Governo Lula começa divisão do segundo escalão, após fechar nomes para ministérios

Veja outras postagens

Jabotão dos Guararapes - Remédio em casa

A postura da bancada federal do PSB na chamada PEC da Blindagem causou “estranheza”, na visão do ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula (PSD). O parlamentar, um dos maiores apoiadores da governadora Raquel Lyra (PSD), disparou contra o projeto, que passou na Câmara dos Deputados na semana passada, mas foi travado no Senado Federal. A matéria contou com nove dos quinze votos socialistas na Casa, inclusive do líder, deputado Pedro Campos, irmão do prefeito do Recife, João Campos (PSB), virtual adversário de Raquel em 2026.

“Acho o projeto estranho, não por ser de esquerda ou direita. É estranho, porque é estranho. Estão brincando com o fogo. A PEC diz que no Brasil, para você roubar, traficar ou estuprar, só tem uma forma: é ser deputado ou senador. O crime passa a ter um interesse absurdo. Isso estimula o crime. Se hoje tem deputados que têm vínculos com essas pessoas, agora o bandido vai passar a ser o próprio deputado, porque ele precisa se preservar. Foi um tapa na cara da sociedade brasileira”, disparou André, em entrevista ao podcast Direto de Brasília, apresentado por este blogueiro.

O ministro aproveitou para colar o tema na bancada do PSB. “Também é estranho que os cinco deputados federais de Pernambuco, que são liderados por João, tenham votado nessa direção, e no dia seguinte o líder tente explicar e ninguém entendeu. O também deputado Lucas (Ramos) disse que foi orientado pela liderança, o que é uma coisa estranha. Ora, o presidente do partido, os cinco deputados do estado dele votaram nesse sentido (a favor da PEC da Blindagem). É estranho”, cutucou.

Ipojuca - No grau

O deputado estadual Coronel Alberto Feitosa (PL) protocolou uma representação no Ministério Público Federal (MPF) questionando a constitucionalidade do edital nº 31/2025 da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que abriu 80 vagas para um curso de Medicina em Caruaru voltado a integrantes do Movimento Sem Terra (MST) e de outros movimentos sociais.

Feitosa argumenta que o critério de seleção é “arbitrário e de difícil fiscalização”, já que não haveria clareza sobre como comprovar a condição de integrante de um movimento social. “Essa indefinição abre espaço para fraudes, favorecimentos, insegurança jurídica e o risco de politização da universidade”, afirmou o parlamentar. Ele também defendeu que a Constituição prevê igualdade de tratamento a todos os cidadãos e que criar vagas específicas para movimentos sociais extrapola os limites das ações afirmativas reconhecidas pela Justiça, como as cotas raciais e sociais.

A iniciativa da UFPE também foi criticada pelo Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), que divulgou nota de repúdio. “A medida é discriminatória, fere o princípio da isonomia e pode prejudicar a qualidade da formação médica, já que a seleção não estaria baseada exclusivamente no mérito acadêmico”, destacou o órgão.

Petrolina - Destino
Toritama - Tem ritmo na saúde

Se o leitor não conseguiu assistir a exibição ao vivo do podcast ‘Direto de Brasília’, com o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, clique no link abaixo e confira. Está imperdível!

Caruaru - Super Refis

Daqui a pouco, o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, participa do meu podcast em parceria com a Folha de Pernambuco, o ‘Direto de Brasília’. Ele vai analisar os efeitos da nova tarifa americana de 50% sobre produtos brasileiros, em especial o pescado, e como o setor tem reagido. Exportadores relatam que a competitividade caiu de forma drástica, com perdas estimadas de até 40% do faturamento.

A entrevista vai ao ar das 18h às 19h, com transmissão pelo YouTube da Folha de Pernambuco e do meu blog, incluindo também cerca de 165 emissoras de rádio no Nordeste. Retransmitem o programa a Gazeta News, do Grupo Collor, em Alagoas, a Rede Mais Rádios, com 25 emissoras, na Paraíba, e a Mais-TV, do mesmo grupo, sob o comando do jornalista Heron Cid. Ainda a Rede ANC, do Ceará, formada por mais de 50 emissoras naquele Estado, além LW TV, de Arcoverde.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Palmares - No ritmo do desenvolvimento
Olinda - Refis Quitou Zerou

A Subcomissão de Fiscalização e Direitos dos Presos do 8 de Janeiro, presidida pelo deputado Coronel Meira (PL-PE), realiza nesta quarta-feira (24), às 17h, uma audiência pública na Câmara dos Deputados para ouvir familiares, advogados, exilados políticos e especialistas. O parlamentar afirma que a iniciativa busca reunir relatos sobre supostas violações de direitos humanos no caso dos presos do 8 de janeiro de 2023.

“Essas audiências vão assegurar que o Estado brasileiro cumpra seus deveres de respeito à dignidade da pessoa humana, ao devido processo legal e à integridade dos cidadãos que se encontram injustamente sob sua custódia”, disse Coronel Meira. Segundo ele, a oitiva é necessária para dar continuidade ao processo de apuração. “A sequência desse trabalho é fundamental para que possamos reunir subsídios suficientes para a elaboração de um relatório final consistente, que exponha a realidade enfrentada pelos presos e identifique as violações de direitos e garantias fundamentais asseguradas pela Constituição Federal e por tratados internacionais dos quais o Brasil é signatário”, afirmou.

Após denúncias de que pacientes estariam sendo obrigados a comprar materiais básicos para curativos no Hospital Regional Fernando Bezerra (HRFB), em Ouricuri, a direção da unidade se pronunciou. Em nota, o hospital afirmou que todos os insumos necessários ao atendimento são fornecidos gratuitamente, conforme determina o SUS, e negou qualquer orientação para que familiares ou pacientes arquem com esses custos. Confira o comunicado na íntegra:

O Hospital Regional Fernando Bezerra (HRFB) informa que todos os insumos necessários para a assistência são fornecidos de forma gratuita pelo hospital, conforme determina o Sistema Único de Saúde (SUS). Não existe qualquer orientação institucional para que pacientes ou familiares realizem a compra de materiais como ataduras, gazes ou medicamentos.

O hospital mantém fluxos permanentes de monitoramento de estoque, aquisição e distribuição de insumos, justamente para assegurar que os usuários recebam atendimento integral e com segurança.

Reafirmamos nosso compromisso com a transparência, a qualidade da assistência e o respeito à população do Sertão do Araripe.

Ouricuri-PE, 23 de setembro de 2025
Hospital Regional Fernando Bezerra

O advogado tributarista Carlos Sant’Anna lança, na próxima segunda-feira (29), às 17h30, no foyer da OAB-PE, no Centro do Recife, o livro “Súmula 436 do STJ e Seus Efeitos na Constituição do Crédito Tributário” (Editora NSM). Mestre em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), em Brasília, Sant’Anna também preside a Comissão de Assuntos Tributários da OAB-PE e o Instituto dos Advogados de Pernambuco (IAP).

A publicação discute os efeitos da súmula no debate sobre a constituição do crédito tributário, tema considerado polêmico e de grande relevância para a advocacia. “A obra oferece mais conhecimentos para o necessário debate em torno do Direito Tributário, que gera polêmicas e exige aprofundamento”, afirmou a presidente do IAP, Érika Ferraz.