Direção Nacional do MDB.
Medidas e Jarbinhas – O Diretório em Pernambuco informou que vai adotar todas as medidas cabíveis, após ser formalmente notificado, para reverter a decisão da Justiça. Já o deputado estadual Jarbas Filho (MDB) também publicou uma nota criticando a posição da direção municipal que, segundo ele, deixou de ouvir lideranças municipais. “Recebo essa decisão com serenidade e respeito à Justiça. Sempre defendi que as decisões dentro do MDB precisam seguir o que está no estatuto e garantir espaço e voz para todos os filiados. Desde o início, manifestei preocupação com o processo da convenção, que deixou de ouvir lideranças e diretórios municipais legitimamente constituídos. Essa decisão reafirma a importância da legalidade, da transparência e do diálogo dentro do partido”, disse Jarbinhas.
Caso Carla Zambelli – O Supremo Tribunal Federal (STF) publicou ontem a certidão de trânsito em julgado da condenação da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) por perseguir, armada, um homem em São Paulo. A condenação se torna definitiva, abrindo caminho para a execução da pena de cinco anos e três meses de prisão pelos crimes de porte ilegal de arma e constrangimento ilegal com uso de arma de fogo. Zambelli está presa na penitenciária de Rebibbia, em Roma, na Itália, desde julho deste ano. O Ministério Público italiano emitiu parecer favorável à extradição dela na última quarta-feira.
Moraes no Rio de Janeiro – O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), vai ao Rio de Janeiro na próxima segunda-feira para uma série de audiências com autoridades locais, após a megaoperação policial que deixou ao menos 121 mortos. A previsão é que Moraes e o governador Cláudio Castro (PL) se encontrem no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da Polícia Militar, no Centro do Rio. Depois, o ministro deve visitar as sedes dos demais órgãos convocados, como o Tribunal de Justiça, o Ministério Público e a Defensoria Pública. As informações são do O Globo.
CURTAS
Aniversário da arquidiocese – A prefeita de Olinda, Mirella Almeida (PSD), reuniu-se no gabinete ontem com o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson. No encontro, eles conversaram sobre os preparativos para o aniversário da arquidiocese, que será celebrado no próximo mês.
Licença-paternidade – Líder do PSB na Câmara, Pedro Campos (PSB) apresentou ontem ao Colégio de Líderes o relatório do Projeto de Lei nº 3.935/08, que regulamenta a licença-paternidade no Brasil, atualmente limitada a cinco dias. O texto amplia esse período para até 30 dias, de forma gradual. Na ocasião, o presidente da Câmara, Hugo Motta, comprometeu-se a colocar a matéria em votação na próxima semana.
Miguel com mais um prefeito – O prefeito de Sairé, Gildo Dias (PT), anunciou ontem apoio à pré-candidatura de Miguel Coelho (União) para o Senado. O petista está no segundo mandato na cidade, onde foi reeleito com 76,24% dos votos, consolidando uma das vitórias mais expressivas no Estado. Gildo esteve no escritório político que Miguel mantém no Recife para uma reunião entre os dois.
Perguntar não ofende: Como o MDB de Pernambuco vai resolver a crise interna que rachou o partido no Estado?
Acabou há pouco, em Garanhuns, no auditório da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA), a terceira e última parada do dia de lançamentos do meu livro “Os Leões do Norte”, pela editora Eu Escrevo. Depois de passar por Angelim, pela manhã, e por Caetés, à tarde, fechei a agenda desta quinta-feira no principal centro do Agreste Meridional, em evento realizado com apoio do prefeito Sivaldo Albino (PSB).
Marcaram presença o vice-prefeito Eraldo Ferreira (PT); o presidente da Câmara, vereador Johny Albino (PSB); e os vereadores Matheus Martins (PSB), professor Márcio (PV), Alcindo Correia (PSB) e Marcos Lins (Republicanos).
Com os vereadores que prestigiaram o evento
Do Executivo municipal, participaram a secretária de Educação Wilza Vitorino, o secretário de Comunicação Ronaldo César, o secretário de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente, Abastecimento e Proteção Animal Neilton Falcão e a secretária de Assistência Social Gorete Ferro.
Abertura do evento
A rede de ensino também marcou presença, com gestores de escolas, creches e Cemeis, além de muitos professores. O presidente da CDL Garanhuns (Câmara de Dirigentes Lojistas de Garanhuns), Luiz Carlos, prestigiou o encontro.
Com o presidente da CDL Garanhuns, Luiz Carlos
O professor Ricardo Harduim, biólogo de reconhecimento nacional, que havia participado de outro evento na cidade, permaneceu para acompanhar o lançamento de “Os Leões do Norte”.
Com o biólogo Ricardo Harduim
“Os Leões do Norte” reúne 22 minibiografias de ex-governadores de Pernambuco (1930–2023), fruto de ampla pesquisa jornalística e historiográfica.
O público presente
A obra resgata episódios pouco lembrados, recompõe contextos e propõe reflexão sobre legados, avanços e contradições da política pernambucana — de Agamenon Magalhães e Etelvino Lins a Miguel Arraes, Marco Maciel, Eduardo Campos e Paulo Câmara — com projeto gráfico, capa e caricaturas de Samuca Andrade e ilustrações de Greg.
Após reunião com governadores aliados, o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL-RJ), anunciou, nesta quinta-feira (30), o lançamento de um consórcio de estados focado na área de segurança pública.
Castro disse que propôs que a sede do consórcio seja no estado do Rio de Janeiro. “Para que a gente possa dividir experiências, soluções, e somar”, declarou, em entrevista coletiva. As informações são da CNN.
“Nesse ‘consórcio da paz’, vamos integrar os estados por todos os meios: contingente, inteligência, apoio financeiro, enfim”, disse o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL).
Na reunião desta quinta, no Rio, também participaram governadores como Romeu Zema (Novo-MG), Ronaldo Caiado (União Brasil-GO) e Eduardo Riedel (PP-MS). Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) se fez presente por videoconferência, e Ibaneis Rocha (MDB-DF) enviou a vice, Celina Leão (PP).
Segundo Jorginho Mello, a ideia é que o consórcio não fique restrito aos estados representados na reunião desta quinta. “Se possível for, os 27 vetos. Se possível for, vamos perseguir para isto”, declarou.
Questionado sobre a diferença entre a proposta do consórcio e a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da Segurança Pública, Caiado disse que a iniciativa dos estados visa a “integração”, especialmente em “momento emergencial”.
Sobre a PEC, idealizada pelo Ministério da Justiça, Caiado renovou críticas ao seu conteúdo, dizendo que o “único objetivo” do governo federal com ela é “tirar dos governadores as diretrizes gerais da segurança pública”.
“Não temos dificuldade com a integração (com o governo federal), temos dificuldade é pela ausência do governo (federal)”, acrescentou.
O atual texto da PEC da Segurança Pública dá competência à União para estabelecer diretrizes gerais sobre o tema, dá poder de policiamento ostensivo à PRF (Polícia Rodoviária Federal), garante que a PF (Polícia Federal) atue contra organizações criminosas com atuação interestadual, entre outros pontos.
O Nordeste foi responsável por 34% dos novos empregos formais criados no Brasil em setembro, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados pelo Ministério do Trabalho e analisados pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). No período, a região registrou saldo positivo de 72.347 vagas, de um total nacional de 213.002. No acumulado de 2025, o saldo regional chega a 334.930 empregos, o equivalente a 19,5% do total do País, com média mensal de 37,2 mil novos postos de trabalho.
O economista Miguel Vieira, da coordenação-geral de Estudos e Pesquisas da Sudene, destacou o bom desempenho do setor industrial, especialmente em Alagoas e Pernambuco, com saldos de 9.107 e 8.367 novas vagas, respectivamente. “O setor foi responsável por quase dois terços do saldo de Alagoas e por mais da metade do saldo de Pernambuco. Juntos, os dois estados responderam por 71,5% do saldo do setor na região”, afirmou. A indústria de transformação concentrou a maior parte dos novos postos, com 23.360 contratações.
Na distribuição setorial, o setor de Serviços liderou os saldos em cinco estados, com destaque para Bahia (5.235), Ceará (3.727) e Paraíba (3.366). Já a Construção Civil registrou crescimento expressivo na Bahia, Pernambuco e Ceará, com 2.540, 2.354 e 2.334 vagas, respectivamente. O Comércio também avançou, especialmente na Bahia (2.519) e no Maranhão (1.238), enquanto a Agropecuária teve saldo positivo de 7.604 vagas, puxado por Pernambuco, Sergipe e Alagoas.
Entre os estados, Pernambuco apresentou o maior saldo do Nordeste, com 15.602 novos empregos, seguido por Alagoas (13.883), Bahia (11.350) e Ceará (10.561). Completam a lista Paraíba (6.084), Sergipe (5.962), Maranhão (3.270), Rio Grande do Norte (3.231) e Piauí (2.404). Todos os nove estados nordestinos encerraram o mês com saldo positivo na geração de empregos formais.
Um incêndio atingiu um supermercado em São José da Coroa Grande, no Litoral Sul de Pernambuco, nesta quinta-feira (30).
De acordo com o Corpo de Bombeiros de Pernambuco, três viaturas estiveram na ocorrência. Além dessas, duas viaturas de Alagoas também integraram a equipe. As informações são do Diario de Pernambuco.
De acordo com informe dos Corpo de Bombeiros, o incêndio foi controlado. O fogo atingiu o andar superior do local, onde está o depósito de mercadorias. Não houve vítimas.
A prefeita de Olinda, Mirella Almeida (PSD), recebeu nesta quinta-feira (30) o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson, em reunião no gabinete municipal. Durante o encontro, foram discutidos os preparativos para o aniversário da Arquidiocese, que será celebrado no próximo mês. “A parceria entre a Igreja e o poder público é fundamental para fortalecer ações que promovem o bem comum, o cuidado com as pessoas e o desenvolvimento da nossa cidade. Seguimos juntos, com diálogo e respeito, celebrando a fé e a tradição”, afirmou Mirella.
Ainda pela manhã, a prefeita acompanhou o andamento de serviços de drenagem em diferentes pontos do município. As vistorias ocorreram nos bairros de Jardim Atlântico e Rio Doce, onde equipes da Prefeitura de Olinda realizam ações de microdrenagem e desobstrução de canaletas.
Durante a visita, Mirella destacou a importância da manutenção preventiva para evitar alagamentos. “Acompanhamos um serviço muito importante de desobstrução de canaleta. Abrimos caixas que estavam cheias de lixo e fizemos a limpeza para garantir o escoamento da água. Mesmo quando a chuva para, a água fica acumulada, e é por isso que esse trabalho é essencial”, explicou a gestora.