O governo federal se pronunciou nesta sexta-feira (24) dizendo que “não tolera o tráfico de drogas”, após uma fala do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre usuários e traficantes.
Lula afirmou que os traficantes de drogas são “vítimas dos usuários” enquanto falava sobre o combate ao tráfico em uma coletiva de imprensa em Jacarta, capital da Indonésia. As informações são da CNN.
Leia maisEm nota, o Planalto afirmou que “atua com rigor e ações de inteligência” contra o tráfico de entorpecentes ilícitos no país. Como exemplo, mencionaram a operação Carbono Oculto, que em agosto deflagrou esquema bilionário do PCC (Primeiro Comando da Capital) no setor combustível.
“A maior operação da história contra o crime organizado atingiu o cérebro financeiro de uma rede mafiosa que, entre outras ações, falsificava combustíveis e realizava a lavagem do dinheiro proveniente de atividades ilícitas”, diz a nota.
Segundo o documento, foi o investimento do governo em “inteligência, integração entre as diferentes forças de segurança, além da repressão à lavagem de dinheiro” que estão impondo “perdas nunca vistas” ao crime organizado.
“Esse trabalho histórico poderá avançar ainda mais com as inovações do Governo do Brasil na PEC da Segurança Pública e outros textos enviados ao Congresso Nacional. O objetivo é somar as forças de todo o país para desmantelar as estruturas que alimentam o crime”, completou a nota.
Lula diz que traficantes de drogas são “vítimas de usuários”
“Toda vez que a gente fala de combater as drogas, possivelmente era mais fácil a gente combater os nossos viciados internamente. Os usuários, os usuários são responsáveis pelos traficantes que são vítimas dos usuários também. Você tem uma troca de gente que vende porque tem gente que compra […]. Então é preciso que a gente tenha mais cuidado no combate a droga”, disse Lula.
A afirmação foi feita enquanto o presidente respondia a uma pergunta sobre as recentes falas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que tem defendido ações militares letais contra supostos grupos de narcotráfico fora do território norte-americano.
Mais tarde, o presidente se retratou através das redes sociais.
“Quero dizer que meu posicionamento é muito claro contra os traficantes e o crime organizado. Mais importante do que as palavras são as ações que o meu governo vem realizando, como é o caso da maior operação da história contra o crime organizado, o encaminhamento ao Congresso da PEC da Segurança Pública e os recordes na apreensão de drogas no país. Continuaremos firmes no enfrentamento ao tráfico de drogas e ao crime organizado”, escreveu Lula no X (antigo Twitter).
Leia menos

















